A ordem do tempo

Resenhas - A ordem do tempo

1 | 2 | 3 | 4

driesvansteen 14/12/2023

Fim dos tempos
Mais difícil. Penei. Mas divertido, lindas imagens, grandes conceitos. Me endoideci de curiosidades mas só entendi algumas delas. A peteca caiu; várias vezes. De grandes alturas. Enormes, galáticas. Valeu a viagem. Mas chega de física.

obs.: O melhor foi a última página: matei um mosquito fechando o livro. Ri, circulei y repeti a frase final: ?Isso é o tempo.?

André_Tarbi 14/08/2023

Poético e didático
Explícita muito bem as ideias sobre o que o tempo (obviamente, é sobre isso que o livro se trata) representa não só para nós humanos como para o universo, e se é possível que nós meros mortais o compreenda. Gostei das reflexões que ele fez, apesar da maioria ser de uma crise existencial extrema, nunca tinha lido livros dele e fiquei muito feliz de ter conhecido pois com ele eu finalmente entendi algumas ideias da física q eu, antes, tinha dificuldade de entender. Obviamente eu n entendi absolutamente tudo, tive q ler rápido por ser um livro da biblioteca mas quando eu comprar minha edição, poderei revirar mais em algumas ideias. Não é um Cosmos, mas aquece meu cérebro de uma forma gostosa.

Pittspin 12/08/2023

Tempo ...
Jó morreu quando estava `sacando de dias 'belíssima expressão. Eu também gostaria de chegar a me sentir .saciado de dias. Gostaria de saber o quanto fui feliz, o quanto aproveitei a vida ...

Davi 18/07/2023

"O mundo é feito de eventos, não de coisas"
A ordem do tempo é um livro de divulgação científica e que como tal busca ser uma "ponte" para aqueles que são curiosos.

A linguagem aqui é um diferencial em relação a outros, Rovelli trás um quê de poesia, fazendo algumas alusões e citações, torna a leitura bem interessante.

A primeira parte do livro me pareceu a melhor, com uma segunda parte muito próxima, mas que por ser muito curta pareceu um pouco abaixo. Essas duas vão do entendimento "básico" do tempo até a sua desconstrução, promovem reflexões muito interessantes.

A última parte é quem me gerou um certo desconforto, quando o autor passa a falar sobre o "desconhecido" e os temas mais atuais, ele parece 'perder a mão' no lado poético para justificar as respostas que não temos, nada ruim, mas um pouco estranho se comparado ao restante da leitura.

É uma obra que eu realmente recomendaria para um público mais geral que se interesse pelo assunto.

Camisjbj 14/07/2023

O tempo
A compreensão do tempo é muito mais complexa do que imaginamos. O tempo é a percepção humana e não uma grandeza física que existe de fato.

nenos 25/06/2023

A fragilidade da intuição
Diante do nosso olhar míope da realidade, vemos um mundo coerente extraído da nossa interação com o universo, organizado da forma que nosso cérebro é capaz de manipular. Esse livro é sobre o reflexo desfocado de uma misteriosa improbabilidade do universo num ponto do passado, mais conhecido como o mistério do tempo.
Nas equações elementares do mundo não existe a variável tempo. O cosmos é uma rede de eventos interligados, que respeita regras probabilísticas da entropia crescente, ou como descreve o Prof. Carlo, uma estrutura com flutuação efêmera que nos deu origem.
Não é difícil conceber um cosmo com a ausência do tempo, o constante acontecer do mundo não é ordenado por um tempo universal regidos por relógios sincronizados e sim pela noção do presente estendido, descrito na teoria da relatividade especial e geral de Einstein. No vasto universo não existe presente, o substrato que determina as durações do tempo não é uma entidade independente, e um de seus aspectos é o campo gravitacional, uma entidade real com uma dinâmica própria.
Frágil, curta, repleta de ilusões, nossa vida é, como dizia Carl Sagan: uma maneira do cosmos de conhecer a si mesmo e, em direção à entropia crescente, num canto um pouco particular deste imenso e desordenado universo, nosso conhecimento e intuição são filtrados radicalmente pelo modo como funciona o instrumento limitado que é a mente.

