Deuses caídos

Resenhas - Deuses Caídos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Júlio 11/11/2019

Show!
O livro é bom, se passa do RJ e tem muito da cultura pop envolvido nas sacadas. Gabriel acertou a dose. Nota 9.

Kammy Krysthin 16/08/2019

Quando o livro tende a te surpreender, mas o excesso te decepciona.
mulher na caixa renasceu como uma fênix de carne, ossos e pele morena. Ela saiu do útero invisíel, mas não estava sozinha. Uma morte, duas vidas. Uma troca justa. Afinal, a mulher estava grávida.
Tá aqui um livro que causou várias controvérsias em leitores e talvez também para mim, afinal foi um tanto quanto confuso toda a leitura, e vou explicar agora para vocês!

Deuses Caídos é uma obra nacional do Gabriel Tennyson publicado pela Suma das Letras, parceira do blog, recebi a obra com grandes expectativas, era um livro com uma sinopse incrível e uma junção de personagens, mitologias e religões que dariam um prato cheio para todo mundo que gostasse desse contexto apocalíptico, mas apesar destes elementos, fora este seu pecado na construção do enredo.
O livro gira em torno de um serial killer com poderes sobrenaturais que pune evangelistas famosos fazendo com que os videos de suas mortes rodem no momento que estão agonizando, considerado o novo messias ele desafia a Sociedade de São Tomé, uma organização católica que lida com casos sobrenaturais, convocado para eliminar o perigo de toda a humanidade descobrir esse lado oculto, Cipriano é convocado para procurar o serial killer, o padre é indisciplinado e vai contra todas as coisas que a igreja prega, ainda mais sendo ele um herdeiro de poderes celestiais.

Em grande velicidade, filamentos brotaram daquela espinha e começaram a recriar um esqueleto. O crepitar das calcificações misturou-se ao borbulhar da medula que preencia os ossos, nervos, veias e artérias se alastraram feito trepadeiras, enquanto na caixa torácida, órgãos inflaram para bombear sangue e enzimas - tudo nascido a olho nu - revelando que a natureza gestava uma abominação dentro de um útero invisível.
Sim o ENREDO É BOM, mas a construção não me agradou, acompanhamos essa corrida de cão e gato com a jovem inspetora Júlia Abdemi que também tem poderes sobrenaturais no meio de uma briga entre céu e inferno vamos dizer assim, com isso aparecem seres sobrenaturais de vários estilos, religiões, mitologias, tem de TUDO, e é exatamente este TUDO que confunde a gente, em um momento estamos com demônios em outro com fada do dente, isso causa uma confusão na mente do leitor, se fosse abordado no máximo 3 tipos seriam interessantes, mas foi tanta coisa que me perdi na metade do livro tendo que reler pra saber em qual mitologia estava.

Gabriel Tennyson tem sim uma grande carreira pela frente, ele nos envolve na aventura desejando ler e devorar as páginas para saber o que acontece no fim, mas a mistura de muito conteúdo transformou a leitura cansativa e no final tivemos um plot twist que deixou meu cérebro em migalhas, com um WHAT THE FUCK?!
Não, defenitivamente pensei que porra foi essa? (desculpem o linguajar) Como assim foi este o desfecho? Não esperava de jeito nenhum a forma como acabou e apesar de ser surpreendente não foi agradável tu ver que tudo que leu não fazia sentido no final. Por favor Gabriel faça uma continuação para não bugar minha mente mais ainda!
Bem não posso mais falar nada sem dar spoilers, mas aviso que ao ler este livro vai ter conteúdo totalmente explícito com um contexto sexual que pra quem ta acostumado com cenas leves vai se sentir enjoado, até porque foi muito abordado essas cenas em diversas partes do livro, ou seja, peca no excesso, mas fica ao teu encargo a leitura.

site: http://www.kammykrysthin.com.br/2019/07/resenha-deuses-caidos.html

Pedro.Gagg 06/08/2020

Uma viagem, em todos os sentidos conhecidos
Um bom livro para se divertir. Algumas partes são um tanto confusas (como o primeiro terço) com relação ao tempo. O que me incomodou (não muito, para falar a verdade) foi a explicação para o acontecimento do prólogo do livro, se não estivesse lá não faria falta. Na verdade este prólogo atrapalhou na construção da policial (não me lembro do nome dela. As vezes não me lembro do meu próprio nome). Se você não prestar atenção, este fator passa batido. É uma boa leitura, recomendo sem ressentimento! APOIE A LITERATURA BRASILEIRA!!

