O Segredo de Helena

O Segredo de Helena Lucinda Riley

Resenhas - O Segredo de Helena

Alex 16/10/2020

Muito Bom
O livro começa um pouco mais lento, mas ao decorrer da leitura você fica pensando o que vai acontecer.

Mila F. @delivroemlivro_ 03/05/2020

Não correspondeu minhas expectativas, mas ainda assim gostei.
Lucinda Riley é mundialmente conhecida por escrever livros de ficção histórica, ou seja, livros em que uma boa parte da narrativa se passa no passado em algum evento histórico e outra parte se passa no presente/contemporaneidade, como uma "consequência" do que aconteceu no passado.

Digo isso logo de princípio porque, de fato, minhas expectativas a respeito de O Segredo de Helena estavam baseadas na perspectiva de encontrar um romance histórico, no entanto, temos um livro bem atípico da escritora, onde a história se passa completamente na contemporaneidade, no decorrer de apenas alguns anos, em apenas um único ambiente: uma casa chamada Pandora, no Chipre.

A própria Lucinda disse, ao final do livro, que O Segredo de Helena é um "... desvio do habitual, sem um "vasto" contexto histórico nem uma duração de cem anos", na realidade é uma história inspirada em uma das férias que a escritora passou com sua família em uma casa antiga, no Chipre.

Depois dessa minha introdução, vamos realmente ao enredo de O Segredo de Helena, pois mesmo diferente de outros livros de Lucinda, ainda, assim,temos algumas características: Aqui vamos acompanhar a história em algumas vozes, formatos e épocas diferentes.

No começo do livro, estamos em 2016 e somos apresentados a Alex, com 23 anos, que, ao chegar em Pandora (Chipre) passa a relembrar fatos de sua vida que se passaram a 10 anos atrás (2006) na medida em que lê seu diário. Então, praticamente, toda a narrativa de O Segredo de Helena será contada através do diário de Alex e de relatos de Helena, sua mãe.

Helena, tinha 15 anos quando foi pela primeira vez para a casa Pandora no Chipre, onde seu padrinho morava e lá viveu experiências que transformaram sua vida. Decorridos 24 anos dessa época, Helena herda de seu padrinho a casa e decide passar as férias com sua família e amigos no local.

É durante essas férias que segredos escondidos por Helena vem à tona, ao passo que ela, a família e os amigos também estão vivendo situações definitivas. O presente e o passado de todos acabam entrando em xeque e nem tudo o que iremos descobrir é bom e romântico.

Fiquei bastante impressionada com o fato de O Segredo de Helena trazer tantas reflexões importantes sobre como tudo em nossa vida tem poder definitivo para a construção de nosso futuro, além de reflexões sobre os segredos que muitas vezes não conseguem ficar à margem por muito tempo sem "estourar", entre tantas outros temas e sentimentos que me vi imersa durante a leitura.

Porém, devo ser sincera: mesmo tendo gostado de O Segredo de Helena, ter apreciado a leitura como algo para descontrair, como uma forma de conhecer Chipre - sim, eu fiquei tão empolgada que comecei a pesquisar sobre a ilha, sobre a cultura, sobre a região, o clima, os pontos turísticos, a arquitetura, etc. -, eu esperei mais.

Veja bem: isso se deve justamente por conta de estar esperando um romance histórico, talvez, se eu tivesse sido alertada sobre esse livro ser uma história familiar, não teria criado tantas expectativas e tivesse gostado muito mais, tendo em vista que a narrativa é fluida, o enredo é interessante, os personagens profundos e a ambientação maravilhosa. Ou seja, tinha tudo para eu amar, se eu não tivesse expectativas completamente na contramão da "realidade" desse livro.

Tenho certeza que, após a leitura dessa minha opinião vocês estão muito mais preparados do que eu para apreciar completamente O Segredo de Helena. Boa Leitura!

site: www.delivroemlivro.com.br

A. M. 18/05/2023

Segredos.
Adorei o segredo de Helena, é uma bela história, envolvente, emocionante e apaixonante. Não tem como não gostar. A narrativa é muito fácil agradável.
Adorei cada personagem, Helena, William, Alex, entre os de mais.
E sem falar a casa Pandora que é um lugar encantador. A escritora Lucinda Riley acertou em cheio nesse livro.

Ka. 19/04/2018

Que saudade das antigas histórias de Lucinda
Não adianta, todo livro de Lucinda Riley eu compro. Compro e leio. E vou continuar fazendo isso msm que me decepcione um pouco.
O segredo de Helena é um livro bem fraco comparado às outras obras da autora. Até metade do livro é só enrolação e a outra metade é um pouco sem graça, msm quando descobrimos o tão temido segredo de Helena.
Enfim.. Quando leio esses novos livros de Lucinda, sinto uma saudade danada de histórias mais densas e bem elaboradas, as antigas obras dela.

Jú Moreira 19/04/2018minha estante
To lendo esse livro e estou tendo essa mesma sensacao!!

