Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Larissa.Gois 07/10/2022

Emocionante.
A obra nos conta sobre a história de Josef e Lenka. Em Praga, onde viviam antes da Guerra, Lenka uma estudante de artes e Josef um estudante a medicina influenciado pela figura do seu pai, se apaixonam, e bem no meio dessa paixão, a Segunda Guerra está prestes a começar. Num momento de tensão para eles, judeus, são obrigados a se separarem, e acabam perdendo o contato. O livro apresenta as duas versões de como viveram anos separados. Confesso que em muitos momentos fiquei com lágrimas nos olhos, muito emocionante e nos mostra também uma parte da Guerra que particularmente eu nunca tinha lido a respeito, sobre o campo de concentração em Terezin, uma cidade construída para prisão dos Habsburgos. Recomendo a obra pra todos, muito rica em termos históricos e em muitos momentos nos faz ficar de coração partido.

Minha Velha Estante 09/01/2019

Resenha da Adriana Medeiros
Antes de começar essa resenha, preciso contar como fui tocada por esse livro. Quem acompanha o blog, sabe que quase nunca leio romances. Ai, a Cia. Das Letras mandou a caixa V.I.B pra gente... quando abri, me apaixonei pelo kit de pintura, mas percebi que o livro era um romance... Eu não leria esse livro. Mas ele merecia ser lido, afinal, era a primeira vez que éramos escolhidos para receber um livro que era prova exclusiva, como recusar essa honra??? E sabe quando você sente que esse era O livro que você TINHA QUE LER? Vou explicando ao longo da resenha.

Um Amor Perdido nos traz a história de amor de Lenka e Josef, moradores da cidade de Praga, capital da antiga Tchecoslováquia, atual República Tcheca. Lenka é de família judia, seu pai é dono do próprio negócio e, junto com sua mãe e sua irmã, tem uma vida confortável. Contam com a amizade e fidelidade de Luci, que foi empregada da família e hoje é uma grande amiga. Ao entrar na faculdade de artes, Lenka se aproxima de Veruska que se tornam melhores amigas, e é irmã daquele que será o grande amor da sua vida, Josef.

Enquanto o amor de Lenka e Josef é alimentado às escondidas, cresce também os clamores da Segunda Guerra Mundial. Os horrores dessa guerra levam a família de Josef a querer fugir para a América, o que faz com que ele peça Lenka em casamento para que ela possa fugir com ele. Mas as coisas não saem como o esperado, e o pai de Josef não consegue o passaporte para toda a família de Lenka, que escolhe ficar em Praga com a sua família e se encontrar depois com Josef quando ela puder levar todos com ela.

A partir daí temos uma narrativa histórica de altíssima qualidade e verdade. Alyson Richaman transporta o leitor para a realidade de um povo que pagou um alto preço por uma guerra irracional. Lenka viverá todos os horrores que a guerra pode proporcionar, mas sem esquecer do grande amor da sua vida, apesar de acreditar que ele morreu no naufrágio do navio que o levava para a América. Enquanto Josef viverá uma eterna busca por notícias da única mulher que amou na vida.

Se você procura uma leitura impactante, daquelas que vão mexer com todos os seus sentimentos, esse é o livro certo. A autora conseguiu, de forma maestra, falar de algo tão frio e cruel como a guerra, dar detalhes de todos os horrores vividos naquela época, e ainda mostrar que o amor tem seu espaço em qualquer situação.

Quero ver você não se apaixonar pela doçura de Lenka e pela coragem que ela descobre que tem, pelo seu senso de justiça e pela sua vontade de viver e manter toda a sua família unida acima de qualquer circunstância. Te desafio a não querer um Josef na sua vida, um homem que, apesar de seguir em frente, guarda um lugar especial em sua mente e coração para o amor mais lindo que viveu.

Josef mostra que a guerra não foi cruel apenas para os que sofreram diretamente os seus efeitos, mas foi talvez tão cruel quanto para os sobreviventes separados dos seus entes queridos que nunca obtiveram respostas sobre o que aconteceu com eles.

