O Segredo de Helena

O Segredo de Helena Lucinda Riley

Resenhas - O Segredo de Helena

Greice Negrini 20/06/2018

Um lugar para chamar de seu!
Pandora é uma casa linda e antiga onde morava Angus, o padrinho de Helena. Uma casa onde vidas foram vividas, e muitos amores e desamores tem histórias contadas e gravadas em suas paredes. Foi nesta linda casa no Chipre que Helena passou suas férias durante vários momentos de sua vida, já que sua mãe e seu pai não tinham tempo para ela, e seu padrinho a acolhia com todo o seu coração.

Aquele céu azul e o calor envolventes fazem com que Helena se sinta acolhida em todos os sentidos. Ao invés do frio da cidade onde mora na Inglaterra. Helena resolveu passar férias na linda Pandora agora que seu padrinho faleceu. Ela precisa voltar para dar uma boa organizada no lugar e até mesmo modernizar com alguns bons móveis, uma nova cor e uma ou outra coisa que venha a agradar a ela. Não que vá mudar a vida que exista nela.

Assim Helena e seus dois filhos, Alex de treze anos e Immy de cinco, saem na frente para arrumarem a casa para a chegada do seu marido William e seu outro filho de três anos, Fred. Apesar de ser férias em família, muita gente se convidou para ficar aquele período em Pandora também. Jules, o marido e seus dois filhos e mais Sadie, sua melhor amiga. No fim de tudo, a filha do primeiro casamento de William também vai fazer parte dos convidados e assim todos vão desfrutar de um lugar ao sol de Chipre.

Mas em meio a passeios e entretenimentos ao redor da ilha, Helena encontra um amor do passado, Alexis, com quem teve um relacionamento na adolescência. É com ele que ela vai relembrar algumas dores e momentos de felicidade e também é ele quem vai ajudá-la em momentos mais difíceis.

Alex, filho de Helena quer descobrir quem é seu verdadeiro pai. Mesmo que William sempre tenha sido seu pai por criação, ele tem a curiosidade de saber quem é o seu gene de verdade. Sua mãe nunca quis conversar sobre isto e ele tenta aos poucos descobrir alguma coisa. Ser um gênio não ajuda muito já que ele se torna diferente de muitas pessoas, mas agora ele pretende saber quem é o seu pai e tentar saber sobre sua família por parte de pai.

Em meio ao amor em Chipre e a felicidade de todos, muitos segredos serão revelados e talvez muito do que se originou naquele lugar poderá ter fim ali mesmo, anos depois.

Nem preciso dizer que amo Lucinda Riley. Este é o mais novo lançamento dela que não está elencado junto com a saga das Sete Irmãs e quando comecei a ler vi que ela estava colocando mais um novo lugar em sua história: Chipre. Nunca tinha lido uma história com este país como cenário e amo quando leio algo com calor e natureza em volta. A descrição da casa, dos locais, da população em si é bem generosa, o que facilita a leitura a fluir muito mais fácil.

Neste livro não há a passagem de tempo costumeira da autora. Vamos começar a história em 2006 com o Alex voltando até Pandora para rever a casa e depois relembrar a história que acontece em 1996 em que ele conta através de um diário e também pela visão de Helena.
Lendo a história e conhecendo um pouco sobre a vida de Lucinda Riley jurei estar lendo o diário pessoal dela. É como se pelas páginas ela descrevesse suas próprias férias e fiquei imaginando se ela seria daquela forma, tão simples e tão calma ao mesmo tempo. Tão receptiva e cativante como é com todos os leitores. E ao final do livro ela deixa uma nota em que descreve que também fez uma viagem assim e se baseou na sua própria história para fazer O Segredo de Helena, deixando assim mais veracidade na sua escrita.

É um livro emotivo. Vai tratar de diversos assuntos mas principalmente de escolhas. E escolhas difíceis que se toma na vida. Eu me coloquei no lugar de Helena e acredito que tomaria as mesmas decisões dela e acredito que ela foi totalmente corajosa em cada ponto.

Terminei a história suspirando. Feliz com a trajetória de todos os personagens e querendo ir tirar umas férias em Pandora. A diagramação do livro é de letras de tamanho normal e com páginas meio amarelinhas, daquelas que adoro ter e que não prejudica a visão.

