Deuses caídos

Deuses caídos Gabriel Tennyson

Resenhas - Deuses Caídos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

_theamboy 01/02/2024

AS HQS DA HELLBLAZER SÓ QUE BR! ??
O livro é muito bem escrito. Judas Cipriano é literalmente o nosso John Constantine BR! Ele é totalmente desbocado, irônico. Possui um humor ácido que me fez rir diversas vezes durante a leitura. E que contrasta diretamente com Júlia, a policial que entende a malandragem das ruas mas não entende o lado místico do nosso Brasil veranil e por que o padre que a acompanha é fumante! ?????

O vilão é extremamente cruel e perigoso. Dotado de magia, ele faz com que seus crimes se tornem algo cinematográfico, o que dá um trabalho bem árduo para os protagonistas.

Eu não sei onde se encontra o autor do livro, Gabriel Tennyson, aparentemente ele desativou o IG, mas, quero que ele saiba que ele tem um novo fã!

DessaJ.C. 22/01/2024

Caraca
Como eu posso descrever o que foi ler esse livro?
Primeiro, eu tinha colocado esse livro na lista que quero ler, anos atras, e agora em 2024, nao lembrava mais o motivo.
Segundo: por ser literatura nacional, sempre tive medo de ler algo, nao gostar e ser criticada, então, mesmo com a curiosidade acabei postergando muito a leitura.

Nao pude sentir algo a nao ser arrependimento, pois PORQUE EU NAO LI ESSE LIVRO ANTES?!!

skuser02844 17/01/2024

Este livro é para vc ??
Vc lê 10% iniciais do livro na força do ódio de tanto clichê nas falas dos personagens. Kkk
Passando isso vc lê meio que de boa o livro.
É uma salada de fruta, tem fada dos dentes, golen, vampiro, orixás, demonios... etc
Se vc é cristão passe longe deste livro, tem muita blasfêmia e palavrões. Se este não for o teu caso, vc vai achar uma certa semelhança com Constantine sim, devidas proporções...

Regiane.Consulin 31/12/2023

Uma história cheia de sobrenatural ambientada aqui no Brasil, misturando folclore, lendas urbanas e os vilões mais sujos e previsíveis que podemos ter nessas terras.
Agora, o herói, não é quem estamos acostumados a imaginar nesse papel, já que ele poderia facilmente ser confundido com o anti-herói da história.
E é por todos esses motivos (além da bela escrita do autor e muitos outros motivos) que já se tornou meu livro favorito.

maria.e.sousa.7 09/04/2023

O anti-herói perfeito!
Tem spoiler de leve!

Tive reações diferentes conforme fui progredindo na leitura de deuses caídos: Comecei com espanto, me irritei em alguns momentos, mas terminei tirando o chapéu.

Comecei com a sensação de soco no estômago, porque o prólogo já dá um belo spoiler do que você vai encontrar nas páginas seguintes. Soco no estômago, deixa você sem fôlego e é assim que a gente se sente de imediato ao encontrar a primeira personagem, no primeiro parágrafo.

Conforme você vai progredindo na leitura, a sensação de espanto, horror e incredulidade se adensa, numa história muito bem amarrada, que reflete com maestria o sincretismo brasileiro, os estereótipos, as crenças, brincando com incensadas figuras históricas ou populares de forma transgressora (aqui até lembrei um pouco de Men in Black haha), trazendo questionamentos sobre a moralidade duvidosa de muitos figurões que se colocam como ?modelos? ? especialmente as figuras religiosas.

Iconoclasta, não poupa ninguém: tem o pastor dinheirista, o padre pedófilo, a vidente charlatã, o cardeal corrompido pela sede de poder, e muitos outros ? todos exploradores da fé, da ingenuidade e da miséria alheia, quando deveriam ser seta e caminho para o Divino. Perderam-se, confundiram-se com forças arquetípicas maiores do que eles mesmos, que achavam que podiam controlar e assim, tornaram-se apenas possuídos pela sombra daqueles que se pretendem iluminados. Poder, corrupção, luxúria, perversão e muitas doses de todos os pecados capitais... encontram-se de sobra por aqui. Vale destacar: a começar pelo nome ? referência a um ícone famoso da mitologia feiticeira e cristã ? uma das sacadas de gênio de Tennyson foi colocar como protagonista um anti-herói magistral, um Santo Católico boca suja, cheio de defeitos humanos e muita... luxúria! As carola pira! ?

