Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Queria Estar Lendo 28/03/2018

Resenha: Um Amor Perdido
Um Amor Perdido é uma das apostas da Editora Bertrand Brasil para o mês de Abril; chegou para a gente em cortesia através do VIB - o serviço de TAG em que alguns blogs recebem caixas com lançamentos antecipados. Esse livro retrata um amor perdido em meio à Segunda Guerra Mundial, e um amor reencontrado quando o mundo renasceu em paz.

No pré-guerra, Lenka é uma estudante de arte com sonhos e medos e esperança. Ela conhece Josef por causa da faculdade e o amor entre os dois jovens floresce com promessas de um futuro cheio de felicidade - pelo menos até os ventos da guerra soprarem sobre a Europa. Ambos são judeus, e o que antes era uma ameaça de crueldade contra seu povo se torna realidade. Lenka fica para trás; Josef consegue escapar. Lenka vive todos os horrores da guerra; do outro lado do oceano, Josef se vê corroído pela incerteza. Essa é uma história não somente sobre um amor perdido, mas sobre a perda da esperança, da inocência, dos sonhos - e a força necessária para reencontrar essas coisas quando tudo parece perdido.

Um Amor Perdido foi impactante do início ao fim. É o tipo de livro que te fisga nas primeiras páginas, onde promete a história de uma garota carismática, com uma família amorosa e sonhos grandiosos - e se desenvolve em uma história densa e perturbadora da realidade que abateu o povo judeu com a ascensão do nazismo.

De uma história jovial e apaixonante até uma trama crua e perturbadora, essa obra consegue equilibrar muito bem a esperança e a devastação dentro da sua narrativa.

Lenka é a representação do que a guerra pode fazer com uma vítima. Nós acompanhamos toda a transformação da artista cheia de vida para a sombra de uma mulher que, no fim, só quer sobreviver e proteger sua família. Desde a faculdade até os campos de concentração, Lenka caminha em meio às dificuldades e então aos horrores da opressão e da tirania, uma jovem dobrada pelo medo e sentenciada por pessoas cruéis.

A sensação que sua prisão passou durante a leitura é quase indescritível. O terror que ela passou é real. Está ali, nos nossos livros de História, nos relatos de sobreviventes, nas cartas e imagens e fotografias dos que ficaram para trás, e acho que isso é que tornou a obra ainda mais pesada, que carregou tanto o emocional dessa protagonista.

Lenka é uma sobrevivente. É uma vítima. É uma mulher e uma artista e a guerra apagou seus traços como borracha sobre papel, mas alguns rabiscos permaneceram ali. Mesmo nesse abismo devastador, ela encontra pequenas beiradas onde se agarrar, detalhes e pessoas, olhares e rascunhos onde poderia desenhar sua esperança para mantê-la acesa, ainda que a escuridão falasse tão alto.

Do outro lado da história, acompanhamos Josef nos dias atuais, abraçado por lembranças do que ele construiu com Lenka antes da guerra separá-los, construindo uma vida em meio às perdas. É uma realidade dolorosa a da incerteza que ele vive, mas o drama é simples se comparado ao que vemos do outro lado da trama. É mais leve para equilibrar com todo o sofrimento da outra parte do livro.

Enquanto a guerra estourava e Lenka lutava para sobreviver, Josef vivia. Ainda havia medo e terror, mas o lado desse personagem existe para explicar os anos que se passaram, para ver o que foi a construção da vida dele sem ter certeza do que acontecia com a amada que escolhera ficar para trás.

Dois lados de uma moeda; dois amantes separados pelo conflito, unidos pelas memórias e por poucas esperanças de um reencontro. Um Amor Perdido é muito sobre seus personagens. Sobre os diferentes tipos de sobreviventes, sobre as perdas irreparáveis que a Segunda Guerra Mundial destrinchou sobre quem participou dela.

