A Luz Que Perdemos

A Luz Que Perdemos Jill Santopolo

Resenhas - A Luz Que Perdemos

Fabi129 27/02/2019

COMO TE ODEIO LUCY
Termino o livro pensando: Por que eu li essa porcaria? Na capa já está avisando: Para os fãs de Um dia e Como eu era antes de você.
Com um aviso desses e ainda leio este livro. Não gostei de nenhum desses livros.
Li o livro todo e não vi motivo para Lucy, mesmo estando casada, continuar pensando no Gabe. Poxa, ele largou ela há anos, pois queria ter uma carreira profissional, fazer algo diferente no mundo. Foi difícil para os dois no começo? Claro que sim. Isso é normal né.
Agora ela conhece um cara super gente boa, que a ama, que quer construir uma família com ela, e a vaca ainda pensar no outro?
Que mulherzinha chata e que reclama de barriga cheia. Darren gosta de fazer surpresas para ela e a nojenta pega e diz não gostar. Fica colocando defeito em tudo que ele faz, dizendo que queria ter sido avisada antes, blá-blá-blá. O cara chega a levar ela para Paris e nessa viagem, a pedir em casamento. Ela reclamou? Simmmmmm. AFFFFFFFF!
Ele tem seus defeitos? LÓGICO! Mas suas qualidades sobressaem sobre seus defeitos ao meu ver. Todo casamento passa por problemas, mas você ficar comparando seu marido com seu ex, imaginando o que ele faria em tal situação? É o cúmulo do cúmulo!
O livro é narrado todo por Lucy. Mesmo assim senti que somente ela amou Gabe de forma DEMASIADA. Gabe viajou a vários lugares devido sua carreira profissional e passou vários meses sem se comunicar com Lucy. Vivendo sua vida oras, como ele disse que ia viver, quando os dois terminaram.
Agora ela é casada, tem filhos e vive ainda se lamentando pelo que não teve, sonhando com o que poderia ser se tivesse ido embora com Gabe. 13 anos de lamentação. CARAMBA, como odiei este livro e ainda mais esta protagonista.
Ela foi mais cretina ainda, pelo que fez com Darren. Eu fiquei: Sua vagabunda, olha o que você está fazendo! Darren foi o único no livro que simpatizei.
Gabe foi bemmmmm mais sensato do que ela. Ele pergunta se ela tem certeza do que quer e tal. A louca claaaaro que tem. Cretina!
Quanto ao final eu odiei também. Não pelo grande desfecho que não tem nada de grande, pois o livro todo dá a entender que terminará triste. Odiei porque não teve um Epílogo, odiei porque deu a entender que ela teve a cara de pau de ficar com o Darren.
Merd@ de livro. Não leiam!
Yngrid 27/02/2019minha estante
Kkkkk morri com a sua resenha

fernanda.hahne 27/02/2019minha estante
Nossa...chocada! Eu até comecei a ler uma vez, mas larguei no início, pensando em voltar um dia. Sabendo agora do que se trata a história, vou excluir de vez da minha lista de leitura! Tem muita coisa boa aguardando pra ser lida, que pode nos trazer uma mensagem boa, pra perder tempo com o que não acrescenta nada. Obrigada pela sinceridade!

Marcia277 27/02/2019minha estante
Hahaha pensei a msm coisa que vc. Que ódio da Lucy

Isabella.Wenderros 27/02/2019minha estante
Kkkkk que resenha cheia de sentimentos!

Joelma 28/02/2019minha estante
Kkkkkkkk adoro!!!

Paloma 28/02/2019minha estante
Kkkkkkkk quanto ódio!
Tô já eliminando da minha lista de desejados! Não quero passar por essa raiva.

Franciele 28/02/2019minha estante
Fico revoltada com esse tipo de livro, tem um cara super legal e a protagonista fica pensando em um amor do passado, se for pra ficar pensando em outro, não atrapalha a vida de outra pessoa! Fica sozinha!

Ariana.Bookstagram 28/02/2019minha estante
Nossa Fabi, tô sentindo seu ódio daqui miga kkkkkk Mas muuito obrigado pela resenha, pelo menos agora sei COM CERTEZA que não irei ler esse livro kkkkkk

Fabi129 04/03/2019minha estante
Eu brava com um livro, sou uma coisa kkkkk

Ariana.Bookstagram 04/03/2019minha estante
Só passei raiva desse jeito com apenas um livro. Li ano passado e até hoje fico me perguntando pq esse livro foi publicado...

Gio 08/03/2019minha estante
eu gostei do livro pelos outros personagens. o livro tinha TANTO potencial. mas eu confesso que gostei muito dele. o defeito foi ter uma protagonista idiota.