Aproveite a leitura!
Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1VpoDdZacWzwliSvJtU6eBk7TXmXN3d1v/view?usp=sharing

luizfsricardo 29/05/2023

Expectativas não atendidas
Esperava mais do livro, o início é muito bom mas acho que do meio para o final o livro se torna uma leitura chata, muitas vezes técnica e de muita abstração.

Não gostei.

tamachunas 16/05/2023

O mundo é mais como Nápoles do que Singapura!

estou em luto há alguns meses e muitos trechos foram especiais nesse momento, é um livro sobre física mas que vai muito além disso, com uma escrita tranquila e poética :) não entendi algumas coisas que eram teóricas demais, mas não me atrapalhou. é bem diferente do que costumo apreciar, mas me surpreendeu de forma muito positiva
@marcel, obrigada amigo

Rodrigo.Bittencourt 01/05/2023

Precioso como o tempo
Carlo Roveli mais uma vez se supera ao demonstrar seu poder de destrinchamento das premissas elementares da física. De forma simples, mas não superficial, consegue abordar a natureza do tempo com base científica, sem deixar de apresentar suas descobertas e seus palpites. Roveli fala de física envolvendo-a em filosofia e não deixa de lado a natureza humana em suas avaliações.

Linhares 17/03/2023

Seria Rovelli o novo Carl Sagan?
Carlo Rovelli é um comunicador incrível além de ser um dos maiores físicos da atualidade. Em "A ordem do tempo" ele simplesmente destroi a concepção que temos de como funciona o tempo e explora teorias que ainda não são um consenso na comunidade científica (deixando bem claro o que é fato e o que é teoria.) Ele explica assuntos extremamente complexos de forma muito clara e cristalina. Como nem tudo é perfeito, o que me encomoda um pouco em suas obras, é sua militância ateísta sempre dando cutucadas no Cristianismo. Quando compro um livro sobre física, espero encontrar conteúdo de física não de religião. Mas isso não chega a estragar a experiência do livro. Recomendo para mentes curiosas como a minha.

Vanessa453 24/02/2023

Carlo Rovelli nos mostra que a estrutura do tempo não é o que parece, é diferente desse curso universal uniforme. Apesar da complexidade inerente ao próprio assunto, o autor consegue abordar o tema com bastante leveza, oferecendo muitas referências da física, mas também literárias e filosóficas. Recomendo uma leitura sem pressa.
Pittspin 24/02/2023minha estante
Quero lê...

Ana Pereira 18/01/2023

“O tempo se temporaliza apenas na medida em que existem seres humanos.”

Este é um livro que, parece ser sobre física, mas na realidade é sobre o significado e a plenitude da vida. A combinação de necessidades, desejos, aspirações, ambições, ideias, paixões, amor e entusiasmo, que surgem em várias medidas e em diferentes versões naturalmente de dentro de nós. Sendo a vida uma explosão de significados. Se quisermos aprender mais sobre o universo, temos que mudar a nossa visão do tempo.

Andre 15/01/2023

O tempo perguntou ao tempo
Vivemos com uma noção de tempo que nos é transmitida culturalmente e mantemos essa noção até o momento de nossa passagem para s eternidade.
No entanto, seja filosófica ou fisicamente, o conceito e a compreensão do que é o tempo nos escapa entre os dedos.
Carlo Rovelli, com sua escrita, desconstrói o tempo, quase destruindo-o, para depois nos ajudar a reconstrui-lo, de uma forma quase poética!

08/01/2023

No mínimo, revolucionário.
Ler esse livro foi como fazer um transplante cerebral, sem exageros ?. Comecei com uma consciência e sem expectativas, eu enxerguei mais, além da nossa contrução da realidade cultural, o livro faz uma análise sobre o tempo na física. Esse é o tipo de livro chave para quem gosta de um verdadeiro mistério. Tudo se torna abrangente quando se trata de perspectivas e há realmente muitas entre o que é de fato e o que vem da nossa conexão com o mundo, prepare-se então para questionar aquilo que pensa que sabe realmente. Entendi melhor sobre alguns dos meus questionamentos mais complexos, fiquei entusiasmada sobre as descobertas do tema, sobre a composição passado, presente e futuro, sobre teorias quânticas principalmente e o papel desses elementares nas lacunas antigas do conhecimento.
Indico essa leitura para todos... sem dúvidas, é uma leitura para favoritar. ?

1 | 2 | 3 | 4