As Estrelas Sabem

As Estrelas Sabem Fernanda Campos

Resenhas - As Estrelas Sabem

TahR 16/04/2024

Provavelmente a releitura mais querida desse ano
Eu li As Estrelas Sabem quando saiu em 2018 e lembro de não ter largado mais assim que passou dos 50% porque eu simplesmente precisava continuar. Anos depois e relendo numa realidade completamente diferente, precisei aguentar a ansiedade e ler aos poucos, mas qual surpresa não foi que eu ainda sim chorei no final?

O Squad Ponte Belo me dá o que sempre procuro em livros: personagens reais, que você consegue se identificar (ou identificar alguém), com problemas reais, dores reais e falhas reais. Mas quando se trata de romance eu gosto de ser iludida, gosto do aspecto contos de fadas difícil de associar com a realidade, mas As Estrelas Sabem entrega o melhor dois dois mundos.

Sou completamente iludida por Rafael Albuquerque ao mesmo que sinto sua dor. E da Juliana também.

Ler um livro com representação ace de forma tão natural também fez muito por mim. As referências literárias também. Juliana, meu anjo, eu te entendo.

Pam 16/08/2023

As estrelas sabem mesmo
"Um dia, Juliana, você vai deixar os medos adolescentes para trás e descobrir que a imagem é um reflexo vazio de um espelho, que não vale a pena alimentar com ego ferido."

Faz anos que não tenho a sensação que tive ao ler esse livro. Sabe quando você não consegue parar de ler, passa a madrugada devorando um livro, pois está ansiosa pra saber o que vai acontecer depois, mas ao mesmo tempo não quer que ele acabe? Pois é, foi assim que me senti. Não era ler pra terminar logo o livro, foi ler por empolgação, por emoção, por ansiedade(no bom sentido)... foi por estar tão envolvida com a historia, que não conseguia parar de ler.

Esse é um romance leve, mas isso não quer dizer que ele não te faça refletir, ou no me caso, relembrar também. Acho que nunca me vi tanto em uma personagem, que Emil Sinclair não veja isso, quanto me vi na Juliana.

Aqui, todos os personagens possuem imperfeições, problemas, ânsias, sonhos e medos, ah como eles tem medo, e isso é um alívio. Ler imperfeições tão reais quanto o céu é azul, é algo gratificante, principalmente quando você se identifica com várias dessas imperfeições.

As estrelas sabem é pra mim um romance não só de amor, mas também de autoconhecimento, de identidade, de amizade e companheirismo. É sobre sonhar alto, mas ter medo de cair, é sobre ter medo de tentar, mas não parar de sonhar.

As estrelas sabem é simplesmente o mais belo romance que eu já li, e eu queria que todos tivessem a oportunidade de lê-lo.

PS: pela primeira vez a frase "ele parece um personagem saído de um livro de romance escrito por uma mulher" fez sentido pra mim. Me pergunto se há algum Rafael nesse mundo, Luis eu sei que há muitos.

Isabela.Lopes 05/04/2022

Um romance adolescente bem rapidinho de se ler. Porém, com um diferencial, a protagonista é uma personagem assexual.

Dressa30 26/08/2021

Obrigada, por essa dose de esperança. ???
Bom, começamos pelo fato que amei esse livro já pela sinopse, me identifiquei principalmente pela representatividade ace (que eu amei cada pedaço) Juliana viveu uma história de amor de livros e se ela tivesse a consciência que faz parte de um, ela surtaria.
Eu amei demais e peguei apego com os personagens, sempre saio de histórias de romance triste pois nada disso nunca aconteceria comigo, porque sempre teria uma barreira ali.
Esse me deixou triste claro, mas também esperançosa com um futuro que talvez demore mas aconteça...
Obrigada Rafael e Juliana, por darem esperanças para uma adolescente assexual que não tinha visão de um romance na sua própria vida, pois sempre pegava a visão de romance que não encaixam em si própria, e agora eu tenho esperança. Obrigada.

