Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Alessandra Leandro 12/12/2023

Que história intrigante
Se a gente imaginar que a premissa da história foi baseada num fato real, torna toda a história intrigante e gera muita curiosidade. O texto começa falando que o avô do noivo, durante o casamento dele, encontra a avó da noiva e identifica como sendo sua esposa que ele acreditava estar morta.

O desenrolar da história ocorre contando todos os momentos da vida dos personagens até chegar naquele momento.

A escrita é fluída e mostra sensibilidade em momentos de drama.

Kelly.Christinne 29/11/2023

Um bom livro que nos traz uma visão diferente sobre a vida antes, durante e depois de uma guerra. Amores perdidos, vidas perdidas, sonhos que não podem ser realizados.

Paty 30/10/2023

Muito mais que uma história de amor.. esse livro narra de forma extraordinária muitos fatos reais de pessoas que viveram os horrores da segunda guerra e as atrocidades praticadas pelos nazistas nos campos de concentração.. pessoas que sofreram abusos impossíveis de se imaginar..e que deixaram suas marcas para posterioridade mesmo ate custando a própria vida.
A melhor parte do livro para mim foi justamente isso, os relatos de Lenka.. tão cheio de detalhes que nos transporta e nos faz sofrer tanto que chega a doer. Apesar de ter lido centenas de livros que tratam sobre os abusos e atrocidades em campos de concentração, nunca vou deixar de ficar chocada, nauseada e inconformada com esses fatos..e esse livro me trouxe muitos desses sentimentos..e muito mais.

Adriana854 08/10/2023

Apaixonante
Que livro emocionante! Juro que não esperava gostar tanto. Belíssimo do início ao fim. Impossível não se emocionar.

TÍTULO: Um Amor Perdido

AUTORA: Alison Richman

TRADUÇÃO: Ana Carolina Mesquita

EDITORA: Bertrand

SINOPSE: Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morreu. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

JESSICA53 16/07/2023

Uma quase história de amor ?
Confesso, que pela premissa esperava uma história de amor arrebatadora que sobreviveria a guerra.
Não foi o que aconteceu! A história é narrada no presente e no passado. No passado por Lenka, que escolhe não fugir da Europa para ficar com sua família. E no Presente por Josef que segue em frente com a promessa de conseguir tirar Lenka e sua família da Europa. Confesso que o relato de todo sofrimento e dor dela é o que nos prende a história toda.
Vale muito a pena, pois não é uma história com final feliz.

Mi_lendo23 18/06/2023

Um dos livros mais lindos que já li
Lenka, uma jovem estudante de artes da Universidade de Praga se apaixona pelo o irmão de sua melhor amiga, Josef.
O amor é recíproco e, tempos depois, eles se casam. No entanto, a guerra faz com que o casal se separe. Josef, vai com sua família para os EUA e Lenka, de origem judia, é levada para Terezín e posteriormente a Auschwitz. Ambos passam a vida achando que seu amor havia morrido.

O livro começa com o reencontro do casal no casamento de seus netos após um período aproximado de 60 anos. O próximo capítulo nos leva de volta no tempo para que possamos acompanhar o que cada um viveu durante a separação.

O livro alterna narradores: ora Lenka, ora Josef. As palavras sofridas de Lenka e as saudosas e cheias de afeto de Josef intercalam também ficção e realidade. A cereja do bolo fica por conta da "nota da autora" e foi ali que minhas lágrimas caíram. Para você saber, só lendo essa obra maravilhosa.

alinetiemi 12/05/2023

Livrão! A questão do luto, amor perdido e possível reencontro deixam a história muito mais humana.
Ainda mais por ser baseado em histórias reais, momentos que marcaram a história mundial. Muito emocionante!
PS. Em alguns capítulos pode acabar sendo cansativo, mas vale a pena.

@Umpouquinhodemim 04/05/2023

Emocionante
Que leitura agradável, triste mas agradável, teve partes que chorei muito pelos horrores que Lenka passou durante a 2ª guerra mundial, não gosto muito de ler livros com esse tema porque eles me afetam muito. Mas a estória foi conduzida de uma forma bem real e ainda mais quando li os agradecimentos (sim eu leio os agradecimentos) e admirei muito a escritora e as suas pesquisas, em muitos com fatos reais.

Stephanys27 25/04/2023

Tenho a impressão de que vou me lembrar desse livro por muitos anos, consegui sentir a dor em cada linha escrita e cheguei a ter os olhos marejados ao saber do acidente do avião no qual o protagonista estava mesmo sabendo que ele estava vivo.
Me arrependo de ter lido tão rápido, esse livro é como um processo de luto onde cada fase deve ser sentida com respeito.