Rotina Agridoce 29/01/2019

recomendo! Deuses Caídos - Gabriel Tennyson por @rotinaagridoce
Cipriano é um padre incomum, dotado de alguns dons ele trabalha para o Vaticano realizando exorcismos e escondendo o sobrenatural da humanidade. A morte de um pregador faz com que Cipriano se junte a policial Júlia para desvendar quem está por trás deste terrível assassinato transmitido pela internet. Só que quem matou Santana não parou, e esta criatura não parece com nada que este padre já tenha encontrado.
Tennyson desenvolveu sua narrativa em terceira pessoa com algumas características marcantes, a primeira é o estilo coloquial repleto de palavrões de baixo calão, especialmente no início da trama. Junto disso temos um pé no estilo Gore, com cenas fortes bem detalhadas sem receio do efeito que irá causar no leitor, estas diminuem um pouco ao longo do livro, permitindo maior envolvimento com a estória. Talvez nem todos consigam passar por estas páginas com facilidade. E quebrando um pouco o peso da narrativa o autor cita referências ao mundo pop, ou seja, utilizando de filmes, seriados e outros ele faz piadas de humor negro com estas referências.
Quanto a mitologia utilizada por Gabriel ele utilizou de tudo um pouco, desde a clássica encontrada na bíblia que é o fio condutor do serial killer, até a judaica, passando por tradições quanto a criaturas como vampiros e fadas, tudo junto e misturado, mas não fazendo uma salada, e sim um conjunto de existências possíveis em uma cidade como o Rio de Janeiro.
Sou fascinada quando um autor consegue trazer a fantasia para a terra do asfalto, quando nos faz se sentir espreitados em nossas casas tamanho realismo da fusão da fantasia com o urbano. Colocar a fada do dente, por exemplo, como uma dentista foi muito interessante! O Saci também ganhou uma versão muito, muito boa!! Para não citar outros exemplos para não estragar as surpresas!
Judas Cipriano, o protagonista é um padre por profissão, não por vocação, assim ele faz tudo o que não é esperado para um padre. Boca suja, com modos rudes e nojentos, ele vive no submundo, mas no fundo tenta encontrar dentro de si a bondade, e tem acessos de boa vontade. Sua estória de vida é aos poucos contada, e aos poucos o compreendemos mais, criando até uma empatia.
Júlia, a policial também tem um dom, mas ela não o encara desta forma, tanto que se considera agnóstica. Embora ela seja uma criatura sobrenatural ela demora a se considerar uma. Tem uma força interna grande que desconhece, que só aos poucos irá resgatar. Junto a Cipriano se torna mais empoderada.
O serial killer é um doente com poderes, e se uma pessoa com desvio de personalidade já é ruim sendo comum, imagina quando pode matar a distância?! Pois é, quando ele é inteligente e malvado acaba matando figuras religiosas com passado sombrio através da internet, onde os deslikes são o julgamento para a morte delas. Quando a narrativa se aproxima mais dele, e conta sua estória e objetivo com as mortes é mais assustador ainda! Seu modo operantes é impossível de controlar senão por outro com alguém que tenha poderes. E o modo como acaba controlado foi uma ótima jogada do autor!

Leia o restante no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2019/01/resenha-1662-deuses-caidos-gabriel.html

Dios 182 27/03/2019

The Tale of Scrotie McBoogerballs
Não deixe que as críticas a respeito do linguajar do livro te faça acreditar que se trata de uma obra ruim.

Há um episódio em South Park (s14e02), cujo título dá nome a esta resenha, em que os garotos, desapontados por não encontrarem nada que justificasse o banimento de "O Apanhador no Campo de Centeio" das escolas, decidem escrever seu próprio romance ofensivo com a intenção de repugnar o máximo de pessoas possível.

