Édipo Rei Sófocles

Resenhas - Édipo Rei

MissMel 15/09/2023

Édipo Rei
Édipo Rei é uma das tragédias gregas clássicas mais famosas existentes. Curiosa, fui logo ler, e posso dizer que é interessante sair da zona de conforto e explorar novos horizontes. No entanto, Édipo Rei é diferente por ter uma escrita como uma peça teatral e mais densa.

A história mostra Édipo em uma jornada de descoberta para encontrar uma cura para a praga que assola a cidade, e ele se depara com a revelação de que é filho de Laio e Jocasta. Jocasta, chocada com a situação, comete suicídio, e Édipo machuca seus próprios olhos como forma de punição diante dessa situação.

Recomendo? Talvez, mas para alguém que deseja explorar a leitura de uma tragédia grega, acho que é uma boa opção!

mat 16/10/2020

Monumental

Autor: Sófocles ??

Nota: ???? (4/5)

Primeira tragédia do ciclo tebano, a obra que Freud se apropriou para formação de sua teoria fala sobre julgamento, arrogância,  ignorância e felicidade. Ela parte do mito do jovem que matou o pai e casou com a mãe; foi muito interessante perceber como o causador das próprias desgraças foram os humanos, apesar da profecia de Apolo, tudo o que aconteceu foi devido as escolhas dos personagens. Édipo foi alertado várias vezes para esquecer a investigação sobre sua origem e sobre a busca do assassino do Rei Laio,  a peça termina com a conclusão que ninguém pode julgar um homem feliz antes de sua morte. O final é tem cenas violentas e tristes,  mas muito poético. É difícil enumerar todos os fatores que fazem dessa obra um dos clássicos mais monumentais da literatura, mas um dos seus pontos fortes é a qualidade do texto e a universalidade do tem dela, a felicidade.

Essa é mais uma das obras que eu tinha medo da complexidade e de não entender, mas agora, com a leitura finalizada percebo que não vale o medo, e me encoraja para ler a Ilíada e a Odisséia de Homero ano que vem, outras obras consideradas "difíceis".
Eduardo 17/10/2021minha estante
Li essa peça quando estava no ensino médio, achei impressionante. Quanto à Ilíada, li uma tradução do Odorico Mendes e foi bastante difícil de entender, mas valeu a pena o esforço da leitura. Ainda não li a Odisséia.

mpettrus 31/12/2022minha estante
Feliz 2023, Alexsander!! ???????

Alex 31/12/2022minha estante
Feliz ano novo, petrus, que seja um ano repleto!!!

Lu_Augusto 27/10/2023

A mais importante tragédia grega!
Lembro de ter lido trechos dessa obra na faculdade, mas ainda estava devendo uma leitura da obra completa.
Já comecei sabendo um pouco sobre a obra, principalmente por ter que estudar o Complexo de Édipo, entretanto, agora, lendo com mais calma e prestando atenção no modo como a obra é montada, admiro demais a escrita em formato de peça de teatro.
Um livro curto, mas importantíssimo para a nossa cultura ocidental. Um livro que fala de destino individual e livro arbítrio, sobre escolhas e consequências.

Jess 27/04/2023

É um livro que precisei ler para a faculdade e achei que seria bem chato, difícil de entender... mas foi totalmente diferente do que estava esperando, sendo até bem divertido e uma leitura fácil. A história me envolveu muito e eu devorei as páginas.

Camilly Displahs 04/04/2022

Édipo Rei
Uma obra que me agradou demais mesmo sendo uma leitura obrigatória para seminário. A trama da maldição e o caminho até o reconhecimento do que estava acontecendo com Édipo me fisgou muito. Eu acho que é uma ótima opção de leitura para quem gosta de peças de teatro, de tragédia grega e quem gosta da cultura da Grécia antiga e queira se aventurar em algum clássico. Leitura que se faz em um dia (ou noite).

