Sol Em Júpiter

Compartilhe

Resenhas - Sol Em Júpiter

Três Leitoras 17/09/2018

Resenha: Sol em Júpiter
Desde que vi a capa deste livro pela primeira vez, senti muita vontade de ler. Não sei explicar bem porque e então enveredei em uma leitura sem fazer ideia alguma sobre o que encontraria, eu e minha mania de não ler sinopses. Hahahhaha

Neste livro, vamos conhecer Juba, ou melhor, Sol. Uma garota que sofreu muito na sua infância/adolescência com o maldito bullying e ganhou esse apelido por causa do seu cabelo, que parecia uma juba de leão, segundo os agressores.Tudo isso deixou muitas marcas na sua vida, mas a Sol seguiu em frente e após gravar alguns vídeos como forma de desabafo, ela abriu um canal no YouTube e hoje é uma das mais famosas no meio com a sua marca de 6 milhões de seguidores.

Sua vida é incrível, afinal seu canal é um sucesso, a cada dia conquista mais marcas como patrocinadoras, tem seu cantinho, um noivo incrível, uma mãe dramática e adorável e a melhor amiga que qualquer pessoa poderia ter. Tem como algo dar errado? Tem sim!

Em um fatídico dia, onde a sorte a abandonou, Sol percebeu o quanto é difícil ela ter criado a personagem Juba, que tem uma vida perfeita nas redes sociais, mas que mesmo com todo sucesso, deixou um espaço vazio na vida dela. O dia foi terrível e foi onde muita coisa, até então, negativa começou... Mas Sol encontrou Júpiter, um rapaz de olhos azuis, que trouxe uma leveza antes inexistente em sua vida e fez com que Sol se questionasse... Com que ela pensasse no que ela quer e não no que os outros esperam que ela queira...

Muitos dias turbulentos e nublados, cheios de dúvidas e questionamentos, se farão presentes, porém muitas coisas boas também irão acontecer, mas sabe quando a gente demora para perceber o que a vida está nos dando de presente? Pois bem, a Sol demora um pouquinho para perceber, mas quando ela pegar esse presente em mãos, é puro lacre.

Sol perceberá que muitas das coisas que ela dava mais valor, não mereciam tanta atenção, pois ela acabou esquecendo das coisas primordiais, ela vai descobrir de uma forma péssima, que algumas pessoas não são o que ela esperava e a decepção nos faz fazer cada coisa... Mas aprendizado também é isso né? Errar, reconhecer, desculpar-se e prover mudança.

Um livro de romance divertido com uma escrita leve e envolvente, leitura rápida e reflexões sobre: quem somos e quem mostramos ser, a importância que damos as redes sociais e o velho dilema escutar o coração ou a razão?

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/07/resenha-sol-em-jupiter.html

Queria Estar Lendo 08/09/2018

Resenha: Sol em Júpiter
Sol em Júpiter é o primeiro romance da autora Lola Salgado publicado pela editora Harlequin, que nos cedeu um exemplar para resenha. Lola já é um nome conhecido da literatura nacional, principalmente no Wattpad, e nos presenteia com um romance jovem e cheio de referências e conexões, exatamente como os millenials.

Sol Leão é uma youtuber famosa por seus cabelos cacheados e volumosos semelhantes a uma juba, apelido que ela adota como marca artística, e que faz um conteúdo relacionado a moda e beleza. Por ser fora do padrão, ao menos quanto aos seus cabelos, ela é vista como uma pessoa empoderada e que ajuda outras meninas a aceitar seus cachos.

A história tem início com um dia totalmente desastroso na vida da protagonista, que culmina com um encontro com Júpiter em circunstâncias nada comuns. Ele, por sua vez, é muito diferente do que Juba está acostumada e totalmente fora do círculo em que ela vive com as redes sociais e sua vida agitada de digital influencer.

"Na internet, todo mundo quer ver a vida perfeita que adorariam ter para si."

O garoto com seu jeito sério, mas com um ideal carpe diam, conquista e intriga Sol tanto quanto o seu nome de planeta. Fazendo com que seja cada vez mais difícil se manter afastada, mesmo quando existem sinais – desde o começo – que a sua reação a ele vá muito além da amizade. Principalmente porque Sol está noiva de outro youtuber, alguém que vive a mesma realidade que a sua, a quem ela acredita amar.

Sol em Júpiter é um livro leve e sem grandes dramas, que se propõe a discutir alguns assuntos importantes principalmente para as novas gerações tão conectadas, mas que tem seu foco de fato no romance principal. Uma leitura extremamente rápida e engraçada, com suas doses de romance picante e cenas que você poderia encontrar em qualquer bom filme de comédia romântica.

Dito isso, preciso apontar algumas ressalvas que tive com a história, principalmente conforme foi passando o tempo depois de ter finalizado a leitura. Os primeiros desencantos que tive foram de caráter extremamente particular e pessoal e, portanto, não devem de forma alguma afetar a leitura das demais pessoas.

"O sacrifício valia a pena. Tudo em nome de ter mais seguidores. Era sempre em nome de ter mais seguidores."