Só fico chateada quando cada livro acaba e sinto que tenho que deixar Lucinda Riley ir mais uma vez. E com o livro todos os personagens aos quais já tinha me apegado. Mas sei que ela voltará. E que novamente me fará suspirar em um mundo de cenários ora selvagens, ora românticos. E de todas as formas estarei repleta de vida em páginas novamente.

site: www.blogandolivros.com

Diane Ramos 11/06/2018

O SEGREDO DE HELENA - Lucinda Riley

Não é novidade pra ninguém que sou uma grande admiradora da autora Lucinda Riley... Acho suas obras encantadoras, completas e sempre acabo me surpreendendo com algo em suas histórias, seja um personagem diferenciado, uma situação inesperada ou um desenrolar totalmente imprevisível. Sendo assim, foi com muito entusiasmo que iniciei a leitura de O Segredo de Helena e, como sempre, Lucinda Riley se mostrou uma autora fantástica!
O livro traz a história de Helena, uma mulher que nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

O Segredo de Helena é narrado em primeira pessoa sob a visão de vários personagens do livro, o que facilita ainda mais o entrosamento da história já que podemos acompanhar os dilemas apresentados sob diversos pontos de vista. Além disso, para complementar ainda mais, temos o peculiar diário de Alex, que aparece vez ou outra na narrativa e nos apresenta os principais acontecimentos e aborrecimentos da casa Pandora, sob um olhar crítico e irônico de Alex, sem dúvida, os trechos do diário foram a parte mais interessante da obra e me arrancaram boas gargalhadas. A escrita de Lucinda Riley continua a mesma: instigante, fluida, surpreendente e nos pegando de surpresa a todo momento! Durante toda a leitura paira um mistério no ar, o leitor é ciente de que Helena esconde vários segredos e essa ânsia de desvendar os buracos de seu passado acaba tornando a leitura extremamente rápida, pois, é impossível largar o livro sem antes desvendar o tal segredo que a protagonista esconde.
Os personagens foram extremamente bem construídos, o que me chamou a atenção foi que todos eles se parecem com seres humanos comuns, tem seus segredos, seus defeitos, suas incertezas e, é claro, cada um possui sua personalidade e qualidades próprias, tornando assim semelhantes a pessoas reais, o que facilita muito na aproximação entre leitor e personagem. Gostei bastante da família de Helena, a forma como eles interagem e protegem uns aos outros é extremamente linda, mas, entre todos os personagens do livro, o que mais se destacou, na minha opinião, foi Alex, um adolescente sagaz, carismático, de QI avançado e que sempre tem uma resposta sarcástica para dar.
O Segredo de Helena é um livro que fala sobre relações familiares, sobre os laços que unem as pessoas para sempre e sobre a capacidade de amar e perdoar. Lucinda Riley deixa uma mensagem bastante clara onde nos mostra a importância e as conseqüências das escolhas que fazemos ao longa da vida, que sempre devemos confiar em quem está ao nosso lado e destaca ainda a importância da família e amigos em momentos difíceis.
Enfim, O Segredo de Helena é um livro extremamente envolvente, misterioso e que te conquista desde a primeira página! Amei acompanhar o verão na casa Pandora e recomendo a leitura de olhos fechados pra quem está em busca de uma boa leitura.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

MILA 11/06/2018

Muito bom!!
O livro conta a história de Helena, que herda uma casa de seu padrinho, chamada Pandora. Onde viveu na infância e adolescência, e se apaixonou pela primeira vez, portanto a localidade traz recordações não tão apropriadas agora que é uma mulher casada e mãe.

Achei a leitura previsível, mas a escrita da autora flui muito bem, sem ser cansativa.

O tal segredo do título, é sobre o passado da protagonista, ela tem um filho chamado Alex, e quem cria é o padrasto, já que ela não revela quem é o pai biológico nem aos amigos mais chegados, ao retornar ao local onde passou a juventude, algumas coisas voltam a tona, inclusive o que talvez não gostaria...e é o que move nossa leitura, a curiosidade!

