A Terra dos Filhos

A Terra dos Filhos Gipi

Resenhas - A Terra dos Filhos

Lú Ribeiro 27/01/2024

Que livro L-I-N-D-O-OOOO...?
De extrema sensibilidade, estou encantada.
Na hora em que fiquei refletindo sobre a leitura, me veio na hora uma música de Arnaldo Antunes. Na minha opinião, tem tudo a ver com esse livro. É ela:
"Socorro não estou sentindo nada... Qualquer coisa que se sinta, entre tanto sentimento deve ter algum que sirva" (Socorro, Arnaldo Antunes)
Bárbaro!!!

Ve Domingues 21/11/2023

Com ilustrações impactantes, esse quadrinho distópico se revela muito próximo à realidade. Gipi, que eu não conhecia, é um grande artista. Me impressionou o equilíbrio e ter texto e desenho. O enquadramento das cenas é impressionante, dando aquela sensação de filme.

A narrativa aborda o amadurecimento de uma maneira super crua. Amei!

AleixoItalo 05/06/2023

A principio pouco me chamou atenção, não que seja ruim, mas pouco inova e aproveita do tão conhecido gênero pós apocalíptico. Esta tudo aí: as novas regras sociais que regem o mundo destruído, a nova interpretação de objetos e símbolos do passado, a necessidade de sobreviver por conta própria e a onipresente violência que impera na ausência de um contrato social. Tudo que já vimos por aí em outras obras.

Trabalhar com o pós apocalíptico é complexo pois o gênero já é bastante explorado e o autor não cria seu "próprio mundo". Tudo acontece muito rápido e o enredo não conquista. Um detalhe contudo é bastante interessante e chama a atenção: o poder da escrita nas sociedades humanas!

Apesar de não ser aprofundado, fica evidente a importância da alfabetização e do poder que os livros têm. Toda a história gira em torno de um diário que o pai vive escrevendo: embora os filhos não saibam ler e o pai seja muito brutal com eles, o mistério envolvendo aquele diário é a força motriz que impele os garotos; do outro lado, uma nova religião, brutal e violenta, se formou em torno de um único livro (chulo e talvez pornografico, que sobreviveu) onde a Palavra foi monopolizada pelos poucos que sabem ler.

Um tema que seria muito interessante com mais desenvolvimento. Uma HQ simples, mas que leva a refletir como a perpetuação das palavras (escrita), molda a filosofia e pensamentos sociais!

Thyago Costa 30/12/2022

Herdeiros do eterno apocalipse
Desolação e angústia pulsam em cada virar de páginas. A Terra dos Filhos (obra italiana de 2016 e publicada no Brasil em 2018 pela Veneta) é um retrato de um mundo pós-apocalíptico onde um pai tenta criar seus dois filhos com a severidade cobrada por aquele ambiente. Uma narrativa primorosa, com um silêncio dividido entre o melancólico e o catártico.

O italiano Gipi não esconde sua qualidade como um grande contador de histórias. Sua arte é potente em significado e, principalmente, eficaz em conduzir a narrativa sem uma única palavra. Na epígrafe da obra lemos: "Sobre as causas e motivos que levaram ao fim capítulos inteiros poderiam ter sido escritos nos livros de história. Mas depois do fim não foi escrito mais nenhum livro". Somos confrontados com uma persistência a esse fim, já que estamos lendo uma obra que desafia a ideia da extinção da linguagem. E isso soma ao fato do pai escrever um diário, mas se recusar a ensinar os filhos a lerem. A "quebra" da comunicação é exemplificada também nos poucos diálogos, na violência das meias palavras e na arte com rabiscos tentando sair de um poço de ignorância.

Como o mundo acabou? Não importa. O passado foi devorado e o futuro é um animal agonizando. Acompanhar os dois garotos se torna uma tarefa árdua. Cada virar de páginas algo ruim pode acontecer; falsas promessas, grupos religiosos extremistas, abandono e desalento.