Para começar, com toda a sugestão do título, a arte gráfica e os nomes dos protagonistas acabei esperando por uma história que fosse envolver muito mais os astros e os signos. Mas tirando o apelo e marketing trazido por esses elementos, na história eles não possuem um real papel no desenvolvimento da trama, fazendo com que eu já tenha lido livros que dessem muito mais importância para essa temática sem que eles tenham sido vendidos dessa forma.

Outro ponto que me desagradou um pouco foi o mal aproveitamento de Floripa, que eu acredito poderia ter sido o cenário perfeito para um livro como este se melhor utilizada. Principalmente se Júpiter fosse o que eu esperava ao ter lido a sinopse: alguém muito mais de boa com a vida, curtindo o momento e talvez até mesmo naquela vibe mais de surfista. Sério, como a Lola perdeu de fazer esse menino ser um surfista em Floripa eu jamais entenderei! Mas, de novo, essas reclamações são baseadas em expectativas que eu criei e não foram atendidas, e não devem atrapalhar a leitura. Embora eu realmente teria amado um surfista!

Agora, quanto aos fatores que realmente me incomodaram e que dizem respeito ao desenvolvimento da história, eles foram três no total: a escrita, que em alguns momentos soa muito amadora; a relação de Sol com o noivo e Júpiter; e o suposto empoderamento da personagem.

"Um sentimento de urgência trazido pela ideia de que tudo era efêmero. Até mesmo nós. Principalmente nós."

Quanto a escrita tive alguns problemas, principalmente no início do livro, para conseguir me desapegar da sensação de um certo amadorismo. Quem leu muita fanfic como eu – mais de 13 anos no ramo - sabe que existe um determinado perfil de escrita que remete muito a esse estilo, e isso não é necessariamente ruim. Mas é confuso, e eu não gosto, ler um livro com uma escrita que me remeta a uma fanfic.

E aqui não é “culpa” da autora, e sim da editora em não chamar a atenção para essas cenas. Um exemplo claro do “estilo fanfic” são as cenas desnecessariamente longas e explicativas que acontecem para apresentar certos personagens, como no caso de Clarice (melhor amiga de Sol). Ou, simplesmente, cenas que não acrescentam e nada a história e poderiam ser cortadas sem interferir em nada no livro (de novo, a apresentação inicial de Clarice).

No que diz respeito ao relacionamento da Sol com o noivo e com Júpiter, o que me incomoda é a hipocrisia da personagem (e da autora, e de quem lê e torce pelo romance dos dois, mas critica o noivo). Sim, o noivo da Sol não é a melhor pessoa do mundo e realmente merece o espaço dele na estante dos embustes. Mas isso não anula o fato de ela ter desejado o Júpiter desde o primeiro momento, e mesmo que ela não tenha de fato feito algo em relação a isso, ela nunca fez nada para se afastar dele e sempre pensou nele de forma sexual.

"Você é linda. Sua risada é linda. Sua boca é linda. Você é inteira linda."

Apaixonar-se por outro estando noiva, não é também uma forma de traição? Iniciar um relacionamento em menos de 12 horas após terminar um noivado, não é uma certa hipocrisia? Será mesmo que quando falamos de amor e traição, são apenas os nossos atos que contam? Isso só me faz pensar que nunca foi o amor ou respeito ao noivo que a impediu de ficar com Júpiter antes, e sim o anel em seu dedo. Tão logo ele saiu, Sol e Júpiter já eram um casal pra lá de firme.

Por fim, chego ao ponto principal do livro e que mais me incomodou, principalmente ao ler outras resenhas e não perceber comentários quanto a isso. Sol nos é apresentada como uma personagem “empoderada”, pois fez do bullying sofrido por conta do seu cabelo a sua própria marca, mas não é isso o que vi. Sim, Juba pode realmente amar seu cabelo e sentir-se bem com ele, e isso de fato pode ajudar outras garotas a pensar o mesmo, mas não podemos esquecer que ela é uma youtuber branca, loira, magra e classe média.

A única coisa fora do padrão é o seu cabelo, e isso pode ser problemático sim, mas não podemos negar que a imagem pintada por ela é muito mais ligada a beleza exótica do que a algo não aceito. Sol é a personificação da Vitória, de Ana & Vitória, e não consigo ver ninguém dizendo que ela é qualquer coisa que não bonita. O assunto poderia ser bem diferente, porém, se Sol fosse negra. Como bem sabemos, o cabelo natural negro sim é visto com maus olhos, taxado de “cabelo ruim”, e o empoderamento criado a partir da aceitação de seus cachos por uma personagem negra seria muito mais importante e cabível.

Para além disso, pois não quero que pensem que é apenas implicância pela cor da personagem, Sol é uma youtuber de moda e beleza que afora seu cabelo não tem nada de “empoderada”. Ainda que odeie saltos e maquiagem, não cogita não os usar pois uma blogueira como ela não poderia negar tais elementos; ainda que odeie alimentação saudável e controlada, fica apavorada com a ideia de engordar, o que significa que chega a ficar sem comer em nome de perder peso (já que fazer exercícios é algo que ela detesta).

