Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

JoAo.Nhan 19/04/2024

O livro é naquele estilo coletânea de matéria que torna ele muito mais dinâmico, o livro trás muitas coisas que aconteceram entre 2014-16 que eu nem lembrava como que a Kefera fez blackface.

ela faz muitas referências a outras autoras negras e feministas e trás muitas vivências dela que deixou o livro bastante dinâmico. O livro é mais conscientização por meio de informação do que através do choque, a única parte chocante é a introdução que ela conta relatos bastante fortes.

medo desse livro virar um escudo pra homens brancos usarem depois de serem machistas/racistas, como o pequeno manual virou.

Arlete.Lety 17/04/2024

Uma leitura necessária
Excelente livro. Argumentos muito necessários. Djamila é muito cirúrgica em seu posicionamento. Recomendo a leitura.

Danic.Danic 12/04/2024

Ouçam o que Djamilla tem a falar ??
Um livro extremamente importante para despertar as pessoas. Djamilla é uma voz lúcida e assertiva. Que sua voz continue ecoando.

Jess 04/04/2024

O óbvio ainda precisa ser dito!
Durante toda a leitura, tive a sensação de que o óbvio ainda precisa ser dito. É triste que uma autora brilhante como a Djamila Ribeiro precise gastar tempo para explicar temas tão comuns e presentes no dia a dia.

Infelizmente, somos um país com uma herança escravagista que não assume a sua ferida central e enquanto não olharmos para essa problemática com o devido compromisso, não avançaremos.

Ps.: A leitura é bem dinâmica por conta da divisão dos capítulos.

It's Gi (Taylor's version) 02/04/2024

Sobre racismo e misoginia
Pelo título eu achei que se trataria de um livro mais teórico, falando sobre conceitos do feminismo negro etc. Porém, é mais uma reunião de artigos publicados em revistas.
Dessa forma, todos os capítulos são curtinhos e os assuntos não são muito aprofundados, mesmo quando olhado como um todo. Esse foi o motivo de eu ter tirado meia estrela.
Fora isso, não há como não dizer que é uma leitura imprescindível para todas as pessoas, pois é inaceitável que haja racismo e ainda mais que o racismo não receba punição, além de toda misoginia da sociedade patriarcal. Só o conhecimento tem o puder de curar essa sociedade doente.

itsthamy 30/03/2024

é um ótimo ponto de partida
A autora traz apontamentos bem interessantes sobre a temática, mas para quem já tem um pouco da base do que ela traz fica repetitivo. recomendo o livro para quem quer iniciar nas leituras sobre racismo, gênero e feminismo!

iMahxy 26/03/2024

Que livro incrível
Eu gostei muito desse livro, os capítulos são curtos e claros. Eu tinha um pouco de medo de ler esse livro e ele ser bem técnico e no final eu não entender nada, porém é totalmente o contrário, é um livro bem construído que te explica com clareza cada capítulo, descreve e te mostra de forma clara, objetiva e coesa tudo aquilo que a autora quis passar.
Aprendi muitas coisas importantes nesse livro. E corrigi o auge da minha ignorância, eu nunca pesquei o termo mulata, mas achava a palavra bonita, até o momento que esse livro me vez vê a minha ignorância quanto à isso. Recomendo a leitura para todos, pois esclareci muitas coisas e como mulher teve momentos que achei que a Djamila foi bem dura com as palavras e algumas referências, mas certamente não mentiu em momento algum e sim mostro a realidade de muitas mulheres negras.

gyrosstar 26/03/2024

Autora maravilhosa, com certeza quero aprender mais sobre as obras dessa mulher
a história de vida dela é muito interessante, é uma reflexão muito importante para trazermos ao nosso cotidiano

Cat 05/03/2024

Livro de muito conhecimento e de capítulos curtos que acabam ajudando para fluir a leitura. É um livro necessário e informativo, recomendo demais

Madlu 28/02/2024

Um pouco decepcionada
Minha experiência foi de uma leitura arrastada, provavelmente por eu estar por dentro de todos exemplos utilizados na época dos ocorridos, tive uma sensação de imediatismo para finalizar o livro. Em minha opinião faltou abordar o tema do livro "feminismo negro" de forma empírica, não foi o tipo de leitura que eu esperava.
Recomendo para quem está iniciando o tipo de estudo, é bem bacana, informativo e conscientizar.
Edit: um agradecimento especial para meu amigo Biruscas que esta me incentivando a leitura. Um kingo um divo!

Lilia.Sara 14/02/2024

Leitura necessária
Esse com certeza é um daqueles livros que todo mundo deveria ler.
Na verdade é um compilado de textos publicados pela autora, mas trazem tantos fatos e reflexões que não tem como finalizar essa leitura sem um triplex na cabeça.
Recomendo fortemente para qq pessoa
O racismo é algo que precisa ser amplamente discutido, para enxergarmos o quanto ainda temos a evoluir e claro, evoluir.

Lucas.Amorim 13/02/2024

Quem tem medo do feminismo Negro
Essa obra foi um tapa de realimos e empoderamento. A autora é maravilhosa e trata de muitas mulheres negras e denúncias que nos são velado pela mídia das redes.

Iasmin 12/02/2024

Grandioso!
O livro é grandioso, é a exposição do óbvio. A Djamila argumenta o que está na cara da sociedade, mas fechamos os nossos olhos. Assim como a maravilhosa Bell hooks, ela faz conhecido, e explicado o feminismo negro, essa luta por direitos humanos que foram tirados de nós, e custam a ser restituídos.

MJGalvão26 11/02/2024

Esse livro traz um complicado de textos, a maioria escrito para a Carta Capital, o de a Djamila Ribeiro fala sobre várias temas relacionado ao racismo e o racismo direto a mulheres negras. O livro é maravilhoso, a Djamila cita várias autoras negras e suas obras dando assim dicas de leitura para se aprofundar no tema do feminismo negro.

Pinkhy 09/02/2024

Eu já tinha lido o pequeno manual antirracista e amei a escrita da Djamila, a forma como ela explica temas que são importantes para o desenvolvimento da sociedade e que, sinceramente, não deveriam ser tão difíceis de entrar na mente de algumas pessoas. Com esse livro não foi diferente (acho que gostei mais dele até kkkk) o livro conta com os artigos que ela escreveu para a carta capital com temas do cotidiano ou assuntos fortes no momento.

Em alguns momentos me peguei refletindo, como mulher branca, que eu realmente não tinha conhecimento de alguns assuntos, achamos que o feminismo integra todas as mulheres contudo ao meu ver separa ainda mais em subgrupos, as mesmas mulheres brancas que pregam a equidade não veem a dor da mulher negra dentro da sociedade, não conseguem enxergar que o buraco é muitooooo mais embaixo quando se trata dessas mulheres, ou até das mulheres trans ou pcd.

Acho que só dá para entender bem mesmo lendo o livro, é uma boa reflexão que todos deveriam ter