Lícia 16/05/2019minha estante
Fabi, você descreveu em seu comentário a mesma sensação que eu tive ao ler esse livro, concordo com tudo que você disse. (LUCY VOCÊ FOI MUITO CRETINA COM DARREN) E estou inconformada com o dinheiro que gastei comprando ele e o tempo que perdi pra ler. kkkkk

Fabi129 05/06/2019minha estante
Realmente o livro é ruim e odioso Lícia. Como queria ter o meu tempo recuperado kkkkkkkkk

Sobral 30/06/2019minha estante
Concordo completamente, sempre achei essa amor demasiado dela mais paranóia do que amor de fato. E o único lesado dessa história ao meu ver foi o Darren, pois tão ela quanto Gab são dois egoístas egocêntricos.

Natalie e Vivian @avidezliteraria 14/06/2020minha estante
A maneira insana como a Lucy "ama" o Gabe, para mim, só mostra o quanto ela não ama a si mesma. Esse "amor" sem limites, que não tem nada de saudável e que alimente um relacionamento que beira ao abuso psicológico e a obsessão

Adriana.Batista 04/07/2020minha estante
Se eu tivesse lido na capa se vc gostou de um dia e como eu era antes de vc.
Eu não tinha lido esse livro.

Marlonbsan 06/10/2020

A Luz Que Perdemos
Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001, a ligação deles é instantânea. Entre encontros e desencontros, passam-se 13 anos, contando como suas vidas ficaram nesse período.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos os fatos narrados por Lucy. A linguagem é bastante simples e muito fluída, os capítulos são bem curtos, o que contribui para a maior dinâmica e progressão da leitura. Apenas um ou outro trecho de maior reflexão que é mais denso, mas nada que atrapalhe.

Creio que esse tipo de livro dependa muito de que nos apeguemos aos personagens e ao casal, que acreditemos naquele relacionamento e torcemos para que fiquem juntos. Então, já nas primeiras páginas, a partir do primeiro encontro deles, há uma atitude por parte de Gabriel que não acho adequada quando não se conhece outra pessoa. E tudo ocorre de forma muito rápida e não consegui ter qualquer ligação com o relacionamento deles. Entendo que há algo de predestinado nos seus encontros, mas um pouquinho mais de desenvolvimento entre eles ajudaria.

Lucy passa o livro inteiro fazendo comparações e suposições (tomando como verdades) sobre o que outra pessoa faria em determinada situação, isso incomoda, pois, por mais que conhecemos alguém, se não estamos vivendo aquele exato momento ou aquela situação em específico com elas, não temos como saber, de fato, o que elas fariam ou não.

Ao longo do livro, é mostrado uma dinâmica mais real e crível de relacionamentos, não é perfeito, mas se torna palpável e conseguimos observar comportamentos humanos mais adequados. O desenvolvimento de personagens secundários também foi bem agradável de acompanhar. Lucy, conta como sua vida foi progredindo e isso também foi bem posto. Como também o desejo de seguir seus sonhos e sacrifícios necessários.

Na condução, algumas coisas foram bem previsíveis, outras não havia mesmo a intenção de esconder, mas bem no começo já sabia como iria terminar e o final, mesmo pra mim que não tenho o costume de ler livros desse gênero, foi bem padronizado.
Ana 06/10/2020minha estante
nem consegui terminar esse livro justamente porque tudo acontece rápido demais e a menina tem essas características que você citou... não me convenceu mesmo, uma pena.

Marlonbsan 07/10/2020minha estante
Ah eu entendo, fui até o fim por conta da escrita e fluidez, mas a história em si não agradou muito ?

Marcianeysa 23/10/2020minha estante
Lucy é bem psicopata, isso sim. Em nenhum momento consigo criar empatia com essa "loucura" que ela sente.

Marlonbsan 24/10/2020minha estante
Pois é, mais pra uma obsessão do que amor propriamente dito ?

Marcianeysa 25/10/2020minha estante
Também fui ate o fim por conta da escrita que realmente é muito boa, mas a história tinha um potencial tão legal que nao foi desenvolvido

Thainá @thaii.limab 22/10/2022minha estante
O que mais me incomodou foram as comparações e suposições que a Lucy fez, quando era muito mais simples sentar e conversar com o marido, por exemplo.. e não achei saudável essa "dependência" do ex, permitindo sempre que ele estivesse presente no casamento dela, enfim..

