Slam

Slam Nick Hornby

Resenhas - Slam

Lia 10/12/2009

Eu sabia que me apaixonaria por "Slam" mesmo antes de tocar no livro, então não me surpreendeu em nada querer lê-lo várias e várias vezes depois. É apaixonante.
Nick Hornby realmente exagera muito às vezes, mas a maior parte do tempo o livro é muito, muito engraçado. Daqueles que te obriga a reconhecer a sua idiotice. A história tem um bom ritmo, é atual e Nick faz com que a gente ache que Sam poderia ser eu ou você, ele é só um adolescente normal - talvez não muito, mas é - tentando encontrar seu lugar no mundo.
Recomendo!
Cassia 15/10/2012minha estante
verdade eu estou lendo e to amando

Léo 26/04/2013minha estante
Cara esse livro mudou a minha vida, o Nick Hornby é o cara, alguém me indica um livro parecido com esse??? adoro esses lances de romances urbanos cheios de aventura.

karina 13/09/2013minha estante
um livro muito bom a cara do jovem urbano.

SSandes 15/06/2022

Releitura
Eu estou acostumada a livros com protagonistas femininas, então, o fato do personagem principal ser o Sam, já deixa a história interessante. Apesar de ser uma releitura, eu lembrava apesar do foco principal, o me porporcionou diversas surpresas no decorrer da leitura.
O Sam fala umas coisas que me causam incomodo, por serem (na minha opinião) pensamentos idiotas, mas, também me fez pensar se é dessa forma que os garotos enxergam as garotas e por que, apesar da mesma idade, existe um oceano de diferenças intelectuais e de responsabilidades?

Foi reconfortante acompanhar o crescimento e amadurecimento do Sam, apesar dele conseguir ser lerdo nas piores horas possíveis. E em algumas partes eu me identifiquei porque as nossas histórias meio que coincidem.

thawarael 30/01/2023

Decepcionante
O livro poderia ser bom falando sobre gravidez indesejada, gravidez na adolescência, maturidade, maternidade e paternidade precoce e como isso pode ser evitado, como isso impacta na vida de um adolescente q não sabe oq faz...

mas é só uma sinopse desperdiçada. o autor dá as costas pra pautas importantes e fica fazendo o personagem dar voltas no tempo sem sentido nenhum, além daquele final sem pé nem cabeça mal desenvolvido e mal escrito.

a escrita é boa, mas minha impressão é de que o autor escreveu esse livro com preguiça.

Marina 28/06/2009

Sou suspeita para falar algo porque adoro o estilo do Nick Hornby! Apesar de eu continuar achando que "Uma longa queda" foi o livro dele mais inspirado, Slam não deixa de ser uma leitura extremamente prazerosa. Como sempre, o autor cria personagens bastante carismáticos e diálogos hilários.
Dois pontos negativos: achei o esquema do futuro (só lendo para saber, não darei spoiler) meio viajante, atípico do escritor. Também achei que o teor de comédia decai um pouco da metade do livro em diante, por conta dos problemas do personagem.

O saldo geral é positivo, rápido e divertido de ler.

cinthia.alencar 20/07/2020

Pra desanuviar desses tempos malucos
Mais um livro cheio do humor leve e propositalmente despretensioso de Hornby. Uma delicinha de leitura que alivia qualquer tensão.

maria.clara 05/04/2022

muito bom!! acho q meu pai mandou esse livro p eu ficar com medo de ter filhos na adolescencia kkkkk

aninha 11/03/2022

Nick me surpreendeu com Slam
Nick realmente me impressionou com slam. Eu sabia que ia me apaixonar por ele mesmo antes de tocar no livro kk, confesso que muitas vezes me encontrei em estado de desespero pela situação do Sam e da Alicia mas isso também me fez pensar que isso que o livro retrata na "adolescência" do protagonista é bem mais comun do que eu pensei e que deveríamos prestar mais atenção no que está acontecendo ao nosso redor com os nossos adolescentes.

Amanda San 07/09/2010

Esse foi o primeiro livro com o protagonista adolescente que Nick Hornby escreveu. E se eu já o achava um grande escritor por causa de Alta Fidelidade, agora o acho um mestre.

É diferente ler um livro com o protagonista masculino adolescente que foi escrito por um homem. A maioria dos autores é mulher escrevendo por um perspectiva que elas não conhecem, já que nunca foram garotos adolescentes.

A linguagem é diferente, e o jeito que o protagonista pensa é diferente também. Eu adorei o Sam. Não cheguei a ficar com pena dele, porque eu acho que cada ato tem uma consequência e ele meio que pisou na bola. O livro todo é super bem escrito, com situações e reações dos personagens extremamente reais (o que foi muito gratificante pra mim, principalmente por causa do livro que eu estava lendo enquanto lia Slam, no qual um dos personagens masculinos agia de uma maneira completamente irreal). Dava pra imaginar as cenas direitinho e pensar ‘realmente, isso super aconteceria’.

Também gostei muito do Sam, achei linda a relação dele com a mãe, e como ele quer ficar no colo dela quando algo errado acontece, mas não pode.

E justo quando você pensava que era só mais um (ótimo) livro como os outros do gênero, Nick Hornby vai lá e te deixa de boca aberta, pensando ‘WTF?’ haha.

Não vou falar mais nada pra não estragar a surpresa.