Ou seja, Sol é uma personagem extremamente problemática. E não estou apenas falando “finjo viver uma vida que não é a minha”. Estou falando de novamente se apelar para o velho discurso de “o que não é saudável é mais gostoso” e “prefiro ficar sem comer a ter de fazer exercício”, e atrelar isso a uma personagem que tem medo de ficar gorda. Por que ser gorda é ruim, certo? Não temos todas medo de sermos gordas? Mas não amamos ler sobre como as protagonistas, para provar que são “gente como a gente”, sempre vão preferir comer um hambúrguer com fritas no lugar de um lanche saudável?

Talvez não seja a função de Lola Salgado ter de nos ajudar como sociedade a quebrar certos vícios, não creio que de fato seja obrigação dela ou de qualquer outra autora fazer isso. Ao mesmo tempo, não posso negar que ao escrever personagens como Sol ela acaba por reforçar esses estereótipos e vícios. Pode ser que não seja lugar dos livros nos ensinar e discutir questões sociais, mas é inegável que eles exercem o papel do meio pelo qual aprendemos e reforçamos nossas crenças e pensamentos.

"- Esqueci de viver porque fiquei muito ocupada atuando. Fingindo ser alguém de quem nem ao menos consigo gostar."

Termino essa resenha imensa dizendo que sim, eu gostei do livro. Não, Sol não é uma boa personagem quando você a enxerga. Mas para isso, é preciso enxerga-la. Para discutir sobre Sol, é preciso conhecer Sol, e se ver nela, e ver sua amiga nela, e entender que existem tantas outras Sol por aí na cultura pop, e na nossa vida.

Sol em Júpiter é um livro que quanto mais tempo faz que eu li mais eu penso nele. E não pelos motivos que a autora queria, provavelmente, mas por outros que ela talvez nem tenha pensado sobre.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-sol-em-jupiter.html

Viih 04/09/2018

As melhores coisas não fazem sentido algum
Este é o primeiro livro de Lola Salgado que leio, e quase não acreditei no quanto que gostei da escrita dela.

Aqui nós conhecemos Sol, uma jovem que sofreu muito bullying em sua vida devido a sua aparência,. Só que hoje ela é uma youtuber de sucesso, com mais de seis milhões de inscritos em seu canal e tem vários patrocinadores. Este canal é muito importante pra ela, tipo a sua vida, e ela começou seus vídeos como uma espécie de terapia após ter sofrido um trauma durante o ensino médio, e que sua BFF Clarice a convenceu a divulgar estes vídeos.
Hoje os dias de garota retraída e injustiçada de Sol ficaram para trás, porque além de todas as coisas boas que seu canal no You Tube lhe ofereceu, ela está noiva de André, um outro youtuber quaaaase tão famoso como ela.

Júpiter é o mais velho de três irmãos, que são eles Vênus e Saturno (os pais deles eram muito criativos hahaha). Ele e sua família passaram por um sufoco danado quando o pai dele morreu, e por isso Júpiter precisou dar adeus a muitos de seus sonhos para garantir o sustento da mãe e dos irmãos.

Júpiter cruza o caminho de Sol num dia que não está sendo nada legal pra ela, mas o momento é um tanto constrangedor… Mas, passado isso, eles acabam se encontrando novamente, e uma conexão se forma entre esses dois, e é impossível não notar a química que há entre eles.

O livro é escrito em primeira pessoa, com Sol e Júpiter narrando, e amei a forma em que Lola escreveu este livro, porque parece que os protagonistas estão ali sentados ao nosso lado contando todos os acontecimentos de suas vidas.

Passei o livro todo torcendo por Sol e Júpiter, e isso antes mesmo dele aparecer, e isso se deve porque achei André um escroto chato e egoísta, que parecia não estar nem aí pra Sol e para o que ela falava. E quando Júpiter apareceu… foi amor na certa por ele.

Gostei muito da forma leve em que foram tratados os temas relacionados a bullying e, principalmente, a influência que as redes sociais tem em nossas vidas.

Achei os nomes dos protagonistas e do livro bem originais, embora tenha que admitir para vocês que num primeiro momento pensei se tratar de um livro que abordaria bastante astrologia, e embora Sol cite algumas vezes suas características como escorpiana, não tem nada a ver com isso.

Tem muitas coisas legais neste livro, e Lola conseguiu dosar bem as cenas de humor, romance e drama, sem ficar forçando nada de forma desnecessária. E vou contar pra vocês a cena que me fez quase chorar de rir, que é quando Sol vê Júpiter pela primeira vez, juro que nunca vi um primeiro encontro desses em minha vida 😉

Sol é uma personagem que parece tão real com seu jeito alegre e atrapalhado de ser. Já Júpiter é tão fofo que dá vontade de guardar num potinho.

Não posso finalizar essa resenha sem deixar de falar no excelente trabalho da Harlequin com este livro. A capa tá muito linda, além de toda diagramação dele. Adorei os capítulos em que seriam os vídeos publicados por Sol, em que se explica tudo o que está acontecendo, e no final os comentários dos inscritos no canal.