Defintivamente, Gabriel Tennyson tem muita imaginação e um grande talento para a ficção, além do conhecimento das mitologias cristã e judaica, especialmente nas suas partes mais obscuras. Também achei animador uma estória ambientada no Brasil, utilizando lendas urbanas brasileiras, estórias e referências locais, apesar de em alguns momentos Cipriano me lembrar John Constantine ? mas Contantine, mesmo sendo suicida, tinha como maior pecado na vida adulta, o vício do fumo (suicídio a conta-gotas, anyway).

Não é o estilo de livro que normalmente me faria entrar numa livraria para comprar ? já li muito mais desse estilo no passado. Por isso, no início da leitura, fiquei um tanto desconcertada: por que me indicaram esse estilo de leitura, que definitivamente não é o meu? Tão brutal. Tão perturbador. Tão violento! Eu sempre me lembro de Marion Woodman que diz: ?as imagens de que nos alimentamos governam nossas vidas? e não é desse tipo de imagem que quero me alimentar... Porém, conforme se progride na leitura, a narrativa te prende e você só quer chegar ao final, roendo os dedos ? sim, estimula a fissura! Ainda não é o estilo de leitura que eu escolheria voluntariamente ? o terror continua não sendo dos meus estilos favoritos ? porém, admito: o livro é excelente! Contudo, sigo buscando outras imagens para me nutrir.

O novo ?Messias? que surge aparentemente faz referência à juventude gospel/carismática, que parece ter sofrido lavagem cerebral religiosa, e que acha que pode julgar e condenar com severidade implacável os ?pecados? de seus pais ou dos ?infiéis" que não seguem suas crenças, e mesmo julgar a Deus no seu ?excesso? de misericórdia. A eugenia religiosa executada pelo cardeal sai pela culatra ? ele mesmo, questionando a própria fé, acha que pode julgar os desígnios de Deus, acha que faria melhor no seu lugar e fica claro que o problema realmente não é a juventude fanática, mas suas lideranças equivocadas que simplesmente não entenderam a mensagem do Cristo. O Messias jovem e ingênuo não tem noção nem de si mesmo, nem da própria alma e é derrotado não por Cipriano, mas por esse profundo desconhecimento de si e da natureza humana.

Um incômodo. No início, as metáforas que o autor vai criando para descrever cenários, situações e momentos são muito estimulantes, dando aquela sensação de ?Uau!? ? _o pavimento cicatrizou, as ruas sangravam pelos bueiros, prédios empalando o horizonte, luzes cor de urina_... Entretanto, com o tempo isso vai perdendo a graça. Há momentos que julgo que o autor recorre excessivamente a essas figuras de linguagem e fica cansativo, exageradamente dramático. Em certas passagens tais metáforas são perfeitas, em outras, dá uma sensação de lacração, de drama excessivo. Tirando isso, o livro é um excelente exemplar do estilo terror. Recomendo, para quem gosta.

Vale ressaltar: a metáfora melhor de todas é que o resgate da fé na vida e na humanidade se dá não pelas igrejas e líderes religiosos corrompidos, santarrões azedos e moralmente putrefatos, mas pelas ações singelas e honestas de pessoas comuns, de anti-heróis insuspeitos, muitas vezes vivendo à margem das sociedades: aqueles a quem Jesus não só não excluiu de seu convívio, mas chamou para seu banquete!

Spoiler: o final é brutal. O autor não tem compromisso com finais felizes ou apaziguamentos e não poupa suas personagens. Isso deixa a gente num anticlímax de incredulidade, esperando a segunda "temporada" onde a personagem XY surja explicando aquele fim tétrico.

