A Luz Que Perdemos

A Luz Que Perdemos Jill Santopolo

Resenhas - A Luz Que Perdemos

laupresotto 21/11/2020

Pra quem ama um romance triste
"A luz que perdemos" foi um livro que me surpreendeu no final e que me fez sofrer bastante.

Eu não gostei muito da protagonista da história, achei que ela foi muito egoísta ao ficar brava com o Gabe sobre a proposta de trabalho que ele tinha recebido, mas óbvio que ele devia ter dito antes, e não em uma data muito especial para a Lucy, mas mesmo assim, eu não teria reagido daquela forma e teria feito de tudo para manter contato com Gabe.

O Darren também não foi um personagem que me agradou muito, achei ele meio possessivo, e sério, aquele papo dele falando que o salário dele bastava e que a Lucy tinha que ficar em casa cuidando da filha? Da licença, não a Lucy né?!

O personagem que eu mais me simpatizei foi o Gabe e as amigas de Lucy, que ajudaram muito a amiga nos momentos difíceis e que completaram a narrativa.

No fim eu achei o livro bem bom, recomendo bastante, ele é bem triste, mas da pra ter uma noção de como é amar de verdade.

Andresa16 23/05/2021

Esse é um livro que fala sobre diferentes formas de amor, perda, destino, decisões que devemos tomar ao longo da vida, ambição e arrependimento.

Fala como o amor ultrapassa as barreiras do tempo, como é difícil amar 2 pessoas ao mesmo tempo e de formas diferentes.

Como cada decisão pode mudar nosso futuro para sempre

Eu gostei da leitura, achei bem fluída, mas o final não gostaria que fosse aquele

brendafpacheco 19/09/2020

É um livro que, de alguma forma, vai causar impacto. As questões acerca das escolhas, que permeiam toda a história, foi o que mais me marcou.

Qual é o impacto real das nossas escolhas, das mais banais às mais relevantes? Quanto tempo temos para correr atrás daquilo que realmente queremos? É o que realmente queremos? E se for tarde demais?

Não descansei enquanto não concluí a leitura. É uma história simples e que prende o leitor. Vale a pena!

Mariane S.L 27/06/2020

O romance mais tóxico
Foi um dos piores livros que li, só perde pro "O Alienista", a única coisa que eu cheguei a gostar foi do final que querendo ou não acabou me comovendo, mas de resto, simplesmente nada a declarar....

Gezebel 28/12/2020

EXATAMENTE O LIVRO QUE EU PRECISAVA NO MOMENTO
Sabe quando o livro aparece exatamente quando você precisa lê-lo? A leitura desse romance foi assim pra mim E OLHA QUE, eu não estou perdidamente apaixonada por ninguém. Quando eu vi o comentário na capa do livro, dizendo que essa leitura era para pessoas que tinham gostado de Um Dia do David Nicholls, (UM DOS MEUS TOP ROMANCES) logo decidi pegar, mas ao longo do tempo, senti que ela se distanciava até que reapareceu no momento que eu precisava que isso acontecesse, assim como o Gabe.

Aqui, vamos acompanhar Lucy e Gabe (e Darren?) que se esbarram sem querer em um dos marcos na história dos Estados Unidos, o atentado as Torres Gêmeas no 11 de setembro e a partir dalí, decidem que precisam fazer algo significativo nas suas vidas.
E, a princípio, é isso que nós temos. Duas torres, gêmeas em magnitude, mas que por ambição profissional, tomam rumos completamente diferentes.
Você já sentiu como se não conseguisse conciliar o seu desenvolvimento profissional com os anseios do seu coração? Esse livro é pra você. Acho que a trajetória da Lucy pode te mostrar que é muito mais sobre como você se posiciona do que sobre com quem você está.
Em diversos momentos, Lucy se vê questionando o seu sucesso profissional em favor da família e essa foi uma das questões que mexeu muito comigo, principalmente, por sentir que em breve, estarei no lugar dela. Ainda estou digerindo toda essa leitura que, apesar de poder ser feita em um dia, é densa e confusa, com o peso de uma vida.

Clau 29/05/2020

Não sei exatamente o motivo, mas não foi uma história que me cativou. Não consegui me relacionar com os personagens, não senti carinho, compreensão e nada do tipo. Também imaginei que, pelo formato, contaria outras coisas e não somente o relacionamento de um casal.

Lara 01/01/2021

eu gosto do meu corpo quando está com o seu
Essa leitura me trouxe tantos sentimentos diferentes, emoções e reflexões.
Desde o início eu consegui compreender qual era a situação que Gabe se encontrava enquanto Luce contava a história, mesmo assim isso não estragou o livro pra mim.
É uma história dura, cheia de sentimentos reais. Quantas são as pessoas por aí que se amam a vida toda e por tantos motivos não estão juntas?

Anacarol__oliveira 24/06/2020

Fazia tempo que eu não me encantava por um livro de romance assim. A luz que perdemos faz nós refletirmos sobre cada escolha que fazemos durante as nossas vidas e o famoso ?e se? ficar martelando nas nossas cabeças.