A história não é apenas sobre o amor perdido de Lenka e Josef, mas fala de amizade verdadeira, lealdade, coragem, esperança, fé, amor de família, e de como não perder tudo isso, mesmo quando você não vê motivos para seguir em frente.

Tenho certeza que nunca falei dessa maneira sobre um livro, especialmente sobre um romance, muito menos sobre um livro que retrata uma guerra, mas todo o mérito para Alyson Richman, que criou um dos livros mais lindos e emocionante que já li na minha vida.

Aliás, acabei comprando o livro final. E estou relendo a história...

Você precisa ler esse livro.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/05/um-amor-perdido-alyson-richman.html

Ana 31/08/2018

Comecei a ler Um Amor Perdido achando que encontraria apenas uma história de um jovem casal que foi separado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial. Em partes, é disso que o livro fala, realmente, mas é muito mais um relato da vida e das tragédias no Gueto de Terezín — que eu nunca tinha ouvido falar até então —, um campo de concentração mostrado como um modelo de assentamento de judeus. Milhares de judeus da Tchecoslováquia foram levados para Terezín durante o Holocausto.

O enredo gira em torno de Lenka, uma judia que estuda artes plásticas em uma ótima faculdade de Praga. Quando está cursando o segundo ano, a personagem se apaixona por Josef, um estudante de medicina e irmão mais velho da sua melhor amiga. Com a Guerra chegando, Josef pede Lenka em casamento para conseguir levá-la em segurança para os Estados Unidos, onde conseguiriam ter uma vida tranquila e feliz. Porém, os planos dele são totalmente frustados quando Lenka se recusa a ir sem a sua família, convencendo-o a ir primeiro. Assim, Josef consegue fugir, enquanto Lenka permanece em Praga, onde acaba sofrendo as consequências da Guerra.

O livro é narrado sob dois pontos de vista, de uma forma diferente do que estamos acostumados. Enquanto Josef narra a sua vida no presente, contando detalhes a partir do momento que desembarcou nos Estados Unidos, conhecemos Lenka no passado, narrando os horrores que viveu no período anterior à Segunda Guerra e durante a mesma. Mesmo estando longes um do outro, é perceptível que nunca esqueceram o amor que viveram.

Mesmo tendo refeito sua vida nos Estados Unidos, Josef nunca se perdoou por ter deixado Lenka para trás. Ele se casa com outra mulher, tem dois filhos com ela e vive uma vida relativamente tranquila, mas é constantemente atormentado pela culpa, pelo fantasma da ex-mulher, seu verdadeiro amor. As partes narradas por Lenka, que geralmente eram os capítulos mais longos, ocupam cerca 70% da narrativa e é o verdadeiro cerne da história.

A escrita de Alyson Richman é extremamente detalhada. Tanto que, em certos momentos, senti como se a história não se desenvolvesse. Isso acontecia com frequência a partir do momento em que Lenka e sua família chegaram no gueto. Não sei se é por causa da monotonia e da rotina do lugar, mas a narrativa simplesmente não saía do lugar. É justamente por causa do ponto de vista de Lenka que não considero esse livro uma história de amor e sim uma história sobre a Guerra — e isso não é necessariamente uma coisa ruim.

Josef e Lenka passaram um tempo mínimo juntos e, apesar de manterem viva a chama do primeiro amor, eles passaram por muitas coisas depois foram separados. Enquanto Lenka lutava para sobreviver, Josef estava reconstruindo sua carreira como médico. Não deixavam de pensar um no outro, mas tinham muito mais com o que se preocupar. Gostei da forma como a autora reconduziu a vida de ambos a partir do ponto em que pararam de ter notícias um do outro.