Bella Negreiros 08/04/2023

Por mais que seja uma história muito narrativa, foi muito rápida a leitura, acho que os capítulos curtos favoreceram isso.
Gostei muito do desenvolvimento da história, Lenka sofreu muito assim como todos os judeus naquela época, não conhecia Terezím, achei fenomenal a história dos artistas e suas artes, como a autora descreve nas notas, foi real as pinturas.
Achei Josef um homem muito apaixonado, põe todos esses anos longe da sua amada, ele nunca desistiu de encontrá-la e nunca deixou de amá-la. Tive pena da Amália não ter recebido o amor que ela com certeza merecia, mas pelo menos ela criou uma família. Fiquei triste por ele precisar reprimir seus sentimentos e nunca ter contado para ninguém sobre seu amor perdido.
Lenka também nunca esqueceu Josef, mas por outro lado, ela pensou que ele estivesse morto e se permitiu ser amada e até mesmo se permitiu desejar outro homem. É muito forte ver tudo que ela viveu, ler o lado sombrio dos guetos, a fome, a desesperança. Gostei de ver as criancinhas pintando, trazendo um pouco de magia a suas vidas.
O fim da história, que é muito aguardado, foi tão simples que fiquei triste, queria com certeza saber o que mais aconteceu naquele momento.

Denise Crivelli 05/04/2023

Um amor perdido conta a história de um amor separado pela guerra em que cada um dos protagonistas possuem suas feridas por conta de tudo que passaram em suas juventudes. Nessa história conhecemos Lenka uma jovem que adorava a pintar e era estudante de artes e se apaixona pelo irmão da melhor amiga Josef que cursava medicina e ambos moravam em Praga e inicialmente viviam o romance as escondidas, só que a situação na cidade começou a mudar com a guerra na Alemanha e onde eles moravam podia ser invadido a qualquer momento, nisso os Judeus começaram a ser hostilizados, a perder seus direitos e seus bens com o desespero que estava acontecendo Josef pediu Lenka em casamento porque a intenção era fugir para os EUA.

Só que ele conseguiu passagem só para ela e não para a família de Lenka, nisso a mulher se recusou a fugir e ficou acordado que ele iria primeiro e conseguiria uma passagem para os pais e a irmã dela para que todos fossem aos EUA. Nesse meio tempo acontece algo no Navio que Josef estava e Lenka acaba pensando que ele morreu nesse acidente e logo depois ela e sua família são mandando para um campo em Terezín onde cada um desempenha algumas atividades e precisam dividir o alojamento com várias pessoas, se alimentam mal e não possuem direito a nada. Lenka passava por dificuldade, mas ainda conseguia desenhar, pintar e ficar junto com sua família.

Porém um dia os pais dela entram na lista para serem enviados ao leste e ela vai e se escreve as escondidas para ir com a sua irmã para o Leste, sua família acaba indo parar em Auschwitz que acaba sendo o lugar que ela perde os parentes que tanto amava.

Um Amor Perdido é uma história que mostra o passado e o presente desses dois personagens, no passado estão na casa de seus 20 anos e no presente entre seus 80 anos já morando nos EUA, a história começa com a no presente com o personagens se encontrando em um evento e falando que era seu marido, depois disso passa a explicar o que aconteceu no passado e como eles se separaram e as cicatrizes de Lenka são bem mais profundas e ela viveu coisas que uma pessoa tão jovem não deveria ter vivido, ela viu a morte em todos os lados e foi uma sobrevivente.

Stitcha 19/03/2023

Sem palavras
Gente, demorei 3 semanas pra chegar na metade do livro porque achei bem arrastado, mas depois disso foi só ladeira abaixo e não conseguia largar, foi tão doloroso, tão triste que quando terminei senti um vazio enorme.
Conta a história não só de Lenka mas de várias pessoas tão injustiçadas quanto ela, e só de saber que algumas pessoas ali dentro foram reais me dá vontade de chorar.
É doloroso, cruel e devastador.
É difícil acreditar que pessoas tinham coragem de fazer isso com outros seres humanos, é um nível de maldade absurda.
É difícil acreditar que pessoas conseguiram sobreviver a isso tudo.
Um dos livros mais dolorosos que já li na minha vida.
Não tem palavras pra expressar e não consigo imaginar sequer por 1 segundo o que é sentir na pele o que eles sentiram.
O que a arte fez por essas pessoas, o protesto de cada um deles foi GIGANTE.

Billo 15/03/2023

Resistência
Um amor que nasceu separado por uma guerra, por tragédias, um recomeçando, o outro lutando tentando sobreviver apesar das perdas, ambos aprendendo a seguir em frente, a reconstruir suas vidas.
Acompanhamos como nossos protagonistas passando por todas as atrocidades causadas pela guerra, seguem em frente, criam laços e famílias enquanto lutam com seus traumas até um reencontro.
Uma história que envolve do início ao fim, mostrando que a vida segue apesar de tudo.