A Luz Que Perdemos

A Luz Que Perdemos Jill Santopolo

Resenhas - A Luz Que Perdemos

Marlonbsan 06/10/2020

A Luz Que Perdemos
Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001, a ligação deles é instantânea. Entre encontros e desencontros, passam-se 13 anos, contando como suas vidas ficaram nesse período.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos os fatos narrados por Lucy. A linguagem é bastante simples e muito fluída, os capítulos são bem curtos, o que contribui para a maior dinâmica e progressão da leitura. Apenas um ou outro trecho de maior reflexão que é mais denso, mas nada que atrapalhe.

Creio que esse tipo de livro dependa muito de que nos apeguemos aos personagens e ao casal, que acreditemos naquele relacionamento e torcemos para que fiquem juntos. Então, já nas primeiras páginas, a partir do primeiro encontro deles, há uma atitude por parte de Gabriel que não acho adequada quando não se conhece outra pessoa. E tudo ocorre de forma muito rápida e não consegui ter qualquer ligação com o relacionamento deles. Entendo que há algo de predestinado nos seus encontros, mas um pouquinho mais de desenvolvimento entre eles ajudaria.

Lucy passa o livro inteiro fazendo comparações e suposições (tomando como verdades) sobre o que outra pessoa faria em determinada situação, isso incomoda, pois, por mais que conhecemos alguém, se não estamos vivendo aquele exato momento ou aquela situação em específico com elas, não temos como saber, de fato, o que elas fariam ou não.

Ao longo do livro, é mostrado uma dinâmica mais real e crível de relacionamentos, não é perfeito, mas se torna palpável e conseguimos observar comportamentos humanos mais adequados. O desenvolvimento de personagens secundários também foi bem agradável de acompanhar. Lucy, conta como sua vida foi progredindo e isso também foi bem posto. Como também o desejo de seguir seus sonhos e sacrifícios necessários.

Na condução, algumas coisas foram bem previsíveis, outras não havia mesmo a intenção de esconder, mas bem no começo já sabia como iria terminar e o final, mesmo pra mim que não tenho o costume de ler livros desse gênero, foi bem padronizado.
Ana 06/10/2020minha estante
nem consegui terminar esse livro justamente porque tudo acontece rápido demais e a menina tem essas características que você citou... não me convenceu mesmo, uma pena.

Marlonbsan 07/10/2020minha estante
Ah eu entendo, fui até o fim por conta da escrita e fluidez, mas a história em si não agradou muito ?

Marcianeysa 23/10/2020minha estante
Lucy é bem psicopata, isso sim. Em nenhum momento consigo criar empatia com essa "loucura" que ela sente.

Marlonbsan 24/10/2020minha estante
Pois é, mais pra uma obsessão do que amor propriamente dito ?

Marcianeysa 25/10/2020minha estante
Também fui ate o fim por conta da escrita que realmente é muito boa, mas a história tinha um potencial tão legal que nao foi desenvolvido

Thainá @thaii.limab 22/10/2022minha estante
O que mais me incomodou foram as comparações e suposições que a Lucy fez, quando era muito mais simples sentar e conversar com o marido, por exemplo.. e não achei saudável essa "dependência" do ex, permitindo sempre que ele estivesse presente no casamento dela, enfim..

Marlonbsan 23/10/2022minha estante
É então, sinto que seja um facilitador de roteiro quando não usam os diálogos pra resolver alguma coisa haha

Lizia.Yohanna 04/03/2021

Um amor muito doentio
Uma história até que legal, mas personagens que sinceramente não conseguir criar nenhuma conexão. Gabe era muito frio e só pensava no que seria melhor pra sua carreira enquanto Lucy achou um bom marido e pai para seus filhos, mais continuava nutrido aquele amor doentio por Gabe mesmo apois tantos anos e depois dele preferir o emprego. Enfim não dá pra gostar desses personagens.
Cecilia.Araujo 24/06/2021minha estante
Entendo o ponto de vista. Não concordo, porque o motivo deles terem se separado foi justamente o propósito que cada um tinha quanto às suas profissões; fica bem claro que o amor deles nunca chegou ao fim, mas uma motivação maior que sua paixão se sobrepôs ao relacionamento e essa distância culmina na intensidade dessa paixão.
Me apeguei aos personagens pelo nível de amor entre eles e o desenvolvimento de suas respectivas personalidades, algo que fica extremamente nítido quando ambos demonstram assertividade em suas decisões e em outras características incluindo traumas, gostos peculiares com motivações próprias, etc.
Discordo MUITO da frase "Gabe era muito frio e só pensava no que seria melhor pra sua carreira enquanto Lucy achou um bom marido e pai para seus filhos", porque tanto Gabe quanto Lucy tinham foco em suas carreiras, tanto que o marido de Lucy pede pra ela ficar em casa cuidando do filho e eles brigam porque a profissão dela é extremamente importante p ela e seu comentário dá a impressão que ela queria uma família e Gabe era somente ambicioso, o que está longe de ser verdade.
Mas não posso discordar que certos pontos no relacionamento de Gabe e Lucy eram carregados de abusividade e as atitudes de Lucy (como a traição) foram erradas, porém vejo como acontecimentos que humanizaram ainda mais os personagens mostrando sua verdadeira natureza, ao contrário de livros fantasiosos que mostram os personagens como ideais heroicos de comportamento.