Cas 25/08/2021

Um livro mais que incrível
Nossa,eu não sei como começar a dizer o quanto esse livro me prendeu do início ao fim. No começo eu fiquei interessada porque queria ler um romance adolescente. E quando descobrir da representatividade que o livro tem,eu fiquei mais empolgada para descobrir toda o universo de Juliana. E fiquei muito suprersa e feliz com a personagem pois eu me indentifiquei bastante com ela principalmente pelas vivências aces que eu também tive em comum. E com o passar do livro a pessoa vai entrando nos dilemas,vai entendendo cada vez mais a perosnagem e o romance tão lindo,fofo. E tem partes bastantes divertida de se ler,as páginas fluem durante a leitura que quando a pessoa menos espera chega ao fim. E apenas digo no fim As estrelas sabem ?

Day 26/10/2020

As palavras mudam o mundo
Vocês lembrar o primeiro livro que leram e pensaram “ei, esse protagonista sou eu”? Bom, o meu foi “As estrelas sabem” da Fernanda Campos.

Nessa história somos apresentados à Juliana, uma garota de uma cidade pequena chamada Campo Belo que ama vivenciar o amor por meio dos seus personagens, mas tem certo medo desse sentimento na sua vida real, no entanto, ela está cercada de pretendentes: o primeiro amor que retorna a sua vida, um crush que conversa por mensagens e uma pessoa misteriosa que lhe manda livros, mais especificamente edições raras e de luxo.

A forma como a Fernanda desenvolve a narrativa vai te prendendo e envolvendo de uma forma que fica difícil de largar o livro. No começo tive um pouco de dificuldade para me conectar à personagem, isso porque ela é muito parecida comigo, com todos os dilemas e conflitos que tento fugir. Ela é assexual, ou seja, não sente atração sexual e o desejo de ter uma relação assim, isso a faz ser vista como “estranha” em alguns momentos e a faz afastar algumas pessoas pelo medo de não a aceitarem da forma como é. Ju também tem dislexia e é interessante ver a sua relação com os livros.

Essa questão afeta várias partes da sua vida e é interessante ir percebendo isso. Em alguns momentos ela me irritava, ficava tentando falar “garota, como você não percebe”, mas se fosse eu também não perceberia. Na verdade, ignoraria com a mesma facilidade só para não ter que lidar com o turbilhão de sentimentos em seguida.

Os personagens secundários também são interessantes e importantes para a narrativa. A melhor amiga de Juliana, por exemplo, passou por coisas que afetaram diretamente a sua vida, gosto de história em que eles estão ali de maneira viva e dinâmica, não apenas para apoiarem o protagonista.

Poderia ficar o dia inteiro elogiando tudo desse livro - principalmente se estiver tomando um café no Mundo da Lua -, mas queria terminar dizendo: Fernanda, palavras, no geral, podem mudar o mundo, as suas mudaram o meu.

site: instagram.com/fala.day/

keh 22/07/2020

O poder é sempre nosso
Os livros da Fernanda sempre tem a capacidade de me atingir em cheio, só que AES foi especial, não somente por apresentar um dos melhores "mocinhos" que me fez suspirar (o que é meio óbvio quando se trata de Rafael Albuquerque), como também pelo tamanho da minha identificação com Juliana, a garota que experimentava o amor dos livros e não entendia como os relacionamentos funcionavam (estamos juntas nessa Ju), a Nanz conseguiu trazer assuntos delicados de uma forma que mexeu com os meus conceitos e que da mesma maneira da nossa heroína me fez enxergar as realidades distintas de várias famílias (se é que algumas são realmente isso). As estrelas sabem conquistou um espaço no meu coração, com certeza favoritado da vida.

Livros trechos e trecos 10/07/2020

"Espero que esses livros te façam lembrar, nos momentos difíceis que por ventura vierem, que um romance não precisa de contato íntimo para ser uma história de amor. Jane Austen foi a autora que provou isso."

Cá estava eu procurando um livro amorzinho, uma leitura bem relax, e me deparei com um clichê romântico sobre uma personagem assexual(demisexual). E sendo totalmente ignorante em relação ao tema fiquei em dúvida sobre como a história ia funcionar, mas ela funciona muito bem. A história da Juliana tem tudo que se pode esperar de em um clichê romântico, e o que é mais clichê que escutar os pensamentos da personagem e ouvir sobre suas hesitações?

