A Sociedade Individualizada

A Sociedade Individualizada Zygmunt Bauman

Resenhas - A sociedade individualizada

Sofia136 08/03/2023

#1 resenha
O começo do livro estava até que legalzinho, mas depois de um tempo ele só começou a ficar muito cansativo e repetitivo. Este foi meu primeiro contato com algum livro desse estilo, e mesmo não sabendo muito sobre, acho que poderia ser melhor.
Tirando as partes repetitivas, o livro realmente fala sobre uns assuntos importantes, como a "Ascensão e queda do trabalho", foi apenas mal utilizado para a continuação de sua história.
Não achei ruim, apenas falta tempero.

Wallace17 30/07/2021

Individualidade da pós moderna
"O indivíduo é pior inimigo do cidadão. Ele tende a ser indiferente, cético ou desconfiado em relação ao "bem comum", à "sociedade boa ou justa". Tocqueville. O pensador da sociedade líquida, Zygmunt Bauman, nos oferece uma ótima reflexão sobre A Sociedade Individualizada, título muito perspicaz do autor

Sobre o livro, fiquei muito aflito e esgotado com a leitura. Os temas analisados na obra são impactantes e me custaram algumas noites insones. Na obra, Bauman faz análises dos processos que aproxima cada vez mais os humanos da individualização. Ancorado por uma vasta bibliografia filosófica, tais como: Kant, Sartre, Foucault, Tocqueville, Ustinov e outros grandes pensadores. Bauman lança luz para: a noção de público e privado; a precariedade, instabilidade vulnerabilidade dos meios de produção; a ansiedade de viver a vida como se não fosse existir o amanhã; a luta do amor e a razão; a extraterritorialidade do poder que subjuga e lança milhões de pessoas na miséria; a falsa onipresença do mundo digital; e sobretudo, o imenso mar de solidão que esvazia o sentido de existirmos enquanto seres sociais e coletivos.

O livro é um quadro horripilante e extremamente atual da nossa realidade. Não por caso, a depressão e os suicídios estão em níveis tão alarmantes. É um livro muito doloroso do ponto de vista humano. "Estar" na individualização é viver o medo ambiente, uma força destrutiva e repleta de incertezas. Enfim, tá aí um livro bom para ser estudado, analisado e discutido como amigos, família e colegas. Agradeço a oportunidade de ler este livro, graças ao empréstimo do meu professor Marcos Brogna 📚❤

site: https://www.instagram.com/p/B2xT7g2nMEG/

Micael 13/07/2020