A Vida Não Me Assusta

Resenhas - A Vida Não Me Assusta

1 | 2 | 3 | 4

Divino B'Atista 17/11/2022

Fofo e encantador
Um livro cheio de coragem em forma de poesia.
Mesmo se tratando de uma edição comemorativa de 25 anos, a tradução não deixa de ser inédita no Brasil.
Recomendável, sim.

Magpies 05/01/2024

Se a vida não me assusta, o que há de fazê-lo?
A vida não me assuta é um livro, uma obra de arte, que contém certo ponto de vista, as obras características de Jean-Michel Basquiat são uma diversão, você pode criar a sua própria leitura sobre ele, e sempre pode ser tudo e ao mesmo tempo uma obra parada e contemporânea, sublime!

Pablo Paz 16/10/2021

Lindinho
É sério, se puder, compre esse livro, é tão bonito! Eu acho que, futuramente, ele tem grande probabilidade de virar raridade como os atuais títulos da extinta editora Cosac & Naify. Mais um bom motivo, ahahah...

Thvliv 15/02/2024

Publicado originalmente há 25 anos, este livro é uma obra inspiradora que reúne dois artistas negros talentosos de universos diferentes e com contextos históricos, estéticos e econômicos tão distintos.

Sara J. Boyer, fotógrafa e organizadora da obra, diz no posfácio do livro que A Vida Não Me Assusta retrata sobre experiências de vida, perseverança e orgulho, mas, especificamente, sobre a importância de utilizarmos tudo aquilo que nos afeta como apoio para nos reinventarmos constantemente, tocando questões universais da vida.

Dedicado ?a todas as crianças que fingem não ter medo do escuro?, A vida não me assusta é um poema escrito por Maya Angelou em 1978. Ode à coragem narrada em primeira pessoa, a obra tem como refrão o verso ?nada na vida me assusta?. As estrofes discorrem sobre medos infantis ? das fantasias noturnas às fobias reais. Sombras, fantasmas, bruxas e dragões aparecem ao lado de cães que rosnam, brigas e pancadas na madrugada, estranhos no escuro.

É um livro maravilhoso, leiam.

Ju 16/09/2022

Muito bom!
Ouvi esse livro em uma contação de histórias para crianças e amei! Da mistura do poema de Maya e as pinturas de Basquelat, temos uma obra que nos faz refletir sobre nossos temores e nossa coragem.

Pr.Thiago 09/06/2021

A VIDA NÃO ME ASSUSTA
Você tem medo de quê? Cachorros bravos, cobras, sapos, dragões soltando fogo? A Vida Não Me Assusta é um pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões na escola com a cabeça erguida.

Andressa Contreira 07/10/2020

A vida não me assusta
Um obra linda, com ilustrações profundas. No final o livro trás textos bem completos sobre a vida dos autores. Muito bom. Recomendo!

Carolina.Haubert 07/12/2023

Bem forte a história e a poesia, os desenhos são muito loucos e conversam com a história de alguma forma.

Coisas de Mineira 27/08/2018

Vim aqui hoje para falar da minha experiência lendo 'A Vida Não Me Assusta', publicação de 2018 da DarkSide Books pelo selo Caveirinha, e isso porque os nossos pequenos também gostam de livros, e de livros bonitos e com qualidade. Essa edição é perfeita seja para um primeiro contato da criança com o mundo literário, ou para aqueles que já são íntimos dos livros – e amam.

Como sempre, e já estamos acostumados, a DarkSide Books em matéria de excelência em suas edições não deixa a desejar. Essa edição é super caprichada, em capa dura, e com as ilustrações originais do artista Jean-Michel Basquiat, que partiu muito cedo, vítima de overdose, ainda com 27 anos de idade. Porém sua obra perdura, e ele é considerado um dos maiores artistas dos últimos anos do século XX, uma vez que suas pinturas estão sempre presentes na maioria das exposições ao redor do globo.

Jean-Michel nasceu em Nova Iorque no fim dos anos 60, foi um artista norte-americano que começou a rabiscar seus cadernos aos 4 anos de idade. Mais tarde, Jean-Michel começou a pintar rases enigmáticas (e até poéticas) pelos muros de Manhattan, usando o pseudônimo SAMO (same old shit ou na tradução livre ‘mesma merda’).

“Nada na vida me assusta.”

Agora voltando para minha experiência, eu sou mãe de dois meninos: o Filipe que tem 5 anos, e o Adam que fará 3 agora em outubro. Nós somos dois leitores incorrigíveis aqui em casa, e tanto meu marido quanto eu, sempre presenteamos os nossos filhos com os mais diversos tipos de livros desde os primeiros dias de vida. Logo que o Filipe nasceu, meu marido trouxe aqueles livrinhos com texturas para que a criança desenvolva a sensibilidade no tato.

Depois vieram os de tecido, os emborrachados, os encadernados, os livros com pop-up, aquarela... Enfim! Nunca deixamos os meninos sem o contato com livros, e eles estão crescendo admirando esse universo. Além de sempre ter um dos pais com livros na mão, o que é um estímulo a mais – o primeiro exemplo.

