Chega-te a mim

Chega-te a mim Bruna Guerreiro

Resenhas - Chega-te a mim

Fran 02/02/2021

"Uma fábula sobre a cegueira seletiva"
Este conto foi me surpreendendo aos poucos.
A princípio, pensei se tratar apenas de uma releitura de Cinderela em formato de conto hot, mas, avançando um pouquinho na história, tornou-se claro que a protagonista estava bem longe de ser uma donzela indefesa à espera de um príncipe que resolva sua vida. Maria é uma mulher que quer viver um romance, mas que não faz disso sua prioridade: ela tem planos de vida traçados, trabalha para alcançá-los e não pensa, em momento algum, em deixar que um homem interfira nisso.
Outro aspecto relevante desta obra é que, ao longo da narrativa, a autora constrói uma crítica sutil, porém muito realista sobre a desigualdade social e a forma como a sociedade, o tempo todo, exclui pessoas pelos motivos mais absurdos: gênero, profissão, classe social, aparência...
Algumas coisas no final do conto me incomodaram um pouco, mas nada que desmereça minha experiência. Chega-te a mim ou pega e não me larga foi uma leitura gostosinha, bem fluida e divertida, que valeu a pena principalmente pela reflexão que me deixou: será que algumas pessoas são mesmo invisíveis ou nós que escolhemos fechar os olhos para elas? Como a própria apresentação do conto diz, trata-se de "uma fábula sobre a cegueira seletiva".

Lio 16/10/2022

Maria e hugo
Por algum motivo eu não dava nada pra esse conto?. No fim me peguei pensando nele e contando pras pessoas sobre essa diferente história de Maria e Hugo. Eu simplesmente amei tudo nessa história ??

Carolina273 28/03/2022

Um breve conto de Bruna Guerreiro com esse traço dela de misturar os estados, culturas...Maria é apaixonada por Hugo, ambos trabalham na mesma empresa, mas ela é uma das "pessoas invisíveis": a moça que serve café. Um dia, ela aceita as dicas da tia e resolve usar um de seus famosos banhos de cheiro. Pra quem é paraense, é algo amplamente conhecido...mas a fama das famosas ervas do Ver-o-peso já extrapoloram nossas fronteiras e se tu vens pra Belém e não vai lá, é o mesmo que nem conhecer a cidade. E com uma dessas ervas, "Chega-te a mim", ela finalmente é notada por Hugo. Apesar dessa parte mais mítica do livro, há uma base muito mais profunda, que é exatamente a das pessoas invisíveis. Hugo começa a prestar mais atenção nos demais funcionários da empresa, de sua própria casa...começa a entender que essa pessoas tem suas próprias histórias e merecem ser vistas. Vale suuuper a pena ler, se apaixonar pelo casal e refletir sobre as diferenças sociais envolvidas no processo.

Iago 28/03/2022

Mais que as aparências.
Romances românticos tem uma estrutura clássica que deve ser respeitada; por esse motivo, muitas vezes, podem ser repetitivos e indutores de sono. Cabe ao autor criar dentro das regras do romântico uma narrativa surpreendente, ou desrespeitar as regras mesmo, subverter tudo e criar algo novo e belo. No amor vale tudo. A autora nos presenteia com uma obra profunda e geradora de reflexão, principalmente sobre as pessoas invisíveis a nossa volta, e se você não sabe de quem estou falando, fica a recomendação em dobro. Tem o tempero e a magia do Pará, quente e misterioso.