A impressão que se tem na primeira metade de "Deuses Caídos" é a de que o autor tinha as mesmas intenções: Palavrões, blasfêmias, violência e pornografia saltam das páginas com ou sem motivos, e no decorrer da leitura, isso se torna irritante já que sua experiência com o livro é constantemente interrompida por uma voz zombeteira, a do autor, sussurrando em seus ouvidos: "E aí, consegui te chocar? Não? Então segura essa". No entanto, isso não condena o livro.

Se o sonho do autor é popularizar a literatura fantástica no Brasil, ele se mostra apto a tal feito. As criaturas feéricas que habitam o submundo do Rio são mostradas de forma natural e convenientes para o desenrolar da trama, e mesmo que às vezes possa parecer que elas surjam muito, digamos, rapidamente, vale lembrar que um maior espaçamento/desenvolvimento demandaria mais páginas, e ninguém quer ler um calhamaço como romance estreia.

Os acontecimentos sobrenaturais investigados pelo protagonista e tudo que envolve o Vaticano e a Sociedade de São Tomé por diversas vezes te faz parar e pensar: "Caramba, achava que essas coisas só aconteciam nos EUA". Mas não, esta é uma literatura fantástica totalmente ambientada em terras tupiniquíns.

Vejo Constantine ser citado como influência ou base de comparação. Bom, não conheço muito Hellblazer, mas posso dizer que o livro é uma boa pedida para fãs de Preacher.

Em suma (desculpem o trocadilho), uma ótima leitura.

Euflauzino 24/07/2018

Olho por olho
Se você deseja aventura, horror e uma paulada literária dessas de deixar qualquer um com vertigens, Deuses caídos (Suma, 288 páginas) de Gabriel Tennyson é a escolha certa. As descrições são grotescas, o linguajar é cru e real e pode desgostar aos mais puristas e puritanos, mas sem sombra de dúvidas é um texto forte e sincrético que nos desafia a pensar sobre religião, mesmo sendo um livro que privilegia o sofrimento, a repulsa e o pânico. O livro é gore, tremendamente gore.

Com um prólogo que se ligará a uma das personagens principais, o livro tem abertura ímpar e já nos enlaça pela qualidade de impactar rapidamente.

"Antes de ser violentado por três homens em uma cela em Bangu I, César foi um dedicado professor. Mas isso foi em outra vida, quando não carregava a acusação pelo estupro de uma criança. Seu inferno não veio com fogo ou enxofre, mas no gosto azedo dos detentos, nas surras diárias que lhe custaram os dentes, nas tentativas de voltar à carreira, apesar da ficha criminal. Após cumprir pena, César conquistou o sonho de liberdade para dormir no cimento áspero das calçadas da Vila Mimosa."

Uma entidade inominável surge nas ruas da cidade sangue quente — Rio de Janeiro — para disparar o processo que fará com que os pecadores temam por suas vidas e, pior, por suas mortes.

"Em grande velocidade, filamentos brotaram daquela espinha e começaram a recriar um esqueleto. O crepitar das calcificações misturou-se ao borbulhar da medula que preenchia os ossos. Nervos, veias e artérias se alastraram feito trepadeiras, enquanto na caixa torácica, órgãos inflaram para bobear sangue e enzimas — tudo nascido a olho nu —, revelando que a natureza gestava uma abominação dentro de um útero invisível."

Esta entidade é um matador voraz com poderes sobrenaturais que sai à caça de famosos religiosos que pecaram. Cabe à Sociedade de São Tomé, ligada ao Vaticano, de alguma maneira abafar o caso, capturando tal criatura sem criar pânico na cidade que dorme sem saber que seu submundo está repleto de seres fantásticos, distante da explicação racional que conhecemos e nos mantém sãos.

O indicado para esta missão é um descendente direto de São Cipriano com poderes celestiais, Judas Cipriano, padre indisciplinado, homossexual e avesso aos dogmas da Igreja, veterano em casos extraordinários.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2018/07/deuses-caidos-gabriel-tennyson.html
Andrea 25/07/2018minha estante
Gente, que coisa forte! Fiquei interessada. Essa descrição da criatura não te lembrou um pouquinho, lá no fundo, Wunderkind? MEU DEUS QUE SAUDADE DESSA HISTÓRIA!!