Bia 27/01/2021

Não é atoa que é considerada uma obra prima. A estória é cativante, com uma escrita de fácil entendimento para quem já leu peças de teatro. A arrogância e o julgamento de Édipo que o levaram ao seu destino trágico.

lilac 21/08/2021

Doeu em mim...
To sinceramente chocada com tanta coisa que aconteceu em menos de 100 páginas! Sei que Sófocles é o maior nome da tragédia grega, mas acredito que falta um pouco de estudo para eu aproveitar completamente essa leitura.
Mas achei uma obra muito triste, fiquei agoniada com a repulsa que Édipo sentiu de si mesmo, para mim foi a tragédia mais pesada de ler. Porque, mesmo sabendo o final, quando o rei sentiu esperanças de que não havia matado o próprio pai, eu também fiquei esperançosa de tão envolvida.
Acredito que a melhor parte foi o momento em que ele relata as punições que o assassino sofrerá, sem saber que era para ele mesmo. Realmente gostei bastante, foi uma leitura para meu curso, mas estou aproveitando as tragédias gregas.

Serfelizlendo 11/04/2022

Triste mas muito bom!
Vocês acreditam na força do destino?

Ou acham que é tudo uma grande farsa?
Jurava que ler esse livro seria uma das experiências mais difíceis que teria na vida, mas, foi exatamente o oposto.

O texto é brevíssimo, mas acontece tanta coisa, mas tanta coisa, que tem todo um ritmo próprio que junto com os elementos humanos trabalhados fazem com que seja impossível parar de ler.
Mesmo já tendo ouvido falar do desfecho e de algumas reviravoltas que acontece no livro, não deixou de ser uma bela experiência e isto se deve ao fato de poder observar as reações do Édipo ao montar o grande quebra cabeças que é sua vida.

É angustiante em vários momentos.

Fica fácil tentar enganar a mente e torcer por ele, porque fica difícil ver tanta dor e sofrimento causados apenas pela interpretação errônea de uma profecia.
Não vou comentar muito, já me atrevi a resumir um pouquinho em outro post e, o bom dessa tragédia é ir ler sem saber muita coisa.

Vale ressaltar que Sigmund Freud se inspirou nessa trama para propor o "Complexo de Édipo", porém, são duas coisas diferentes. E já ter o conhecimento deste não irá interferir na leitura de "Édipo Rei".
Indico a todos que estejam dispostos a sair da zona de conforto com muito drama, sofrimento, tristezas e reviravoltas inesperadas.

LiteraLucas 07/11/2023

Clássico
Eis aqui um dos mitos mais importantes de nossa civilização. Transborda simbolismo e alegoria. Mas, para além do conteúdo, trata-se de um texto lindamente escrito. Um deleite.

25/05/2021

Sempre me interessei pela história de Édipo Rei e quando vi o livro comprei impulsivamente de tanta curiosidade (ultimamente é extremamente difícil ver um Clássicos Zahar e não comprar). A história é bem relevante, há varios detalhes que são frequentemente ocultados em livros de filosofia, então o livro é um pouquinho mais "completo". Tem bastante enrolação mas por ser curtinho dá pra acabar em uma sentada.

andreagueiro 02/11/2020

A essência da Tragédia
Analisar essa peça na faculdade foi brilhante! É muito impressionante como que há milhares de anos uma peça tão genial foi feita e encenada, eu até imagino o tanto de reflexão e discussão que ela deve ter trazido pros gregos, já que até hoje ela é amplamente discutida e difundida! A história é trágica, assim como o nome do seu "gênero", mostrando a trajetória de Édipo, que a cada vez que tentava escapar de seu futuro já predestinado pelo Oráculo, ele cada vez mais ia de encontro a seu fim lamentável.

Ludimyla Lopes 10/08/2021

Li por indicação de uma professora de psicanálise e achei bom, mas por ouvir tanto sobre Édipo na faculdade, esperava mais da história!