Este é um daqueles livros que daria uma ótima série ou mesmo um ótimo filme!

4,5 de 5

Luciano Otaciano 08/07/2022

Livro incrível!
Assassinos com dons sobrenaturais, mortes viscerais, e os caminhos misteriosos das religiões são o combustível para grandes histórias de terror. William Hjortsberg nos presentou com Coração Satânico, um dos melhores exemplos de livros nessa pegada. Se pensarmos nesse Brasil em que a crença é intrínseca em nosso povo, o que não faltam são elementos capazes de gerar um panteão de personagens dotados dos mais inusitados dons e histórias para mexer com nossos nervos. Se avançarmos mais um pouco e mergulharmos na ginga mística do sangue carioca, aí então que teremos todo um universo a ser explorado. Um mundo e um submundo povoado por deuses caídos.
Fugindo daquelas tentativas recorrentes de imitar autores norte-americanos ou mesmo de ambientar a trama em territórios estrangeiros de modo artificial, como existem inúmeros exemplos povoando nossas estantes nacionais, Gabriel Tennyson mergulhou na essência do carioca e esbanjou criatividade e originalidade para compor seu Deuses Caídos.
A base tradicional do suspense está na superfície de Deuses Caídos: um assassino em série e uma dupla de investigadores em seu encalço para detê-lo. Mas é mergulhando na essência da obra que encontramos seu diferencial e sua genialidade. A sociedade carioca, seus estereótipos sociais, a cultura, o sincretismo, a sensualidade, o subúrbio e a zona sul… Tudo se mistura para dar vida a um terror bizarro, sujo, chocante e extremamente plausível. Por mais grotesca que seja a trama, e isso não é uma crítica negativa, em nenhum momento ela soa como uma fantasia absurda. Excluindo as situações mais fantásticas, todo o resto é crível e daríamos total crédito se fosse notícia de jornal. Porque esse sobrenatural que Gabriel tão bem manipulou faz parte da nossa essência. Logo, é verossímil.
Nas páginas de Deuses Caídos vocês vão encontrar o pecado, que tão bem conhecemos, sendo punido por alguém que se acha um novo messias. Os pecadores escolhidos são um acerto à parte e a forma de punição é elaborada e inteligente. A investigação está nas mãos de um padre síntese do carioca, que transita em todas as esferas, fala todas as gírias e conhece todos os buracos onde se tem solução pra tudo. Mas é no lado coadjuvante que o encanto do livro é mais forte. Gárgula, súcubo, dragão chinês, fada do dente, todos carioquíssimos, sensuais, construídos com DNA de Brasil. Gabriel Tennyson criou e adaptou um rol de entidades e figuras mitológicas e folclóricas para dar sustentação a sua história. Com isso, inaugurou uma mitologia nova, bem brasileira, e que lhe permite expandir seu universo em incontáveis novas histórias.
Puritanos, conservadores e mentes fechadas devem manter distância da leitura de Deuses Caídos. A história aqui é para quem tem estômago e aprecia qualidade de criação, sem pré-conceitos. Aos fãs do terror, do fantástico, do sobrenatural, leiam, releiam e ergam as mãos aos céus, pois, enfim, temos um horror digno dos maiores clássicos escrito por um nome nosso. Recheado de referências, com um humor ácido, e em uma linguagem gostosa e envolvente. Recomendo demais! Em resumo, DEUSES CAÍDOS é um livro único, bem escrito, de construção impecável. Se você curte terror, este é o seu livro. Espero que tenham curtido a resenha!

