Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Ron 23/03/2011

TÍTULO E CAPA ATUALIZADOS PARA OS VERDADEIROS!
Foi anunciado HOJE, que o quarto livro da série será lançado no dia 8 de novembro nos EUA e o título será Inheritance (Herança, no Brasil). A capa também é a oficial e mostra o dragão verde.

Previsão de lançamento no Brasil pela editora Rocco: 2012!
Evandro Luiz 29/03/2011minha estante
Valew demais cara.... essa informação foi util.
Validei a informação no site http://www.alagaesia.com/#/home

Rafa 03/04/2011minha estante
se bobeia vou até ler em inglês preciso urgente le ele
aushuashaushuashasuhasuh

timezin 07/04/2011minha estante
quase certeza que vou ler em inglês, justamente por que vai demorar pelo menos uns 2 meses pra lançarem aqui no brasil.

Carol 25/04/2011minha estante
Aleluia!!

Lehh 23/07/2011minha estante
Não gostei do nome Herança pro livro no BR, deveriam ter mantido o nome original, acho que perde um pouco a característica dos outros livros, Inheritance ficaria muito mais bonito ao lado dos outros 3...

ps: como demora pra lançar esse livro, já adiaram várias vezez =/ espero que seja realmente bom, ansiosa pra ler =D

Aldemir Pedro 02/10/2011minha estante
Acredito que essa informação seja falsa
até onde sei o livro será lançado esse ano
dia 8 de Novembro, ou seja, próximo mês.

Waguiinho 14/12/2011minha estante
Aleluia²

Camila 05/02/2012minha estante
Recentemente mandei um e-mail para a Rocco e a resposta que recebi foi a seguinte:

Oi,Camila, tudo bem?

Muito obrigada pelo seu email! O quarto e último livro do Ciclo da Herança
será lançado em agosto, e será um dos nossos destaques na Bienal de 2012!

Um abraço,

anisios 14/03/2012minha estante
Finalmente. \0/

Flôr 26/07/2012minha estante
Olá Pessoas.
A capa é verdadeira mesmo!
Eu comprei essa semana na 2ª ou 3ª e acabo de recebê-lo. Constava no site a previsão de entrega em 30 dias, mas eis que chega. Creio que erraram, pois a data de lançamento oficial é 01.08.2012, não?!

Abraços.

PatyCullen 27/07/2012minha estante
Bom, eu trabalho numa livraria, só vi o livro agora, dia 24-07. já está na minha reserva pra comprar, poxa demorou tanto! adorei a capa!

Tabmagnetic2 01/08/2012minha estante
AHHHHHHHHHHHHHH O meu chegou hoje!

Amora 08/01/2021minha estante
Gente n consigo abrir os livros pra ler...tô perdida mim ajuda ???

Maria Bia 26/05/2017

O melhor livro de todos!
Tenho medo de escrever uma resenha que não mostre o quão maravilhoso é essa obra de Paolini. Mas vamos lá.
Esse livro tem tudo o que eu esperava desde o início da saga: Luta, sangue, dragões, duelos de inteligência: tudo! Os personagens que já me eram tão queridos desde o início, se tornaram ainda mais nesse desfecho.
Já disse várias vezes e vou repetir: AMO A FORMA COM QUE PAOLINI NÃO DEIXA PENDÊNCIAS!
Li em várias resenhas (sou curiosa, não aguentei esperar) que o livro em si era bom, mas o final deixou a desejar. Não poderia discordar mais. Achei de uma inteligência fora de compreensão.
Eu queria aquele final? Não. Se eu pudesse escolher, escolheria os casais lindos e felizes para todo o sempre. Mas os personagens fizeram o que tinham que fazer. E tenho a impressão que os casais serão lindos e felizes, porque o sentimento que nutriam era forte e visível demais para que morresse a míngua. Não. Acho apenas que eles fizeram o que deveriam após uma guerra: tiraram um tempo para si. Ninguém é capaz de nutrir um amor profundo por outro, com toda a intensidade que esse sentimento carrega, se estiver marcado demais pela batalha e desestabilizado. Para amar, a pessoa (e aqui me refiro aos personagens) tem que estar bem e plena.
Outra coisa que li demais nas resenhas foi que as páginas seguintes ao final da batalha foram desnecessárias. GENTE QUAL O PROBLEMA DE VOCÊS??? Eu queria mais páginas. Saber mais...
Enfim, amei a leitura. Foi longa? foi! Foi cansativa? Foi, mas qual guerra não é? Mas em compensação queria que tivesse uma continuação, nem que fosse pra dizer "e Eragon cumpriu seu destino como cavaleiro de dragão e foi feliz ensinando os novos cavaleiros". Mas, me contento com a impressão que tive do final e com a continuação que deixei na minha imaginação.
Renatinha 09/08/2018minha estante
FINALMENTE ACHEI uma resenha que definiu minha sensação com esse livro! Achei maravilhoso! Obrigada por colocar em palavras o que eu senti! Aliás, o Christopher falou que vai voltar a esse universo em algum momento! Vamos esperar! Rs