Marlonbsan 23/10/2022minha estante
É então, sinto que seja um facilitador de roteiro quando não usam os diálogos pra resolver alguma coisa haha

letíciavmf_ 07/06/2020

protagonistas egoístas e imaturos
não consegui gostar do casal pq pra mim tudo aconteceu muito rápido, e senti que faltou uma construção melhor da relação dos dois.
a forma como a Lucy lidou com o relacionamento dela com o Darren me incomodou, pq simplesmente o coração dela não era completamente dele, e isso pareceu injusto pra mim.
Gabe é o típico cara egoísta que só pensa em si, mas quer as pessoas aos pés dele quando lhe convém. enfim, esse livro realmente não foi pra mim. eu só sentia raiva e chateação enquanto lia por conta das atitudes dos protagonistas.
Jéssica 07/06/2020minha estante
exatamente isso!!!!! obrigada por colocar em palavras o que senti, porque não consegui descrever

letíciavmf_ 08/06/2020minha estante
eu só passei raiva lendo isso kkkkk

Andreza 08/06/2020minha estante
deu pra sentir o ódio nesse 1,5 KKKKK

Bia 08/06/2020minha estante
Sim! Além do que o relacionamento dela com o Gabe era super abusivo!

letíciavmf_ 08/06/2020minha estante
exato!

Natalie e Vivian @avidezliteraria 14/06/2020minha estante
Ufa, encontrei alguém com um sentimento parecido com o meu.
Todo mundo falando de como achou esse livro maravilhoso e já estava me sentindo uma alien.

Bia Santana | Viciados em Leitura 26/07/2018

Bom... e só.
Olá, pessoal. A resenha de hoje é deste recente lançamento da editora Arqueiro, que quando eu vi a capa e o título, eu sabia que curtiria, pois adoro um romance com drama. Quando chegou e eu li a citação do New York Post na capa, que diz “Fãs de Um dia e Como eu era antes de você vão se apaixonar e chorar por este livro.”, eu tive certeza de que seria AQUELE livro que me bagunçaria toda... pena que não foi tão bem assim, mas vamos lá.

Jill Santopolo nos traz a história de Lucy e Gabe, dois jovens que se conhecem na faculdade bem no trágico 11 de setembro, quando as Torres Gêmeas são atingidas por dois aviões. Por mais louco que seja, é interessante ver que, apesar da cidade parar ao ser tomada por fumaça e terror, duas pessoas se sentem atraídas, se envolvem e veem que precisam fazer algo importante de suas vidas, algo que faça diferença nesse mundo louco.

Meses depois eles se reencontram, e como aquela atração ainda existe, eles começam um relacionamento. Lucy produz um desenho infantil para a TV e ama o que faz, se sente feliz e realizada com sua carreira, enquanto Gabe ainda se vê meio perdido, até que resolve levar fé em seu dom para fotografia, aceitando o emprego na Associated Press para cobrir a guerra no Iraque.

A luz que perdemos é basicamente um livro sobre escolhas, e em como essas escolhas que tomamos refletem em nossas vidas e em nosso destino. Vendo que pode fazer mais pelo mundo, sentindo-se sufocado em NY, Gabe não pensa duas vezes em partir e isso arrasa Lucy que é completamente louca por ele.

O tempo vai passando, Lucy se vê sem notícias de Gabe, até que Darren entra em sua vida. Darren é um pouco mais velho que ela, aquele cara encantador e perfeito. Ele a faz rir e aos poucos ela vê que pode ser feliz com ele, que ele faz bem a ela e que vale a pena investir nesse relacionamento.

O que me incomodou no livro, foi a obsessão de Lucy por Gabe. Eles não tiveram um relacionamento tão longo assim, ele logo partiu escolhendo seguir a carreira em vez de ficar com ela (coisa que não tem como culpá-lo), e ela não conseguia tirar ele da cabeça, mesmo conhecendo outra pessoa tão incrível que estava ali com ela e por ela em todos os momentos. As comparações que ela fazia entre Gabe e Darren também foi algo que me incomodou em diversas situações, pois ela estava sempre comparando os dois.

E lembra que lá no começo eu falei que escolhi esse livro porque sabia que ia sofrer, que eu ia chorar, porque eu adoro uma sofrência? Então… eu não derramei uma lágrima! Claro, eu me emocionei com o final, porque realmente não tem como você não ficar tocado, mas… Acho que por conta da narrativa escolhida por Jill, já deixando claro ao decorrer do livro que uma pessoa estava contando a história toda para outra, terminando capítulos com frases que mais pareciam spoilers como “Talvez você tivesse voltado para casa. Talvez isso não tivesse acontecido com você.”, já te dá o que pensar e eu desde o começo já imaginava o que tinha acontecido e não deu outra, eu estava certa. Então, pelo fato de eu não ter sido surpreendida no final, ele não me tocou de uma maneira mais profunda que me fizesse morrer em lágrimas. O lance legal, é que você vai lendo porque você quer chegar ao final pra saber o que de fato aconteceu. Isso te prende ao livro.

Concluindo, A luz que perdemos é um bom livro. Se a narrativa fosse outra, talvez ele tivesse me conquistado mais. Ainda assim eu recomendo, pois é uma boa história sobre a intensidade do primeiro amor, sobre escolhas e sacrifícios, que nos fazem refletir. E tanto interpretação quanto gosto é algo muito pessoal. Eu já vi resenhas por aí de pessoas que ficaram encantadíssimas e que choraram rios de lágrimas e isso pode acontecer com você também.