Le Foltran 14/12/2021

adorei a ideia de usar santos e semideuses de orixás como heróis. não conheço muito sobre os dois temas para garantir alguma veracidade nós fatos, mas gostei muito do isso desses símbolos em um contexto diferente.

coffeelarium 20/11/2021

Deuses caídos 3/5
Deuses caídos é um livro que entrega uma premissa muitíssimo interessante do terror urbano e fantástico nacional, porém uma série de questões no livro me foram incômodas ao que diz respeito a representavidade e representação de personagens. O cripiano um dos protagonista do livro é apresentado na narrativa como um homem gay, porém ele apenas se relaciona e atrai por mulheres travestis, eu não preciso ao menos explicar que travestis são mulheres e não homens e que não passa de um fetiche escroto que em momento algum tem como intuito travar uma abordagem crítica sobre, outro fator hediondo é o vendedor de armas mágicas que é constantemente cognominado nos diálogos como chinês e "cara chinês" em uma constância batida de vezes.

Sobre as referências para quem é apto ao universo do terror/thiller ele tem uma energia atmosférica muito sinistra, porém a forma como ela dialoga com a história é por vezes fúnebre e sem correlação com a individualidade dos personagens que é um outro fator pouco trabalho no livro. As referências mais macabras e por sua vez mais divertidas foram pontuadas enquanto a história do samael era contada, mas ainda assim são uma série de descrições dessas referências que torna a construção do personagem rasa que nem um pires.

Individualidade. Os personagens eles são excêntricos o suficiente para a leitura fluir de forma magnífica, porém a ausência do desenvolvimento emocional é deles é constante. A relação do torquemada e do cripiano por exemplo deixa a desejar em diversos aspectos e acaba se tornando difícil ter noção da proximidade dos dois ou de como o torquemada ser o criador da mutação do samael causa impacto no exorcista. A policial Abdemi é uma personagem que tem o ceticismo que supostamente é uma barreira tortuosa da personagem, mas a forma como esse ceticismo vai se desfazendo é pouco menos do que convencional a trama, ela não estar ciente da linhagem dela é um furo tonto que não favorece uma personagem de personalidade destemida e com senso de observação.

Os pulos de tempo. Se houvesse menos saltos de tempo de um caso a outro e se o escritor se aprofundasse mais nas cena saindo dessa necessidade falsa de cortes tornaria o samael um antagonista bem mais complexo e bem menos raso, se tem pouco da relação dele com o torquemada, embora ainda que interessante

E por último o final do livro. Depois de terminar a leitura li algumas resenhas e existem pontos que concordo bastante como por exemplo o fato da filha da policial ter poderes e não ter acontecido no mínimo um embate relacionado a ela na luta final, a rapidez como essa cena se procede é incômoda, a narrativa naquela mudança desesperada de ponto de vista também tem uma funcionalidade capenga. A Trapaça o poder do cripiano é pouco intendivel no livro, apenas fui entender quando li e assisti as resenhas, a abdemi que já era uma personagem pouquíssimo explorada acaba se tornado inválida com a morte de sua filha.

O mais interessante seria se o cripiano tivesse morrido já que ele havia usado o estágio final da trapaça que era a lança de cristo que foi dito no decorrer do livro que resultaria na morte dele se usasse, porém de uma maneira mal explicada isso não acontece.

Os pontos que gostei, é um terror urbano envolvente com cenas gráficas bizarras de bem escritas, a ambientação fantástica do mundo espectro vivendo no rj é criativo, com monstros descritos de forma inusitada e estranha, o fato de ressaltar que algumas figuras eram parte de culturas não brancas pertecentes também foi muito importante, sem a ignorância de embranquecer essa ancestralidade.

É uma pena que esse cuidado não tenha sido tomado em relação a outras questões no livro.