Acompanho ele no Twitter e ele já escreveu 90 páginas de alguma coisa HAHAHA

Maria Bia 09/08/2018minha estante
Aí mds, que notícia maravilhosa

Super maravilhosa!

Aline Palmeira 21/02/2019minha estante
Concordo com o sentimento. O final teve um sabor agridoce. Queríamos uma coisa mas etendemos que foi exatamente como deveria ter sido.
No entanto, o autor deixou uma ou duas pontas soltas. Espero que de fato nos presenteie com mais Alagaësia.

Renatinha 27/02/2019minha estante
Aline, o livro novo já saiu nos EUA! EM BREVE CHEGA PARA A GENTE!

Maria Bia 01/03/2019minha estante
AÍ MDS! Já to indo procurar!

Renatinha 07/03/2019minha estante
Vai lá

Aline Palmeira 23/03/2019minha estante

Ibercson 24/04/2020

Top!
Um calhamaço e tanto, mas só eu esperei mais do final?
Recomendo muito toda saga.
Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Só falta esse pra eu terminar a saga. Mas já tem tanto tempo que li os outros que não lembro dos detalhes. Aí tô na dúvida se começo tudo de novo ou só leio Herança.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Poxa pois aconselho começar urgente! É fato que é um calhamaço, mas aproveita a quarentena e só vai!

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Hahahaha. Tenho que terminar os que comecei primeiramente. Tipo O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Artur. Depois talvez eu anime... Kkkkk

Ibercson 27/04/2020minha estante
Tas em que parte do senhor dos anéis?

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Estou lendo A sociedade do anel ainda, falta mais ou menos 1/3 pra eu terminar.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Já conheceu tombombadil e fruta d'ouro?

Viviane @litenatura 28/04/2020minha estante
Sim. Hahahaha

Ibercson 28/04/2020minha estante
Top

Mandy 05/08/2020minha estante
Também esperava mais do final

juju.salless 12/04/2021

Obrigada
O fim de um ciclo.
Foi difícil dar adeus a essa história, mais difícil ainda pq n teve um epílogo, fiquei com gostinho de quero mais. Ela marcou minha vida de leitora e tenho a sensação q vai morar cmg pra sempre na memória.
Graças a essa saga eu me tornei leitora e nao poderia ser mais grata por ter começado por ela. O Christopher de fato trouxe magia pra esses livros e mesmo nao sendo perfeitos, eu recomendo pra qualquer um.
Foi muito bom acompanhar essa jornada de herói, valeu cada momento. Aos fãs de fantasia, todos deveriam ler, pois acredito ser um clássico do gênero!
Enfim Obrigada por tudo Eragon e Saphira, vcs moram no meu coração ??
luisa galathynius 12/04/2021minha estante
finalmente

juju.salless 12/04/2021minha estante
agr eh sua obrigação ler tb KKKKK ??

luisa galathynius 12/04/2021minha estante
????

MWeirich 13/04/2021minha estante
É de fato única está série. Eu amei ler ela... Já a li 8 vezes ao longo de minha vida (tenho 31 anos e a primeira vez que li tinha 11 anos).