Resenha Completa no Blog Daily of Books Mila

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 07/06/2018

Um romance contemporâneo, intenso e cheio de surpresas...
Quantas vezes guardamos um segredo para não machucar alguém que amamos? Infelizmente, nem sempre essa é a melhor solução.

Como vocês podem imaginar pelo titulo, Helena é a protagonista, uma mulher linda, encantadora, uma ótima mãe, esposa apaixonada e que é referência não só para a sua família, mas também para os amigos.

Ela é o tipo de pessoa que se preocupa com todos e sempre faz de tudo para manter a união da família. Tudo vai bem, pelo menos até ela retornar a Pandora, uma esplêndida casa que fica em Chipre, que herdou do seu padrinho.

Retornar a essa casa depois de tanto tempo inevitavelmente traz de volta as memórias do seu primeiro amor e um segredo sobre Alex, seu filho mais velho. A narração é feita através dele, que após 10 anos desse evento, retorna a Pandora e revive a história que o levou até lá.

O presente e passado se entrelaçam, revelando os segredos à medida que a história se desenvolve e me manteve vidrada até o final, não é a toa que eu li as 460 páginas em dois dias, foi impossível parar de ler!

Cheio de sentimento e humanidade, O segredo de Helena me emocionou demais. Alex é um menino muito inteligente e Helena fez algumas escolhas ruins, mas durante toda a sua trajetória o sentimento que fica para o leitor é o de esperança, para que ela encontre redenção.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Lucinda e não será o ultimo, ela utiliza um estilo simples, mas fluido e direto, as descrições dos lugares fazem com que o leitor se imagine dentro da história e os sentimentos dos personagens são tão reais que fica impossível não se conectar. Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/p/BjupUk3jIbC
Karolina 08/06/2018minha estante
adoro essa autora, todos os livros dela são emocionantes.
Estou louca
Para ler este.

Aione 05/06/2018

O Segredo de Helena é o mais recente lançamento de Lucinda Riley pela editora Arqueiro e, também, um de seus romances menos típicos: aqui, não há uma trama histórica atrelada a outra contemporânea, como em muitos dos seus títulos, apenas um enredo que se desenvolve basicamente em um mesmo cenário — Pandora, uma casa no Chipre.

Helena se apaixonou e teve sua vida modificada aos 15 anos, quando visitou o padrinho no Chipre. Agora, 24 anos após os acontecimentos que tanto a impactaram, ela recebe Pandora de herança e retorna com a família ao local que desperta nela sensações tão conflitantes. E, assim como no mito grego, Helena sente que sua caixa de segredos está para ser revelada, causando com ela a destruição de tudo pelo que ela mais lutou para construir.

O livro mescla diferentes vozes narrativas: o que abre e fecha o livro é a perspectiva de Alex aos 23 anos, filho de Helena, em primeira pessoa em uma linha temporal posterior aos acontecimentos centrais da trama; o enredo em si é narrado em terceira pessoa sobretudo pela perspectiva de Helena durante a estadia de sua família em Pandora ao longo do verão, embora a narrativa se aproxime também da visão de outras personagens; e na abertura de cada capítulo, há o diário de Alex aos 13 anos, o que permite ao leitor compreender as impressões do garoto durante o desenrolar dos acontecimentos. Com isso, Lucinda Riley garante alguns efeitos na leitura: em primeiro lugar, já desperta a curiosidade do leitor desde as primeiras páginas e incita algumas dúvidas a respeito do que ele poderá encontrar; depois, torna sua narrativa mais rica justamente por sua maior abrangência.

Ainda que o cenário de O Segredo de Helena basicamente se limite a Pandora, seu enredo acaba tendo maior complexidade pela gama de personagens presente e pelas muitas tramas que vão sendo desenvolvidas. Ao mesmo tempo em que elas dão substância à obra e apresentam novas facetas das personagens, permitem que, pouco a pouco, uma teia maior de eventos seja habilmente formada em torno do conflito central.

