A Miscelânea da Boa Mesa de Schott

A Miscelânea da Boa Mesa de Schott Ben Schott

Resenhas - A Miscelânea da Boa Mesa de Schott

Aguinaldo 09/02/2011

a miscelânia da boa mesa de schott
O primeiro livro do Shott que eu li foi uma maravilha. Era o livro que eu teria escrito caso tivesse uma outra disposição, muito interessante mesmo. Mas eu quero registrar aqui os livros que LI em 2007 portanto vamos em frente. Foi publicado a pouco no Brasil mais um exemplar das idisioncrasias do sujeito, focadas desta vez na culinária e no universo particular que ronda esta mania (ou seria mesmo uma forma de arte?). Há um pouco de tudo ligado a culinária: como se classificam os gostos?; quais foram as causas mortis de alguns notáveis?; qual é mesmo o veneno mais adequado para cada situação?; quem foi mesmo Brillat-Savarin?; como se organiza uma mesa em uma recepção?; como se diz "alho" em sueco?. Está tudo lá ao alcance dos olhos. É um livro para se ter a mão antes de uma festa gastronônima, como Bouvard et Pécuchet gostariam que fizéssemos. Muita informação inútil diriam alguns, mas vale uma folheada, apesar de ser mesmo totalmente descartável, confesso.
"Miscelânea da boa mesa de Schott", Ben Schott, tradução de Adalgisa Campos da Silva, Editora Intrínsica, 1a. edição (2006) ISBN: 85-98.0781.58