Também fiquei com o gostinho de "quero mais" e ainda tenho esperanças de que Paolini escreva uma continuação.

juju.salless 13/04/2021minha estante
olha, eu realmente acho que ele ainda vai dar uma continuidade pra esse universo, tanto que em 2019 lançou um livro de contos sobre os acontecimentos depois da herança(eu pretendo ler, nao se se vc ja leu), ja q foi em 2019 e no livro consta parte 1, ainda devem vir mais coisas por ai?

paula 14/04/2021minha estante
aí me deu vontade de ler ein mana

juju.salless 14/04/2021minha estante
MANA LEIA PF IA SER TUDO EU TENHO ATE O ARQUIVO C A SAGA TODA NUM SÓ

paula 14/04/2021minha estante
KKKKKKKK amei, me manda q começo quando acabar CC

Karol 31/07/2012

Após loooooooooooooongos anos...
Finalmente! Depois de 3 anos, 8 meses e 5 dias chegou às minhas mãos Herança, do Christopher Paolini. A última parte do Ciclo a Herança. A conclusão da história de Eragon Matador de Espectros e Saphira Escamas Brilhantes e, na sinceridade, eu não poderia imaginar final melhor!

Ok, não é ÉPICO como poderia ser. Mas é muito bem conduzido, coerente dentro do mundo que Paolini criou e, principalmente, dentro do seu modo de escrever.

Quem não leu os três primeiros livros não deve passar daqui, ok? Não vão estragar a leitura de vocês porque há spoilers sobre os livros anteriores.

Pois bem. O livro começa alguns dias após o término do outro. Depois de conquistarem Feinster, os Varden marcham para Belatona, a próxima cidade a ser conquistada. Eragon e Saphira estão fracos e sem a presença de Oromis sentem-se abandonados. Glaedr permanece em choque após a morte de seu cavaleiro e seu Coração dos Corações (Eldunaru) não é de grande ajuda como está, recolhido em sua dor.

Os planos estão no papel e a estratégia traçada. De Belatona para Dras-Leona, de Dras-Leona para Uru’baen. Porém, se Eragon mal consegue dar conta de Murtagh, como conseguirá matar o rei, que possui centenas de Eldunarí e teve anos para aprimorar seus dons de guerra? Tal dúvida perturba o sono tanto do cavaleiro e seu dragão quanto o de pessoas próximas a ele, como Nasuada e Arya.

Nesse ínterim, Roran cresce entre os Varden e seu nome começa a se tornar uma lenda. Mas esse não é o desejo de seu coração. Ele quer apenas que essa guerra sangrenta termine logo e ele possa voltar para casa com sua Katrina e o bebê que ela espera. Além disso, a magia que permeia a guerra o perturba. Como lutar uma guerra em que o adversário tem o poder de controlar as mentes dos mais fracos? Como vencer tal injustiça da natureza?

Para que ninguém entre em desespero, já adianto: todas as questões relevantes (que eu considero relevantes, pelo menos) são respondidas em Herança. A maioria tem dicas em outros livros, o que deixa claro que Paolini tinha esse fim em mente desde o primeiro volume, especialmente no que se refere aos conselhos de Solembum. O menino-gato é um dos grandes responsáveis pelo fim que leva a trama.
Há um ou outro personagem novo que é relevante para a trama mas, no geral, Paolini mantém as estruturas de sua história focadas no arco principal. Há algum indício de romance também, mas essa não é a praia do autor, pelo que notei. Seu único casal até então, Katrina e Roran, não conseguiu me despertar empatia alguma e eu já tinha perdido as esperanças, quando um casal improvável, mas não inesperado “acontece”. Meu coração de menina sonhadora ficou muito animado com essa possibilidade. Acho que vocês vão gostar também.

Quanto a Galbatorix e Shruikan... Bom, o dragão é exatamente o que eu esperava. Insano, perturbado, com a mente destruída. Já o Rei me pareceu menos letal e mais maluco do que imaginei. Ele é até meio paciente, explica tooooooooooooooodos os seus planos para seus inimigos antes do ápice, como um idiota. Fala sério, né, amigão? Depois de três livros tentando capturar Eragon e Saphira sem sucesso era de se esperar que eles lhe diriam “não” novamente. Criatura inocente. Galbatorix, por incrível que pareça, mantém suas esperanças de maneira intensa. Dá até vontade de rir em algumas situações.

Elva finalmente toma sua decisão, Ângela continua engraçadíssima e Arya coerente. Nasuada, como sempre, é uma das melhores personagens do livro. É claramente imperfeita e tem problemas com o poder, e isso a torna tão interessante. Orik tem uma participação bastante pequena e o Rei Orrin tem um destaque inusitado. É engraçado o soberano de surda.