O romance entre Lenka e Josef é apenas um pano de fundo para o que realmente Alyson Richman quis nos mostrar com Um Amor Perdido, além dos horrores da Guerra sob um ponto de vista que eu, particularmente, nunca tinha visto: é possível reconstruir a vida mesmo após grandes perdas. Apesar de tudo, é possível superar a dor e encontrar um final feliz.

site: http://www.roendolivros.com.br

Erica 20/07/2018

UMA HISTÓRIA SENSÍVEL, BEM TRISTE E AINDA ASSIM, MUITO LINDA!
Definitivamente esse não é um romance pra você ficar suspirando apaixonada, até porque estamos lendo sobre a história de amor entre dois judeus durante a segunda Guerra Mundial, não preciso dizer mais nada né, afinal não tem como sair coisa boa quando a trama envolve guerra e holocausto, mas é aí que somos envolvidos pela leitura, pois a narrativa é um relato em primeira pessoa de como tudo começou, a sensibilidade e delicadeza da escrita nos faz ser transportado para vida do casal Lenka e Josef antes e durante a guerra, isso faz com que criamos empatia pelos dois e o que torna o relato lindo apesar das tragédias, pois é impossível não imaginarmos o que poderia ter sido, o famoso “..e se”.

A história contada é intercalada entre a Lenka e o Josef e não necessariamente eles vão estar narrando sobre o presente ou o passado ao mesmo tempo muito menos juntos, então ora vamos ser transportado para momentos lindos e inesquecíveis (ou terríveis e cruéis) do passado e ora vamos viver a tristeza do presente, afinal nem todos conseguiram escapar dos nazistas e vocês vão perceber que o livro passa uma mensagem muito forte do que é uma união familiar de verdade, então pra ficarem juntos da sua família os dois precisaram fazer muitas escolhas difíceis e isto implicou duramente no futuro de ambos.

Apesar da escrita ser sensível e delicada, não se enganem, pois tem passagens devastadoras de deixar nosso coração em frangalhos no chão, se rastejando e implorando pra que a gente pare de ler, é o tipo de livro que traz uma enorme reflexão mas nos faz desacreditar ainda mais na humanidade, porém ele consegue extrair muitos sentimentos da gente entre eles raiva, amor, saudade, tristeza, ódio, alegria, esperança, ou seja, é uma história muito emocionante e que vale muito a pena ser lida, ah e já deixem os lencinhos separados rs

Vanessa647 17/06/2018

Uma linda história de esperança
Acho que nunca li algo tão lindo. Terminei a pouco e ainda não consegui parar de chorar. A história de Lenka e Joseph, contada pelos dois como narradores, é dolorosa e ao mesmo tempo linda.
Sofri com eles, sorri poucas vezes, me emocionei em mais da metade do livro.

Bru Fátima 14/06/2018

Romance Histórico tentando sobreviver ao nazismo
Foi um leitura intensa, tensa, de aquecer o coração e de destruir a alma. A história é alternada entre passado e presente. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Um passado na pré-guerra e o nazismo! Da pra imaginar a intensidade né?! Lenka - apaixonada por arte e Josef - médico recém formado se apaixonam nessa época. E veem o amor ser ruído pela dor e destruição acusada por esse período. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Ambos lutaram MUITO não só pra sobreviver por pela família. Lenka me ganhou, sou força e luta pela eram de prender a respiração. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Ahh e os sentimentos, gente foram tantos sentimentos despertados durante essa leitura. Acho que isso se intensificou, por ter sido um livro baseado em fatos reais.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Por falar nisso, não deixem de ler o comentário da autora sobre a construção desse livro e dos fatos reais, está tudo lá no finalzinho. ⠀

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

Denise Crivelli 05/04/2023

Um amor perdido conta a história de um amor separado pela guerra em que cada um dos protagonistas possuem suas feridas por conta de tudo que passaram em suas juventudes. Nessa história conhecemos Lenka uma jovem que adorava a pintar e era estudante de artes e se apaixona pelo irmão da melhor amiga Josef que cursava medicina e ambos moravam em Praga e inicialmente viviam o romance as escondidas, só que a situação na cidade começou a mudar com a guerra na Alemanha e onde eles moravam podia ser invadido a qualquer momento, nisso os Judeus começaram a ser hostilizados, a perder seus direitos e seus bens com o desespero que estava acontecendo Josef pediu Lenka em casamento porque a intenção era fugir para os EUA.