O núcleo da Lenka é o que mais mostra um desenvolver de seus personagens secundários; a família dela, sentenciada às mesmas prisões, são seus pilares para seguir em frente. Tudo que Lenka faz é por seus pais e por sua irmãzinha. Cada decisão, cada sacrifício, cada pensamento arredio de que vai continuar lutando, é tudo por eles. É um amor incondicional, uma entrega e pertencimento que enriquecem o crescimento da personagem.

Outros coadjuvantes participam para dar vida ao pesadelo que foi a tirania nazista sobre os prisioneiros judeus, e aqui eu preciso destacar a sensibilidade da autora de sempre desenhar muito bem a humanidade de seus personagens. Através do olhar aguçado de Lenka, sempre uma artista, vemos as cores sombrias dos prisioneiros, mas umas poucas pinceladas de vida em meio a isso.

Esse livro vai mexer com suas emoções de todas as maneiras possíveis; não é uma história fácil, mas é uma história honesta. Bela, em toda sua composição e desenvolvimento. Alyson Richman entregou um livro sensível e esperançoso sobre corações separados pela tragédia, sobre o que os move a continuar batendo e lutando por um novo amanhã.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/03/resenha-um-amor-perdido.html
Mah corazza 28/06/2019minha estante
um livro maravilhoso, tocante que me arrancou lagrimas

Vitória 05/05/2022

Eu gostei muito desse livro. Finalmente consegui acertar no tipo de romance histórico que me agrada. Esse me lembrou demais a história de Alice, que é um livro pelo qual sou completamente apaixonada, a diferença é que, enquanto lá temos uma trama com uma baita investigação, aqui ficamos mais no drama. A minha grande decepção veio, literalmente, na última página, mas vou explicar mais pra frente.
A autora sabe construir muito bem os personagens, todos são extremamente cativantes. Me apaixonei pela Lenka e pelo Josef logo de cara, mas os personagens secundários também tiveram um espaço no meu coração. Era incrível como alguém era apresentado e, duas páginas depois, eu já estava me importando demais com a pessoa. Isso ajudou pra que a história tivesse mais impacto sobre mim.
O romance é excelente. Mesmo que a autora tenha feito com que eu acreditasse no sentimento dos dois, achei o período que eles passam juntos muito curto, mas dei um desconto pelo fato de estarmos falando de uma história que se passa durante a segunda guerra, tempo era exatamente o que esses personagens não tinham. Todas as cenas entre a Lenka e o Josef são lindas, e aqui a autora esbanja poesia na escrita. Era uma citação mais linda do que a outra. Acho que a história ter se iniciado com os dois já velhinhos, no reencontro, também contribuiu pra que eu me interessasse mais pelos dois, eu queria demais saber porque eles tinham se separado, e como um sentimento que perdurou durante tanto tempo tinha nascido.
Mesmo sendo um livro de romance, a autora não se prende somente a isso, a parte histórica também tem grande destaque. Achei a parte narrada pela Lenka muito verdadeira historicamente falando. A autora também sabe como colocar um bom drama nesses momentos, perdi a conta de quantas vezes chorei depois do momento em que ela chega ao campo de concentração. Gostei de como ela soube mostrar que o foco principal da história naquele momento era a Lenka, sem que fosse necessário deixar o Josef de lado por causa disso. As partes narradas por ele não se tornaram monótonas em momento algum. Mesmo assim, eu queria ter visto um pouco mais da Lenka depois do final da guerra, principalmente da relação dela com o marido.
Agora vamos ao ponto negativo: o final é aberto. Podem me dizer que foi essa a intenção da autora, e confesso que, mesmo odiando finais desse tipo, eu consigo admitir que é bonito, mas não aceito. Eu preciso saber se eles ficam juntos depois de tudo isso ou não. Se eu não souber desse detalhe, toda a trajetória dos dois retratada durante o livro perde um pouco da importância e do impacto pra mim. Mesmo assim, admito que é algo pequeno se comparado a tudo o que esse livro entrega. Por causa disso, ainda pretendo ler outras obras da autora, e espero não encontrar desfechos iguais a esse.