Os direitos para a adaptação cinematográfica deste livro já foram comprados, mas não temos maiores informações sobre isso, assim que pintar alguma coisa, a gente traz pra vocês aqui no blog.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2018/05/resenha-411-luz-que-perdemos-jill.html
Sabrina Pais 26/07/2018minha estante
Hahaha Bia! Como você não chorou? Eu já me preparei através da narração dela pro tiro o livro todo, no final, do jeito que foi, eu tava sem ar de tanto chorar! Hahahaha já tive um amor assim, como Gabe e a obsessão é normal, por isso não a julguei. (Até hoje mando msgs de tempos em tempos pra checar se o boy tá vivo, por exemplo). Um foi o grande amor da vida do outro. ??

Bia Santana | Viciados em Leitura 27/07/2018minha estante
Não sei, Sa... e olha que eu sou a maior chorona, mas comigo não rolou. ?????

Patrícia Moreira 28/08/2018minha estante
Não gostei também da obsessão dela pelo Gabe e fiquei com raiva de ela o tempo todo ficar pensando nele e tomando decisões baseado no que ele escolheria. Enquanto isso não deu valor nenhum ao amor de quem estava do lado e realmente merecia, que era o Darren, ao traí-lo.

Bia Santana | Viciados em Leitura 28/08/2018minha estante
Né? Muito chata!

FabyTedrus 09/09/2018

A Luz Que Perdemos - Jill Santopolo
Primeiro de tudo, cuidado quando você resolve ler um livro porque a capa ou a sinopse diz que se parece com tal livro que você gostou de ler, depois que você cria esse tipo de expectativa a queda da decepção é ENORME.
A Lucy não é, nem de longe, parecida com a Emma ou Louisa, protagonistas de Um dia e Como eu era antes de você. Ela é CHATA, obsessiva e bem fraca das ideias.
Dizer que é um livro sobre uma história de amor é forçar a barra, é bonitinho o encontro deles nos primeiros capítulos e basicamente só isso. De resto é um relacionamento obsessivo, ela não vive sem ele ou até vive mas "não é ele né?", e ele vive super bem sem ela mas "não tanto né?". São personagens confusos e bastante egoístas.
Foram várias as vezes que a Lucy se contradisse falando que o Gabe jamais faria algo que o Darren acabou de fazer e meio segundo depois lembrava das coisas que o Gabe fazia.
Foi maçante ler, apesar de não ter muitas paginas e dos capítulos serem curtos, eu revirei os olhos e respirei fundo vááárias, pensei em desistir da leitura muitas vezes. Porém pensava que TINHA que ter algum motivo pra isso, certo?! ¬¬' ... 'eu conto ou vocês descobrem sozinhos?'. Deixo que a nota que vou dar sirva de spoiler pra quem quiser saber!
Lu Oliveira 09/09/2018minha estante
Concordo com vc, Faby.
Acho que vou pensar umas 100 vezes antes de ler algo que tenha a pretensão de se comparar a meu favorito Um dia. Já bastava o ranço que peguei de Novembro 9, esse tbm não funcionou pra mim.

Anna Paula 10/09/2018minha estante
Nossa, vi uma resenha em q me empolguei para ler esse... Agora com a sua opinião, nem sei mais viu kkkkk

FabyTedrus 10/09/2018minha estante
Lu, é uma merda essa coisa de 'tal livro parece com tal outro' pq quando não parece é uma baita decepção, tô até com raiva da comparação, hahaha.

FabyTedrus 10/09/2018minha estante
Anna Paula, eu achei que era uma graçinha mas MEU DEUS DO CÉU como a Lucy me irritou, HAHAHAHA. Se vc resolver me conta o que achou.

Quel 12/05/2018minha estante
Na verdade esse livro fala exatamente sobre isso, não é para ser um romance perfeito que nos faz refletir sobre o que realmente não sabemos, é exatamente isso que você disse. Sua revisão é mais profunda e honesta que a minha. Gabriel, Lucy e Darren, não são pessoas perfeitas, e eles sabem disso, cada um deles erraram e continuariam a errar até o momento que os levariam ao que aconteceu, por quê? Você citou perfeitamente o problema dos três personagens, e eu prefiro acreditar que Lucy terminou sozinha, era o correto desde o princípio. Gabriel era um homem incrível, tão idealista, e o Darren tão irreal, todo moldado à perfeição. Os dois não poderiam ser mais parecidos, apesar de serem tão diferentes, tive a impressão que esses dois homens se completavam, e Lucy buscava os dois por motivos diferentes, se fosse um só ela estaria completa. Algumas coisas nunca iremos saber, "e se"... É verdade que que temos essa sensação que Lucy viveu uma vida que não queria, mas porque ela poderia ter feito diferente, mas ela vivia sua vida mesmo pensando em Gabriel, e ele vivia sua vida, também. Eu acho que eles viveram bem, e foram em parte infelizes, como você disse por falta de honestidade e coragem.