A Terra dos Filhos é uma ótima narrativa do gênero, me trouxe a lembrança do livro/filme A Estrada e nas suas dicotomias sobre ensinar a ter esperança ou a sobreviver em um mundo onde o apocalipse é eterno.

site: https://www.instagram.com/p/CZkFn9FO7z7/

Flavia558 11/12/2022

A terra dos filhos
Desenhado de forma tradicional, em preto e branco, o que ajudou a dar um ar ainda mais sombrio, uma distopia que te prende do início ao fim. A história te prende por não estar tão longe da realidade, um mundo em que a crueldade impera, onde ações terríveis são justificadas pela crença em um "Deus" que eles mesmos criaram, onde mulheres são subjugadas e crianças são obrigadas a deixar seu lado humano de lado e tornarem-se animais ferozes para sobreviver em um mundo cruel.

Gabriel 22/12/2021

Uma das melhores distopias que vc pode ler
Uma das melhores distopias que vc pode ler? preparar para ver a mídia quadrinho na sua plenitude. História e arte juntas

Hum 04/12/2021

Você chora diante da beleza?
O autor certamente tem um conhecimento vasto de cinema e fotografia, é notável diversos elementos aplicados na obra.
A história é muito boa e traz uma carga emocional singular

Henry 30/08/2021

Terra de Ninguém
Uma terra onde a esperança desapareceu junto da humanidade. O mundo como conhecemos, já não existe mais. Não há espaço para amor, somente para sobrevivência.

Um pai é obrigado a criar seus filhos com toda frieza possível para que os mesmos não tenham ideia de como a vida era fácil antes do acontecido.

O italiano Gipi me fisgou. De todas as maneiras possíveis. Me fez devorar o livro em menos de um dia. A história é brilhantemente bem escrita com um roteiro que nos instiga a não querer parar a leitura. Apesar da arte não ser das melhores, combina com o clima escolhido para a HQ.

Num ambiente onde o afeto é proibido, o autor demonstra total domínio de narrativa ao exprimir, de modo dosado, que o amor está presente nos detalhes.

Eu me recuso a falar muito mais. Só desejo que todos possam ter esse livro em mãos e sentirem o que eu senti. Emoção e prazer.

Uma das melhores leituras do ano, sem dúvidas.
Recomendadíssimo!!!!!

Diego 04/01/2021

Muito mais do que uma obra de futuro pós apocalíptico
A Terra dos Filhos.
Quadrinho Europeu do Italiano Gipi.

Em um mundo hostil, perigoso e sem nenhuma memória da cultura vemos um pai tentando educar seus filhos de forma que possam sobreviver após sua morte. A sobrevivência do mais forte se mistura com os sentimentos paternos onde não existe espaço para fragilidade humana.

A primeira vista pode parecer mais uma obra sobre futuro apocalíptico mas não se enganem, se trata de uma fábula muito bem escrita e desenhada que fala sobre amadurecimento, paternidade e esperança. Nota 10.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 02/01/2021

Em um futuro distópico, a terra é um lugar onde fanáticos religiosos resolvem tudo com violência. Um pai vive com seus dois filhos e para adapta-los a esse mundo perigoso e hostil, ele os educa de forma rígida, sem amor, sem aprender a ler ou escrever, p/ q se tornem fortes e brutais, a única forma de sobreviver.

Dei essa HQ p/ o meu marido, e claro q depois q ele leu eu li tb, rsrs.
Escrito por um dos mais importantes quadrinista italiano, Gian Alfonso Pacinotti, o GIPI, essa é uma distopia q fala de paternidade, sobrevivência e crueldade, em um mundo onde o afeto, carinho e amor só irá atrapalhar e reduzir as suas chances de sobreviver.
O livro tem cenas violentas e tensas e te deixa indignado ao ver o q o fanatismo e a ignorância é capaz de fazer com a sociedade.
O final te deixa com aquele ar de inúmeras possibilidades e vontade de um próximo volume p/ ver o q vai acontecer nesse mundo cruel.

