Correndo Descalça Amy Harmon

Resenhas - Correndo Descalça

Thaise 24/06/2020

SIMPLESMENTE TOCANTE
"O amor verdadeiro é sofredor, é benigno. O amor não é invejoso, não trata com leviandade. Não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca interesses, não se irrita, não suspeita mal. O amor verdadeiro não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

Eu comecei a ler já pensando que com certeza seria uma história parecida com Beleza Perdida (outro livro da autora), não foi parecido, mas foi singular, foi unicamente verdadeiro em suas palavras que me mostrou um outro lado do amor.
Josie é a filha mais nova, sempre recebeu muito amor, mas então sua mãe morreu e tudo mudou, não os sentimentos, mas a rotina, não era mais uma criança que podia brincar o dia todo, era uma criança que tinha que cuidar do seu pai que sofria com a perda, e dos seus irmãos.
Ela então conhece uma mulher que lhe ensina o que já estava em seu coração, a música, então, ela começa a viver ela, a se resumir a ela, até que conhece Samuel. Eles dois então vivem uma intensa amizade baseada em fé e esperança, e principalmente em sonhos.
A fé, aqui nesse livro é colocada de forma sutil, simples, firme, e é muito bonito ver que esse caminho escolhido por duas pessoas que tiveram um passado um pouco doloroso, se encontraram de forma tão bonita.
Gostei e gostei muito mesmo
BeBoCa 06/06/2021minha estante
Livro com uma história fundamentada em emoções reais....leiam!!!!

@livrosmundofantastico 27/02/2024

Emocionante e Reflexivo
“Algumas coisas não podem ser explicadas ou compartilhadas, porque perdem o brilho quando são passadas adiante”

Josie tinha 13 anos quando conheceu Samuel, os dois sentavam um ao lado do outro no ônibus da escola e através dos livros foram se tornando amigos. Josie teve que amadurecer muito cedo, quando perdeu a mãe ela se tornou responsável em fazer as tarefas de casa para seus irmãos e pai. Ela era apaixonada por livros e aprendeu rápido a tocar piano com a ajuda de uma senhora.

Samuel está no ensino médio é um jovem revoltado e descendente dos Navajos apesar de ser mais velho que Josie foi ela que lhe ensinou sobre livros, músicas e palavras. Quando ele termina o ensino médio vai ser fuzileiro naval e deixa sua melhor amiga para trás.

Anos depois ele volta, Josie não é mais a mesma, ela sentiu muito a perda e agora é ele que vai ajuda-lá.

Uma história sobre perda, família e a descoberta do amor, Amy tem o dom das palavras suas histórias são reflexivas e encantadoras.

Estante da Helen 22/01/2021

Leitura gostosa
Aquele livro que você fica torcendo pelo casal desde início.
Adorei as músicas, me fez querer escutar música clássica!
Recomendo para leitura naqueles dias chuvosos no sofá.

Isabela 02/06/2021

apego emocional
essa é uma história sobre amor, amizade, música, recomeços, dever, sofrimento e família.

tenho um apego enorme por esse livro ter me trago pro mundo da leitura.

"Você não é a garota que mais amei. Você é a única garota que já amei"

Janise Martins 22/08/2023

Correndo Descalça

Uma história doce, fofa. A leitura é rápida e fluida. Os personagens são cativantes. No entanto, tudo é muito leve, superficial. Até os momentos tristes e mais pesados não trazem a carga que deveriam. Mesmo assim gostei de ler, distrai.

Josie e Samuel se conhecem no ônibus de transporte escolar. Ela tem 13 anos e ele 18 anos. Fazem amizade, e ela ajuda Samuel a realizar seu sonho de ser fuzileiro.

A amizade deles é forte, sincera e pura. Mais adiante a gente descobre o quão cuidadoso ele foi com ela.

Josie tinha o sonho de se tornar pianista e viajar pelo mundo. Samuel realizou seu sonho, entrou para os fuzileiros e foi embora. Josie por uma série de situações não conseguiu realizar seu sonho.

Depois de anos Samuel está de volta e vê a realidade de Josie. Agora é vez dele ajudá-la.

É uma história de amor que teve que esperar o momento certo.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/08/correndo-descalca.html

Bia 17/08/2020

Uma história de amor singelo e puro
Há beleza atrás de mim conforme caminho
Há beleza à minha frente conforme caminho
Há beleza sob mim conforme caminho
Há beleza sobre mim conforme caminho
Com a beleza devo caminhar sempre.

? Você sempre caminha com a beleza, Josie. Está sempre procurando por ela.