Gabriela Piva 11/09/2020

A Luz Que Perdemos - Jill Santopolo
?Acho que somos uma estrela binária, nós orbitamos em volta um do outro?

Fazia tempo que eu não lia um livro que me tocasse tão profundamente quanto este. Para vocês terem uma ideia, ouso compará-lo com o livro da Jojo Moyes, Como Eu Era Antes de Você.

Lucy e Gabe se conheceram no dia 11 de setembro de 2001, no mesmo instante do desastre das Torres Gêmeas. Com encontros e desencontros, o romance aflora, mas, com outras oportunidades e prioridades, a separação é o resultado...

Chorei, mas chorei muito nesse livro. A narrativa é linda e a história ainda mais.
Eu aprendi tantas, mas tantas coisas que irei levar para a vida!

Larissa Lendo 29/05/2021

Vale a pena ler!
Eu gostei muito da história e da personagem principal, mas me irritou em vários momentos a falta de voz dela para se impor. Além de que eu achei o ?mocinho? super egoísta e abusivo, eu tirei uma estrela por essa razão.

Vitoria 04/01/2021

mediano
Faltou desenvolvimento, principalmente no início do livro, isso fez com que eu demorasse muito pra me conectar com os personagens. Além disso, algumas coisas que acontecem são bem previsíveis. Um ponto positivo é a fluidez da leitura, por ser o primeiro livro lançado da autora é bem bom. Quanto à história sem si, não espere que seja algo extraordinário.
ps: nenhum dos pontos negativos que citei me tornaram menos inclinadas a chorar pra caramba no final rs

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 18/04/2019

Já Li
A recomendação deste livro saiu do Clube do Livro da atriz Reese Whiterspoon, chamado Hello Sunshine. O livro de Jill Santopolo foi a escolha de Fevereiro de 2018 por lá. O Hello Sunshine dá dicas muito legais de livros e recomendo segui-lo no Instagram. Além disso, Reese é uma fofa e merece sua atenção.

Jill Santopolo ficou mais conhecida do grande público com o livro desta resenha, que já foi traduzido para mais de 35 idiomas e a colocou na lista de best-sellers do New York Times. Ela também escreve bastante literatura infantil, já que é formada neste gênero literário pela Vermont College of Fine Arts.

A protagonista da estória, Lucy, faz faculdade com Gabe, onde se encanta com as observações do rapaz sobre Shakespeare e literatura. No fatídico dia de 11 de Setembro de 2001, quando ocorreu aquele ataque terrorista ao World Trade Center, ela e Gabe passam por momentos íntimos e apaixonados no telhado do edifício da universidade, de onde observavam a tragédia. Ali começou um romance intenso e apaixonado, daquele tipo utópico e irreal que só existe em livros e filmes. (Sim, esta é a minha primeira crítica ao livro).

Gabe é uma personagem que não me cativou, nem um pouquinho, e por isso foi difícil comprar aidéia do romance. Indisponível emocionalmente, autocentrado e muito radical nos seus conceitos sobre amor, ele deixa os Estados Unidos (e, consequentemente Lucy) para se dedicar a fotos de guerra no Iraque, sob a crença de que suas fotos iriam salvar e mudar o mundo. Aqui é a minha segunda crítica ao livro. Em plenos anos 2019, romantizar um cara babaca assim não me desce, desculpe Jill.

Mas fica ainda pior. Lucy tenta esquecer Gabe e, aos poucos, constitui uma vida e uma família com Darren. Darren é o oposto de Gabe, ou seja, é conservador, estável e amoroso e, esbarrando em todos os clichês possíveis, Jill o escreve como entediante e monótono. Assim, apesar de casar e ter vários filhos com Darren, Lucy não deixa de pensar em Gabe e acredita que Darren a sufoca.

O que mais me deixa furiosa neste livro é a Lucy. Basta Gabe mandar um e-mail do Paquistão a cada dois anos e ela segue apaixonada por ele. E Gabe somente a procura quando está triste, machucado ou quando rompe com suas namoradas. Eu ficava tão indignada, mas tão indignada com a falta de autoestima de Lucy que cheguei a xingá-la, em voz alta, dentro do metrô, o que atraiu alguns olhares pouco amistosos para mim. Mas gente, como é possível que esta estória seja um best-seller? A protaginista feminina parece saída de um livro do século 18, carregando consigo estereótipos e clichês que já lemos e vimos milhares de vezes.

E, quando eu achei que Jill já tinha estragado a estória o suficiente, veio a "revelação" do final, que não vou contar para não dar spoilers. Aí o romance descambou definitivamente para o piegas e para o drama e terminou muito pior do que eu esperava.

Ou seja, não é uma leitura que eu recomendo. Definitivamente.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/04/ja-li-91-luz-que-perdemos-de-jill.html
Fer 18/09/2022minha estante
Adorei a sua resenha