Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Aline @contandoleituras 18/05/2022

Linda historia! Gostei muito por falar sobre Praga e sobre a vida em Teresin, 2 lugares que tive a oportunidade de conhecer.
Saber que pessoas do livro realmente existiram e fizeram esse trabalho lindo em meio ao caos, foi uma grata surpresa!

Vitória 05/05/2022

Eu gostei muito desse livro. Finalmente consegui acertar no tipo de romance histórico que me agrada. Esse me lembrou demais a história de Alice, que é um livro pelo qual sou completamente apaixonada, a diferença é que, enquanto lá temos uma trama com uma baita investigação, aqui ficamos mais no drama. A minha grande decepção veio, literalmente, na última página, mas vou explicar mais pra frente.
A autora sabe construir muito bem os personagens, todos são extremamente cativantes. Me apaixonei pela Lenka e pelo Josef logo de cara, mas os personagens secundários também tiveram um espaço no meu coração. Era incrível como alguém era apresentado e, duas páginas depois, eu já estava me importando demais com a pessoa. Isso ajudou pra que a história tivesse mais impacto sobre mim.
O romance é excelente. Mesmo que a autora tenha feito com que eu acreditasse no sentimento dos dois, achei o período que eles passam juntos muito curto, mas dei um desconto pelo fato de estarmos falando de uma história que se passa durante a segunda guerra, tempo era exatamente o que esses personagens não tinham. Todas as cenas entre a Lenka e o Josef são lindas, e aqui a autora esbanja poesia na escrita. Era uma citação mais linda do que a outra. Acho que a história ter se iniciado com os dois já velhinhos, no reencontro, também contribuiu pra que eu me interessasse mais pelos dois, eu queria demais saber porque eles tinham se separado, e como um sentimento que perdurou durante tanto tempo tinha nascido.
Mesmo sendo um livro de romance, a autora não se prende somente a isso, a parte histórica também tem grande destaque. Achei a parte narrada pela Lenka muito verdadeira historicamente falando. A autora também sabe como colocar um bom drama nesses momentos, perdi a conta de quantas vezes chorei depois do momento em que ela chega ao campo de concentração. Gostei de como ela soube mostrar que o foco principal da história naquele momento era a Lenka, sem que fosse necessário deixar o Josef de lado por causa disso. As partes narradas por ele não se tornaram monótonas em momento algum. Mesmo assim, eu queria ter visto um pouco mais da Lenka depois do final da guerra, principalmente da relação dela com o marido.
Agora vamos ao ponto negativo: o final é aberto. Podem me dizer que foi essa a intenção da autora, e confesso que, mesmo odiando finais desse tipo, eu consigo admitir que é bonito, mas não aceito. Eu preciso saber se eles ficam juntos depois de tudo isso ou não. Se eu não souber desse detalhe, toda a trajetória dos dois retratada durante o livro perde um pouco da importância e do impacto pra mim. Mesmo assim, admito que é algo pequeno se comparado a tudo o que esse livro entrega. Por causa disso, ainda pretendo ler outras obras da autora, e espero não encontrar desfechos iguais a esse.

Eduardo Ogalves 23/03/2022

Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morreu. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

Karina Mucarzel 09/03/2022

Um Amor Perdido
?Separados pela guerra unidos pelas lembranças.?
Muito emocionada com essa leitura.
Os horrores da guerra servem de cenário para uma linda e emocionante história de amor.

Denise506 19/01/2022

Que história
Meu Deus toda vez que leio algo sobre Hitler fico arrepiada,chocada e triste com tamanha crueldade .

Roberta 30/12/2021

Emocionante
Em todas as páginas eu senti como se estivesse lá vivenciando tudo aquilo. Apesar de ter lido inúmeros livros do tema esse foi um dos que mais me tocou.
Quero um dia visitar os campos, queria poder honrar essas pessoas e tudo que passaram. Queria que isso tivesse nos tornado melhores pessoas mas infelizmente o mundo está pior casa dia e poderia voltar a se repetir essa tragédia.

Fabi | @ps.leitura 29/11/2021

{resenha feita no blog}
Separados pela Guerra, ligados pela memória. Um Amor Perdido, escrito por Alyson Richman e publicado pela Bertrand Brasil, vai contar uma história envolvente, com acontecimentos de uma época tão trágica e marcante da nossa história.

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma estudante de arte, apaixonou-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de sonhos para o futuro, mas com a Segunda Guerra, tudo pode ser ainda mais complicado.

Mas, mesmo com todos os eventos devastadores que estão se aproximando, eles não renunciam aos sentimentos e acabam casando-se. Porém, as escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes.

Tinha um bom tempo que eu não lia nada com essa temática, mesmo amando romance histórico. Quando iniciei essa leitura, já imaginava que ela me causaria uma avalanche de sentimentos e foi exatamente isso que senti ao longo da trama.

