Nonnonba

Nonnonba Shigeru Mizuki

Resenhas -

Andre Souza 26/11/2023

Suave, instigante e divertido
Ler Shigeru é um momento de reflexão, leveza e risadas com seus traços distintos. Nonnonba te coloca em contato com o universo dos Yokais de modo leve e interessante na história de uma família que retrata em muito a vida do autor.

Ogaiht 28/04/2023

Sítio do Pica Pau Amarelo Japonês
Já havia lido a obra anterior de Shigeru Mizuki A Marcha pra Morte, que me decepcionou apesar do potencial do tema. Felizmente aqui o autor acerta o tom da estória e nos presenteia com essa obra-prima dos mangás.
Em Nonnonba, o mangaká narra a estória de um menino que vive no campo e que convive com uma senhora que trabalha em sua casa, que é a Nonnonba do título. Essa palavra é usada para designar mulheres idosas no Japão. Nonnonba trata o menino com muito carinho sendo quase uma avó para ele. A beleza da narrativa é que o autor vai mostrando a infância do menino, onde vemos coisas típicas de crianças de suas idades como briga entre ?gangues? rivais, travessuras e até mesmo a perda de alguns amigos. Junto com isso tudo, Nonnonba sempre conta estórias sobre os Youkais, que nada mais são que os espíritos e figuras do folclore japonês. É claramente uma estória auto biográfica mas, analisando bem o mangá, é impossível não deixar de lembrar da nossa obra máxima da fantasia nacional Sítio do Pica Pau Amarelo, onde também se explora as figuras de nosso folclore. Nonnonba é uma leitura deliciosa, possui trações lindíssimo e certamente vale a pena conferir essa joia de mangá.

Beatriz 16/10/2022

Um livro sobre infância, perdas e esperança. Ler o mangá é legal, mas depois que você descobre a vida do autor tudo faz sentido. Uma graça, todas as crianças deveriam ter um Nonnonba.

Crislane 16/03/2022

Muito bom!!!
Eu amei o livro, muito fofo
Fala de uma senhora que vai morar na casa de uma família, acredito que seja avó do quadrinhista, ela é uma profissional em Youkais, e a historia gira em torno dessa família e desses seres.

EduardoCDias 30/12/2021

Monstros japoneses
Quadrinho autobiográfico retratando a infância do autor e sua relação com uma velha senhora que lhe ensinava tudo sobre os Youkai, seres fantásticos japoneses, comparados à nossos fantasmas, monstros,?

Giuliano.Behring 13/09/2021

O Pequeno Mizuki e sua NonNonBa
NonNonBa é um mangá de Shigeru Mizuki, que eu conhecia por "Marcha para a Morte" mas sinto que não conhecia efetivamente, não antes disso.
Em primeiro lugar, esse mangá é de certa forma auto-biográfico, uma vez que o personagem principal é o autor mais jovem, contando sua vida no interior do Japão enquanto era uma criança.
O que eu mais gostei desse mangá é o ritmo da história, mesmo sendo lento, é exatamente o ritmo da vida que o autor levava enquanto criança, sem escola, apenas ele e NonNonBa, uma mulher idosa que trabalhava em sua casa e ajudava sua mãe em seus afazeres, e através disso conseguiu passar para Mizuki todos os conhcimentos de "Youkai" (espíritos ou assombrações no Japão) que ele aborda na obra, que é o tema de maior relevância na sua carreira.
Esse mangá é simplesmente fenomenal, é sério, tudo nele impressiona, mesmo a arte que é feita em um estilo desleixado não é algo a se considerar ruim, o estilo cartunizado dos Youkais é algo que eu considero único e até mesmo divertido (uma vez que são criaturas travessas também).
Recomendo pra quem curte esse estilo mais contemplativo de mangá, um que você não têm pressa de ler, muito menos de acabar. NonNonBa é sobre a jornada.
Ana 13/09/2021minha estante
Que chique! Você mesmo comprou esse magá ou ganhou de alguém especial?

Giuliano.Behring 13/09/2021minha estante
Ganhei o magá da pessoa mais especial pra mim

lexsouza 04/01/2019

Memórias
Livro com as memórias de infância do autor, suas influências para o mundo fantástico dos "youkais" nas histórias contadas por nonnoba. Traço cartunesco que faz rir e emociona. Lindo trabalho.

Panda djpandacwb 15/05/2018

Lendas de fantasmas
O traço passeia entra o realismo e simples, e a história conta lendas e o dia-a-dia. Sensível e emocionante.

Lara 30/03/2018

Comovente e emocionante.
Mangá onde um menino aprende muito com uma senhora sobre os youkais que são entidades sobrenaturais do folclore japonês e através disso ele tem uma jornada de crescimento onde vivencia situações como amizade, morte, familia, estudos, entre outros.Aprende muito com o pai sobre a importancia de seguir seus sonhos, já que desenha e pinta bem, e o pai é bancário e tem o sonho de ser roteirista.O mangá é de certa maneira autobiográfico onde iremos acompanhar Shigeru Mizuki através da sua infância.A mãe mais racional, o pai mais sonhador, os irmãos e amigos, a mitologia, e tb duas amigas mostram ao menino a seguinte mensagem: a vida é essencialmente boa, mesmo que as vezes aconteçam coisas tristes.As pessoas, no fundo, são boas, mesmo que as vezes sejam insensatas e se deixem cegar pelo poder.Os monstros são reais.Recomendo a leitura!