Asterix: O Dia em Que o Céu Caiu

Asterix: O Dia em Que o Céu Caiu Albert Uderzo

Resenhas - Asterix: O Dia em Que o Céu Caiu

Roberta.Glenda 02/07/2022

Bah
Essa foi a pior até agora. Umas viagens doida na maionese e a história completamente sem pé nem cabeça

Fimbrethil Call 04/10/2009

Fraco
O piorzinho da fase sem Goscinny, um desvirtuamento total da vida pacata da aldeia dos gauleses, uma história sem pé nem cabeça, com invasões alienígenas(?).

@vaisetratarleitora 27/03/2024

Legalzinho
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Asterix, chegamos ao seu 33º álbum, publicado em 2005 e o último escrito e ilustrado por Uderzo.

Particularmente não curti muito essa história, sei lá, pra mim não combina com a vibe que Asterix sempre teve. Lendo a resenha de Ritter Fan para o site Plano Crítico, foi interessante descobrir que os personagens alienígenas da história são críticas á invasão da França pelos Mangás e pelos quadrinhos dos Estados Unidos. A referência aos quadrinhos americanos eu tinha entendido em boa parte (até porquê o nome do planeta dele e a aparência dos robôs é bem óbvia, embora eu não tinha captado a referência entre o alienígena e o Mickey e nem tenha percebido a razão da crítica), mas eu realmente não tinha entendido que aquele personagem vilão estranho, com aparência oriental estereotipada e as falas erradas eram uma crítica aos mangás (que no fim, eles tiveram que aceitar, pois os mangás nunca mais saíram de moda e sinceramente, acho que tem espaço pra todos). Acho que faltou algum tipo de nota de rodapé no álbum falar sobre isso, pois quando se entende o motivo da referência, faz sentido, mas sem isso, só parece algo pejorativo e ofensivo.

Mas mesmo entendendo a referência, não sei se gosto da história, é muito fora do normal de Asterix e acho que ficou bem destoante dos restante dos álbuns. De forma geral, a história corre bem, é interessante, mas não me prendeu e todo tempo eu só ficava pensando "isso não se parece com as histórias de Asterix".

Enfim, não acho que seja um álbum ruim, mesmo que eu não tenha gostado, mas está longe de ser um bom álbum pra mim. De qualquer forma, vale a pena ler pra conhecer e formar sua própria opinião, até porquê não é uma história muito comprida, então você consegue se distrair um pouco ao ler e termina rápido.