La llamada de la tribu

La llamada de la tribu Mario Vargas Llosa

Resenhas - La llamada de la tribu

Henrique_ 14/01/2019

Gosto de esperar um tempo antes de opinar sobre um livro. O tempo sempre permite um julgamento mais objetivo da leitura, eliminando picuinhas a respeito da experiência de leitura em si, o que geralmente pode ser afetada por humores e situações do momento. Pois bem, o tempo que dediquei a compreender este só fez aumentar seu prestígio. Mais do que revelações dos motivos que levaram Vargas Llosa a mudar sua visão acerca dos fenômenos políticos (o que acho superinteressante e evidencia que sempre, sempre podemos voltar atrás em nossas convicções e não há nada de errado nisto), o livro é uma revisão da literatura de alguns dos expoentes da visão teórica liberal de análise política: Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich Hayek, Karl Popper, Raymond Aron, Isaiah Berlin, Jean-François Revel. A exceção de Revel, que não conhecia seus trabalhos, a análise dos demais autores me permitiu revisá-los e compreender melhor suas ideias dentro da narrativa de suas vidas. Tudo isso sob a maestria de uma escrita muito lúcida e coerente, ressaltando os pontos positivos e negativos de cada autor. Sem dúvida um livro que merece ser lido, sobretudo quando a sociedade brasileira começa a se envolver mais com assuntos políticos. E que não há determinismos, inclusive em convicções políticas. Assim, conhecer o que é de fato liberalismo político e econômico é imprescindível para não fazer feio em qualquer discussão de boteco. E considero que este livro é um bom ponto de partida.