Correndo descalça foi quase um 5 estrelas.
A primeira parte do livro é maravilhosa. Foi muito bom conhecer os personagens e acompanhar o desenvolvimento da relação dos dois. Chorei rios quando enfim chegou a parte que daria uma reviravolta na vida da Josie. A autora conseguiu transmitir toda a dor nessas páginas.
Até aqui o livro era um 5 estrelas.
Já na segunda parte, com Josie e Samuel se reencontrando mais velhos, eu estava cheia de expectativas (que foram frustradas). Para mim, faltou acrescentar algo mais no amadurecimento dos personagens, principalmente, em relação a Josie. Além da desesperança e conformidade (devido à tudo que aconteceu na vida dela), não houve grandes diferenças na Josie de 13 anos para a de 23.
Além disso, o livro traz outros pontos: os personagens conversam muito sobre romances clássicos, sobre a Bíblia, música e lendas do povo indígena. Muito. Até certo ponto, estava ótimo. Mas depois encheu o saco, sobretudo, na segunda parte da história. Acabou que todos os papos cabeça encheram linguiça e, por fim, restou poucas páginas para nós, leitores, vermos Josie e Samuel , realmente, juntos. Todavia, no geral, a leitura valeu super a pena. Mas ainda prefiro Beleza perdida.

Livy 15/03/2021

Uma história de amor e recomeços
Instagram @livy.mundodolivro

Josie Jensen perde a mãe para o câncer, ainda criança. Sendo a única menina dentre tantos irmãos, se vê obrigada a amadurecer cedo, na ânsia de ajudar o pai. Aprende a amar os livros e a música, e logo começa a ter aulas de piano, mostrando ter um talento nato! A música está em seu sangue, tão natural quanto respirar! E é no ônibus escolar que os livros e a música a une a Samuel Yates, um garoto confuso e revoltado, descendente de índios navajos. Mesmo sendo mais nova que ele, o ensina tudo o que sabe, criando um forte laço de amizade. Até que, ao se formar no colégio, Samuel vai embora da cidade, para seguir seu treinamento no exército. Após sua partida, uma sucessão de desencontros atormentam a vida de Josie, a fazendo desistir de seus sonhos. Alguns anos depois, com o retorno de Samuel à cidade, seria possível ela voltar a acreditar em si mesma, a sonhar e dar uma chance ao amor?

Gostei tanto desse livro! Amy Harmon escreve de forma tão sensível! Sua narrativa é cheia de nuances, camadas e significado! Fala muito sobre espiritualidade e a vida, sem impor religião ou ideologias, trazendo reflexões lindas, com sutileza e de forma gostosa. Nesse livro temos dois mundos se encontrando e temas que não li em nenhum outro livro! Amei conhecer mais sobre a cultura indígena, através de Samuel, com suas lendas cheias de significado.

Quanto ao romance, se desenvolve de forma sútil ao decorrer de todo o livro, começando com a bela amizade, passando por desencontros e chegando à vida adulta. Amei a forma como Amy desenvolveu esse amor, trazendo uma conexão de sonhos, experiências e almas entre os personagens. E o final ... Ah, o final é lindo!

Essa é uma história que traz muitos sentimentos, fala sobre sonhos, recomeços e o poder do amor verdadeiro, no qual se tem a liberdade de ser total e completamente você mesmo.

Desde que li Beleza Perdida, um dos livros que mais amo panfletar, quis conhecer outros livros da Amy Harmon. Correndo Descalça é meu segundo livro dela e só posso dizer que está se tornando uma das minhas autoras favoritas!

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Marjory.Vargas 28/06/2020

Me surpreendeu!!
Não esperei que gostaria tanto dessa história. Um amor puro, inocente, mas muito, muito sincero e intenso, que nem longos anos distantes o fizeram ser esquecido. Daquelas histórias que faz a gente acreditar que ainda existem coisas boas no mundo.

Kelly Martinez 30/01/2020

Como um sapato cujo par é perdido e nunca mais eu havia perdido o meu par e não sabia correr descalça
Amy Harmon
349 páginas
2018
Editora Verus
5/5

