And the Ocean Was Our Sky

And the Ocean Was Our Sky Patrick Ness

Resenhas - And the Ocean Was Our Sky

Charles Lindberg 20/02/2021

Melhor livro do ano, até agora
Bookstagram: @teachernoctowl

"Eu aprendera a amar a caça. Tinha minhas próprias razões também, àquela altura, mas que razão a mais precisava uma jovem baleia além do fato de que os homens nos caçavam desde tempos imemoriais, e caçar homens era o que fazíamos de volta? Era o dever de uma baleia, se assim profetizado, e eu o abracei.

"Mas isso foi naquela época. Se você ouvir o que tenho a dizer, e ainda se desejar lá, se imaginar um herói, um caçador; então ou eu terei falhado ao contar minha história, ou és um tolo."

Pode-se dizer que este é um livro infantil (do veio alemão), meio conto de fadas, meio alta fantasia, com um 'quê' de shakespeariano.

And the Ocean was Our Sky ("E o Oceano era Nosso Céu") é uma história protagonizada por baleias (cachalotes, especificamente), num mundo em que têm a hegemonia cultural dos mares ? tal como os humanos têm da terra.

Para as baleias, a perspectiva do mundo é contrária à nossa, de modo que a superfície do mar, a que chamam "o Abismo", fica embaixo, e as profundezas do oceano, onde constroem suas cidades, em cima.

Sim, as baleias têm cidades, cientistas, filósofos, engenheiros, e até uma tecnologia que as permite respirar embaixo d'água, raramente precisando emergir para reabastecer o ar.

Neste contexto, acompanhamos a narrativa intimista de Bathsheba, uma baleia que nos conta a história de sua juventude, quando partiu, como aprendiz da Capitã Alexandra, para caçar o homem mais terrível do mundo: Toby Wick.

Com temas sociais e antibelicistas lindamente intrincados na narrativa, repleto de imagética perturbadora, ilustrações belíssimas, e trechos não-lineares que, no entanto, parecem perfeitamente naturais ao fluir da memória de Bathsheba; este é um livro verdadeiramente único. Para quem se deixa encantar (e terrificar) pelo poder da Fantasia, eu não poderia recomendar o suficiente.

Engoli tudo de uma vez. Não me arrependo de nada.

Nota: 5/5 baleias

Rosana - @tudoquemotiva 18/03/2019

Reconto de Moby Dick
Eu não sei nem como fazer uma breve sinopse desse livro, mas vou tentar. O livro vai contar, através do ponto de vista das baleias, a caçada e busca por um de seus companheiros - a baleia Toby Wick. Em certo momento, eles vão atacar um barco que talvez traga respostas sobre o desaparecimento de seu amigo. No entanto, o que eles vão encontrar é algo que eles não esperavam, algo mais cruel que vai mudar a forma deles verem as coisas.

O livro já é curtinho, tem apenas 160 páginas e falar mais do que disse acima seria complicado. Vou ser bem sincera - como costumo ser nas resenhas - eu não curti muito essa história. Demorei alguns capítulos para entender o que estava acontecendo e o narrador principal.

A mensagem que passa é interessante, a questão de acreditar nos mitos e até no impossível. Que os inimigos não são aqueles que parecem ser. É legal ver a forma que o autor apresentou, aos poucos, a relação do humano com a baleia principal. A forma como eles foram se conhecendo, aos poucos, da mesma forma que é a nossa relação com os animais.

De forma geral é um livro rápido para ler se você quer algo com um toque de realismo fantástico e está disposto à ler com a mente aberta. Eu não sabia o que esperar quando comecei a ler, mas definitivamente não foi nada do que encontrei.

As ilustrações são um show à parte e merece o destaque aqui. Com imagens monocromáticas, as ilustrações completam a história e dão vida aos personagens e às situações que são apresentadas. A ilustradora Rovina Cai arrasou nos detalhes apresentados e merece todo o destaque aqui.

Acredito que o livro tenha mais impacto para aqueles que leram Moby Dick, ou até para alguém que esteja mais familiarizado com o estilo de narração do autor. Esse é o terceiro livro que leio dele, mas ainda não conseguir senti firmeza, não acho que seja o autor para mim.

site: https://www.tudoquemotiva.com/2019/03/livro-and-ocean-was-our-sky-patrick-ness.html
Charles Lindberg 20/02/2021minha estante
Desculpa, amiga, parece que você se confundiu em um momento. Eles não vão caçar uma baleia, eles acreditam que Toby Wick é um homem, que é o maior assassino de baleias do mundo. Outros (como Bathsheba) acreditam que ele seja só um mito, ou que represente "o demônio" que são os homens, de modo geral.

O livro se empresta a um conto de fadas, bem tradicional no sentido visceral, mas amplo em suas implicações morais.

Eu particularmente gosto muito do estilo do autor (me apaixonei por The Rest of Us Just Live Here), por isso fiz questão de adquirir este (o que infelizmente é difícil aqui no Brasil). Mas este é uma leitura mais "infantil" mesmo, apesar da violência.

Qual foi o outro que leste dele?

Coral Daia 08/07/2019

Moby Dick de cabeça para baixo
A primeira vez que pisei numa livraria viajando sozinha, eu escolhi um livro ao acaso. O livro, escrito por Patrick Ness, fez dele um dos meus autores favoritos. É muito legal ver o quão inspirador o trabalho dele tem se tornado para mim nesses últimos anos. ATOWOS coloca Moby Dick de ponta cabeça de tal forma que você até mesmo se sente zonzo tentando descobrir o que é em cima e o que é embaixo. E as ilustrações de Rovina Cai te dão a atmosfera necessária para imergir num mundo tão maravilhoso quanto. Sem falar das frases de impacto, que são muito bem construídas também. Fica aqui meu amor por esse livro e uma forte recomendação para você ler também!

site: https://www.instagram.com/p/Bzif62znuNq/

Loba Literária 10/01/2022

Uma leitura despretensiosa que agr vou recomendar pra todos
Que livro lindo, perfeito. A edição é incrível, as ilustrações, maravilhosas. Uma releitura de Moby Dick que dá pra ler em uma sentada. Adoro que seja do ponto de vista da baleia. O livro é curto, mas ainda consegue criar uma cultura rica para as criaturas. Recomendo muito mesmo.