Só que ele conseguiu passagem só para ela e não para a família de Lenka, nisso a mulher se recusou a fugir e ficou acordado que ele iria primeiro e conseguiria uma passagem para os pais e a irmã dela para que todos fossem aos EUA. Nesse meio tempo acontece algo no Navio que Josef estava e Lenka acaba pensando que ele morreu nesse acidente e logo depois ela e sua família são mandando para um campo em Terezín onde cada um desempenha algumas atividades e precisam dividir o alojamento com várias pessoas, se alimentam mal e não possuem direito a nada. Lenka passava por dificuldade, mas ainda conseguia desenhar, pintar e ficar junto com sua família.

Porém um dia os pais dela entram na lista para serem enviados ao leste e ela vai e se escreve as escondidas para ir com a sua irmã para o Leste, sua família acaba indo parar em Auschwitz que acaba sendo o lugar que ela perde os parentes que tanto amava.

Um Amor Perdido é uma história que mostra o passado e o presente desses dois personagens, no passado estão na casa de seus 20 anos e no presente entre seus 80 anos já morando nos EUA, a história começa com a no presente com o personagens se encontrando em um evento e falando que era seu marido, depois disso passa a explicar o que aconteceu no passado e como eles se separaram e as cicatrizes de Lenka são bem mais profundas e ela viveu coisas que uma pessoa tão jovem não deveria ter vivido, ela viu a morte em todos os lados e foi uma sobrevivente.

LBL 10/06/2018

Lindo e emocionante
O pano de fundo é sobre um casal de judeus de Praga que se separa durante a guerra. Ele, Josef, consegue fugir para Nova Iorque. Ela, Lenka, vai para campos de concentração (primeiro Terezin e depois Auschwitz). Cada um pensa que o outro está morto e reconstroem suas vidas após a guerra em Nova Iorque. O reencontro ocorre 60 anos depois da separação no casamento de seus netos. O livro é lindíssimo e emocionante. A autora parte desse linda história de amor para contar sobre as agruras da guerra. E uma das coisas que mais gostei foi que a autora não forçou uma situação mais dramática do que a vida real efetivamente foi. Ela simplesmente relata, em primeira pessoa, as experiências de Lenka em campos de concentração com base em fatos reais e traz personagens da vida real para a vida de Lenka. Livro maravilhoso. Um daqueles livros que não se esquece e que se fica ruminando após encerrar a leitura.

Mi_lendo23 18/06/2023

Um dos livros mais lindos que já li
Lenka, uma jovem estudante de artes da Universidade de Praga se apaixona pelo o irmão de sua melhor amiga, Josef.
O amor é recíproco e, tempos depois, eles se casam. No entanto, a guerra faz com que o casal se separe. Josef, vai com sua família para os EUA e Lenka, de origem judia, é levada para Terezín e posteriormente a Auschwitz. Ambos passam a vida achando que seu amor havia morrido.

O livro começa com o reencontro do casal no casamento de seus netos após um período aproximado de 60 anos. O próximo capítulo nos leva de volta no tempo para que possamos acompanhar o que cada um viveu durante a separação.

O livro alterna narradores: ora Lenka, ora Josef. As palavras sofridas de Lenka e as saudosas e cheias de afeto de Josef intercalam também ficção e realidade. A cereja do bolo fica por conta da "nota da autora" e foi ali que minhas lágrimas caíram. Para você saber, só lendo essa obra maravilhosa.

alinetiemi 12/05/2023

Livrão! A questão do luto, amor perdido e possível reencontro deixam a história muito mais humana.
Ainda mais por ser baseado em histórias reais, momentos que marcaram a história mundial. Muito emocionante!
PS. Em alguns capítulos pode acabar sendo cansativo, mas vale a pena.