Esse livro me fisgou na primeira página, com um prólogo pra lá de instigante. Os protagonistas são excelentes, e o romance entre eles foi muito bem construído.

Agora, Lola. sua linda, nos presenteie com um livro da Vênus, nunca te pedi nada 😉

Xanda 03/09/2018

Ai ai
Que gostosinho de ler! Amei muito ele..
Mas confesso que se fosse Sol, teria exposto André.. E isso q nem sou de escorpião.. Vingativa hahahaha
Enfim, adorei, só queria mais do final.

@viagementrelivros 31/08/2018

Resenha @viagementrelivros
Sol Leão é uma youtuber catarinense em seu auge. Seu canal, "Juba", que recebe esse nome graças a cabeleira maravilhosa da moça, retrata coisas do dia a dia, mas principalmente sobre auto-aceitação. Sua vida era mostrada na rede como sendo perfeita: seus videos faziam sucesso, tinha uma legião de fãs, lojas e marcas diversas a chamavam para trabalhos, vivia num apartamento lindo na beira da praia, e pra finalizar, tinha o namorado perfeito. Mas é aquela velha história né? Nem tudo que parece, realmente é.
Sua vida 'offline' na realidade estava saindo dos eixos. Entre trapalhadas, traumas e dúvidas Sol conhece Júpiter, um cara tranquilo, sorridente e cuja meta é fazer cada dia um pouco melhor. Simples assim. E se tudo o que Sol precisasse nesse momento fosse justamente, levasa e tranquilidade? E se suas próprias certezas fossem balançadas, o que fazer?
Pensem em um livro fofo. E divertido. Com uma pitadinha de sensualidade pra balancear. Essa é a minha definição para a história de Sol em Júpiter.
O livro é uma delicia, a escrita da Lola é simples e fluída, alternando entre a visão da Sol e do Júpiter , o que te permite entender bem os personagens, entender o que eles sentem. A temática não poderia ser mais atual, questões sobre auto-aceitação, empoderamento, vida de aparências, traumas pessoais, e amor, claro. Tem muito amor nessa história também.
A Sol é realmente uma força da natureza, animada, linda, intensa, não tem como não gostar dela logo de cara.
E o Júpiter é maravilhoso! Sério, crushzão! Ele é fofo, lindo, inteligente, simpático, carinhoso... Ai, se ele fosse real eu apertaria as bochechas dele de tanta fofura ?
Recomendo bastante, é um desses romances pra aquecer o coração, sabe? Você lê super rápido e quando termina já ficou com saudade dos personagens.

Lisandra.Vieira 31/08/2018

Júpiter & Sol
Eu amei esse livro!
No começo tive minhas dúvidas, já que o livro não estava me prendendo, mas a partir do capítulo cinco as coisas se transformaram.
No capítulo seis conhecemos Júpiter e é Impossível ficar indiferente a esse personagem que já chega esbanjando charme!
Sol é uma famosa Youtuber de Florianópolis, com mais de seis milhões de seguidores. Seu canal é voltado para beleza, bem estar, auto ajuda... Mas ela não é o que parace diante das câmeras.
Sentindo-se descontente com esse "produdo" no qual se tornou, Sol começa a almejar mudanças e é quando ela esbarra com Júpiter.

O primeiro encontro deles é super inusitado. Sol entra por engano no banheiro masculino de um.shopping e surpreende Júpiter... Bem, dá pra imaginar a situação e o embaraço, né?! Ela sai correndo e acredita que nunca mais verá esse estranho e muito lindo "cara do banheiro", até que o destino move seus pausinhos e os coloca novamente frente a frente. Ela tenta fugir de um embate, mas Júpiter não vai deixar ela escapar pela segunda vez e é então que nosso coração começa a derreter por ele!

Eles conversam, descobrem afinidades e o melhor de tudo: ele não faz ideia de que Sol é uma celebridade. Isso a deixa mais a vontade e ela aproveita para ser ela mesma, sem máscaras.
A química é forte e a tensão sexual é esmagadora, mas nossa mocinha infelizmente tem um compromisso e por mais que ela tente se convencer de que o sentimento por Júpiter será passageiro, os dois ficam cada vez mais íntimos, mas nunca passam dos limites da amizade por mais que o coração dela comece a querer muito que ela desista de lutar contra tudo o que sente por ele. Então que o livro tem uma virada e novas possibilidades se abrem para Sol... Júpiter é um amor. Homem dos sonhos!

A escrita da Lola é super descontraída e as cenas com os vídeos publicados pela Sol são tão reais que parece que estamos assistindo e não lendo!
Amei a cena quando Sol e Júpiter ficam juntos pela primeira vez, e o final desse livro é PERFEITO. Um dos melhores finais que li até hoje... Eu acabei querendo mais, sorrindo e suspirando!!! Muito bom.
Super recomendo!

May 25/08/2018

A expectativa é a minha maior inimiga

Então... Sabem a expectativa? Ela é uma bela MERDA!