Olá amigos literários. Hoje trago pra vocês essa doce história de amizade e amor escrita por Amy Harmon.
Temos aqui Josie, uma adolescente que amadureceu muito rápido devido à morte de sua mãe e do outro lado, temos Samuel, um descendente indígena muito revoltado , ambos moradores de uma cidadezinha do interior de Utah, EUA.
Contrariando todas as expectativas , os dois se aproximam e criam uma amizade linda, pura, onde Josie consegue mostrar à Samuel a beleza do mundo através da música e das palavras, resgatando-o da sua escuridão particular.
Após sua formatura , Samuel vai atrás de seus sonhos, deixando pra traz a cidade onde morava e tb sua amiga, que fica com o coração partido..
Anos depois, Samuel retorna e percebe que agora é a sua vez de resgatar a sua grande amiga da sua própria escuridão, reensinando à ela a beleza que existe no mundo através da música que ela tanto amava e das lendas navajos.
Meus queridos amigos! Que livro lindo! Que história delicada. Que narrativa comovente.
Logo no início somos apresentados à Josie, uma garota de 13 anos que teve que amadurecer por conta da sua perda. ( Ela perde a mãe com 9 anos e assume as funções de sua casa). E ainda sim ela amadurece de um jeito sereno, pacífico sem o menor rancor. Com a ajuda de Sonja, uma nova moradora da cidade, ela desperta a música dentro de si e se dedica avidamente às suas aulas de piano.
Paralelamente a isso, vemos sua amizade com Samuel nascer... eles se conectam através de livros e da música, que é tão presente na vida de Josie e perceber isso acontecendo é maravilhoso.
Mas deixa eu te avisar: se vc, amigo leitor, está procurando um romance quente e arrebatador, esqueça! Aqui não teremos isso!
Esse livro vem te mostrar e te fazer refletir acerca das promessas de Deus. Simmmm! Toda a narrativa, seja ela da parte da Josie, seja ela da parte das lendas navajos de Samuel tem passagens e diálogos incríveis e vai te mostrar,sutilmente, que Deus está presente em tudo!
É um livro sobre a essência de cada um de nós e como podemos, as vezes de um jeito imperceptível, nos perder e esquecer tudo isso.
Toda a história vai te mostrar que precisamos, sim, de amigos, de amores, de familiares que nos resgatem e que nos façam perceber como é importante manter nossos sonhos e nosso espírito alinhados.
O livro emociona mesmo que sua narrativa seja linear.
E eu, do fundo do meu coração, espero que ele te toque tão profundamente como me tocou!
Destaque para os diálogos finais entre Samuel e Josie e de Josie com seu pai!
Ah, só mais uma coisinha: ouça a música dentro de vc! Deus pode estar falando contigo através dela!
Recomendadíssimo!
Beijos e até a próxima!
By Kelly

Michelle 27/12/2020

Correndo Descalça
Quando Josie Jensen, uma desajeitada prodígio musical de 13 anos se depara com o recém-chegado Samuel Yazzie, um menino Navajo de 18 anos cheio de raiva e confusão, uma amizade improvável floresce. Josie ensina Samuel sobre palavras, música e amizade, e ao longo do caminho encontra uma alma gêmea. Após a formatura, Samuel abandona a sonolenta e pequena cidade em busca de um futuro e uma vida, deixando sua jovem amiga para trás. Muitos anos se passam e Samuel retorna, encontrando Josie necessitando exatamente das coisas que ela lhe ofereceu anos antes. Com os papéis invertidos, Samuel ensina Josie sobre a vida, o amor e o desapego. Profundamente romântico e comovente, é a história de uma garota de uma pequena cidade e um garoto nativo americano, os laços que os unem a suas casas e famílias, e o amor que lhes dá asas.

Cristiane.Rocumback 02/05/2020

Sensível e tocante.
Perder alguém que se ama é difícil. Impossível expressar... Pense em alguém que tem a impressão de que toda vez que ama alguém, essa pessoa de alguma forma vai embora? É assim que nossa personagem se sente.

Perder a mãe transformou a vida de Josie Jo, que com quase nove anos deixou a vida de simples criança pra trás. Achou necessário assumir as tarefas da mãe, era responsável, vivia lendo, aprendendo palavras novas e descobriu prazer da música clássica quando aprendeu a tocar piano. Também curou parte de sua solidão quando tornou-se amiga de Samuel Yates.

Samuel Yates era um descendente indígena de cara fechada, revoltado, que se envolvia em brigas e tinha uma família complicada. A leitura foi o primeiro passo para a aproximação de Samuel e Josie. Quando uma professora pede a ele um relatório sobre um livro e não consegue entender nada, recorre a ajuda de Josie. E assim criam um grande vínculo, uma amizade diferente das demais. Até que chega o momento que Samuel parte em busca do futuro.

Anos passam e outras tribulações atingem Josie, apagando aquela chama de vida que possuía. Quando Samuel retorna e a vê assim, decide ajudar como ela o ajudou...

Amo um livro que traz outras culturas. Samuel ao longo do livro fala muito sobre sua origem indígena, as lendas, palavras diferentes e um pouco sobre a discriminação(fato infeliz).
Josie é uma personagem forte.
Amei a citação de tantos livros, tantas músicas e os trechos que me fizeram emocionar. É uma história sensível, que toca o coração, fala também sobre família e a fé em Deus. Romance leve, não tem cenas de sexo. É o segundo livro da autora que leio. Escrita ótima e fluída. Esse em particular teve um final rápido sem detalhes, mas mesmo assim, amei a leitura e indico.

