O Julgamento das Nações

O Julgamento das Nações Christopher Dawson

Resenhas - O Julgamento das Nações

Adriano 19/07/2018

A crise espiritual do Ocidente
marquei como lido "O Julgamento Das Nações"

Escrito em 1942, no calor da 2a. Guerra Mundial, Dawson percebe que a crise européia (e mundial), era uma crise espiritual. O secularismo, que tentou substituir o cristianismo, esgotou suas possibilidades e não tinha mais resposta aos problemas humanos.
É impressionante a análise e escrita de Dawson que, mesmo sendo um texto escrito à quase 80 anos, ainda permanece atual.
Me surpreendeu a crítica dele à tecnologia, porque adianta muitos temas que seriam tratados por Jacques Ellul, por exemplo, vinte anos mais tarde.
O livro tem um caráter ensaístico, com assuntos diversos sendo tratados em cada capítulo, mas que se conectam e convergem em relação ao tema central, qual seja, a da crise do Ocidente.
Claro que por esse caráter, fica a vontade de que alguns temas sejam melhor aprofundados, mas pra isso, talvez seja necessário consultar outras obras de Dawson.

A crise espiritual que estava ocorrendo Europa na virada para o século XX está novamente se abatendo sobre o Ocidente, portanto, um livro atual e profético, necessário para refletirmos sobre os caminhos da sociedade atual.

Caroline.Sandin 03/08/2021

Porque chegamos nessa guerra atual?
Por mais que no livro o assunto seja a 2 GM, podemos estender a justificativa até nossos dias , onde estamos numa guerra cultural , uma guerra disfarçada. A cada dia a guerra do bem contra o mal fica mais nítida, e a única saída possível : Deus ! A retomada da fé cristã pra reunificar nossa cultura ocidental