Os Vampiros

Os Vampiros Filipe Melo...

Resenhas - Os Vampiros

Ricardo.Silvestre 30/11/2022

v a m p i r o s
Temos aqui mais um admirável trabalho na área da banda desenhada da dupla multipremiada por ?Balada para Sophie? (que ainda não li).

A história remonta ao ano de 1972 e acompanha um grupo de militares portugueses durante a guerra colonial, entre a Guiné e o Senegal.

Um tema controverso com um argumento à altura e um desenho que não deixa ninguém indiferente, antes pelo contrário. Há que destacar o magnífico traço de Juan Cavia que tão bem ilustra e retrata toda a história.

Aquilo que poderia ser só mais um livro de guerra eleva-se a um patamar bem distinto onde a qualidade e a originalidade são pontos bem assentes.

Este livro é, sem sombra de dúvidas, um marco na BD portuguesa contemporânea.

Henry 28/03/2023

Quem são os verdadeiros monstros?
Vampiros traz uma análise psicológica de um grupo de soldados escalados para uma missão secreta na guerra colonial.

Depois de serem inseridos na selva, mortes grotescas e aparições estranhas botam em cheque a sanidade mental de homens que se encontram no limite do esgotamento psicológico.

Uma HQ que fala sobre monstros. Vampiros, pra ser mais exato. Mas será de maneira simbólica ou literal?

Além disso, possui uma arte linda e característica de Juan Cavia.

Recomendo a leitura.

Eduardo Mateus | @somaisumaleatorio 12/09/2019

Os Vampiros contará a história de um grupo de soldados portugueses, que durante a Guerra Colonial são escalados para uma operação secreta no Senegal. Tão secreta que nem eles mesmo sabem a finalidade de tal missão. A medida que a missão vai se aprofundando na longa caminhada na selva, esses soldados passam a ser consumidos pelo cansaço dando espaço para paranoias transformando uma missão simples em um verdadeiro pesadelo. Fazendo com que cada soldado passe a confrontar seus medos pessoais e os que nasceram durante a guerra.

Essa Graphic Novel me surpreendeu bastante, porque ela acabou indo além das minhas expectativas. Sai da linearidade do “previsível”, e acabou me surpreendendo completamente com o uso de diversas metáforas que estão presentes na história. Inclusive essa HQ fez com que eu como leitor me posicionasse no lugar dos personagens, me questionando qual finalidade real teria a guerra? Quem mais ganhava e quem mais perdia nesse processo sangrento? No final cheguei a resposta que sempre tive, somos apenas a ignição de uma grande máquina, que é conduzida por nossos representantes e em uma situação dessas somos obrigados a ser conduzidos conforme a máquina se movimenta. Mesmo que contra a vontade, mesmo que para nós não vá valer de nada.

Os Vampiros é uma HQ belíssima, que a @sesispeditora produziu em um ótimo acabamento. Além de ser baseada em fatos reais, que do qual possui um grande projeto de pesquisa por parte do autor que coletou depoimentos de testemunhas e ex combatentes. É um material de extrema relevância e de fácil leitura e compreensão.

site: https://www.instagram.com/p/B0O7ZhuDiwe/

Renato 22/09/2023

Os Vampiros
Os Vampiros é uma história em HQ, muito bem produzida, com folhas pretas e capa chamativa, e que discorre sobre a guerra colonial portuguesa, que envolvia Angola, Guiné e Moçambique. Fala de um grupo de combatentes portugueses que era responsável por determinar a localização de um grupo inimigo africano.

A narrativa, a todo momento, em suas imagens - tanto quanto no título -, faz alusão a sangue, morcegos, relacionando com a palavra vampiro, do título. Porém, esse vampiro não é o ser sobrenatural como o Drácula; mas sim a guerra, que suga sangue e vidas, se aproveita da disposição de seus aliados para depois descartá-los mais quando não mais convém.

readsbynaju 20/11/2022

comprei na bienal esse aqui por puro impulso de comprar na editora do sesiKKKKKKKKKKKKKKKK

a história é interessante e os desenhos são LINDOS, de verdade.

só que não entendi do final, juro.

recomendaria pra ver as imagens do livro e tudo mais, mas acho que não recomendaria para quem quisesse ler uma história mesmo.

MiojoGeek 20/08/2019

Engana-se quem pensa ao olhar essa capa, que trata-se de mais uma hq sobre vampiros, seja da forma como conhecemos, ou com alguma novidade do tipo brilhar no sol.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa hq escrita pelo português Filipe Melo, e ilustrada de forma belíssima pelo argentino Juan Cavia, acompanhamos a incursão de um pequeno pelotão de soldados portugueses nas florestas do Senegal para uma operação secreta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A história se passa em 1972, em plena guerra colonial. Esse grupo exausto e paranoico, terá de lidar com inimigos internos e externos, enquanto avançam na execução de sua missão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu fiquei bem surpreso com essa hq, eu intui ao ver a capa, que era uma história de vampiros que se passava no meio de uma guerra, porém, a analogia que se faz a esse ser folclórico que permeia nosso imaginário há tantas décadas, é que tanto o vampiro, quanto os soldados que vão para uma guerra, se tornam o que não são, e tem em sua subsistência, se alimentar do sangue de suas pobres vítimas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma baita hq. O acabamento está sensacional, a arte é claramente executada por alguém que tem total domínio de enquadramentos cinematográficos, e que colore que é uma lindeza também. História bacana que consegue traduzir pro leitor a sensação de estar com eles no campo com suas ansiedades e temores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Excelente publicação da editora @sesispeditora que leva nota 10 /10. Pra quem gosta do gênero de guerra, esse é um dos melhores quadrinhos ficcionais do gênero publicados por aqui.

site: https://www.instagram.com/p/ByJV2ebDxia/