Sandman: Edição Definitiva - Volume 5

Sandman: Edição Definitiva - Volume 5 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman

Regis 23/08/2023

Morfeus e seu mundo de sonhos vão deixar saudades...
Nesse Volume Cinco de Sandman cada Perpétuo recebe uma história e a de Morfeus, de Desejo e da Morte são as mais instigantes, com destaque para a história de desejo que consegue surpreender e envolver bastante.
Em A Última História de Sandman, Gaiman nos mostra como ele esteve completamente conectado com o personagem e conta um pouco de sua vivência com o universo de Morfeus enquanto esteve imerso em suas histórias.

A história que Gaiman escreve como um livro, Os Caçadores de Sonhos, a Raposa e o Monge, é maravilhosa e deixa um rastro de fantasia, como se tivéssemos sonhado e não lido esse conto de origem japonesa.
O autor mostra com mestria como ele consegue adaptar o enredo de um manuscrito antigo para o mundo de Sandman como se ele sempre tivesse feito parte desse universo.
Os desenhos feitos pelo artista japonês, Yoshitaka Amano para ilustrar a história; são primorosos e passei muito tempo apreciando cada traço da maravilhosa arte desse conto encantador.

Sandman Volume Cinco traz a despedida dos perpétuos sem que mostre o fim definitivo, deixa a esperança de que ainda teremos mais desse universo e dos personagens que aprendemos a amar e que certamente deixaram saudades.

Eu fiz essa leitura com pesar por saber estar chegando o momento de me despedir desses personagens tão queridos, que fizeram parte de minha adolescência e agora de minha vida adulta. Voltarei a essa leitura em algum momento de minha vida e vou adorar retornar a ter contato com Morfeus e seu mundo de sonhos.

Recomendo esse e os outros quatro volumes desse maravilhoso universo criado por Neil Gaiman.
HenryClerval 04/09/2023minha estante
Entendo seu pesar por estar terminando essa jornada. Ótima resenha. ?

Regis 04/09/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Tatta 03/03/2022

outro bom volume, com uma história incrível (da raposa e do monge).

as proporções que o sandman tomou tornou o quadrinho um pouquinho auto indulgente.

Diego Piu 04/05/2022

Poesia em Quadrinhos
Sandman é poesia em quadrinhos! Li degustando cada um dos 5 Volumes da Edição Definitiva. Ansioso pra série!

Alanna Aguiar 27/04/2020

Me faltam palavras para descrever o universo de Sandman, uma das melhores histórias que já li.

Clari.Monise 23/01/2022

O Caçadores de sonho, tanto em prosa como em hq é sensacional mesmo!!! Amei as duas agora a história com o Sandman de máscara de gás não gostei muito, por isso não dei 5 estrelas. Os capítulos de cada um dos perpétuos são perfeitos!!!! Quem não leu não sabe oq está perdendo ??

André Meirelles 08/08/2020

Essa coletânea tem várias histórias curtas dos perpétuos. Também tem uma das minhas histórias prediletas: "Caçadores de Sonhos " que conta um estranho encontro entre uma raposa mágica e um jovem monge.

Cris 03/01/2023

Intenso tanto positivamente quanto negativamente
Algumas histórias me cativaram muito, outras gostei e tem umas que me desagradaram e tudo bem, faz parte. Pelo menos todas foram intensas e me fizeram sentir algo, seja bom ou ruim.

yvnvitx 23/02/2024

Absolute Sandman Vol. 5, de Neil Gaiman
Quinto e último volume da compilação definitiva das histórias de Sandman, nesse volume temos uma história em prosa no estilo japonês, mais especificamente a versão Neil Gaiman de um mito muito antigo do Japão, onde uma raposa se apaixona por um monge e faz de tudo para salvar a vida de seu amado.

Tem também uma história para cada perpétuo, com um desenhista diferente pra cada, gostei em especial da história da Desespero, que é uma seleção de 15 microhistórias de pessoas desesperadas, uma em cada página.