Jhon 10/09/2020

Foi o primeiro HQ que leio no kindle, gostei bastante da experiência, os traços utilizados pelo famoso quadrinista italiano Gian Alfonso Pacinotti - GIPI - nas gravuras são realmente muito bem feitos e como experiência própria achei que deram uma profundidade às características marcantes da obra, a exemplo a opulente melancolia com o mundo pós-apocalíptico.

É o tipo de escrita que é devorada em um dia, talvez de uma levada única, os colóquios entre os personagens são bem curtos dando ênfase à arte dos quadrinhos. Particularmente eu queria um aprofundamento maior, uma obra mais robusta ou quem sabe um segundo volume, mas talvez o "curto" permite ao leitor pensar mais nos temas expostos. Falando um pouco sobre a obra, sem spoiler, é uma distopia, mostrando a vida e os desafios de uma paternidade em um mundo complexo e sem moral. Gostei de ler, terei em minha futura estante e irei escrutinar a obra novamente em outra oportunidade.

joaoggur 04/09/2020

Muito interessante e intrigante
Terra dos filhos é um quadrinho interessante. Só acho que o autor de prolongou em muitos pontos nao importantes, e pontos cruciais foram achatados

Thiago de Oliveira 08/08/2020

Uma história sobre paternidade
Primeira HQ do do quadrinista italiano Gipi a chegar em terras brasileiras e que estreia!

Há na Literatura um gênero conhecido como romance de formação que agrupa obras como Apanhador no campo de centeio de J. D. Salinger e Demian de Herman Hesse. De forma resumida e bem simplista, o que vemos nessas obras é o processo de amadurecimento do protagonista através do conflito com o meio em que vive. Seu dilema interno tem como objetivo uma compreensão mais ampla do mundo e consequentemente de seu papel. E é este percurso que iremos acompanhar em A Terra dos filhos do italiano Gipi.

Desembarcando por aqui através da Editora Veneta a HQ do italiano nos conduz por um futuro distópico no qual somente os mais fortes e brutais podem sobreviver. Um tempo no qual não há espaço para sentimentos e demonstrações de afetos. E são essas as lições que um pai irá ensinar aos seus filhos.

Proibindo palavras afetuosas, demonstrações de sentimentos e se valendo de castigos físicos para afirmar sua posição e ensinamentos, o pai produz uma atmosfera que reproduz, com igual intensidade, toda a crueza do ambiente que os cerca. E o que vemos é uma matilha que rosna, perscruta o ar e range os dentes a cada movimento de seus taciturnos membros.

Toda essa dinâmica é mostrada de forma primorosa através de uma narrativa concisa, equilibrada e com uma arte esplendorosa, carregada de hachuras, que dá a linguagem corporal dos personagens a primazia da narração, já que os diálogos curtos pouco ou nada revelam do interior dos personagens. Aliás, deixo a minha dica aos leitores para que prestem atenção aos detalhes e que examinem as páginas com cuidado para não perderem o fio da meada.

E para saber mais, acesse o blog.

site: https://www.desegunda.com.br/a-terra-dos-filhos/

Fabíola Costa 20/10/2019

"Atrasos" de um mundo tecnológico.
Para mim, esta história se basea na dicotomia entre antigo x tecnológico; memória x imediatismo; individualidade x coletividade. Afirmação x anulamento. Tradição x Barbárie. Muitos são os opostos nesta história distópica na qual o uso da brutalidade, por mais incoerente que pareça, é capaz d eeroteger as pessoas de algo mais horrendo ainda.

Jhonny.Silva 03/08/2019

Deixar sua humanidade de lado ajuda ou atrapalha?
Uma história onde você precisa abdicar do que talvez seria mais importante a troco de força, para que o mal não te corrompa sentindo algo.

Suas wrapping lines são bem complexas e combinam muito bem com o tema. Gostei bastante.