Eu gostei da sua resenha, realmente.

Nay 14/05/2018minha estante
É isso mesmo Quel.. um era o complemento do outro. Concordo com voce que estamos sempre a um passo de ser uma Lucy ou um Gabe. O que eu acho que faltou a esses personagens foram "bancar" as suas decisões. Nao da pra viver em cima do muro sempre. Mas é um livro que vale reflexao.

Lane @juntodoslivros 10/06/2018minha estante
Amei suas considerações!!! Eu acabei ficando um pouco no muro, pois apesar das muita falhas a história me cativou um pouco. Eu conseguia sentir a angústia e Lucy. E também tive muita vontade de bater nela. hahaha...

Natalie e Vivian @avidezliteraria 09/09/2019minha estante
Concordo.

Considero esse livro um drama, mas não um romance.
O egoísmo dos personagens, a falta de respeito de Lucy consigo mesma e com sua família.
Não tem um pingo de romance aí. Não me emocionei. Quer dizer teve uma emoção muito presente na minha leitura: raiva.
E eu detesto finais abertos...

Andreza 07/06/2020

A história é bonita e faz a gente refletir sobre destino, amor e suas consequências, mas os capítulos rápidos e como se passou o tempo dentro da história foi algo que me atrapalhou. No final a gente acaba entendendo o porquê da narrativa ser assim, mas durante a leitura eu não conseguia identificar muito bem a passagem do tempo e as vezes achava que tinha passado anos enquanto tinha passado meses e vice e versa.

Apesar de não ter criado conexão com a protagonista por diversos motivos, um deles sendo o fato dela permanecer a mesma desde a adolescência até aos seus quase quarenta anos, foi inevitável o sentimento de torcida para que o casal finalmente acabasse junto.

Em resumo, é mais um livro trágico sobre o amor que causa uma reflexão.

ps. VIOLET VC É TUDO, ENTENDA!

"Espero que você encontre um amor assim, que seja absoluto e poderoso, que faça você se sentir meio louco. E, se você encontrar esse amor, agarre-o. Prenda-o. Ao se doar a um amor assim, seu coração irá sofrer. Será machucado. Mas você poderá se sentir imortal e infinito."
Mark 07/06/2020minha estante
ai amiga.. vc lembra?

Fer 08/06/2020minha estante
Hum até reconsiderei ler

Andreza 08/06/2020minha estante
amor n se machuque desse jeito..........

Andreza.Ramos 08/06/2020minha estante
A resenha é mais perfeita que a história

Camila | Book Obsession 05/05/2018

Nesta história vamos conhecer Lucy Carter e Gabriel Samson. Estudantes na mesma universidade, acabaram ficando próximos em um dia bem marcante na história dos Estados Unidos, o ataque as Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro de 2001. Ainda sem saber o que tinha acontecido, ambos vão o apartamento que Gabriel divide com os amigos, já que as ruas estão bloqueadas e o perigo de um novo ataque terrorista ainda ronda a área.

A partir daí a vida de Lucy e Gabe se entrelaçam. Eles descobrem o quanto são parecidos, apesar das carreiras que estão prestes a concluir os estudos.

“O amor faz isso. Faz você se sentir invencível e infinito, como se o mundo inteiro estivesse à nossa disposição, tudo pudesse ser conquistado e todo dia fosse repleto de maravilhas. Talvez porque nos abrimos para alguém, nos deixamos penetrar pelo outro. Ou talvez seja se doar tão profundamente a outra pessoa que o coração da gente se expande.”

Gabe é um amante da arte, das fotografias e sonha em fazer diferença capturando todos os sentimentos com sua máquina ao redor do mundo. Já Lucy, sempre quis produzir programas infantis, sua paixão pelo universo dos pequeninos a motiva a criar projetos que de alguma forma pudesse propagar mensagens positivas no crescimento e na formação de caráter dela. E sua determinação fez com que Lucy conseguisse realizar seus planos, mas Gabe não conseguiu colocar seus planos em prática.

Agora Lucy está com as amigas comemorando seu aniversário e o destino implacável como sempre, traz mais uma vez Gabe para o seu caminho. A verdade é que desde aquele breve envolvimento naquela tragédia, Lucy e Gabe se apaixonaram, e agora teriam oportunidade de viverem esse relacionamento.

