Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Maria18076 01/04/2024

Transformador
O que eu amo nesse livro é que o enredo não é sobre um amor clichê.
Mas sim como esse amor sobrevive ao tempo, novos vínculos, outros relacionamentos.
Outra coisa que fica muito claro é o respeito que os personagens apresentam pelos seus respectivos esposa e marido.
Nos ilustra que o amor também pode ser construído.

Fran 19/03/2024

Aquele livro que te prende do início ao fim e que arranca muitas lágrimas. Não é um romance, é a história de duas pessoas que se amam e são separados pela guerra. Eles passam mais tempo separados do que juntos de fato. Dói saber que as atrocidades narradas aconteceram de verdade. É um dos meus livros favoritos desse ano. Vale a pena ler!

Faragao 21/02/2024

Amo livros que retratam a segunda guerra mundial, e com certeza, amei Um Amor Perdido.
O livro vai contar a história de um casal que se encontra quase 60 anos após o período de guerra - isso não é spoiler, na própria sinopse já consta essa informação.
Mas antes que eles se encontrem, o livro vai mostrar como eles se conheceram, como eram suas vidas antes e durante o período do holocausto.
Claro, por trazer a temática de segunda guerra mundial, já sabemos o quanto é um livro sofrido, que gera indignação e diversos gatilhos, mas acho importante a literatura continuar trazendo livros com essa temática, para que não esqueçamos as atrocidades realizadas.

Keell 31/01/2024

Não é um livro de romance, é uma história sobre duas pessoas que se amam, se casam e são separadas pela guerra.

O livro traz mais relatos da vida de Lenka e Joseph após a separação do que de fato um romance, é uma história bem triste, e por mais que aqui seja uma ficção, sabemos que muitos relatos são reais no que diz respeito aos nazistas. Não entra na minha cabeça que pessoas foram tão cruéis a esse ponto, tudo por uma ideologia de merda. O que aconteceu na 2° guerra mundial está longe de ser cruel, não existem palavras para descrever tamanha atrocidades as pessoas, aos idosos, crianças, homens, mulheres ou simplesmente judeus, é triste de verdade. Me peguei chorando em diversos momentos quando a PP descrevia a vida nos campos de concentração, em Joseph acreditando que Lenka morreu na câmara de gás e etc, é realmente muito triste.

A única felicidade que podemos encontrar nesse livro foi saber que os dois sobreviveram, que o amor deles sobreviveu , não se esqueceram mesmo após tanta tragédia envolvendo a vida dos dois e mesmo após 60 anos se reencontram no acaso (não é spoiler, é o 1° cap).

Enfim, aconselho a leitura, mas tem que ter coragem para ler as descrições da guerra.

Gislene.Batalha 28/12/2023

Um amor perdido
Este livro me marcou profundamente devido a um trecho que diz exatamente sobre o que aconteceu comigo.
Lenka e Josef, um amor verdadeiro que superou a guerra e o tempo.

Mia Fernandes 23/12/2023

Os horrores da guerra
"Não irei escrever neste papel que você é mais uma em meio à pilha de mortos, ao tufão de cinzas enegrecidas. Só me permitirei pensar em você esperando por mim. Minha noiva. Você, Lenka, a jovem garota na estação de trem de Praga, com o broche de minha mãe na mão estendida."

"O que se faz com rostos pretos e brancos que não falam, mas que continuam a assombrar você ? O que se faz com cartas que lhe são devolvidas do outro lado do oceano? Os mortos não respondem a sua correspondência, mas sua esposa continua lhes enviando cartas mesmo assim."

Um amor perdido não é somente uma história de amor, é um retrato do que aconteceu com os judeus na Segunda Guerra mundial. Mostra o quanto o fanatismo, o antisemitismo pode causar dores e tristezas e cicatrizes que nunca vão se cicatrizar. O ataque ao um povo, injustificadamente.

Vemos a vida glamourosa em Praga, antes da ocupação feita pelos nazistas pela Europa, os campos de concentração. Os detalhes da família de Lenka em Terezin, as atrocidades que os judeus passaram. O subterfúgio na arte, para mostrar a verdade, escondida nos campos.

Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a união de uma família que perdeu tudo, mas está ali unida, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

Xoxo
Mia Fernandes

Julie 23/12/2023

Fantástico ?
História ambientada na segunda guerra mundial, com pincelada de romance mas retratado sob o manto do sofrimento dos campos de concentração.
Gostaria de apagar tais atrocidades, mas devem sim serem divulgados para que não ocorram novamente. As perdas são tão doloridas que dificultam até a compreensão.
Lenka com suas escolhas, Josef com suas frustrações permearam um dos episódios mais brutais da história da humanidade, cultivando suas esperanças e expectativas engrandecendo com detalhes os horrores vividos. Sofro com cada página lida que retrata esse período, mas igualmente tiro valioso aprendizado.

DAbora.Saltorio 21/12/2023

Uma história comovente, traz uma personagem forte, que cativa com sua força. Apesar do tema pesado, o livro te prende do início ao fim da leitura.

Maria Fileto 20/12/2023

Uma amor perdido e lembranças pra vida
Vamos lá, respira fundo!
Não costumo ler livros sobre os horrores que os judeus passaram durante a Segunda Grande Guerra, mas, resolvi ler Um amor perdido por sugestão das meninas @ e @ e apesar de sofrer a cada página linda não me arrependi da leitura.

No livro, Lenka e Josef são dois jovens tchecos e judeus que descobriram o amor pouco antes da guerra. Lenka estudante de arte e Josef um futuro médico tem suas vidas tragicamente separadas por causa dos horrores da guerra.

Fugas, mortes, fome, doenças, tristeza permeiam a vida dos jovens que tentam se reconstruir todos os dias, sem nunca se um esquecerem.

Tudo nesse livro invoca ao amor e ao sacrifício mas também a resiliência, e é contado de forma linear por Lenka e de forma a destacar os fatos marcantes por Josef. Mortes e nascimentos parecem ter o mesmo peso, eles perderam e ganharam, sofreram e forem felizes em igual medida.

Preparem os lenços e os copos d?água com açúcar e embarquem nesse romance recheado de emoção e lembranças. E lembre-se: a vida muda num piscar de olhos, aproveite cada momento.

Alerta de gatilhos: morte, eventos horripilantes da história mundial

Jane.Mello 20/12/2023

Impactante...
Em meio a tantas atrocidades da guerra, não conseguimos entender como e por que o povo judeu sofreu tanto, qual motivo de tanta raiva de Hitler??? O porquê de tanta perseguição?

E o fato de muitos apoiarem esse lunático se transformar em tamanha dor e sofrimento em povo que não é desses tempos que vem sendo perseguido...

A autora aborda fatos impactantes sobre o holocausto, no meio de um romance que vai além da guerra...

Uma história sobre família, costumes, tradições, amizades, sobre força e superação, sobre não perder a esperança mesmo que tudo pareça perdido...

Amo essa temática sobre a guerra. Nós faz refletir e ter consciência que guerra não trás nada de bom...

Quote
"Dormi, dormi e dormi, como se estivesse deslizando para minha própria morte. Não tive sonhos. Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro. Quando você sonha com o escuro está praticamente morto."

leiturasdabiaprado 15/12/2023

A temática sobre a Segunda Guerra e os campos de concentração é um dos meus temas favoritos de leitura!
É um dos episódios mais horripilantes da história mundial e que não pode ser esquecido!
E Um amor perdido é uma história de ficção com personagens reais, uma história que retrata um grande amor perdido pela Guerra (assim como vários outros), mas esse amor sobrevive ao tempo, à certeza da morte, seus protagonistas seguem suas vidas, passam por perdas, sofrimentos inimagináveis, até que um dia, no casamento de seus netos, a vida os reúne novamente, mais de 60 anos depois os dois se reencontram... e assim começa o livro!
Os capítulos que se seguem é a narrativa da vida deles dois ao longo dos anos, sobretudo os da guerra, como sobreviveram, o que aconteceu com suas famílias...
A narrativa é dupla, tanto na voz de Lenka como na voz de Josef.
Um dos pontos mais fortes do livro, na minha opinião, foi conhecer mais sobre o gueto de Terezin, um local que os alemães destinaram aos judeus, uma cidade de trabalho escravo, fome, miséria e com a constante ameaça de envio para o leste (para os campos de concentração).
Mas, o livro também retrata a resistência dos judeus, a arte no local, os amores e a luta das famílias para tentarem permanecerem unidas!
O livro também retrata Auschwitz e a sua horrorosa carnificina!
É uma história de amor, mas ambientada na dor, numa das épocas mais sangrentas da nossa história!
O livro embora seja uma ficção trás muitos dados reais e retrata a vida dos prisioneiros com muita força!
E posso dizer que é um dos melhores livros que eu já li sobre o tema!