Euflauzino 25/07/2018minha estante
só por se tratar de um livro de terror nacional já mereceria leitura. depois de lido sei que este cara é muuuuito bom, tem uma escrita rápida e bem gore. gostei bastante, leia também.
não sei se há alguma semelhança com wunderkind (mas que me deu saudade deste livro também, ahhh me deu, onde está o resto da saga????)

Jis Rocha 28/07/2018

Incrível
Resenha completa no blog http://www.oblogcaentrenos.com.br/2018/07/resenha-deuses-caidos-gabriel-tennyson.html?m=1#more

_theamboy 01/02/2024

AS HQS DA HELLBLAZER SÓ QUE BR! ??
O livro é muito bem escrito. Judas Cipriano é literalmente o nosso John Constantine BR! Ele é totalmente desbocado, irônico. Possui um humor ácido que me fez rir diversas vezes durante a leitura. E que contrasta diretamente com Júlia, a policial que entende a malandragem das ruas mas não entende o lado místico do nosso Brasil veranil e por que o padre que a acompanha é fumante! ?????

O vilão é extremamente cruel e perigoso. Dotado de magia, ele faz com que seus crimes se tornem algo cinematográfico, o que dá um trabalho bem árduo para os protagonistas.

Eu não sei onde se encontra o autor do livro, Gabriel Tennyson, aparentemente ele desativou o IG, mas, quero que ele saiba que ele tem um novo fã!

Taverna do Pergaminho 07/05/2019

REVIEW - Deuses Caídos - Confira no canal Taverna do Pergaminho e participe dos sorteios !!

site: https://www.youtube.com/watch?v=HkpWkee_oQg

Jonathan 30/06/2019

Deuses Caídos - Bom livro, mas...
Admito que gostaria de dar uma nota melhor, mas é complicado. O livro inicialmente prendeu minha atenção, mas o final dele não foi punch que eu esperava. Necessário ponderar entretanto, que o autor é uma grata surpresa e estou ansioso por uma nova obra.

Ernani.Maciel 24/01/2019

Uma mistura dos filmes Seven e Constantine.
A primeira metade do livro é empolgante e coesa, uma mistura dos filmes Seven e Constantine, no entanto, com um protagonista nada convencional, diria que bizarro, mas atraente.
A partir da segunda metade a história desenrola-se aceleradamente. Faltou a coesão e a calma em narrar que sobraram na primeira metade.

No entanto, foi uma leitura que valeu a pena. O autor deixou-me uma boa impressão ? especialmente por tratar-se do seu romance de estreia. São vários os pontos positivos, darei destaque ao que me fez comprá-lo, ou seja, o tema. A caça aos evangelistas famosos e inescrupulosos por um serial killer que utilizava da internet para expor suas vítimas... Pensei, preciso ler esse livro.
Quantas pessoas são enganadas por ditos homens ou mulheres de Deus? Há pouco estourou o escandaloso caso João de Deus, fora vários outros que estouraram e ainda estourarão.
Em meio a toda a violência aqui exposta, o autor nos faz refletir bastante sobre as pessoas que ludibriam as outras usando como pretexto a fé. Não engulam tudo que vos falam, pensem, leiam e reflitam sempre.

Também agradou-me a escrita, texto sem pudores, - proibido para menores, hahaha - fluido, escrachado, ora blasfêmico e recheado de palavras de baixo calão.

Parabéns para a Suma, a edição é muito boa.

Carlos 22/04/2020

Para ler esse livro você precisa destituir da fé, ou pelo menos desconsiderar tudo no que acredita para não se sentir ofendido, ou ver isso como um simples livro descompromissado. A composição de cenários, de faces da vida brasileira e carioca mais em especifico ganham tons de verdade nesse thriller religioso.

Devo confessar que o autor foi genial e ousado. Iniciar a leitura da série de crimes com um pastor sendo torturado por roubar os fies é agoniante e ao mesmo tempo nos faz pensar "cara seria tão bom se isso acontecesse com uns FDP aí" – convenhamos, a natureza humana é um equilíbrio tênue entre bem e mal, do qual para os menos religiosos chamamos de consciência, ética e moral. O segundo acontecimento me lembrou os idos dos anos 2000, antes do levante neopentecostal era comum na televisão haver muitos casos de Kadercistas e dentre eles as polemicas cirurgias mediúnicas. Em outro momento um padre que abusa de crianças dentro das paredes da igreja e consegue ter o caso abafado depois do escândalo inicial, muitas vezes com o consentimento da Santa Sé… percebe-se que o autor não fugiu da realidade [tragicômica] religiosa brasileira ao escrever seu romance.