Bells 19/09/2012

Infantil
Nick Hornby tenta traçar rumo ao infanto juvenil, na minha opinião mergulhou até demais nesse caminho, deixando-me pensar que havia tornado o personagem mais infantil que o necessario e inapropriado para a idade que revelava e a situação. Uma história muito infantil e sem qualquer empolgação, confusa e irreal; querendo traçar a fantasia com um fato tão presente e sério nos dias de hoje.

Laura 30/07/2019

O personagem principal é o Sam e o Sam é um mané. Achei extremamente irritante a apatia dele, parei de me interessar pela história e nem estava na metade do livro, mas segui lendo. Fiquei mais curiosa com o livro do Tony Hawk do que com o livro em questão (Slam). Infelizmente não compensou, talvez o livro não tenha envelhecido tão bem, ou eu simplesmente não tenho mais paciência pra livros com personagens tão bobinhos.

MArian.Thalia 28/01/2024

Boa leitura pra passar o tempo
Tenho esse livro acho que há uns 10 anos na estante e só fui pegar pra ler agora ?
Achei bem legal, deu pra perceber o amadurecimento do Sam com o desenrolar da história. Boa leitura pra passar o tempo.

Lina 14/01/2011

Muito bom, mas totalmente traumatizante. É sério. Sixteen and Pregnant é historinha pra dormir perto do que SLAM pode fazer com você e as suas perspectivas de como uma vida sexual saudável deve ser. A minha perspectiva de uma vida sexual saudável agora é VIDA SEXUAL NENHUMA.

Guilherme 26/05/2011minha estante
Crise de meia idade, leena?

Lina 15/07/2011minha estante
...?
oi?

Laís 15/09/2013

Envolvente.
Slam é um livro bastante envolvente, a forma como Sam narra o livro faz com que você queira saber a cada capítulo o que vai acontecer depois. Achei o desenvolvimento do livro ótimo. Porém achei que o final ficou incompleto. Fora isso o livro é maravilhoso, recomendo.

Amanda 06/09/2012

Não gostei muito.sinto muito
Fala sobre um skatista que teve sua vida arruinada depois de engravidar a sua ficante.Ele conversa com um poster que tem no seu quarto e de vez em quando faz umas viagens malucas para o futuro,para ver como será sua vida com um filho.
Bells 18/09/2012minha estante
tem spoiler nisso ai amanda; abraço.

Amanda 11/10/2012minha estante
O q é spoiler bells?

Camila 31/01/2014minha estante
Só respondendo sua pergunta por intromissão haha!

Spoiler: O termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, livros, videogames, etc. Que, na maioria das vezes, prejudicam a apreciação de tais obras pela primeira vez.

Ex.: Revelar que numa determinada história o assassino é o mordomo; sendo que isto deveria ser uma surpresa para o leitor/espectador da obra.
Fonte: Wikipédia

Aqui no skoob você pode marcar sua resenha como spoiler e ela fica sinalizada, assim evita que os desavisados ou quem não leu o livro ainda, saiba sobre o enredo. :)
Beijos

Nath @biscoito.esperto 10/09/2011

Confesso que nunca um livro me fez rir e chorar tanto depois de A Menina que Roubava Livros.
Slam é uma grande e importante lição de vida, muito bonita, mostrado com a voz de adolescente - ou um autor que se passa por um - contando os revezes - que são inúmeros de ter um filho na adolescência. Porém não pense que tudo é dificuldade e sofrimentos, é claro que há os momentos bons de se ter um filho - sempre há, em qualquer idade, assim como os momentos ruins.
Longe de ser um livro clichê sobre educação sexual, Slam é narrado por Sam, um adolescente skatista, que curte hip-hop e que é fruto de um relacionamento infrutífero (fruto... infrutífero...), que rendeu a sua mãe uma gravidez na adolescência que "estragou sua vida", como o próprio gosta de pregar.
Longe de aprender a lição com sua mãe, Sam (Sam... Slam... - pra quem não sabe, Slam é quando você toma um tombo colossal enquanto endava de skate) conhece Alicia em uma festa para a qual sua mãe o leva - aquelas festas sem-graças de adultos - e lá eles começam um relacionamento que parecia ser de ódio, mas que acabou gerando consequências muito fortes na vida dos adolescentes e de suas famílias.
Então acontece, ele transa com Alicia sem camisinha e ela engravida. Então Tony Hawk, o pôster/conselheiro de Sam o leva para o futuro, mostrando as consequencias da burrada de Sam, deixando-o perdido com as viagens, com os acontecimentos e literalmente pirando o pobre garoto. No entanto, no final das contas, você vê que essas viagens no tempo só fizeram ajudar o menino.
Slam é divertido e conta uma história que você poderia jurar ser verdadeira, mesmo tão irreal (de verdade, quando você ler você entenderá bem), e é um livro que você pode ler e reler 40 vezes sem se cansar.
De verdade, depois de Slam, você NUNCA irá transar sem camisinha, mesmo querendo ter filhos.
Recomendado!!

site: www.nathlambert.blogspot.com

Guilherme 26/05/2011minha estante
A personalidade do Hornby passa esta coisa tão paradoxal; séria, descontente, mas descontraída. Nossa, mas este seu finalzinho de resenha a princípio pareceria chulé, mas eu estou tendo treco de rir.