No caso da Ju, isso faz uma grande diferença para nós leitores, pois nos permite tentar entender um pouquinho o que é ser uma pessoa assexual. É óbvio que não dá para esperar que todo indivíduo ace tenha um comportamento igual ao da Juliana, já que as pessoas são diferentes. Mas, no nosso mundo extremamente sexualizado já é muito difícil para um jovem entender como se relacionar de forma saudável, imagine um jovem cujo normal é totalmente diferente do que seus amigos e boa parte das pessoas ao seu redor espera? Juliana é essa garota. É alguém que gosta de viver em um romance e suspirar pelos seus personagens mas que sente imensa repulsa por um beijo roubado na vida real. Mas ela também mostra que não querer um contato íntimo com alguém não faz dela uma pessoa insensível ou inacessível. E que tentar ser diferente do que é pode ser mais doloroso do que tentar se fazer entender.

Em muitas passagens me identifiquei muito com a personagem, já que ser "normal" é difícil e a gente leva um tempo na vida para entender isso, que o normal de fato não existe. Que de alguma forma todos tentamos nos encaixar no mundo, como um grande quebra-cabeça de bilhões de peças, mas algumas peças são mais difíceis de se encaixar que outras. E como muitos de nós, ela encontra nos livros " esse senso de "normalidade" que a gente tanto procura.

As estrelas sabem não é um livro que vai te falar detalhadamente sobre assexualidade, mas é uma boa forma de "dar uma espiadinha" no tema, além de ter uma narrativa ótima! Ele é o último livro de uma série, e apesar eu não ter lido os outros a história não foi prejudicada em nada. Fernanda Campos nos presenteia com uma história sensível e divertida, cativante. Onde amigos e família podem ser uma coisa só. Momentos tristes e felizes andam de mãos dadas, assim como na vida real. E uma garota pode viver seu clichê romântico do jeitinho que ela é.

site: https://www.instagram.com/p/CCdiL75ji11/?utm_source=ig_web_copy_link

kely 12/05/2020

É divertido e saudável
Uma das melhores frases de Juliana é:
"E pela primeira vez não quero imaginar o que teria acontecido SE. Talvez o mais importante da experiência seja o que aconteceu INDEPENDENTE DE."
E eu acredito nisso. Independente de.... você viveu e fez aquilo que naquele momento achou que seria bom pra você e tá tudo bem. Nem tudo vai dar certo. Mas não significa que tudo vai dar errado.
É um romance clichê nerdzinho e inocente, mas ao mesmo tempo bem maduro por tratar de como a visão da personagem principal é capaz de mudar enquanto o tempo passa.
Achei muito parado até metade do livro, o que me fez relutar muito pra não desistir dele mas valeu a pena ler. É saudável, fala muito sobre amigos de verdade, laços de verdade e do quanto amar alguém está mais ligado a forma como você se sente quando você passa momentos simples ao lado daquela pessoa, como tendo uma conversa ou vendo um filme, e menos a sensações de toques entre duas pessoas. Não que prazeres físicos não sejam importantes, mas todo o resto precisa ser muito mais sólido ao ponto de que se em um relacionamento você tirar o sexo e os beijos, o relacionamento continue bem estruturado.

Na 10/02/2020

Surpreendente!
O livro é muito bem escrito e a história é cativante. Juliana é uma personagem forte e surpreendente, e não pude deixar de me identificar com ela em alguns aspectos.
A história é clichê sem ser clichê e eu recomendo muito a leitura dele.

Andresa Dias 24/11/2019

Representatividade ACE
Queria ter lido esse livro quando era mais jovem. É tão bom ver uma representação tão boa de uma pessoa assexual na protagonista, com dúvidas tão reais. Amei a história e os personagens. Livro bem escrito e importante representatividade ACE.

