Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles




Resenhas - Édipo Rei


132 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


MissMel 15/09/2023

Édipo Rei
Édipo Rei é uma das tragédias gregas clássicas mais famosas existentes. Curiosa, fui logo ler, e posso dizer que é interessante sair da zona de conforto e explorar novos horizontes. No entanto, Édipo Rei é diferente por ter uma escrita como uma peça teatral e mais densa.

A história mostra Édipo em uma jornada de descoberta para encontrar uma cura para a praga que assola a cidade, e ele se depara com a revelação de que é filho de Laio e Jocasta. Jocasta, chocada com a situação, comete suicídio, e Édipo machuca seus próprios olhos como forma de punição diante dessa situação.

Recomendo? Talvez, mas para alguém que deseja explorar a leitura de uma tragédia grega, acho que é uma boa opção!
comentários(0)comente



mat 16/10/2020

Monumental
Édipo Rei

Autor: Sófocles ??

Nota: ???? (4/5)

Primeira tragédia do ciclo tebano, a obra que Freud se apropriou para formação de sua teoria fala sobre julgamento, arrogância,  ignorância e felicidade. Ela parte do mito do jovem que matou o pai e casou com a mãe; foi muito interessante perceber como o causador das próprias desgraças foram os humanos, apesar da profecia de Apolo, tudo o que aconteceu foi devido as escolhas dos personagens. Édipo foi alertado várias vezes para esquecer a investigação sobre sua origem e sobre a busca do assassino do Rei Laio,  a peça termina com a conclusão que ninguém pode julgar um homem feliz antes de sua morte. O final é tem cenas violentas e tristes,  mas muito poético. É difícil enumerar todos os fatores que fazem dessa obra um dos clássicos mais monumentais da literatura, mas um dos seus pontos fortes é a qualidade do texto e a universalidade do tem dela, a felicidade.

Essa é mais uma das obras que eu tinha medo da complexidade e de não entender, mas agora, com a leitura finalizada percebo que não vale o medo, e me encoraja para ler a Ilíada e a Odisséia de Homero ano que vem, outras obras consideradas "difíceis".
Eduardo 17/10/2021minha estante
Li essa peça quando estava no ensino médio, achei impressionante. Quanto à Ilíada, li uma tradução do Odorico Mendes e foi bastante difícil de entender, mas valeu a pena o esforço da leitura. Ainda não li a Odisséia.




spoiler visualizar
mpettrus 31/12/2022minha estante
Feliz 2023, Alexsander!! ???????


Alex 31/12/2022minha estante
Feliz ano novo, petrus, que seja um ano repleto!!!




Lu_Augusto 27/10/2023

A mais importante tragédia grega!
Lembro de ter lido trechos dessa obra na faculdade, mas ainda estava devendo uma leitura da obra completa.
Já comecei sabendo um pouco sobre a obra, principalmente por ter que estudar o Complexo de Édipo, entretanto, agora, lendo com mais calma e prestando atenção no modo como a obra é montada, admiro demais a escrita em formato de peça de teatro.
Um livro curto, mas importantíssimo para a nossa cultura ocidental. Um livro que fala de destino individual e livro arbítrio, sobre escolhas e consequências.
comentários(0)comente



Jess 27/04/2023

É um livro que precisei ler para a faculdade e achei que seria bem chato, difícil de entender... mas foi totalmente diferente do que estava esperando, sendo até bem divertido e uma leitura fácil. A história me envolveu muito e eu devorei as páginas.
comentários(0)comente



Camilly Displahs 04/04/2022

Édipo Rei
Uma obra que me agradou demais mesmo sendo uma leitura obrigatória para seminário. A trama da maldição e o caminho até o reconhecimento do que estava acontecendo com Édipo me fisgou muito. Eu acho que é uma ótima opção de leitura para quem gosta de peças de teatro, de tragédia grega e quem gosta da cultura da Grécia antiga e queira se aventurar em algum clássico. Leitura que se faz em um dia (ou noite).
comentários(0)comente