Fora essas histórias, tem também um standalone do Sandman original, Wesley Dodds, que apesar de se tratar de um personagem a parte do universo dos perpétuos, se envolve em problemas com a seita que capturou Morpheus e o manteve cativo na redoma de vidro.

É um volume muito rico, que expande mais ainda o universo criado por Gaiman, achei que seriam histórias desnecessárias por correrem fora dos arcos principais, mas não poderia estar mais enganado.

É o último encadernado de Sandman e eu já me despeço da leitura pensando na releitura. De verdade, ter lido isso aqui foi uma das maiores realizações da minha vida, desde o início da adolescência eu queria muito ler e sempre adiava a leitura por motivos de grana, poder concretizá-la agora, é uma satisfação enorme.

Eu nunca vou esquecer Sandman.

Marcio Claver 19/11/2021

Sandman 5
Relendo essas histórias incríveis!
Mais uma vez o autor nos leva ao mundo dos sonhos de forma magnífica!

Camirota 13/12/2023

Edição de respeito para Sandman.
Ler Sandman em edições definitivas é diferente, parece que traz ?algo a mais? para a experiência, é incrível ver as ilustrações em tamanho maior.
Como li todas as edições de 30 anos, vi várias histórias repetidas, como as duas versões dos Caçadores de Sonhos e a história de cada Perpétuo.
Gostei bastante da ?última história de Sandman?, com Neil Gaiman misturando as histórias com sua própria realidade.
Foi muito interessante ver os extras e saber mais do processo de criação também, além das artes e pôsteres que estão presentes.
Também foi legal ver o encontro do ?Sandman? pessoa real - Wesley Dodds, e Sandman - Sonho dos Perpétuos, vale a pena a edição.

Ramon 16/10/2020

...
"Ele perguntou aos oráculos sobre ela. A velha riu na cara dele, com gargalhadas tão fortes que ele achou que a mulher fosse morrer, e nada disse. A jovem das mãos gélidas falou: - O homem que ela amava está morto.
- Ótimo - disse o onmyoji. - Qual o dia mais propício para visitá-la?
Mas diante daquilo as três mulheres deram risadas e gargalhadas como se estivessem escarnecendo o onmyoji, e ele partiu furioso"

mochileira 05/12/2023

Não tão impactante como os 4 anteriores mas ainda incrível!
Como são histórias ?soltas? não tive tanta emoção ao ler mas ainda sim é uma obra incrível. Neil Gaiman é um dos melhores autores da atualidade.

lAvia 10/08/2023

Sandman feat. família (e raposas)
Belíssimo. facilmente o mais visualmente impressionante dentre todas as edições. em termos de história, não é o melhor, mas é de fato o mais inovador. os contos dedicados à "delirium" e à "desespero", principalmente, fogem do clássico modelo de story-telling e são, de longe, os contos mais diferentes e transgressores, ainda que os outros também sejam ótimos. confesso que vou sentir muita falta de histórias como a de "sandman".

niphredil 28/07/2020

Cheguei ao fim de uma das melhores sagas
Ao mesmo tempo que estou feliz demais por ter lido a coleção completa, sinto também que sentirei saudade de ler todo mês uma edição da coleção, mas sei também que vou reler em algum momento. Falo com tranquilidade que é uma das melhores histórias que já li em minha vida, e com certeza está entre as minhas favoritas. Gaiman é um gênio! Sandman tem uma magia única, que me faz amar cada detalhe de cada história. Levarei os perpétuos comigo até o fim da minha vida.

bardo 09/06/2021

Este volume na verdade republica o Noites Sem Fim mais algumas histórias então de novo o que interessa aqui é certamente a história Caçadores de Sonho, ainda que as outras duas sejam interessantes seja pelo lado poético de A Última História de Sandman, seja pelo encontro dos dois Sandman em Teatro do Mistério, Caçadores de Sonho em suas duas versões evoca um Sandman em moldes orientais, ou para ser preciso a versão japonesa de Sandman, sendo a releitura de uma lenda japonesa muito bonita e imensamente triste. Curiosamente aqui a versão em forma de livro ilustrado rouba a cena, as ilustrações de Yoshitaka Amano são de tirar o fôlego.