Crestani 13/02/2020

Melhor livro que li em anos.
Eu leio pelo menos 2 livros por mês desde sempre e esse livro me tocou tão fundo, mas tão fundo, que não consigo deixar de considerá-lo como o melhor livro que li em anos. Fazia muito tempo que um livro não mexia tanto comigo. Amei e recomendo.
Mel 13/02/2020minha estante
Ele é maravilhoso. Eu adorei a história e a escrita. ?

Tinho 13/02/2020minha estante
Gostando?

Crestani 13/02/2020minha estante
Não sei se é pq estou grávida e sensível, ou se li no momento certo. Mas amei a história. Apesar se ver alguns defeitos nela, a história me tocou tão fundo que não tive como deixar de favoritar.

Oi, eu sou a Mila ^^ 23/05/2021

Eu não gostei desse livro até chegar em 29%. Pensei várias vezes em abandonar a leitura, mas acabei dando continuidade. E eu amei tantooo esse livro a partir dos 29% até o final. Eu estava devorando ele de tão bom que estava kkkk

Lela 04/06/2021

A luz que perdemos traz uma história até certo ponto emocionante e nos faz refletir sobre nossas escolhas durante nossa trajetória de vida.

Infelizmente, me decepcionei um pouco com a romantização de um relacionamento, ao meu ver, tóxico. A falta de amor próprio da Lucy vai desgastando o leitor no decorrer da leitura.

A escrita da autora realmente me prendeu e gostei muito dos capítulos curtos.
Confesso que o final ficou em aberto pra mim e não me agradou muito, mas até entendo a decisão da autora por esse final.

Midi 05/01/2021

Me emocionou. Favoritei ❤
Eu terminei de ler esse livro agora, e só posso dizer que foi uma experiência imersiva. É uma história densa, que pareceu ser tão real e isso me tocou tanto. A autora retrata a agonia e a alegria de amar, com tanta clareza e sentimento, que não tive como fugir dessa história. Li devagar para absorver tudo. Uma ótima construção de personagens e narrativa que nos prende do começo ao fim, fielmente humana.
Foge do clichê. Por isso, não espere uma mocinha que sempre toma as melhores decisões e age da forma politicamente correta.
Quando olhar nos agradecimentos o que motivou a autora a escrever essa obra, você entenderá porque ela escreveu tão bem essa emocionante história.

letíciavmf_ 07/06/2020

protagonistas egoístas e imaturos
não consegui gostar do casal pq pra mim tudo aconteceu muito rápido, e senti que faltou uma construção melhor da relação dos dois.
a forma como a Lucy lidou com o relacionamento dela com o Darren me incomodou, pq simplesmente o coração dela não era completamente dele, e isso pareceu injusto pra mim.
Gabe é o típico cara egoísta que só pensa em si, mas quer as pessoas aos pés dele quando lhe convém. enfim, esse livro realmente não foi pra mim. eu só sentia raiva e chateação enquanto lia por conta das atitudes dos protagonistas.
Jéssica 07/06/2020minha estante
exatamente isso!!!!! obrigada por colocar em palavras o que senti, porque não consegui descrever

letíciavmf_ 08/06/2020minha estante
eu só passei raiva lendo isso kkkkk

Andreza 08/06/2020minha estante
deu pra sentir o ódio nesse 1,5 KKKKK

Bia 08/06/2020minha estante
Sim! Além do que o relacionamento dela com o Gabe era super abusivo!

letíciavmf_ 08/06/2020minha estante
exato!

Natalie e Vivian @avidezliteraria 14/06/2020minha estante
Ufa, encontrei alguém com um sentimento parecido com o meu.
Todo mundo falando de como achou esse livro maravilhoso e já estava me sentindo uma alien.

Andreza.Ramos 14/06/2020

O livro é narrado em primeira pessoa por Lucy que parece está contanto a história de seu relacionamento com Gabe a partir do momento que se conheceram até seus caminhos tomarem rumos diferentes.
O pano de fundo é o 11 de setembro, dia no qual eles se conheceram, é interessante tentar entender um pouco dos sentimentos de quem viveu esse momento triste da história, eles estavam na universidade no momento do ataque, a tecnologia não era tão avançada, então os notícias não chegavam em tempo recorde como hoje. Talvez a autora tenha usado esse momento onde as pessoas não sabiam o que estava acontecendo ou o que esperar da situação pra criar esse laço entre os personagens que estavam juntos nun dos momentos mais caótico e incertos dos Estados Unidos.
A partir daí vemos toda a trajetória de um relacionamento que se deu de forma rápida e explosiva por dois jovens começando sua fase adulta.
Ao longo da história passamos por diversas fases da vida de Lucy e de seu amadurecimento como mulher, mas não tem como continuar a história sem falar que sim, essa personagem me deu muuuuito nervoso. Ler os sentimentos dela eram muito conflitantes, porque ao mesmo tempo que ela entendia algo sobre seu relacionamento no minuto seguinte ela já colocava em check tudo. Era como se em todo momento a intenção era fazer o leitor desconfiar se a pessoa com quem ela estava era de fato a melhor pessoa, mesmo Lucy relatando todas os momentos bons e as coisas boas que se passaram entre eles.