Crika || @pitacosliterarios 02/05/2018

Um livro inspirado na vida real. Um romance histórico sobre o amor de um casal separado pela Segunda Guerra. Uma história surpreendente, que vai muito além do romance.

Lenka é uma jovem estudante de arte que vive em Praga. Ela se apaixona por Josef, médico recém-formado e irmão de sua amiga. O romance é breve por causa da provável guerra e, ambos judeus, decidem logo se casar.

Com a invasão dos alemães, muitas famílias naquela época optaram por deixar o país e a de Josef decidiu ir para os EUA. Eles conseguiram passaportes e vistos de imigração, mas apenas para eles e Lenka. Mas como ela poderia abandonar sua família? Então, Lenka decide ficar e o casal promete se reencontrar no outro continente.

Mas, às vezes, a vida é muito cruel. Uma série de acontecimentos faz com que ambos acreditem que o outro não sobreviveu diante de todo aquele caos, e se veem obrigados a seguir a vida sem a pessoa amada.

Na América, Josef torna-se um bem-sucedido obstetra e constrói a própria família. Sem nunca esquecer Lenka, é obrigado a conviver com a saudade e um vazio constante. Na Europa, o pesadelo de Lenka estava apenas começando. Enviada ao gueto de Terezín, ela sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à lembrança de um marido que achava nunca mais ver.

Mas eles não faziam ideia do que lhes ainda estava reservado. Um sopro de conforto e esperança no fim da vida.

Se eu estou chorando agora? Pode apostar. Não costumo ler livros com essa temática, mas foi uma experiência incrível. É aquele livro enriquecedor, que te marca e você não esquece jamais. Foi difícil ler sobre as coisas que aconteceram na época do Holocausto, mas interessante acompanhar como os artistas judeus se sacrificaram para registrar as maldades do nazismo.

A escrita da autora é ótima e a história é narrada através de Lenka e Josef em períodos do tempo alternados, sem confundir o leitor.

"Um Amor Perdido" é uma história emocionante sobre fatos reais que envolvem sacrifício, amor, esperança e o poder da recordação. Por favor, leiam!

site: https://www.instagram.com/p/BhpcSx7HqiF/?taken-by=pitacosliterarios

Roberta 30/12/2021

Emocionante
Em todas as páginas eu senti como se estivesse lá vivenciando tudo aquilo. Apesar de ter lido inúmeros livros do tema esse foi um dos que mais me tocou.
Quero um dia visitar os campos, queria poder honrar essas pessoas e tudo que passaram. Queria que isso tivesse nos tornado melhores pessoas mas infelizmente o mundo está pior casa dia e poderia voltar a se repetir essa tragédia.

Yasmim 21/08/2022

Um livro fenomenal que merecia mais reconhecimento
Acompanhamos a Lenka e o Josef, em Praga na pré-guerra, eles se apaixonam e se casam, porém, a guerra acaba separando eles.
Josef consegue fugir da guerra mais Lenka infelizmente acaba indo para um campo de concentração.

A narrativa desse livro é muito boa, ele é narrado pelo Josef e pela Lenka, senti como se eles tivessem na minha frente me contando a história de vida deles, escrita extremamente envolvente.

No começo (1 capítulo e 2 capítulo) me senti um pouco confusa mas só nesse dois priemiros capítulos, logo me adaptei e não consegui mais parar de ler, simplesmente precisava saber o que aconteceria com os dois.
Esse livro é fenomenal, TODO mundo deveria ler, fico indignada que ninguém conheça essa história porque ela é incrível!!!

Esse é o livro com mais cultura que já li, ele é tão real e cruel, retrata o Holocausto de uma maneira que faz tu sentir na pele o que era ser um judeu e como eles sofreram. Te deixa com raiva, triste e indignada com a crueldade humana.

Por favor, leiam esse livro, deem uma chance pra essa história e juro que não vão se arrepender.