leiturasdabiaprado 15/12/2023

A temática sobre a Segunda Guerra e os campos de concentração é um dos meus temas favoritos de leitura!
É um dos episódios mais horripilantes da história mundial e que não pode ser esquecido!
E Um amor perdido é uma história de ficção com personagens reais, uma história que retrata um grande amor perdido pela Guerra (assim como vários outros), mas esse amor sobrevive ao tempo, à certeza da morte, seus protagonistas seguem suas vidas, passam por perdas, sofrimentos inimagináveis, até que um dia, no casamento de seus netos, a vida os reúne novamente, mais de 60 anos depois os dois se reencontram... e assim começa o livro!
Os capítulos que se seguem é a narrativa da vida deles dois ao longo dos anos, sobretudo os da guerra, como sobreviveram, o que aconteceu com suas famílias...
A narrativa é dupla, tanto na voz de Lenka como na voz de Josef.
Um dos pontos mais fortes do livro, na minha opinião, foi conhecer mais sobre o gueto de Terezin, um local que os alemães destinaram aos judeus, uma cidade de trabalho escravo, fome, miséria e com a constante ameaça de envio para o leste (para os campos de concentração).
Mas, o livro também retrata a resistência dos judeus, a arte no local, os amores e a luta das famílias para tentarem permanecerem unidas!
O livro também retrata Auschwitz e a sua horrorosa carnificina!
É uma história de amor, mas ambientada na dor, numa das épocas mais sangrentas da nossa história!
O livro embora seja uma ficção trás muitos dados reais e retrata a vida dos prisioneiros com muita força!
E posso dizer que é um dos melhores livros que eu já li sobre o tema!

Rubia 06/09/2022

emocionante demais..
Imagina vc ir no casamento do seu neto, vc já tem 85 anos, e nesse mesmo casamento vc encontra a sua primeira esposa que achava que tinha morrido, ela tem agora 81 anos e o casamento é da sua neta.... Que história... se passa durante a segunda guerra mundial... cada vez que leio um livro desse tempo, me sinto mais chocada com as atrocidades que foram cometidas, cada livro eu sei de algo diferente que me deixa muito triste e revoltada..... Esse livro começa na cidade de Praga onde Josef e Lenka se apaixonam, ambos são bem de vida, estudam, tem um futuro brilhante pela frente, mas são judeus, e isso muda tudo com o começo da guerra... é um horror as decisões que eles tiveram que tomar e que fez com que se separassem.... é um livro forte, emocionante, e eu super indico!

"Só sei de uma coisa: familia não se abandona Não se abandona nem mesmo por amor."

Adriano F. Zwierzykowski 04/02/2021

Já li muito livro triste na vida, mas esse foi o primeiro que realmente me fez chorar.... Livro muito real, melancólico, dramático mas acima de tudo muito lindo gente. Leiam!