Dani(ela) 21/04/2018minha estante
Siiiiimmmm. Ate pq o grande segredo de grande não tem nada. Achei o livro bem fraco também. Mas sempre leio tudo dela. : )

Jú Moreira 21/04/2018minha estante
Pois é, eu sempre leio tudo dela também! Ah minto... s Série das Sete irmãs eu só li o primeiro! Como sou muito ansiosa e não saíram todos, eu preferi ler mais pra frente! Mas os individuais eu já li todos!!

Dani(ela) 21/04/2018minha estante
Eu tenho lido o das irmãs conforme vão saindo mas estão ficando muito repetitivos.

Jú Moreira 21/04/2018minha estante
Serio!? Eu temo por isso! Acho que após eu acabar o Segredo de Helena, lerei o segundo livro das Sete irmãs e assim por diante!

Dani(ela) 21/04/2018minha estante
Acho boa ideia. Pq se fores ler todos em sequencia com certeza vai ficar enjiativo!

Tamara 21/04/2018minha estante
Estou em dez por cento do livro. Ainda não me apaixonei, mas vamos ver, uma amiga gostou bastante. Quanto a série das sete irmãs eu amo demais, elas tem todas a mesma pegada, mas acho muito bem construídas, mas não acho um caminho bom ler tudo de uma vez, é tudo denso demais, realmente, pode se tornar enjoativo.

Alcione13 22/04/2018minha estante
Então nem vou ler por agora. Parabéns pela resenha. E tive a sensação de repetição nas histórias. E foi ótimo encontrar pessoas com a mesma opinião pois todo mundo dizia amar...

Dani(ela) 22/04/2018minha estante

Ka. 24/04/2018minha estante
Sim.. Adoro a autora e sigo na direção de continuar a ler as obras dela, mas tem realmente ficado repetitivo e comum demais.
Não deixa de ser um bom passatempo, mas nem de longe se compara às primeiras obras, na minha opinião.

Alcione13 24/04/2018minha estante
A alternância entre presente e passado sem nenhuma mudança da uma ideia de déjà vu.

Thais 29/04/2018minha estante
Acabei de ler e estava vindo falar exatamente a mesma coisa! A leitura só engrenou pra mim na segunda metade, que já era totalmente previsível. O livro é legal, mas deixa muito a desejar comparado com vários outros da Lucinda.

E realmente, o das irmãs tá sendo mais do mesmo. Só consegui terminar o da Ceci pq me esforcei bastante. Tenho medo dos próximos.

Alcione13 29/04/2018minha estante
Nem tentei os da irmãs. E para mim A árvore dos anjos já era. Abandonei. A luz através da janela só fluiu depois da metade.Mas ainda assim foi muito previsível.E detestei a heroína do passado.

Thais 29/04/2018minha estante
Eu já amei A Árvore dos Anjos! Agora, a garota italiana foi medonho pra mim.

Alcione13 29/04/2018minha estante
Esse eu nem tentei. Vi resenhas tão desanimadoras que nem perdi tempo.

sirlani.lopes 12/09/2021

Ahh perfeito!
A cada segredo revelado achava que era o principal e der repente tinha mais segredos. Adorei a passagem de tempo e ver o amadurecimento dos personagens.

Francys 09/08/2021

Um livro cheio de segredos?
Amei de mais esse livro!
Uma leitura fluida, leve!

No começo um pouco lenta, mas valeu cada persistência!

Acho que a autora foi fiel ao desenvolvimento da trama desde o início, os personagens se mantiveram em sua personalidades.

Amei como a história de desenvolveu, cheio de altos e somente isso.

Terminando um capítulo querendo começar outro.

O segundo livro que li mais rápido da vida.

E o final foi sensacional!

Recomendo fortemente!
Não achei nada clichê.

TainA461 28/05/2021

Li pq minha mãe disse que era bom, não era
Acho que faz mais sentido quando tu é mãe mesmo, eu particularmente achei a leitura enrolada e sem sentido, a autora faz umas interligações entre passado e futuro nas quais achei muito desgastantes e a história não me deixou apegada em nada, tornando tudo meio "blé"

Regiane.Peres 27/12/2020

O SEGREDO DE HELENA
Quanta verdade o amor é capaz de suportar?

Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.

Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.

Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.

Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Aione 05/06/2018

O Segredo de Helena é o mais recente lançamento de Lucinda Riley pela editora Arqueiro e, também, um de seus romances menos típicos: aqui, não há uma trama histórica atrelada a outra contemporânea, como em muitos dos seus títulos, apenas um enredo que se desenvolve basicamente em um mesmo cenário — Pandora, uma casa no Chipre.

Helena se apaixonou e teve sua vida modificada aos 15 anos, quando visitou o padrinho no Chipre. Agora, 24 anos após os acontecimentos que tanto a impactaram, ela recebe Pandora de herança e retorna com a família ao local que desperta nela sensações tão conflitantes. E, assim como no mito grego, Helena sente que sua caixa de segredos está para ser revelada, causando com ela a destruição de tudo pelo que ela mais lutou para construir.