Não vou dizer que foi um livro ruim porque não foi. Ele só não trouxe o que eu estava esperando, acho que eu fui com muita expectativa com ele, aquele vontade de ser amor a primeira página.

Eu não acompanho os youtubers, não é algo que eu me interesse muito, mas achei que juntando com a literatura fosse me deixar mais confortável, aí juntando isso ao fato da Juba falar praticamente o livro todo só sobre isso não me agradou. Levando em conta que o livro é um romance e o protagonista masculino só foi aparecer de fato na história com 26 % do livro e antes disso era ela narrando um dia totalmente sem graça.

Do outro lado tem o Júpiter, que é um homão de verdade, ele foi a melhor coisa do livro, adorei demais saber mais sobre ele. Como o livro é narrado tanto pela Juba quanto por ele dá para ter uma dimensão do que está acontecendo como um todo. O Júpiter é literalmente o sonho de toda garota.

O romance entre eles foi bonitinho mas demorou muito para acontecer e na minha opinião faltou desenvolvimento, a coisa que aconteceu para ele ficarem juntos demorou demais, podia ter resumido aquilo em bem pouco tempo.

O que eu senti com o livro é que ele foi um grande conto. Ninguém teve muito desenvolvimento, a autora jogou uns plots mas não desenvolveu quase nenhum, ficou muita coisa jogada.

A escrita da Lola é muito boa, super fluida e rápida, ele é um livro que dá para ler super rápido, e isso foi muito bom porque trouxe uma dinâmica para o livro. Eu gostei dele pelo o que ele se propôs, foi um livro leve e com a missão de fazer o leitor ler algo gostoso para passar a tarde.

site: instagram.com/meperdinoslivros

Debyh 14/08/2018

Eu realmente não acompanho muito o mundo dos youtubers, na verdade sei bem pouca coisa sobre todo este mundo de celebridades atuais com milhares de seguidores. Então confesso que o que me atraiu na sinopse deste livro foi o ar despretensioso e divertido, e creio que acertei em lê-lo.
Sol, ou como todas a conhece pelo youtube, Juba possui um canal de sucesso e muitos seguidores, sendo uma youtuber de moda. Ficou noiva há pouco tempo, porém tem sentimentos estranhos quanto a isso. Mesmo que tente passar a seu público quem é de verdade por muitas vezes Sol se perde entre a realidade e o quanto quer agradar a todo mundo. Quando sua vida começa a virar de cabeça pra baixo conhece Júpiter, o qual vive numa realidade diferente da dela e as coisas assim parecem melhorar na sua vida. Será?

(resenha completa no Blog Eu Insisto, link abaixo)

site: http://euinsisto.com.br/sol-em-jupiter-lola-salgado/

Cady 12/08/2018

Leitura gostosinha e relaxante!
Nunca lí nada da autora, mas ao ver uma resenha no YouTube me interessei pela história do livro. E simplesmente amei o livro e os personagens, a linguagem é bem atual e cheia de referências modernas (Amei a referência ao filme Meninas Malvadas). Como tema principal temos que as aparências quase sempre enganam, e nem tudo que vimos no Instagram e nas demais redes sociais são realmente verdades, que esse mundinho perfeito tão mostrado por tantas digitais influencers não existe. Além de tratar do tema do bullying, e só quem passou por uma experiência dessas na infância sabe o mal que isso causa. Não concordei com algumas atitudes da Sol no final, mas entendi sua maneira de lidar com a situação. É um livro muito amorzinho e que passa uma bela mensagem. Recomendo demais!

Rafaela Regis 16/07/2018

Sol Em Júpiter - Lola Salgado
Sol em Júpiter da autora Lola Salgado, é um romance nacional lançado pela editora Harlequin voltado para o o público YA, com temas super moderninhos, e é claro tudo que um bom romance deve ter!

Sol Leão, ou "Juba" como é conhecida na blogsfera é uma Youtuber de moda e maquiagem com mais de 6 milhões de inscritos em seu canal e de de acordo com suas redes sociais sua vida é um sonho de consumo, onde tudo é perfeito, desde os looks que ela veste até seu namorado/noivo lindo de viver. Porém a realidade não é bem assim como ela demonstra ser!

Nos já começamos a ver a história num "futuro" onde a Sol está fazendo uma coisa que não deveria estar fazendo e então vamos descobrir tudo o que aconteceu para chegar naquele momento.

O que eu mais gostei no livro foi a forma em que a autora fez seus personagens serem "gente como a gente", mesmo com todos os dramas e exageros em algumas partes, você pode imaginá-los fazendo tudo o que eles fazem ou até mesmo imaginá-los sentados ao seu lado na praça de alimentação do shopping. Sem falar no costume da Sol de apelidar o carro dela de "Cinderella", sim quem nunca colocou nome no seu carro que levante a mão,rsrs.