Cada capítulo é narrado por um personagem. Conhecemos o passado na visão da Lenka e no presente, os sentimentos de Josef. Então fica muito fácil se apegar ao enredo, aos acontecimentos. Tudo isso toca no coração de uma forma única e me faz refletir que, apesar de ser um livro de ficção, ainda assim muitas coisas podem ter acontecido em nossa realidade e nunca saberemos.

E chega um determinado ponto do livro onde meu coração ficou apertadinho, mas de uma maneira boa. Apesar de toda dor e sofrimento que ambos enfrentaram ao longo da vida, ainda assim mostrou que há esperança. Que nunca devemos desistir de algo ou alguém que amamos.

Então devo dizer que Um Amor Perdido é aquele livro realmente impactante. É aquele livro cheio de dor, sofrimento, mas que também traz esperança, afinal, os piores dias da nossa história foram encerrados, mas sempre com o desejo de dias melhores.

Para quem já curte o gênero, com certeza vai se apaixonar por Lenka e Josef, mas para quem ainda não tem o hábito, é um “prato cheio”.

site: https://www.psamoleitura.com/2021/11/resenha-um-amor-perdido-alyson-richman.html

FLOGERI 23/10/2021

O tempo cura?
O livro inicialmente fala de um desencontro amorosa em 1934 em Praga. Depois disso é dor, pois Josef e Lenka se conhece antes da guerra são judeus se casa, mas, por amor a pela família decide ficar e enfrentar o reich com eles , mas se pensa que Josef não sofrer ele sofreu. O livro fala simplesmente de amor, de todas as formas.
A dor de deixar alguém para traz e intensa, e a dor de vê pessoas que não fizeram nada morrem e desesperador.
O livro é bonito e triste, pois foi inspirado em histórias reais da primeiro guerra mundial.
O livro da Alyson, leiam!. Me deixou com o coração apertado por todos os personagens mas valeu muito ter lido.

Lorena 30/09/2021

eu queria conseguir colocar em palavras a sensibilidade desse livro. como cada capítulo mexeu com tudo dentro de mim, e tudo, se transformou em lágrimas e mais lágrimas. achei que a essa altura, depois de muitos livros lidos com essa temática, eu não fosse me abalar tanto. fui com sede ao pote, e logo nos primeiros capítulos eu soube, sentiria toda aquela amargura.

eu fico muito abalada com livros, gente. palavras me tocam como se fosse físico. tudo que eu fale não vai estar à altura desse livro. a escrita da autora é extremamente visual, foi tudo como se fosse um filme, mais intenso até. acompanhei a vida de Josef, e senti tanta dor por ele quanto senti da Lenka. embora as vivências não se comparem, viver uma vida sem alma como a do Josef sem a Lenka, foi doloroso de ler. eu não sei explicar, foi tudo muito impactante.

senti falta de um diálogo mais aberto entre os dois no final, mas como tudo se interligou para esse encontro, surreal. acredito tanto no poder do amor, que mesmo vivendo vidas tão distantes e tão profundamente abaladas, o amor dois dois deu um jeito de se encontrar de novo.

eu só sei chorar! a escrita foi tão sensível, tão viva, é impossível não se sentir dessa forma.
Kell 01/10/2021minha estante
queria saber escrever uma resenha dessa tamanho ?

Kell 01/10/2021minha estante
*desse

Lorena 01/10/2021minha estante
??? amiga foi o livro, que livrao!

Adriano F. Zwierzykowski 12/10/2021minha estante
???

Roberta 30/12/2021minha estante
Me emocionei demais

Ceci (@umcantinhosomeu) 30/09/2021

Como uma tragédia pode trazer felicidade?
Josef e Lenka dois jovens que estão descobrindo os prazeres e as alegrias do primeiro amor na Praga da década de 40. Quando a iminência de uma guerra surge, e particularmente ameaçando suas vidas, pelo simples fato de serem judeus, todas suas convicções serão colocadas a prova.

Por anos eles ficaram separados, Josef conseguiu exílio nos EUA, já Lenka não conseguindo deixar sua família para trás, eles são mandados para o Gueto de Terezín. A partir daí uma sucessão de acontecimentos, colocam cada vez mais esses dois apaixonados em distância. Será que o destino será tão perverso é os manterá assim até quando?

Eu sou apaixonada por histórias que tratam de Segunda Guerra, e essa com certeza entrou para os melhores dos ano. A história de Josef e Lenka é sensacional. Claro que o amor que dividem é inspirador, mas a trajetória de cada um após o anúncio da guerra também conquista. Lenka se mostra uma mulher extremamente forte, mesmo em meio a tanta atrocidade, ela se mantém firme em suas convicções. Josef mesmo conseguindo escapar de tudo, não podemos chamar de sortudo, pois o homem ainda vai sofrer viu.
Se prepare para muito drama, romance e segundas chances.

Andreia 31/08/2021

Um amor perdido
Os horrores da guerra servem como pano de fundo para um amor que dura por toda a vida. O livro fala sobre perdas, esperanças, tragédia e sobretudo amor. Amei o livro.