Pouco tempo depois que se reencontram, cada dia ficava mais difícil se manterem longe e logo o casal estaria morando juntos no apartamento de Gabe. Eles viviam como casados, um relacionamento estável. Gabe era apaixonado por tudo que Lucy fazia e a incentivava com seu programa na TV que se tornava cada vez mais famoso e começa a ganhar prêmios importantes. Lucy por sua vez, incentivava Gabe a retomar seus antigos projetos com a fotografia e a vida deles seguia assim.

“— Não tem a ver com a gente, Lucy. Não mesmo. Sou eu. Preciso fazer isso por mim. Tem alguma coisa quebrada aqui dentro e essa é a única maneira de consertá-la. Pensei que você fosse compreender. Você sempre compreen...

Mas não compreendi daquela vez.

— Por que não pode ficar? – interrompi. — Por que não fotografa Nova York? Há muitas histórias aqui para contar. Você ficou tão feliz quando o New York Times publicou sua foto...

Você balançou a cabeça.

— Posso fazer mais em outro lugar. Um trabalho melhor. Posso fazer a diferença. Queria que não fosse verdade, mas é. Você sabe o que isso significa para mim.”

Mas Gabe quer mais, ele sabe que ainda não está fazendo a diferença que gostaria para o mundo e Nova York começa a ser sufocante, pequena para ele explorar. E Lucy estaria prestes a descobrir sua segunda decepção em relação a Gabe, que aceitou um emprego para ir para o Iraque ser fotógrafo pela conceituada Associated Press e em poucos dias iria trilhar seu caminho sem Lucy.

Arrasada, Lucy sofreu dia a após dia. Confusa e sem notícias de Gabe por em bom tempo, não conseguia se relacionar direito com os caras, sempre lhes faltava algo, mas o apoio das amigas e de sua família, a dor foi diminuindo mesmo que sua cabeça não parasse de pensar em Gabe, foi dando espaço para um novo relacionamento entrar em seu coração. E foi ai que Darren passou a fazer parte de sua vida.

“— Lucy. — Ele começou a tossir. — Às vezes eu amo tanto você que não sei como meu coração aguenta.”

Darren Maxwell era exatamente o que Lucy precisava, um advogado, alguns anos mais velho e dedicado a fazer com que Lucy se curasse de suas feridas. Com paciência e seu jeito atencioso, foi dando motivos para que ela voltasse a sorrir e desejasse junto dele, formar uma família e ter algo sólido, como o amor e a segurança que ele proporcionava

Tudo parecia se encaminhar bem, mas sempre que um email apitava, alguma notificação das redes sociais ou até mesmo encontro dos formandos acontecia, sua vida e seu coração se inquietava, pois Gabe sempre seria seu eterno amor e mesmo que ele sentisse o mesmo por Lucy, ainda não seria o suficiente dentro de suas escolhas pessoais.

Que livro maravilhoso!

Logo que vi disponível para solicitar na parceria, não perdi tempo, principalmente pela comparação que já aparece na capa e confesso que sou Jojolovers assumida. Então sabia que iria encontrar um romance carregado de emoções.

Jill Santopolo em seu romance de estreia para adultos, nos comove com uma história que passa por várias fases da vida e com personagens muito intensos. Desde os primeiros capítulos me vi presa ao enredo e não conseguia largar a leitura tamanho o fascínio e curiosidade para descobrir o que viria a seguir, mas confesso que jamais imaginei um final como aquele, tanto que demorei uns dois dias para conseguir colocar no papel tudo o que a leitura me causa já que uma verdadeira enxurrada de sentimentos e reflexões se instaurou em mim. Os capítulos são curtos e isso fez a leitura se tornar ainda mais agradável.

Por incrível que pareça, esse tipo de romance é um dos meus preferidos, por ser carregado de emoções e de mostrar que nem sempre na vida tudo será preto no branco. Haverá os dias cinzentos e em muitos não teremos a explicação porque determinadas situações acontecem na vida, mas elas estão lá, tentando nos ensinar alguma coisa e até nas piores situações poderemos tirar algo de bom para seguir nosso caminho.

A edição da editora Arqueiro está simplesmente linda. A capa tem um aspecto áspero, agradável de ficar passando a mão e a diagramação segue o padrão da editora.
Uma notícia para os amantes de adaptação cinematográfica é que o livro já teve seus direitos vendidos, mas ainda não temos maiores detalhes. Só me resta torcer para que seja logo, tem tudo para ser um super filme.

A luz que perdemos foi muito mais que uma leitura romântica sobre amores e desamores, mas fala de crescimento pessoal, traz à tona uma realidade triste de muitas pessoas que moram em países onde as guerras são infinitas. Mas também fala sobre esperança, recomeços, amizade de forma muito emocionante. Os mais sensíveis certamente irão derramar algumas lágrimas.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2018/05/resenha-luz-que-perdemos-jill-santopolo.html
Karolina 05/05/2018minha estante
No meu caso várias lágrimas. Esse romance é lindo.