Juba é uma mulher do signo de escorpião que veste a camisa de todas as características do seu signo, e é uma Youtuber que na maioria das vezes fala umas coisas e faz outras, por ter que manter uma imagem, as vezes ela se sacrifica um pouquinho como por exemplo usar saltos altíssimos de algum patrocinador (e ela odeia usar saltos), comida fitness então nem se fala! E tem o André que é seu Namorado/Noivo que também é Youtuber com quem ela tenta se ''encaixar'' já que os dois são diferentes um do outro, porém a química é boa então ela vai levando o relacionamento.

Um belo dia, um daqueles que nós sentimos que não devemos nem levantar da cama porque vai dar tudo errado, ela conhece Júpiter num momento pra lá de constrangedor, e a partir disso as coisas só pioram.

Júpiter é um cara que apesar do nome (culpa dos pais) é bem centrado e sabe o que quer dar vida, mas teve que adiar seus sonhos para cuidar da família, e por isso não tem muito tempo para se envolver com alguém, a não ser que esse alguém seja muito especial!

Sol em Júpiter é um romance cheio de altos e baixos, que eu devo confessar que li e parei várias vezes, por causa de algumas atitudes da Juba, e tem certos momentos que a autora começa a acertar o passo e perde, o que me deixou um pouco frustrada, mas tem um lado bom que foi a forma em que a autora trouxe temas atuais como o bullying e as maras que ele deixa numa pessoa, poderia ter sido tratado de forma melhor, mas valeu a intenção.

Um romance moderninho e divertido, com protagonistas realistas que vai fazer o leitor se identificar com as coisas que acontecem na história e ver que nem sempre a realidade é diferente da ficção!

site: https://dlivros.blogspot.com/2018/07/sol-em-jupiter-lola-salgado.html
Drica 17/07/2018minha estante
Adorei sua resenha! Também tenho um carro com nome "Tatusco" rsrsrsrsrsrs

Drica 17/07/2018minha estante
Que legal, li a primeira resenha, e quando fui adicionar você na minha lista de amigos, descobri que você mora na mesma cidade que eu! Muito prazer!

Rafaela Regis 23/07/2018minha estante
Alohaaa Drica!!! Menina que coicidencia!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito legal isso!

VocÊ tem algum blog?? Se tiver me passa que eu sigo!

Lari 10/07/2018

Sol em Júpiter
Sol em Júpiter é um livro nacional, da autora Lola Salgado, e foi lançado no primeiro semestre de 2018. A protagonista, Sol, é uma youtuber renomada de Florianópolis, e sua marca é seu cabelo cacheado e volumoso, que lhe rendeu um apelido bem fofo: Juba. Quem vê a Juba hoje em dia nem imagina que ela sofria bullying na escola e muito menos que, apesar de toda a fama, ela ainda tem muitas inseguranças.

Apesar da premissa um pouco clichê, gostei que boa parte dos acontecimentos do livro a gente consegue linkar com pessoas que a gente segue nas redes sociais, na vida real, pessoas que participam de eventos, lançam roupas, sapatos, jóias e divulgam lojas e redes. O livro mostra o dia a dia dessa jovem que, mesmo sendo bem nova, tem muitas responsabilidades. Apesar de aparentar ter uma vida perfeita, Sol tem muitos problemas, principalmente quando o assunto é seu relacionamento com sua mãe. Gostei da forma como Lola retratou isso, porque nós realmente achamos que as influenciadoras que seguimos são muito felizes e que nada dá errado na vida delas, mas obviamente as coisas não são assim.

Além de todos os compromissos com o canal, Sol vive um relacionamento um pouco conturbado com Andre, um youtuber que conheceu em um reality show. A personagem tem certeza que André não leva o relacionamento dos dois, que são noivos, tão a sério quanto deveria, mas ao mesmo tempo não tem certeza se quer acabar com tudo. Assim, em um dia comum na vida de Sol, onde ela tem que cobrir um evento na abertura de uma loja em um shopping de Floripa, Júpiter entra no caminho da influenciadora para deixá-la de pernas para o ar.

O rapaz balança a sua vida de um modo tão grande que Sol acaba percebendo que existe uma vida fora das redes sociais — coisa que, assim como nós, ela é totalmente viciada, até porque é assim que ela ganha a vida. Nesse contexto, os dois acabam se aproximando e, com isso, vai surgindo algo mais, só que não podemos esquecer do André-idiota, noivo da Sol.

A narrativa, que é bem fluida e de fácil compreensão, segue a linda do romance. A partir do momento em que Sol conhece Júpiter, ela começa a perceber que talvez André não seja o seu amor verdadeiro. Mas, assim como na vida real, é muito difícil para a personagem tomar uma decisão concreta. Em certos aspectos eu até entendo a personagem, apesar de não achar certo ela ficar nesse vai-não-vai com Júpiter — e acaba não sendo certo com André também, por mais babaca que ele seja.

Me emocionei muito e senti um pouco de toda angustia, dor, felicidade e raiva que Sol sentiu depois de ver tudo o que construiu com muito esforço na sua vida se desmanchando aos poucos. Vi ela se culpando por muitas coisas que não eram sua culpa, mas depois entendendo que muita coisa do que acontece com as pessoas tem influência das pessoas que as cercam. Esse foi mais um dos ensinamentos que os livros trouxeram para minha vida em todos esse anos de leitura.