Rafaelle 13/05/2020

Correndo descalça
Já tinha lido Beleza perdida e Infinito + um da Amy Harmon e ambos os livros já tinham me deixado com a certeza que a Amy entraria na minha lista de autores favoritos. Correndo descalça foi o livro que deixou o lugar dela eternamente garantido na minha lista.

No livro acompanhamos a trajetória de Josie Jo Jensen. Aos 9 anos de idade ela perdeu a mãe e junto perdeu a infância. Com um pai e três irmãos, ela decidiu assumir as responsabilidades da casa, aprendeu a cozinhar e a cuidar de todos. Amadureceu precocemente e encontrava lazer apenas em seus livros. Quando conhece Sonja, uma professora de música aposentada que acabara de se mudar para Levan, Josie é apresentada ao mundo da música clássica e Sonja passa a dar aulas de piano para Josie, que se revela uma aluna prodígio.

Já com 13 anos Josie conhece Samuel Yates. Ele é um estudante do último ano do colegial. Filho de um homem branco e uma índia Navajo, Samuel é amargurado pelo preconceito que sofre de brancos e Navajos por ser mestiço, sem saber qual seu lugar no mundo. Eles passam a dividir o assento no ônibus todos os dias e dá convivência surge uma amizade linda regada à livros e músicas clássicas.

Josie e Samuel encontram a amizade e o amor. Porém as circunstâncias da vida e a diferença de idade os separam. Muitos anos depois Samuel retorna para a cidade e encontra uma Josie marcada por tragédias e sabe que é a vez dele dar a ela a alegria que um dia ela o proporcionou.

Esse livro é doce, tocante e profundo. Amy Harmon lidou com todos os temas com a delicadeza necessária para construir uma grande história. É um livro sobre perdas, amor, amizade, sonhos, fé, família e segundas chances. A forma como ela retratou a diferença de idade entres os protagonistas foi delicada e muito acertada. Não consigo encontrar nenhum ponto que tenha me desagradado durante a leitura.

Esse é um livro que recomendo para todos. É um livro que nos deixa com o coração quentinho e um sorriso no rosto, perfeito para os dias tão difíceis que estamos passando.

Paulinha - @ladaminhaestante 12/05/2020

Perfeito!
O que dizer desse livro, que possa transmitir a intensidade da história?!
Quem já teve oportunidade de ler 2 ou mais livros da Amy, talvez perceba, assim como eu, que suas histórias sempre tem garotos "machucados" que acabam se "curando" com as boas amizades e consequentemente, esta amizade acaba se transformando no amor em sua mais pura essência. Lendo Correndo descalça, acabei vendo em Josie e Samuel, Ambrose e Fern (de Beleza Perdida), Moses e Georgia (de The Law Of Moses), Tag e Millie (de The Song Of David) e até um pouco de Angelo e Eva (de From Sand And Ash).

Mas não quero dizer com isso, que seja histórias repetitivas, e mocinha que muda mocinho e tal. Não. É mais profundo que isso. É uma cura contínua a cada página escrita. É amor crescente, batalhado, puro, intenso, a cada capítulo encerrado. Nada vem fácil, a vida dos personagens não é fácil. Tem perdas dolorosas, condenação pelo modo de agir, viver a vida, mas cada história com suas peculiaridades e fundamentos diferentes.

Neste aqui, temos Josie, que precisou abraçar os afazeres domésticos e cuidar do pai e seus irmãos mais velhos desde muito nova e não teve uma infância comum, como a maioria das crianças. Mas Josie também não é comum. Tem gostos para música e literatura diferentes das crianças de sua idade. E assim foi crescendo. E foi pela música e pela literatura que sua amizade com Samuel foi se construindo. E foi por ela que Samuel, marcado pelos "traumas" de ser quem era, aos poucos se curou, e se tornando o que nasceu destinado a ser. E foi assim, que o amor também nasceu.
Maaas, muitas tragédias e reviravoltas ainda rondavam a vida de Josie e Samuel. Até que as coisas finalmente pudessem se acertar.
Jim (o pai de Joise) foi um tanto negligente com a filha durante o período de seu crescimento e graças a Deus houve Sonja para ajudá-la. Mas ao final, o pai compensou de forma maravilhosa, com conselhos muito sábios.

Além do romance, carregado de dores, incertezas, decepções, traumas, o livro conta também um pouco dos costumes, lendas do povo navajo (Samuel é filho de pai branco e mãe navajo) e tudo isso, carregado de sinfonias maravilhosas de Beethoven, Mozart, Chopin, Rachmaninof, Ravel, Debussy, entre tantos outros. É uma surra de compositores da música clássica sem igual. Conclui o livro cheio de post it que lógico, logo será uma playlist no Spotify rsrs.

Então, pra quem curte um romance intenso, doloroso, nada mamão com açúcar, mas lindo, puro, gentil, e música clássica, é um prato cheio.