Camila | Book Obsession 07/05/2018minha estante
Sim. O final é de deixar o coração em pedaços. Mas a leitura é maravilhosa! Estou curiosa com a adaptação desse filme.

Karolina 08/05/2018minha estante
Filme, aí senhor !

Gladis Klein 14/08/2018

A Luz que Perdemos
No início achei o livro meio cansativo e a Lucy um tanto conformada com o destino, penso que ela deveria se impor e lutar pelas suas opiniões. Mas com o desenrolar dos fatos fui relacionando a história com minha própria vida. Em mUitas ocasiões não dei devida atenção aos fatos e o tempo e cruel não nos deixa voltar atrás. O livro nos faz refletir e nos tira da zona de conforto.
Allie 16/08/2018minha estante
Eu já não gostei.o mais chamou minha atenção foi a comparação com como eu era antes de voce e um dia; o que acabou me decepcionando já que Lucy não tem nada a ver com emma ou lou ela era totalmente conformada com que a vida tinha a oferecer em nenhum momento sr propôs a lutar por nada e também teve algumas atitudes bem questionáveis

Gladis Klein 16/08/2018minha estante
Também não consegui relacionar com Como eu era antes de vc . Louisa é uma mulher lutadora, já Lucy leva uma vida mais passiva. Eu amei a Série de Jojo Moyes.

Allie 16/08/2018minha estante
Também gostei da série apesar de achar que só o primeiro livro já seria suficiente

Wanessa 18/08/2019minha estante
olha vou te contar uma coisa... eu dei nota 5 porque achei a leitura super gostosa, fluiu como água e amei o Darren, mas isso que você falou eu concordo totalmente. Poxa... se ela amava o Gabe porque foi se envolver com o Darren? Imagina como Darren se sentiria se soubesse que durante todo o relacionamento dos dois ela ficava comparando com o ex? até mesmo em relações sexuais ela o comparou... depois escolhia Darren porque ele lhe dava estabilidade, mas na verdade ela só não aguentava ficar sozinha e estava esperando a primeira oportunidade pra voltar para o gabe, e foi o que aconteceu. Quando ela pensou que o marido a estava traindo foi lá e já ficou com o Gabe, não chamou nem sequer o marido para conversar, para entender a situação. Fiquei muito mal quando ela descobriu a verdade e pior ainda quando descobri que ela estava grávida do Gabe. O Darren não merecia uma mulher como ela. Gabe foi escrotíssimo por ter abandonado ela e sempre que ela começava a seguir o próprio caminho ele voltava bagunçando a cabeça dela. Mas mais escrota foi ela por ter permitido tudo isso casada com outro, por ter se permitido sentir coisas por ele casada com outro. por ela ter nutrido esse sentimento durante tantos anos ao invés de botar uma pedra e acabar com isso de uma vez. Todos nós temos relacionamentos que ficam marcados para o resto da vida, mas viver pensando como seria com o outro, fazendo comparações é desrespeitoso e sem consideração nenhuma com o parceiro.

Outra coisa que me deixou pu@# foi quando o Gabe ligou pra ela bem no dia do casamento. Tá bom que ele não sabia, aham.... sei.

Natalie e Vivian @avidezliteraria 09/09/2019minha estante
Concordo,
Lucy precisava de mais amor próprio, acho que esse é o principal ponto do livro e o que muita gente não vê que faltou. Ela só se enxerga existindo através dos relacionamentos dela: ou com Gabe ou com Darren. E passa a vida comparando.
A leitura não fluiu para mim, foi penoso de terminar...
Só recomendo pq o livro tem muitos gatilhos para reflexões sobre a vida.

Cami 20/11/2019minha estante
Exatamente o que eu pensei...

Heloisa 03/06/2019minha estante
Ainda bem que li sua resenha antes, estava em dúvida sobre esse livro e quando vi que parecia mais um clichê, ainda bem que não comprei.

Silvia 18/12/2019minha estante
Nossa
Achei esse final péssimooooo
Forcadissomo essa terceira gravidez e morte do Gabe

Butterfly 16/04/2020minha estante
A Lucy passa o resto da vida matrimonial dela imaginado como seria se fosse o Gabe no lugar do Darren. Ela da mais valor pelo homem que foi embora do que pra própria família e marido pqp

Priscila.Kuczma 14/06/2020

Decepção e repetição
Um livro que tinha tudo para ser incrível, mas foi o contrário.
São quase 300 páginas de uma história de personagens que não seguiram em frente de verdade.

Acho que por mais que o primeiro amor seja um sentimento forte, você precisa fazer uma escolha, tentar novamente ou seguir em frente. E esse livro não é sobre nenhuma das alternativas, mas sim um limbo entre os dois, onde as coisas ficam estagnadas por anos e anos. Lucy não escolheu largar Gabe é muito menos dar uma chance verdadeira para Darren, que realmente é um personagem injustiçado no livro.