Os toques de sarcasmos e ironia que permeiam a obra, mas ao mesmo tempo querendo ser respeitoso ditam um tom de galhofa que pode insultar alguns e agradar a outros – me agradou deveras. Ter um padre que tem vícios, descende de uma família tida como de satanista por muitas religiões, assumidamente homossexual com preferencias sexuais por travestis e com carisma zero para crianças – cadê a mãe desse anticristo? – são os pontos fortes do livro e reforçam as criticas às religiões de modo geral.

O autor cria um universo onde sincretismo religioso e partes do folclore brasileiro e do mundo se fundem sem perder suas particularidades, reforçando um mundo mágico e sobrenatural que são palatáveis e você crer que é possível que existam. A parte em que explica a adoração a diversos deuses ao longo da existência humana é sensacional.

A personagem de Júlia traz um contraponto as características de Cipriano, o padre exorcista. Clara referencia aos deuses afro-brasileiros, a personagem é quem conduz o leitor cético a acreditar nos absurdos que vivem no submundo de Cipriano, enquanto que ela própria é a antítese do mundo real.

Muitos dizem que o livro possui passagens desnecessárias ou exageradas, não senti isso, cada situação era necessária porque o autor assim quis e tudo está ali cumprindo um papel na trama. Tennyson é uma grata surpresa no cenário nacional de ficção, espero poder voltar a explorar esse mundo criado pelo autor.

Não aceito o que aconteceu no final, preciso de mais páginas de impropérios de Cipriano e da interação dele com Júlia.

Xande 12/06/2020

Espetacularmente maravilhoso!
Maravilhoso, com um ótimo ritmo, e de uma qualidade absurda! Criaturas fantásticas se aventurando no nosso Rio de Janeiro. Muito bom! O livro não deve em nada a livros internacionais. Amei... e esse é daqueles que você devora... li em 3 dias tamanha eletricidade presente no ritmo do livro! Produto nacional de alto padrão!

JCarlos 13/08/2018

Uma insana fantasia urbana nas ruas do Rio
Pare tudo o que está fazendo. Olhe para a sua pilha de leitura ou para sua lista de desejos. Este é o próximo livro que você deve ler.
A uma porque é o melhor exemplar atual de fantasia urbana.
A duas porque é nacional. Orgulhe-se. Não deve nada a nenhuma outra obra do gênero.
E a três porque você deve conhecer a prosa desse moço. Tennyson tem uma escrita cativante e consegue prender do início ao fim, sem usar de recursos de esticar a trama, ou seja, tudo o que está lá, cada linha, cada parágrafo é aproveitado, avançando em cada capítulo, como num jogo de xadrez, sem encher linguiça.
Duvido você andar pelas ruas da Cidade Maravilhosa depois de ler Deuses Caídos e permanecer indiferente. Em cada penumbra, em cada som, em cada sombras dos edifícios, alguma criatura pode espreitar a escuridão.
Uma guerra está acontecendo. E estamos no meio do conflito, como ovelhas, sem nada poder fazer.
Mas um padre e uma inspetora de polícia podem.

Diogo.Torvak 04/09/2018

O livro é bom mas eu não gostei
Esse livro é uma mistura de supernatural com hellblazer. A história se passa no Rio de Janeiro.
O mundo e como ele reinterpreta os seres mágicos mais as armas magicas é igualzinho supernatural, o personagem principal padre Cipriano é extremamente parecido com John Constantine. E foi por isso que não gostei. Se o personagem principal padre Cipriano tivesse uma personalidade mais distinta do John Constantine talvez eu tivesse gostado mais.
Quem não acompanha as HQs do Hellblazer e o seriado supernatural pode ler que você vai adorar esse livro e talvez alguns fans da série e hq também goste, infelizmente não gostei.
Esse ano eu reli a obra para fazer uma resenha mais justa mas o meu problema com obra continua sendo os mesmos do ano passado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6