Bia 27/01/2021

Não é atoa que é considerada uma obra prima. A estória é cativante, com uma escrita de fácil entendimento para quem já leu peças de teatro. A arrogância e o julgamento de Édipo que o levaram ao seu destino trágico.
comentários(0)comente



lilac 21/08/2021

Doeu em mim...
To sinceramente chocada com tanta coisa que aconteceu em menos de 100 páginas! Sei que Sófocles é o maior nome da tragédia grega, mas acredito que falta um pouco de estudo para eu aproveitar completamente essa leitura.
Mas achei uma obra muito triste, fiquei agoniada com a repulsa que Édipo sentiu de si mesmo, para mim foi a tragédia mais pesada de ler. Porque, mesmo sabendo o final, quando o rei sentiu esperanças de que não havia matado o próprio pai, eu também fiquei esperançosa de tão envolvida.
Acredito que a melhor parte foi o momento em que ele relata as punições que o assassino sofrerá, sem saber que era para ele mesmo. Realmente gostei bastante, foi uma leitura para meu curso, mas estou aproveitando as tragédias gregas.
comentários(0)comente



Serfelizlendo 11/04/2022

Triste mas muito bom!
Vocês acreditam na força do destino?

Ou acham que é tudo uma grande farsa?
.
Jurava que ler esse livro seria uma das experiências mais difíceis que teria na vida, mas, foi exatamente o oposto.

O texto é brevíssimo, mas acontece tanta coisa, mas tanta coisa, que tem todo um ritmo próprio que junto com os elementos humanos trabalhados fazem com que seja impossível parar de ler.
.
Mesmo já tendo ouvido falar do desfecho e de algumas reviravoltas que acontece no livro, não deixou de ser uma bela experiência e isto se deve ao fato de poder observar as reações do Édipo ao montar o grande quebra cabeças que é sua vida. 

É angustiante em vários momentos.

Fica fácil tentar enganar a mente e torcer por ele, porque fica difícil ver tanta dor e sofrimento causados apenas pela interpretação errônea de uma profecia.
.
Não vou comentar muito, já me atrevi a resumir um pouquinho em outro post e, o bom dessa tragédia é ir ler sem saber muita coisa.

Vale ressaltar que Sigmund Freud se inspirou nessa trama para propor o "Complexo de Édipo", porém, são duas coisas diferentes. E já ter o conhecimento deste não irá interferir na leitura de "Édipo Rei".
.
Indico a todos que estejam dispostos a sair da zona de conforto com muito drama, sofrimento, tristezas e reviravoltas inesperadas.
comentários(0)comente



LiteraLucas 07/11/2023

Clássico
Eis aqui um dos mitos mais importantes de nossa civilização. Transborda simbolismo e alegoria. Mas, para além do conteúdo, trata-se de um texto lindamente escrito. Um deleite.
comentários(0)comente



25/05/2021

Sempre me interessei pela história de Édipo Rei e quando vi o livro comprei impulsivamente de tanta curiosidade (ultimamente é extremamente difícil ver um Clássicos Zahar e não comprar). A história é bem relevante, há varios detalhes que são frequentemente ocultados em livros de filosofia, então o livro é um pouquinho mais "completo". Tem bastante enrolação mas por ser curtinho dá pra acabar em uma sentada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



andreagueiro 02/11/2020

A essência da Tragédia
Analisar essa peça na faculdade foi brilhante! É muito impressionante como que há milhares de anos uma peça tão genial foi feita e encenada, eu até imagino o tanto de reflexão e discussão que ela deve ter trazido pros gregos, já que até hoje ela é amplamente discutida e difundida! A história é trágica, assim como o nome do seu "gênero", mostrando a trajetória de Édipo, que a cada vez que tentava escapar de seu futuro já predestinado pelo Oráculo, ele cada vez mais ia de encontro a seu fim lamentável.
comentários(0)comente



Ludimyla Lopes 10/08/2021

Li por indicação de uma professora de psicanálise e achei bom, mas por ouvir tanto sobre Édipo na faculdade, esperava mais da história!
comentários(0)comente



132 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR