A Linha de Sombra

A Linha de Sombra Joseph Conrad
Joseph Conrad

Resenhas - A Linha de Sombra

Gabriel.Larrubia 21/04/2022

Não sei quanto o prefácio, escrito pelo autor em resposta a certos críticos, influenciou minha leitura. Acho que eu interpretaria a mesma coisa, mas pra mim foi tão certeiro e tocante o prefácio que me permiti me envolver muito mais. Queria ter lido o prefácio só no fim? Quem sabe.

Rodrigo 28/02/2022

Não me prendeu.
Infelizmente não consegui criar nenhuma conexão com a obra. Talvez pelo fato de a temática não me interessar.
E o final foi tão morno quanto o restante do livro.

Guilherme 19/02/2020

A passagem da juventude para a vida adulta. Conrad vai descrever isso estabelecendo, o que eu acho muito correto, que ninguém sabe quando essa passagem ocorre. Apesar de estudos que possam ser feitos, todo mundo é diferente, não existe uma idade determinada para tal mudança. Pode ser estabelecido uma faixa de idade, mas isso é o mais longe que podemos chegar. E quando essa mudança começa a ser operada, nem nós podemos dar um porque dela, só sentimos que precisamos tomar mais responsabilidades, que estas são necessárias. E o mundo externo esta lá, e ele não quer nos ajudar; e uma oportunidade que parece maravilhosa se torna problemática; e as pessoas que já trilharam esse caminho nos olham com desconfiança; e o vento fresco que deveria nos impulsionar se torna uma aragem quente e sufocante; e as nuvens não estão em um ponto específico, elas vem de todos os lados.