Por mais que a gente ache uma história clichê, ela sempre tem algo para nos mostrar. Sol em Júpiter é um livro escrito para um público em específico, os adolescentes, mas isso não significa que não possa nos ensinar alguma coisa. Nunca desistir, nos livrar de pessoas que intoxicam nosso ambiente e fazer aquilo que realmente gostamos são algumas das coisas que Lola Salgado mostrou que vale a pena lutar. Gostei muito do livro e não vejo a hora de ler outras obras da autora!

site: http://www.roendolivros.com.br/2018/07/resenha-sol-em-jupiter.html#more

Meirlyane 21/06/2018

Júpiter me ensinou a “fazer o dia bom”
Sabe aquele quentinho no coração? De quem acaba de ser saciado? É assim que estou me sentindo ao finalizar “Sol Em Júpiter”! Que livro incrível! Que maneira despretenciosa e ao mesmo tempo séria que você tem de escrever, Lola?! Estou estupefata em como foi fácil ler essa história e me apaixonar por ela, como foi doce e intenso. E como eu quero repetir essa dose varias e varias vezes!
Você, de uma maneira simples ensinou tudo que podia ensinar aos seus leitores, deu-nos as informações certas para viajar no mundo que você criou.
Ler para mim, sempre foi como uma salvação. Algo para me tirar do aqui e agora e me fazer relaxar, eu estava em dias ruins e foi no seu livro que consegui embalar o tempo e foi também, com o Júpiter que eu conheci o que pode ser “Fazer o dia bom” e desde que li, penso nisso varias vezes, e estou tentando por em prática. Acho que esse vai ser meu novo lema.
E assim, esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lola Salgado, e a única certeza que eu tenho é de que não quero parar de ler o que ela escrever, nem que seja a sua lista de supermercado.
Obrigada pela história, pelo que me passou, pela presença de todos os personagens e, obrigada por não ter desistido do seu sonho, você está oficialmente adicionada a minha lista de inspirações para escrever.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/06/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Nossa narradora e protagonista, Sol Leão, alcançou aos vinte e três anos a marca de seis milhões de inscritos no seu canal Delírios de Juba no Youtube. Nas redes sociais e nos eventos em que participa, a vida de Sol parece ser perfeita, invejável, mas a verdade é que ela passa bem menos tempo na praia do que o seu feed do Instagram leva a supor, não gosta tanto de salto alto nem de academia, e sua autoestima não está lá em cima como seus vídeos sugerem, além de ela viver se estressando com um vizinho barulhento.

"Todas as fotos que vinha postando ultimamente eram apenas simulação de dias que nunca vivi. Apenas uma fantasia." (página 65)

Certo dia, o caminho de Sol se cruzará de forma muito inusitada com o de Júpiter, um rapaz de 25 anos, com nome de planeta, que trabalha numa loja do shopping. Surgirá uma amizade entre eles, ainda que Júpiter leve a vida de uma forma bem diferente de Sol. O papo entre os dois rola fácil, coisa que não acontece nas conversas que Sol tem com o namorado André, um youtuber que parece só querer falar sobre si mesmo e nunca ouvir. O livro começa com Sol fazendo uma coisa muito errada, no seu "modo escorpiana vingativa", e nos capítulos seguintes a gente volta no tempo para entender como ela chegou até aquele momento.

"- Juba, você mora a alguns passos da praia! Pode dar um mergulho sempre que quiser. Não precisa ficar horas, mas um pouquinho por dia já é melhor que nada. Casa um a seu modo.
Aquela era a segunda vez que ele usava um ditado popula para se expressar. Era divertido porque normalmente eu os ouvia pela boca de pessoas mais velhas.
Júpiter tinha uma alma velha.
- De que adianta morar aqui se você nem aproveita? - insistiu, como se aquilo realmente o perturbasse. - Eu também tenho uma rotina puxada, mas é sério, a gente precisa aproveitar as coisas pequenas. Elas são valiosas. A vinda não te que ser sempre dura." (página 91)

"Sol em Júpiter", meu primeiro contato com a escrita da Lola, foi uma leitura que me agradou da primeira à última página! Dei muitas gargalhadas ao longo dos capítulos, mas também me emocionei em determinado momento. A ambientação em Florianópolis foi um acerto. É interessante a colocação dos signos e das referências ao universo, planetas e constelações. A interação da Sol com sua melhor amiga também é um destaque. Os problemas que a Sol tem com o vizinho que sempre faz barulho em horas inadequadas são mais um ponto que, além de gerar risadas, trazem aquela identificação, pois se você nunca teve um vizinho irritante, com certeza corre o risco de ter um dia!