Fer 18/05/2021

Uma dolorosamente linda história
Em Um Amor Perdido, sob os horrores da SGM, temos a triste história de um jovem casal judeus tchecos: Lenka, estudante de Artes apaixona-se pelo irmão de sua melhor amiga; casam-se e pouquíssimo tempo depois são separados pela guerra.
Joseph vai para a América onde torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido.
Lenka não conseguiu tamanha sorte e ela, seus pais e irmã foram enviados a campos de concentração. No gueto de Terezín, graças a seus dons artísticos, trabalhava com o que amava ? seus pinceis, tintas e pasteis ? mas isso não impediu que sofresse as privações, vivesse infortúnios e pesares de um ambiente onde todos eram fustigados e considerados nada mais que pedaços humanos.
A cada dia via a fragilidade de sua mãe se acentuar a ponto de parecer que se quebraria ao menor peso de um abraço; o rosto cadavérico de seu pai, sua sujeira de carvão; nada comparado ao requinte que outrora ele gozava; a vitalidade de sua irmã se esvair; cadáveres empilhados no chão; centenas de passageiros embarcando em trens que os levariam para o ?leste?. Esse era um dos fantasmas que os assombrava: o medo de serem informados sobre seu transporte e transferência para o leste.
Lenka sobrevivia agarrando-se às suas memórias e lembranças de seu primeiro e grande amor e sonhando em fazer parte de um movimento interno muito arriscado: produzir obras que retratassem o que realmente acontecia naquele lugar e enviar para que o mundo soubesse a verdade. No entanto, enfrentar a Gestapo não seria uma missão fácil nem para ela, nem para seus colegas. Atrever-se-iam a arriscar?
Embora tenha tocado sua vida adiante, Joseph não se esquecia de sua amada e sequer imaginava um dia reencontrá-la, pois o caos e as informações truncadas o fizeram acreditar que ela havia morrido. Ele tentava esconder o fantasma de um amor interrompido e muito me emocionou em suas reflexões quando sua filha Rebekkah se apaixonou pela 1ª vez:
?Mesmo na separação, mesmo na morte, o amor se movimenta e se modifica. Mora na lembrança, na memória de um toque, na transitoriedade de um odor ou na nuance de um suspiro.?
?Não prenda demais o amor. Se você amar com asas, sempre experimentará a alegria de se sentir em suspensão num voo.?
?... receba o bater de asas de borboletas em seu estômago; sinta baterem seus corações. Selem-se um ao outro.?
Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar. Um livro lindo e triste que retrata a situação vivida por muitos na época do Holocausto, e eu gosto muito de histórias em contexto de guerra.

Karina Mucarzel 09/03/2022

Um Amor Perdido
?Separados pela guerra unidos pelas lembranças.?
Muito emocionada com essa leitura.
Os horrores da guerra servem de cenário para uma linda e emocionante história de amor.

SuAlen.Pawelkiewic 16/10/2022

Um amor para vida.
Esse livro chegou até mim através da minha amiga literária secreta, que foi realizado pela @agridoce_sebo.

Sou fascinada por livros que envolvem a Segunda Grande Guerra, meu avô sempre contava histórias sobre a guerra, o que me fez querer ser historiadora.

Imagina você já com seus 85 anos, chegar no casamento do seu neto, e reencontrar sua esposa que estava "morta" a anos, agora com 81 anos e avó da noiva.

É assim que essa bela história começa, a narrativa é feita por Josef e Lenka, casal de jovens judeus que residem em Praga, no século XX.

De uma forma surpreendente eles narram sua vida, como se conheceram, se perderam e como viveram até chegar os dias atuais.

Enquanto Josef tenta se reerguer na América e lidar com a dor da perda de sua esposa, na qual ele acredita que foi morta num campo de concentração nazista.

Lenka luta para sobreviver o holocausto, com seu talento pela arte e o amor à família. Acreditando que Josef morreu no mar e com a morte de seu filho, os dias são ainda mais difíceis.

Uma história de amor com toques de realismo, chorei muito no decorrer da história, me encantei por cada personagem.
O final foi emocionante, com aquele gostinho de o que vai acontecer a partir de agora.

Um amor perdido foi um dos melhores livros que já li, sou grata por ele ter chegado até mim. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??
Yasmim 24/07/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso queria que fosse mais falado

Lorena 30/09/2021

eu queria conseguir colocar em palavras a sensibilidade desse livro. como cada capítulo mexeu com tudo dentro de mim, e tudo, se transformou em lágrimas e mais lágrimas. achei que a essa altura, depois de muitos livros lidos com essa temática, eu não fosse me abalar tanto. fui com sede ao pote, e logo nos primeiros capítulos eu soube, sentiria toda aquela amargura.

eu fico muito abalada com livros, gente. palavras me tocam como se fosse físico. tudo que eu fale não vai estar à altura desse livro. a escrita da autora é extremamente visual, foi tudo como se fosse um filme, mais intenso até. acompanhei a vida de Josef, e senti tanta dor por ele quanto senti da Lenka. embora as vivências não se comparem, viver uma vida sem alma como a do Josef sem a Lenka, foi doloroso de ler. eu não sei explicar, foi tudo muito impactante.