O Segredo de Helena foi meu primeiro contato com a escrita de Lucinda Riley. Comecei a leitura curiosa pelo que encontraria e o que mais chamou minha atenção desde as primeiras páginas foi a facilidade com que a autora me ganhou. Mesmo em meio aos trechos mais descritivos, realizei uma leitura completamente ágil e fluida e li o livro em apenas um dia. Fui cativada pelas paisagens acolhedoras, pelos conflitos das personagens e, sobretudo, pela escrita encantadora de Lucinda. Ainda que a leitura não tenha se mostrado de fato surpreendente, já que consegui perceber o segredo da protagonista bem antes de sua revelação, ela certamente foi acolhedora.

A temática central da obra é, sem dúvidas, a familiar e a autora desenvolve com sensibilidade as relações exploradas no romance. Mas, acima disso, adorei a forma de como apresentou as diferentes facetas da protagonista: Helena é mãe, madrasta, mulher e seus conflitos são vividos de acordo com seus diferentes papéis. Ela experimenta alegrias e angústias, dificuldades e acertos através deles e demonstram ao leitor a complexidade de ações e emoções que experimentamos ao longo de nossa existência.

Embora o foco de O Segredo de Helena seja sem dúvidas emocional, tanto pelos conflitos abordados quanto pelo que busca suscitar no leitor, essa não foi, de fato, uma leitura que me provocou lágrimas, por mais envolvida que eu estivesse e por mais que tenha gostado do que li.

De qualquer forma, achei O Segredo de Helena uma boa escolha para ter iniciado meu contato com a escrita de Lucinda Riley. Mesmo que o livro não tenha me impactado e, ao seu final, tenha sido até mesmo um pouco cansativo pelo excesso de desenvolvimento dos acontecimentos futuros ao verão em Pandora, ainda assim me proporcionou uma leitura na qual mergulhei por completo desde o início, me cativando sobretudo pela delicadeza com que as relações familiares foram tratadas. Certamente, o livro me deixou com ainda mais curiosidade de ler outras obras da autora, com as quais, imagino, terei experiências ainda mais envolvedoras.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/06/05/resenha-o-segredo-de-helena-lucinda-riley/

Christian.Daves 28/05/2018

O segredo que não era tão segredo!
Helena é uma mulher casada, com três filhos.
Herda uma casa no Chipre e convida amigos para as férias.

Um de seus filhos possui QI elevado e é quem salva o livro em minha opinião, com
suas narrativas perspicazes e humoradas sobre o seu cotidiano, certezas e inseguranças.

O "segredo"descobri logo, antes mesmo da metade do livro.

O trabalho poderia ter sido melhor, detalhando mais a cultura existente no Chipre.
Deixou a desejar nesse.

Anne 26/05/2018

Foi bom, mas só
Eu não sabia bem o que eu esperava dela, mas esperava alguma coisa. Suas histórias sempre possuem um tom mais adulto e uma escrita mais diferenciada. Encontrei as duas coisas, mas não consegui me empolgar com a história.

Um dos principais pontos que me fizeram não dar mais que 3 estrelas para esse livro, foi a difícil empatia que eu supostamente deveria ter com os personagens. Eu tentei a todo custo gostar de Helena e Alex, e até gostei em alguns momentos, mas não foi o suficiente para sustentar a minha empolgação com a história. Helena é uma típica mãe, mas que existe segredos sobre o seu passado que virão a tona e ela precisará saber lidar com isso, ainda mais que envolve Alex. Helena foi para mim uma personagem cansativa e com muitas questões que eu não consegui entender, suas motivações e os motivos por ter guardado o segredo.

Já Alex foi um personagem melhor, muito carismático e inteligente, me fez em alguns momentos gostar muito dele, mas como disse, não chegou a me conquistar a ponto de me empolgar com sua trajetória dentro da trama. Algumas atitudes não justificáveis de sua mãe, Helena, me fizeram ficar pensando "o que a autora quer dizer com isso?" e "para onde isso tudo irá nos levar?".

Resenha completa no blog!