"- Você acredita nisso?
- É claro que sim, Júpiter! Quando leio a descrição de escorpião, parece que estou lendo um texto sobre mim. É muito louco!" (página 139, acontece o mesmo comigo quando leio a descrição de capricórnio)

Nós temos dois protagonistas que trazem uma fachada que lutaram para construir. Num primeiro momento, Júpiter passa a impressão de ser alguém que sempre tenta ver o lado bom da vida, que não deixa nada abatê-lo, não guarda rancor e perdoa com facilidade. Porém, quando a narração passa a ser feita por ele, a gente descobre tudo o que o rapaz já teve que enfrentar, como precisou abrir mão dos seus sonhos por amor, é tocante! Ao contrário de tantos mocinhos mandões e podres de rico que há por aí, Júpiter tem suas fragilidades (ele tem pressão baixa, e eu confesso que fiquei morrendo de medo de a Lola o colocar com um problema de saúde mais grave, felizmente era só pressão baixa mesmo e eu pude respirar aliviada), e é um daqueles mocinhos apaixonantes que a gente quer pra gente!

"Então, para não me tornar uma pessoa cheia de rancor, eu tentava desviar o foco das coisas ruins - sempre tão grandiosas - para as boas, ainda que possem pequeninas. Porque, no fim das contas, eram elas que importavam. Um sorriso, um pôr do sol, uma noite estrelada, um mergulho no mar, um abraço...
Faça o dia bom, Júpiter, eu repetia o tempo todo, para que a mensagem se fixasse e se refletisse nas minhas ações.
Faça o dia bom." (página 96, momento em que meus olhos se enxeram de lágrimas)

Sol sofreu bullying na escola, foi vítima de algo pesado, que desencadeou até síndrome do pânico. Ela encontrou nos vídeos uma válvula de escape, uma forma de botar para fora um pouco do que sentia. E com o trabalho em seu canal, acabou ajudando outras pessoas também, coisa que já vi acontecer na vida real. A obra retrata de forma verdadeira como as redes sociais não mostram a realidade da vida de alguém, apenas os melhores momentos, o que muitas vezes gera uma certa imposição para o dono de um perfil ter que mostrar algo que ele não é para agradar e manter os seguidores que se espelham nessa "vida editada".

"Quer dizer, se existia uma coisa que mamãe tinha me ensinado muito bem era que homens não deveriam ser nossos donos. 'Não deixe de viver sua vida por ninguém, Sol', dizia ela vez ou outra, sempre me olhando intensamente, 'porque o amor é incrível até acabar. Depois, todas as coisas feias que jogamos para baixo do tapete vêm à tona de uma só vez.' André não seria meu dono. Ele precisava confiar em mim." (página 143, sábio conselho da mãe da Sol)

Com uma escrita fluida, personagens interessantes e temas atuais, "Sol em Júpiter" é um livro nacional que gostei muito e que recomendo. Tem humor, diversão, romance, além de assuntos importantes. Tudo isso numa edição linda da Harlequin, com uma capa feita pela talentosa Marina Ávila, boa revisão, páginas amareladas, detalhes no início dos capítulos, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/06/resenha-livro-sol-em-jupiter-lola.html

Rita 20/06/2018

"Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha."
Esse e meu primeiro contado com a autora e deve dizer que essa experiencia foi maravilhosa. neste livro Lola me surpreendeu do começo ao fim com uma narrativa super cativante e com personagens maravilhosos. No comecinho de cada capítulo tem estrelas e planetas, fiquei apaixonada, sem contar que deu um charme a mais no livro que por si só já é maravilhoso. Definitivamente, Sol em Júpiter me rendeu boas gargalhadas e além de ser divertidíssimo abordou sobre o bullying de forma descontraída. Um livro gostosinho de se ler, e a cada capítulo você quer saber como Sol e Júpiter vai terminar.

“Mas, quando me deparei com olhos incrivelmente azuis me fitando com atenção a poucos metros do quiosque, não houve uma única célula do meu corpo que não tenha congelado. Porque a memoria voltou de uma só vez acompanhada de uma certeza: era ele. Sim, o homem da piroca impressionante. Que, a proposito, eu havia observado como uma maldita voyeur, ou sei lá.”

Keline.Almeida 19/06/2018

Simplesmente Perfeito !
Bom queria deixar meus parabéns pela delicadeza de detalhes colocados nesse livro, que a cada Cap tem uma estrelinha 🌟 ou um planeta 🌏 e eu achei muitoooo fofo isso. ♥! Bom o livro já começa com aquele encontro inusitado com aquele casal totalmente nada a ver, mas que juntos causam uma explosão digna de Oscar. Sol é engraçada, atrapalhada, mais muito curiosa. Apesar de toda essa química a Sol é noiva ( do André), mas no decorrer do livro vamos entender que não dá pra resistir ao delícia do Júpiter. ( eu te entendo agora Sol kkkk) Júpiter é um príncipe, lindo, determinado, que corre atrás do que quer, apesar de ter tido uma infância difícil e ter tido uma carga de responsabilidades tão cedo não se deixou abater. Nossa Parabéns Lola Salgado, é um livro que me surpreendeu muito, um livro completo com um tema tão delicados o bulling que é muito visto hj em dia infelizmente. É um livro muito bem escrito, engraçado, com diálogos maravilhosos e com romance,muito bem escrito. Eu simplesmente ameiiiiii.