Meu filho mais velho é autista, e ele tem uma relação toda especial com os itens e brinquedos que pra ele se tornam especiais. Quando recebi 'A Vida Não Me Assusta' para ler com meus filhos, eu logo fantasiei qual seria a relação de amizade que Filipe iria desenvolver com esse livro. E minhas expectativas foram superadas. Em primeiro lugar eu li o livro e fui passando as páginas com ele, para que ele pudesse visualizar as pinturas de Jean-Michel.

O contexto do poema de Angelou casadas com as imagens concede a criança uma chance de materializar o que estão ouvindo da boca da mamãe. Tornando-se um conceito concreto, é possível ter uma compreensão da mensagem que se quer ser transmitida, mesmo sendo uma criança de 5 anos e no espectro autista.

Maya Angelou nasceu no Missouri (USA) em 1928. Ela foi poetisa, cantora, dançarina, atriz, dramaturga, compositora e é um dos principais nomes da história do ativismo negro nos EUA, chegando a trabalhar com Martin Luther King e Malcolm X.

“Panteras atrás do muro
Estranhos no escuro
Não, eles não me assustam nada.”

Os livros demandam uma compreensão lógica, psicológica e filosófica daquilo que o autor está interessado a nos passar. Como pais, temos o papel de através da fantasia e do lúdico, interpretar essas considerações que o autor quer informar para a criança, pois temos as formas mais individuais e pessoais de saber como nossos filhos compreendem o meio em que vivem, agora, quando ainda “dependem” da nossa interpretação de mundo.

Às vezes as histórias nos trazem metáforas e códigos, às vezes o autor é literal e descreve literalmente o que pensamos e sentimos. E no caso de Angelou podemos perceber que a autora busca uma forma de instigar a coragem no dia-a-dia do pequeno leitor. Ela descreve diversas situações que poderiam acarretar um medo profundo em uma criança – medos reais, e medos imaginários, fantasiosos. Para a autora, que em vida foi uma resiliente, essas coisas todas não conseguem assustar esse leitorzinho. Ela sabia do que estava falando e acreditava realmente que se lutarmos, e se perseverarmos, nada na vida pode nos assustar. O livro trouxe esse poema que reforça para as crianças de diversas idades, que elas podem enfrentar seus medos! Incentivo não falta...

“Dragão soprando chama
Eu não vou chorar
Ele terá de voar
E eu me divirto
Com o seu faniquito
NADA NA VIDA ME ASSUSTA.”

Então, o que aconteceu aqui, foi algo pautado pela empolgação de um livro novo, pela alegria de ir reconhecendo alguns significados dos desenhos de Jean-Michel, e pela concentração – mesmo que eu precisasse chamar a atenção para o texto algumas vezes – pela mensagem do poema que fui recitando conforme analisávamos as páginas. Filipe ficou muito feliz em ter o livro, em folhear sozinho as páginas por diversas vezes (de trás pra frente e de frente pra trás), e posou para fotos abraçadinho em seu exemplar. Nossa história não terminou aqui, ou no fim desse livro. Ele ainda será lido por diversas e diversas vezes, os desenhos serão imitados e o livro será o melhor amigo do Filipe por um longo tempo. É assim que as coisas funcionam aqui na nossa casa.

Eu acredito muito na literatura infantil, em fornecer condições para a criança ir desenvolvendo seu senso crítico, seu senso de interpretação. E que essas ferramentas um dia tornarão esse pequeno indivíduo – e leitor – em alguém capaz de interpretar o contexto em que vive, e buscar modifica-lo de acordo com a necessidade do momento. Incentivar a leitura para as crianças desde pequeninos é primordial para esse desenvolvimento emocional, social e cognitivo. É auxiliar na “construção” de um ser humano que saberá discernir melhor os caminhos da vida.

“Não me mostrem sapos e cobrasE esperem que eu grite.O medo, se aparecer,Só nos meus sonhos existe.”

Se você tem interesse por saber mais sobre a vida e obra do artista, segue uma dica:
Exposição Basquiat em BH
Centro Cultural Banco do Brasil
DATA: 16/07/2018 - 24/09/2018
Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo - 09h às 21h
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
~ Bamberger

Por: Carol Nery
Site: http://www.coisasdemineira.com/2018/08/resenha-vida-nao-me-assusta-maya-angelou.html

Mary Maia 14/04/2022

Obra de arte
Gente, esse livro é uma verdadeira obra de arte! Michel Basquiat estava muiiiitoooooo inspirado quando fez a ilustração desse poema de Maya Angelou.
Comprem para deus filhos e aproveitem e se joguem também.
Vale a pena demais.

Fran 31/12/2021

Eu adorei esse livro/poema, vou comprar futuramente para a minha afilhada. É sempre bom falar sobre o medo e coisais que não deveriam nos assustar.

Mick 06/12/2021

maya angelou né, o nome já aumenta a obra
minha escritora favorita, cada vez que leio "Eu sei porque o pássaro canta na gaiola" é um aperto no coração

Bernardo S. 07/08/2020

As imagens são fortes
Apesar da capa possuir apenas um dragão, as ilustrações internas são mais profundas. Apesar de texto curto, enseja diálogo com a criança quanto a relação com as ilustrações que chamam bastante atenção.
Se for uma criança que se assusta fácil com imagens mais escuras, monstros etc, não indico o livro.

1 | 2 | 3 | 4