Nat Nat 17/11/2021

Judas Cipriano é um padre exorcista, que de padre só tem o título, já que é um herege. Julia é policial e trabalha no departamento de informações. Há um assassino a solta que busca castigar influenciadores religiosos. O que os três tem em comum? ??
??
Enquanto Cipriano e Julia correm contra o tempo para descobrir quem está por trás do crime, o assassino ataca e tortura suas vítimas das formas mais horrendas e sanguinárias possíveis, como se não bastasse isso, ainda disponibiliza os vídeos em redes sociais para que as pessoas possam votar entre as opções: viver ou morrer.??
* O que achei
Primeiro o livro é +18, já que é carregado de cenas de sexo, violência explícita, inúmeros palavrões e ações agressivas.??
??
O livro não é ruim, tem uma temática original.?
No entanto, me senti em um verdadeiro balaio de gato, já que é um livro que tem: padre exorcista, dna de anjo, orixá, saci, medium,Vaticano, gente com +600 anos, criança, charlatão, comidas ruins, golens. Só faltou as hastag kk se não fosse muita informação ao mesmo tempo do qual muitas não tem necessidade nenhuma para o andar da história.?
Quando parecia que ia dar uma guinada o livro estagnava outra vez e assim foi, até finalmente, chegar no final do livro e as peças se encaixarem já que era necessário dar um fim.?

Leonardo 01/10/2021

Muito bom!!!
Nossa, achei o livro muito bom, criativo, explora bastante vários mitos conhecidos mas de uma maneira bem diferente, mais sombria. Os personagens são bem legais e o livro tem passagens bem violentas. O final é surpreendente, de deixar de queixo no chão, vale muito a pena!

Gustavo Rafhael 20/08/2021

Deuses americanos, só que brasileiro.
Que livro maneiro esse. O autor faz uma mistura doida de deuses, anjos, fada, lobisomem, vampiro, mitologia brasileira, e deu muito rock essa salada
Eu gosto muito de livros escritos por autores nacionais e que a história é ambientada no Brasil, esse foi um dos motivos de ter gostado de Deuses caídos.
Outra coisa que chamou atenção foram referências a algumas histórias do Neil Gaiman (não sei se o autor fez isso de forma proposital ou eu que vi coisa demais).
Única coisa que me deixou meio fuen foi o final. A história é muito grande para um final tão pequeno. A saga de Cipriano e Júlia merecia um final apoteótico mas foi tão mixuruca.
Enfim, o livro é bom. Leiam. Viva a literatura nacional.

jhowhaiti 19/08/2021

Vale a leitura ?
E aí galera vocês gostam de autores brasileiros?

O livro "Deuses Caídos" é de um autor brasileiro, Gabriel Tennyson, que por sinal arrasou na escrita.

O livro nos leva a um mundo que temos seres descendentes de deuses e até mesmo deuses vivendo entre nós no anonimato, isso mesmo a história se passa no Brasil.

A história é baseada em um descendente de arcanjo psicopata, que resolveu sair matando todos os líderes religiosos pecadores.
E lógico que, a repercussão na mídia e redes sociais colocou o mundo paranormal em perigo de ser descoberto.

Enfim, o livro é muito envolvente e de fácil leitura, super indico a leitura ?

Edilene 30/04/2021

Esse é um livro que merecia virar filme!!!
Se fosse fiel a obra faria uns dois filmes.
A história é surpreendente!!!!
Dê.Fiel 21/01/2024minha estante
seven: os 7 pecados capitais

naponiic 14/04/2021

Circunstâncias extraordinárias exigem explicações extraordinárias
Facilmente um dos meus livros favoritos de todos os tempos. Deuses Caídos me conquistou desde as primeiras linhas e me deixou sem fôlego até seu final. Com uma escrita dinâmica e a mistura de gêneros pelos quais sou apaixonada (fantasia, thriller, investigação policial), o livro conseguiu atender todas minhas expectativas e ainda por cima me deixar ansiando por uma continuação.
Os personagens são extremamente cativantes e a narrativa é brutal, descrevendo cenas grotescas com riqueza de detalhes (não sendo recomendado para leitores mais sensíveis), sem deixar de nos agraciar com um humor seco. Além disso, a inclusão dos mitos e lendas brasileiros é realizada sem clichês e de forma extremamente satisfatória, tornando o universo crível e rico até seu último detalhe.

Diego 12/04/2021

Uma mistura boa
A saga dos deuses antigos e monstros nós tempos modernos, desde vampiros, lobisomem até fadas, uma mistura até que boa, com muito sangue...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6