Ed.Costa 18/07/2021

Emocionante...
O livro narra a estória de Josef e Lenka, dois jovens apaixonados que são separados pela guerra.
A estória inicia-se com Lenka narrando desde sua infância em Praga, passando pelo início de sua fase adulta até conhecer Josef, com quem viria a casar-se antes do estopim da segunda guerra mundial e os horrores vividos nos campos de concentração.
Josef, por sua vez, nos conta como foi sua vida após precisar sair do país, ante à iminente invasão alemã à Tchecoslovaquia.
No desenrolar da narrativa, Lenka e Josef relatam como se dera a trajetória de suas vidas durante os sessenta anos em que são separados pelos horrores da guerra.
Um livro para emocionar... uma linda estória de amor que o tempo não conseguiu apagar.
Vale muito à pena ler.

Cristiane 23/05/2021

A autora nós presenteia com uma história emocionante. Um amor que é separado pela guerra. Através das lembranças dos dois conhecemos os horrores daquela época.

Fer 18/05/2021

Uma dolorosamente linda história
Em Um Amor Perdido, sob os horrores da SGM, temos a triste história de um jovem casal judeus tchecos: Lenka, estudante de Artes apaixona-se pelo irmão de sua melhor amiga; casam-se e pouquíssimo tempo depois são separados pela guerra.
Joseph vai para a América onde torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido.
Lenka não conseguiu tamanha sorte e ela, seus pais e irmã foram enviados a campos de concentração. No gueto de Terezín, graças a seus dons artísticos, trabalhava com o que amava ? seus pinceis, tintas e pasteis ? mas isso não impediu que sofresse as privações, vivesse infortúnios e pesares de um ambiente onde todos eram fustigados e considerados nada mais que pedaços humanos.
A cada dia via a fragilidade de sua mãe se acentuar a ponto de parecer que se quebraria ao menor peso de um abraço; o rosto cadavérico de seu pai, sua sujeira de carvão; nada comparado ao requinte que outrora ele gozava; a vitalidade de sua irmã se esvair; cadáveres empilhados no chão; centenas de passageiros embarcando em trens que os levariam para o ?leste?. Esse era um dos fantasmas que os assombrava: o medo de serem informados sobre seu transporte e transferência para o leste.
Lenka sobrevivia agarrando-se às suas memórias e lembranças de seu primeiro e grande amor e sonhando em fazer parte de um movimento interno muito arriscado: produzir obras que retratassem o que realmente acontecia naquele lugar e enviar para que o mundo soubesse a verdade. No entanto, enfrentar a Gestapo não seria uma missão fácil nem para ela, nem para seus colegas. Atrever-se-iam a arriscar?
Embora tenha tocado sua vida adiante, Joseph não se esquecia de sua amada e sequer imaginava um dia reencontrá-la, pois o caos e as informações truncadas o fizeram acreditar que ela havia morrido. Ele tentava esconder o fantasma de um amor interrompido e muito me emocionou em suas reflexões quando sua filha Rebekkah se apaixonou pela 1ª vez:
?Mesmo na separação, mesmo na morte, o amor se movimenta e se modifica. Mora na lembrança, na memória de um toque, na transitoriedade de um odor ou na nuance de um suspiro.?
?Não prenda demais o amor. Se você amar com asas, sempre experimentará a alegria de se sentir em suspensão num voo.?
?... receba o bater de asas de borboletas em seu estômago; sinta baterem seus corações. Selem-se um ao outro.?
Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar. Um livro lindo e triste que retrata a situação vivida por muitos na época do Holocausto, e eu gosto muito de histórias em contexto de guerra.

Marília 01/05/2021

Como Esquecer O Inesquecível?
Lenka e Josef são dois jovens judeus que residem em Praga, no século XX. Os dois se apaixonam e se casam, mas a iminência da guerra há de separar-los.

O livros e dividido em duas perspectivas que vão se alternando: com Josef, vemos sua tentativa de se reerguer em um novo país e sua angústia em não encontrar sua amada; já Lenka, nos mostra sua trajetória desde antes da guerra até o final dela.
O realismo do livro chega a dar arrepios. O antissemitismo, as descrições dos campos de concentração, entre outras situações, exibindo uma pesquisa cautelosa por parte da autora, que demonstra uma grande sensibilidade ao falar sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Apesar de ser uma obra ficcional, somos capazes de enxergar nesse casal a realidade de muitos que, como eles, foram separados pela guerra; uma história emocionante onde mergulhamos nas lembranças de um casal que mesmo separados nunca esqueceram um do outro.
O romance é utilizado como pano de fundo para a autora nos mostrar sobre o que realmente ela queria falar: a guerra. O livro em si é um grande retrato de inúmeras realidades que de fato ocorreram, fazendo deste livro um espelho do passado sombrio que devastou milhões de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

06/04/2021