senti falta de um diálogo mais aberto entre os dois no final, mas como tudo se interligou para esse encontro, surreal. acredito tanto no poder do amor, que mesmo vivendo vidas tão distantes e tão profundamente abaladas, o amor dois dois deu um jeito de se encontrar de novo.

eu só sei chorar! a escrita foi tão sensível, tão viva, é impossível não se sentir dessa forma.
Kell 01/10/2021minha estante
queria saber escrever uma resenha dessa tamanho ?

Kell 01/10/2021minha estante
*desse

Lorena 01/10/2021minha estante
??? amiga foi o livro, que livrao!

Adriano F. Zwierzykowski 12/10/2021minha estante
???

Roberta 30/12/2021minha estante
Me emocionei demais

Marília 01/05/2021

Como Esquecer O Inesquecível?
Lenka e Josef são dois jovens judeus que residem em Praga, no século XX. Os dois se apaixonam e se casam, mas a iminência da guerra há de separar-los.

O livros e dividido em duas perspectivas que vão se alternando: com Josef, vemos sua tentativa de se reerguer em um novo país e sua angústia em não encontrar sua amada; já Lenka, nos mostra sua trajetória desde antes da guerra até o final dela.
O realismo do livro chega a dar arrepios. O antissemitismo, as descrições dos campos de concentração, entre outras situações, exibindo uma pesquisa cautelosa por parte da autora, que demonstra uma grande sensibilidade ao falar sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Apesar de ser uma obra ficcional, somos capazes de enxergar nesse casal a realidade de muitos que, como eles, foram separados pela guerra; uma história emocionante onde mergulhamos nas lembranças de um casal que mesmo separados nunca esqueceram um do outro.
O romance é utilizado como pano de fundo para a autora nos mostrar sobre o que realmente ela queria falar: a guerra. O livro em si é um grande retrato de inúmeras realidades que de fato ocorreram, fazendo deste livro um espelho do passado sombrio que devastou milhões de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

06/04/2021

Michelle 27/04/2021

Um Amor Perdido
Da glamourosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido  explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar. Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial.

Gi 19/07/2022

Adoro esse tema
Embora eu não tenha chorado horrores, eu gostei muito dessa história, não me tocou como outras tantas que já li. Mas mesmo assim ganhou um espacinho no meu coração.

Jane.Mello 20/12/2023

Impactante...
Em meio a tantas atrocidades da guerra, não conseguimos entender como e por que o povo judeu sofreu tanto, qual motivo de tanta raiva de Hitler??? O porquê de tanta perseguição?

E o fato de muitos apoiarem esse lunático se transformar em tamanha dor e sofrimento em povo que não é desses tempos que vem sendo perseguido...

A autora aborda fatos impactantes sobre o holocausto, no meio de um romance que vai além da guerra...

Uma história sobre família, costumes, tradições, amizades, sobre força e superação, sobre não perder a esperança mesmo que tudo pareça perdido...

Amo essa temática sobre a guerra. Nós faz refletir e ter consciência que guerra não trás nada de bom...

Quote
"Dormi, dormi e dormi, como se estivesse deslizando para minha própria morte. Não tive sonhos. Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro. Quando você sonha com o escuro está praticamente morto."

Fernanda.Mara 26/05/2020

Quanta sensibilidade...
Não sou de escrever resenhas, aliás nem sei escrever rs, mas eu devo isso a esse livro, a essa autora! Que livro, que história! Eu sentia cada palavra da autora, tamanha sensibilidade de escrita! Gosto muito de histórias da segunda guerra, então esse livro está mais do que recomendado!

Andreia 31/08/2021

Um amor perdido
Os horrores da guerra servem como pano de fundo para um amor que dura por toda a vida. O livro fala sobre perdas, esperanças, tragédia e sobretudo amor. Amei o livro.