O livro mescla diferentes vozes narrativas: o que abre e fecha o livro é a perspectiva de Alex aos 23 anos, filho de Helena, em primeira pessoa em uma linha temporal posterior aos acontecimentos centrais da trama; o enredo em si é narrado em terceira pessoa sobretudo pela perspectiva de Helena durante a estadia de sua família em Pandora ao longo do verão, embora a narrativa se aproxime também da visão de outras personagens; e na abertura de cada capítulo, há o diário de Alex aos 13 anos, o que permite ao leitor compreender as impressões do garoto durante o desenrolar dos acontecimentos. Com isso, Lucinda Riley garante alguns efeitos na leitura: em primeiro lugar, já desperta a curiosidade do leitor desde as primeiras páginas e incita algumas dúvidas a respeito do que ele poderá encontrar; depois, torna sua narrativa mais rica justamente por sua maior abrangência.

Ainda que o cenário de O Segredo de Helena basicamente se limite a Pandora, seu enredo acaba tendo maior complexidade pela gama de personagens presente e pelas muitas tramas que vão sendo desenvolvidas. Ao mesmo tempo em que elas dão substância à obra e apresentam novas facetas das personagens, permitem que, pouco a pouco, uma teia maior de eventos seja habilmente formada em torno do conflito central.

O Segredo de Helena foi meu primeiro contato com a escrita de Lucinda Riley. Comecei a leitura curiosa pelo que encontraria e o que mais chamou minha atenção desde as primeiras páginas foi a facilidade com que a autora me ganhou. Mesmo em meio aos trechos mais descritivos, realizei uma leitura completamente ágil e fluida e li o livro em apenas um dia. Fui cativada pelas paisagens acolhedoras, pelos conflitos das personagens e, sobretudo, pela escrita encantadora de Lucinda. Ainda que a leitura não tenha se mostrado de fato surpreendente, já que consegui perceber o segredo da protagonista bem antes de sua revelação, ela certamente foi acolhedora.

A temática central da obra é, sem dúvidas, a familiar e a autora desenvolve com sensibilidade as relações exploradas no romance. Mas, acima disso, adorei a forma de como apresentou as diferentes facetas da protagonista: Helena é mãe, madrasta, mulher e seus conflitos são vividos de acordo com seus diferentes papéis. Ela experimenta alegrias e angústias, dificuldades e acertos através deles e demonstram ao leitor a complexidade de ações e emoções que experimentamos ao longo de nossa existência.

Embora o foco de O Segredo de Helena seja sem dúvidas emocional, tanto pelos conflitos abordados quanto pelo que busca suscitar no leitor, essa não foi, de fato, uma leitura que me provocou lágrimas, por mais envolvida que eu estivesse e por mais que tenha gostado do que li.

De qualquer forma, achei O Segredo de Helena uma boa escolha para ter iniciado meu contato com a escrita de Lucinda Riley. Mesmo que o livro não tenha me impactado e, ao seu final, tenha sido até mesmo um pouco cansativo pelo excesso de desenvolvimento dos acontecimentos futuros ao verão em Pandora, ainda assim me proporcionou uma leitura na qual mergulhei por completo desde o início, me cativando sobretudo pela delicadeza com que as relações familiares foram tratadas. Certamente, o livro me deixou com ainda mais curiosidade de ler outras obras da autora, com as quais, imagino, terei experiências ainda mais envolvedoras.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/06/05/resenha-o-segredo-de-helena-lucinda-riley/

Mariana_ 11/08/2021

Lido em 2018
Eu li esse livro há 3 anos. Eu adorava a forma como a autora escrevia. Esse e A Carta Secreta são os que menos gosto, mas nada apaga o talento e o brilhantismo da autora pra mim. Pretendo reler todos em algum momento da minha vida...

MariAngela 21/10/2023

Muito lindo.
Um romance de verdade. Uma história de vida narrada pela visão de uma criança superdotada de 13 anos contando a história de sua infância, seus pais e irmãos, uma história cercada de mentiras e descobertas em uma linda casa na Grécia.
O humor e sarcasmo do narrador dão um toque muito especial, me diverti muito com a leitura. E é claro que os plots são ótimos.

KARLA.BULHOES 13/02/2020

O Segredo de Helena
É um livro monótono e tem muita enrolação para o desenrolar da estoria, a leitura se torna cansativa para esse livro, mas a autora escreve livro muitos bons.

16/04/2024

Paola 31/01/2021

Um romance legítimo..
Adquiri o livro sem pretensão, expectativa. Nenhuma indicação. Apenas com base na descrição e no nome sugestivo. A obra demonstrou-se completa. Nenhuma pergunta deixou de ser respondida. O enredo é perfeito e vai dando indícios do desenrolar da história... a leitura flui de forma leve e os personagens são perfeitamente construídos de maneira complexa e individualista. Uma ótima aquisição, que certamente vou reler em outro momento, para descobrir novos ensinamentos e aprender sobre as diferentes formas de amar...