Um amor nunca superado, e de uma maneira nada saudável, Lucy fazendo comparações a todo momento entre dois homens que não são parecidos e que não são a mesma pessoa, mas ela simplesmente NÃO ENTENDE isso!!

Um livro que me deixou com raiva e um ranço enooooorme que até momentos que teria impacto, perdem sua força e não deixam você se emocionar ou amar algo.

Todas as coisas que poderiam ser fofas e lindas no livro, se quebram com as comparações entre os dois, em TODAS as paginas.
Se os defeitos são pontuados a todo momento, qual o motivo de continuar um relacionamento?

A prova de como um triângulo amoroso NÃO DEVE SER.
Jéssica 21/06/2020minha estante
Traduziu exatamente o que pensei em relação a esse livro!!!!!

Priscila.Kuczma 21/06/2020minha estante
Triste né? Fiquei com ranço do livro Hahahah

Jéssica 21/06/2020minha estante
Kkkkkk acontece!

Crestani 13/02/2020

Melhor livro que li em anos.
Eu leio pelo menos 2 livros por mês desde sempre e esse livro me tocou tão fundo, mas tão fundo, que não consigo deixar de considerá-lo como o melhor livro que li em anos. Fazia muito tempo que um livro não mexia tanto comigo. Amei e recomendo.
Mel 13/02/2020minha estante
Ele é maravilhoso. Eu adorei a história e a escrita. ?

Tinho 13/02/2020minha estante
Gostando?

Crestani 13/02/2020minha estante
Não sei se é pq estou grávida e sensível, ou se li no momento certo. Mas amei a história. Apesar se ver alguns defeitos nela, a história me tocou tão fundo que não tive como deixar de favoritar.

Butterfly 28/03/2020

O que eu achei de "A luz que perdemos"
Pra ser sincera, eu detestei o livro, não achei a história deles bonita, na verdade acho imatura e egoísta.
Os comentários que estão nele chegam à ser patéticos, tentam vender uma ideia totalmente diferente do que é o livro de fato.
Não tem nada de extraordinário ou épico na história de amor. Eles parecem estarmos adolescentes e a conduta da Lucy com os filhos é bem irresponsável na minha opinião. Devo ser uma vencedora por ter terminado de ler.
Apelativo e falsamente profundo.
Já li muitas outras histórias de amor bem mais bonitas, profundas e emocionantes. Essa história está longe de ser tudo isso.
Ju Fornazier 26/05/2020minha estante
Ufa, enfim alguém que pensa parecido comigo...
Achei dependente (dela pra com ele), de forma abusiva (do poder que ele exercia sobre ela, e sabia disso) e com teor dramático além do necessário pra ser visto como amor.
Exagerei?? ?

Butterfly 31/05/2020minha estante
Com certeza não Ju, vc falou tudo.
Ela vive no passado.

The Good Books 11/01/2019

Um livro tocante
A Luz Que Perdemos nos mostra a história de Lucy e Gabe que se conhecem na faculdade em pleno 11 de setembro.
Nesse ambiente caótico que se prolifera pelo atentado e pela razão de presenciar
este acontecimento juntos, lado a lado, cria-se uma conexão extremamente forte entre eles.

E, além do laço que surge entre os protagonistas, à sensibilização pela tragédia também toma conta deles e os fazem refletir sobre fazer nossas vidas valerem a pena, deixar uma marca para sermos lembrados. Algo que de certa forma, contribua para um mundo melhor, mesmo mínimo que seja.

O relacionamento de Lucy e Gabe é marcante, é o tipo de primeiro amor que nunca esquecemos. É intenso, como uma paixão adolescente que nunca achamos que vai acabar.

O dois tem o sonho de fazer a diferença no mundo, mas o ponto crucial é que Lucy idealiza seus projetos em Nova York, já Gabe como fotojornalista, tem sede de mostrar como é a realidade das vítimas de guerras, sendo assim, parte para o Oriente Médio deixando Lucy. A partir daí, acapanhamos o desenrolar dos dois até chegar nos dias atuais e entendemos o porque da narrativa ser como se a protagonista (Lucy) estivesse se relembrando ou escrevendo para alguém em específico.

Super recomendo a leitura. Principalmente por nos fazer refletir sobre nossas escolhas, sobre a importância dos nossos sonhos e até onde ir por eles.

Os personagens foram bem construídos, a leitura flui rapidamente, trama muito bem elaborada, prende desde a primeira página até a última. Só uma resalva para o final, que acho que poderia ser mais explicativo referente a como fica a vida de Lucy no fim.
Carol 06/08/2019minha estante
Esse é daqueles com finais triste ? Porque ainda estou me recuperando do último livro trágico que li e como fiquei quando terminei rs*

The Good Books 03/09/2019minha estante
? triste...???