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/2018/05/o-segredo-de-helena-de-lucinda-riley.html

Maah 25/05/2018

O Segredo de Helena
?O Segredo de Helena ? Lucinda Riley?
? ?? ?? ?
?...aquele verão que passei aqui certamente moldou meu futuro.Não é incrível ver como casa decisão que tomamos afeta a decisão seguinte? A vida é um conjunto de dominós em queda, esta tudo conectado.Dizem que podemos descartar o passado, mas não podemos, porque ele faz parte de quem somos e de quem vamos ser.?
? ?? ?? ?
Uma das minhas autoras favoritas da vida é a Lucinda, e eu amo seus dramas, os personagens intensos,e por isso sou bem exigente com suas historias,e nesse livro faltou.É gostoso de ler, mas o enredo achei fraco.
? ?? ??
Helena se apaixonou pela primeira vez quando tinha 15 anos, foi em uma viagem para Chipre na Grécia, mas depois que voltou para casa nunca mais teve a oportunidade de voltar,o tempo passou e sua vida seguiu em frente, quando herdou a casa decidiu retornar com sua família.
? ?? ?? ?
Agora casada e com 4 filhos e alguns amigos vai reviver os momentos que teve no local, a casa que trás lindas lembranças também pode desencadear alguns segredos que Helena guarda a sete chaves e uma delas é a identidade do verdadeiro pai do seu filho mais velho.
? ?? ?? ?
Alex com apenas 13 anos é inteligente,sagaz e ama a família intensamente,sempre soube que William não é seu pai verdadeiro,mas depois de ver a interação da mãe com um vizinho da casa de Pandora quer descobrir quem é seu verdadeiro pai.
? ?? ?? ?
Será que Helena está preparada para revelar ao filho e pra família quem é verdadeiro pai de Alex?Será que a família vai continuar unida?
? ?? ?? ?
O meu maior problema foi com esse tal segredo da Helena, sabe quando falta? Achei que foi feito muito drama principalmente pelo marido dela que foi um grande babaca kkkk, amei a interação de todos os personagens que lotaram a casa, cada um com seu defeito,depois da nota da autora da pra perceber que ela tirou muita coisa da própria família.Alex foi de longe meu personagem favorito e o final dele foi bem legal. É uma grande bagunça com varias crianças.A descrição da autora do lugares é perfeita e fiquei com vontade de conhecer.É um livro bom,mas por ser da Lucinda esperava mais.
? ?? ?? ?
?...nunca se deve lamentar nada na vida.O passado, bom ou ruim, é que nos faz ser quem somos.?

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 22/05/2018

@sistersbookaholic
Nota: 3,9
“...Mas, quando existe amor, há sempre um futuro.” Pág 347

Helena nunca foi capaz de esquecer os momentos vívidos em Chipre, em Pandora, na casa de seu padrinho. Certamente foi um verão mágico, pois neste verão ela se apaixonou pela primeira vez.
Décadas depois, lá está ela novamente retornando a Pandora, para passar mais um verão, só que agora na companhia de sua família. Só que essas férias em Pandora podem trazer vários segredos à tona, segredos que se dependesse de Helena estariam para sempre enterrados.

O amor realmente é capaz de suportar tudo?

Este é o meu primeiro contato com a escrita de Lucinda Riley, e gostei do livro, mas tenho algumas ressalvas quanto a ele.
No começo achei a leitura um tanto arrastada, mas acho que foi pelo o fato de ainda estar me inteirando sobre a história. Do meio para frente a leitura ficou mais fluida e fiquei cada vez mais curiosa para saber o segredo que Helena tanto guardava.

O livro é dividido em partes, em alguns momentos somos levados ao passado, outros ao diário de Alex, e para o presente. O livro gira em torno da história de Helena e de seus familiares e amigos. Vamos conhecer o passado de Helena e também vamos conhecer a história dos seus amigos.
Aqui Lucinda fala sobre mentiras, e o que elas podem desencadear em nossas vidas e como o amor pode superar todas elas. Minha ressalva quanto a esse livro é que achei a trama um pouco enrolada, a autora demorou a desenvolver a história e a contar ao leitor qual era o segredo de helena, e isso me incomodou um pouco.