Isis 23/07/2019

A história que eu gostaria de ter vivido
Desde que Rafael cruzou o olhar com o de Jubsjubs e eu cruzei a primeira página de As Estrelas Sabem, meu sonho de princesa passou estar em Ponte Belo, UFBelo, no Mundo da Lua, só pra suspirar por este homem como a própria protagonista estava fazendo.
Me tornei Juliana, que se apaixona pelos personagens dos livros que lê (e não dá muita bola pra relacionamentos reais).
Além do grupo de amigos também formado por Pedro, Vênus, Caio e Lua
Apesar do plot principal ser esses dois seres amores da minha vida, AES traz vários outros debates, como assexualidade, dislexia, famílias disfuncionais, valendo cada segundo lendo e cada centavo gasto.
Sou shipper numero 1 do casal.
E obviamente MUITO fã dessa escritora

Lethycia Dias 24/03/2019

Sem medo de se machucar
A vida amorosa de Juliana está uma bagunça: o cara com quem ela conversa todos os dias está voltando para a pequena cidade de Ponte Belo, e ela não tem certeza do que sente por ele; alguém tem enviado livros em edições de luxo para seu endereço, com dedicatórias misteriosas; e as coisas voltam a ficar confusas com um amigo e antigo crush da adolescência.
Mas Juliana não gosta muito de contatos físicos. Ela beijou poucos garotos, nunca namorou, e se sente estranha com esse tipo de interação. Ela prefere as histórias de amor dos livros. A vida, porém, parece conspirar para que ela abandone a segurança das histórias de outras pessoas para passar a viver a própria história.
Conheci "As estrelas sabem" com a recomendação de ser uma história com boa representação para pessoas demissexuais e assexuais, e encontrei o que esperava. Nem todas as pessoas sentem atração e desejo sexual da mesma forma, e Juliana e Rafael nos permitem entender e respeitar isso. E tudo bem. Um relacionamento pode funcionar assim.
Mas o livro é muito mais! A autora, Fernanda Campos, nos apresenta também uma história sensível e divertida, com vários momentos típicos de comédias românticas que me fizeram torcer muito pelo casal. Sem falar no grupo de amigos de Juliana, que me fizeram rir muito!
É uma história sobre relacionamentos, sobre como nossos amigos podem ser nossa verdadeira família, e principalmente, sobre como é necessário se arriscar e seguir a própria vontade, apesar do medo de se machucar.

site: https://www.instagram.com/p/BvXulHhAK94/

Debora 20/09/2018

Literatura nacional da melhor qualidade

Simplesmente uma das minhas melhores leituras desse ano. A Fernanda é uma autora completa, daquelas que nós dá orgulho de ser amiga e de poder recomendar! A história da Ju e do Rafael é tão cheia de nuances, aprendizado, tão linda, emocionante e um clichê que foge um pouco do usual (deu pra entender?! hehe) que só é possível terminar a história morrendo de amores e com um quentinho no coração

Grazielle 19/04/2018

Simplesmente lindo e sensível
As Estrelas Sabem conta a história de Juliana, mais uma personagem de Ponte Belo, cidade fictícia, no interior de Minas Gerais, criada por Fernanda Campos. Mas não só sobre Juliana, Fernanda nos conta. Ela conta um pedacinho de nós, nossos medos e aflições em cada linha. Juliana, além de ter dislexia, tem medo do amor e prefere se esconder atrás dos seus livros e personagens literários, por quem ela mantém crushes. É mais fácil para Ju se apaixonar por seus mocinhos perfeitos, que nunca chegarão a fazer parte, realmente, da sua vida. Mas quando Rafael, amigo de longa data – na maioria do tempo por mensagens – resolve se mudar de volta para Ponte Belo, Juliana é forçada, da forma mais carinhosa e linda possível, a sair da sua zona de conforto e, assumir para si seus reais sentimentos e encarar seus maiores medos. Ju não é a maior fã de beijos e toques, acreditando que essa característica peculiar, acabará por anular suas chances com Rafael. Mas entre a história de Juliana com Rafael, ainda tem um misterioso admirador que envia os livros mais incríveis para Ju, fazendo com que ela crie mais um crush impossível, sem contar um antigo “amor” da Ju de volta em sua vida. Como todas as histórias da Fernanda Campos, esta vai além do que está escrito, ela está nas entrelinhas. Vai muito além do romance e se mistura com conflitos que todos nós nos identificamos e sentimos, com lágrimas nos olhos, corações partidos e risadas.

site: http://wp.me/p7MKQF-1oL