Nos momentos finais do livro é quando a história te pega e você entende todo o saudosismo da narrativa. É interessante a ligação entre os fatos históricos ao longo dos anos 2000 com toda a narrativa e influência na vida dos personagens.

É uma história sobre amor, escolhas, decisões difíceis e apego. Uma bela reflexão sobre seguir seus sonhos, e como nossas escolhas influenciam nosso futuro e as pessoas a nossa volta.

Fefe B 04/01/2022

ruim demais
Responsabilidade afetiva passou longe! personagens egoístas, irresponsáveis e não sabem o que querem

A forma como eles se conheceram e se envolveram é ótima, o problema é depois, fim horrível.

jheuler 19/08/2020

Dependência emocional não é amor
Eu achava que esse séria um romance fofo e de leitura muito rápida, porém ele romantiza um problema muito presente em relacionamentos atuais ao invés de problematizar. Estou falando da dependência emocional, isso que a protagonista sente não é amor, e sim devoção. Tudo que ela faz em sua vida depende dele, ela só pense nele, é como se para que a vida dela funcione tem que ter ele. E isso é um problemas somos pessoas diferentes, precisamos ter nossa independência e nos valorizar mais, porque todos podem nos abandonar, como o protagonista fez, por isso você tem que valorizar quem você é.

Giselle Abreu 24/03/2021

Surpresa!
Comecei a ler esse livro meio despretensiosamente, mas fiquei verdadeiramente surpresa com a fluidez dos capítulos, pois ao término de um, sentia logo vontade de ler os próximos.. Trata-se de uma história de amor bonita, sem reservas e que nos leva a avaliar nossa própria vida.

Cami @leiturizar 03/10/2021

Gabe e Lucy vivenciaram o 11 de setembro, um evento que, além de traumático, serviu como catalizador para impulsionar que ambos vivessem de forma que valesse a pena. °

Então Gabe e Lucy se separam e ele vai para a África atrás de um sonho enquanto ela fica em Nova York catando os cacos do relacionamento conturbado. Até que ela conhece Darren mas não consegue esquecer Gabe e, à medida que os anos passam, Lucy e Gabriel voltam a se encontrar e se separar, seguindo suas vidas até que um dia fatídico muda a vida de ambos.

Sendo muito sincera, não sei exatamente como me sinto após finalizar essa leitura. Tanto que nem avaliei no skoob ainda. °

É notável que a autora tem uma escrita fluida e cativante, com capítulos curtos e narrados por Lucy, como se ela conversasse com Gabe. E assim que cada capítulo termina, ela solta pequenos "spoilers" sobre o que virá a seguir e foi isso que me mantevr presa à leitura. Para descobrir o que viria a seguir e coml viria.

Confesso que Gabe no início me fez sorrir um pouco, mas suas atitudes me fizeram desprezá-lo. Já Lucy, viveu boa parte do livro em um estado de torpor, vivendo sua vida normalmente com Darren (não é spoiler, está na sinopse) mas pensando sempre em Gabe. Quem eu mais gostei mesmo foi Darren, que é um exemplo de paciência e um cara bacana que toda mulher sonha em encontrar. Acho que faltou um pouco mais de respeito em consideração a ele.

Terminei o livro de forma apática, não chorei e nem lamentei o final. É como se eu estivesse em um torpor. E ainda me encontro com essa sensação. Foi um livro que me trouxe sentimentos conflitantes. Ainda assim, quero muito ler outros livros da Jill, pois sua escrita é doce e muito fluida.

A trama aborda temas importantes como escolhas, sonhos, livre-arbítrio, família e um amor que é capaz de superar o tempo e a distância. Afinal, o primeiro amor sempre deixa marcas em nós.

Recomendo a leitura para todos que têm perspectivas diferentes pois A Luz que Perdemos vai despertar no leitor as mais variadas sensações.

Gabi 28/05/2020

QUE LIVRO!
Apesar de não ser fã de romance, esse livro me surpreendeu em todos os aspectos. Não é apenas mais um romance, e sim um livro de escolhas, de sentimentos profundos, reflexão... não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro foi bom! Amei!!

Isabela Polezel 25/05/2021

Que livro tóxico, nossa. Péssimo, Péssimo. Do início ao fim Lucy não faz nada para ela, só para homem, credo. Odiei

Cláudia 20/09/2020

Ta doendo até agora
Esse foi um daqueles livros que eu enrolei na leitura não por ser ruim, mas mexer muito comigo. Talvez tenha começado num momento ruim, mas por mais que tenha levado uns meses valeu a pena. Não são personagens perfeitos, mas isso fez eles parecerem mais reais o que foi como se Lucy fosse uma amiga próxima, tinha horas que eu queria ta la do lado dela pra ser um ombro amigo... chorei horrores ao terminar, o melhor livro que li esse ano até agora.