Com todo sigilo que Helena fez, achei que seria um segredo terrível, mas quando descobri sobre o que se tratava, não achei que precisava de tanto alarde. Mas entendo todos seus medos e inseguranças, mas acho que se ela tivesse revelado no momento que devia teria evitado tanta angústia por ter que guardar o segredo por tantos anos, e teria evitado o sofrimento das partes envolvidas.
A respeito dos personagens, o meu favorito foi o Alex. Gostei muito de Alex, que é um menino muito maduro para sua idade e tem a inteligência acima da média. Um garoto fofo e compreensivo.
Helena para mim acabou ficando em segundo plano, achei a personagem um pouco covarde e egoísta, pois o segredo não girava só em torno dela, mas entendo o seu lado e motivo que a levou a esconder o segredo por tanto tempo, pois ela é muito dedicada à família.

Apesar das ressalvas, achei O segredo de Helena um livro bom. Com um final reflexivo e grandes ensinamentos. Com toda certeza quero ler outros livros de Lucinda. Indico para todos os fãs de livros que abordam dramas familiares.

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Debora.Alves 22/05/2018

Laços de família.
Um livro que mostra a importância de nossas escolhas, desde uma amizade, um amor, um filho ( questão da adoção), e principalmente do perdão. Sempre acreditei que o maior beneficio do perdão é para quem perdoa, não a quem é perdoado.
Não posso deixar de dizer que amei o Alex! Ele foi cômico com sua limitações, humilde, inteligente e muito amoroso. Um personagem que nos mostra que os problemas e imperfeições estão presentes em todos os lugares, a diferença está na forma como encaramos essas "pedras" do caminho.

Sandra 20/05/2018

Maio 2018 otimo
Como sempre a Lucinda escreve muito bem. Mesmo sendo um romance sem muitas espectativas, prende a atenção. Os misterios se resolvem e se misturam. Adorei
Débora 21/05/2018minha estante
Amo os livros dela

Beta Oliveira 16/05/2018

A frase de Tony Stark sobre Nick Fury em Os Vingadores “os segredos dele têm segredos” serve também para Helena Beaumont. É uma história sobre como se perdoar, o peso que verdades não ditas pode causar a uma pessoa e o quanto decisões influenciam outros, direta e indiretamente. Lucinda Riley costura a jornada dos personagens com uma simplicidade tão grande, que você tem a sensação de estar ouvindo histórias de alguém que conhece. Comigo sempre funciona. E que venha o próximo!
O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2018/05/cap-1473-o-segredo-de-helena-lucinda.html

Nay 12/05/2018

Ai nao
Ai nao Lucinda....
Amo essa autora, mas esse aqui nao rolou pra mim. Helena é uma personagem totalmente cansativa e em alguns momentos egoista. Manteve um segredo que a gente meii que adivinha la pelo meio da leitura, que eu até compreendo pq dela nao contar, mas existe ai uma outra situação do seu passado que nao fez sentido algum ela manter do marido. Alex é um garoto super fofo e carismatico, tem umq inteligência acima da media o que faz com ele as vezes tenha atitudes tao maduras pra sua idade, o que as vezes o atrapalha e ao mesmo tempo conseguimos ver que ele ainda é muito jovem e pensa como tal. A autora tem outros títulos muito mas muito melhores, mas se voce é um fã talvez vale a pena conferir, mas nao va com taaaantas expectativas pq eu fui e broxei.

Binha.Lindner 02/05/2018

BOM LIVRO PARA PASSAR O TEMPO
Como todos os livros, leitura fluida. Só que sem grandes emoções. Sou suspeita para falar porque simplesmente adoro Lucinda, o que ela escrever eu leio.
Mas faltou aquele toque de surpresa que tem em todos os livros dela. Nessa história conseguimos premeditar todos os acontecimentos e desenrolar.
Mas é gostoso de ler igual, recomendo para passar o tempo.
No final do livro tem a parte que mais gosto que é a explicação da inspiração do autor para escrever o livro.
Como eu imaginava, a Lucinda está procurando os manuscritos antigos dela para editar e publicar.
Estranhei o fato do livro não retornar ao passado uns 100, 200 anos, mas sim um intervalo curto de 10 anos.
Mas lendo a explicação dela passei até a gostar mais do livro.
A Helena em alguns aspectos é a própria Lucinda, e os adolescentes do livro são seus filhos.
Ela passou férias nesse local e escreveu esse livro baseado em suas vivencias.
Não é legal?