Dos dois personagens que merecem parágrafos próprios, vou começar pela reclamação: Roran é um mala. Sério. Não sei por que raios o Paolini insiste em mostrar o ponto de vista de Roran, simplesmente não sei. Não é legal, não faz sentido e atrasa o livro umas duzentas páginas. Eu não consigo suportar as passagens do Roran. Na minha releitura vou pular todas, juro pra vocês. INSUPORTÁVEL. É o ponto baixo do livro.

Murtagh. Murtagh é um dos meus personagens favoritos desde o primeiro livro. É o anti-herói, é o Severo Snape de Paolini. Se há um personagem que demonstra claramente a extensão do poder escravagista de Galbarotrix, esse é Murtagh. Mesmo sem um ponto de vista próprio ele domina boa parte do ápice da história. E acredito que um ponto de vista dele seria muito melhor aplicado à história do que a chatice do Roran. Se fosse para escolher entre um dos “irmãos” de Eragon, ficaria com Murtagh sem pensar duas vezes. Melhor evolução de toda a série.

Para concluir, digo apenas que Paolini foi mestre, mesmo que não tenha sido genial. Ele optou pela coerência ao fim de sua série, mantendo aquela cara de Terra Média com Star Wars. Há surpresas na trama, mas não há surpresas no que se refere aos personagens e suas atitudes. Não espere mudanças drásticas de opinião ou grandes momentos melosos. Isso não tem. Mas tem um final digno de ser lido e espaço para novas histórias no mesmo universo. Quem sabe daqui a alguns anos não voltamos para a Alagaësia nas costas de um dragão verde? Ou até de alguma cor diferente? Valeu a espera. Leiam tranquilos.
Ademar 12/08/2012minha estante
Gostei muito do livro mais ao contrário da Karol aí em cima,não curti muito o final,mais é questão de gosto mesmo,essa foi a saga mais torturante por que passei, quase 4 anos de espera por esse ultimo livro então acho que eu esperava muiiiiito do livro vamos ver talvez com o tempo eu goste mais do final,enfim sensação de alegria e tristeza ao mesmo tempo ao terminar o livro,e espero que algum dia possa voltar a alagaësia e saber o que aconteceu depois desse final bem Senhor dos Anéis... PS: Arya é a elfa mais ruim de jogo que já conheci,li,vi em filmes e etc... uauhauhah

danielluna 22/08/2012minha estante
Comprei o livro em inglês de tão ansioso que estava.

De um modo geral, gostei muito do livro, menos algumas partes de Roran. Quanto a Murtagh, acho que foi coincidência demais ele se 'conseguir' se rebelar no clímax da história. Ficou forçado.

O modo como Eragon derrotou Galbatorix foi surpreendente, nunca iria prever aquilo e o final... foi o esperado né. Eragon indo embora.

Rafael 24/08/2012minha estante
Sem o ponto de vista de Roran o livro ficaria sem contexto. Era preciso mostrar um ponto de vista de alguém que não pudesse usar da mágia. Roran representa a visão do povo com relação }à história.

Sr.Lohan 29/10/2012minha estante
No segundo livro as melhores partes são a de Roran, já neste realmente é um atraso, totalmente desnecessária.

Felippe.Paiiva 30/08/2016minha estante
Eu teria vivido muito bem sem as partes do Roran em varios momentos desse livro (e de Eldest, q são onde tem os momentos mais chatos dele, com o mimimi do Eragon ter 'matado' o pai) e tbm acho q ele (o autor) deferia ter colocado povs do Murtagh, mas ñ sei se você sentiu, mas eu senti q o Paolini nunca soube trabalhar bem o personagem, o q me faz pensar isso:
1º Em Eldest o cara some, só pra aparecer no final como vilão, o que achei bem obvio. Nos outros livros,ele aparece bem pouco,principalmente no Brisingr.
2º Depois da luta final, ele e Thorn vão embora e não voltam na calmaria q foi as ultimas 100 (acho) paginas do final.
Isso para mim foi um dos poucos defeitos em Herança, junto com o já sitado por vc (povs do Roran) e a parte super mega hiper desnecessária do Eragon com o Sloan no final (parte essa q passei sem medo nenhum), ñ sei vc mas não suportei esse personagem ter ficado vivo.

naclaxvz 12/03/2022

Que alívio o final não ter sido horrível igual o do penúltimo livro!!!

Pra ser sincera não tenho muito o que dizer, o desfecho de todos os personagens me agradou bastante, fiquei emocionada quando eles começaram a se despedir dos habitantes de Alagaësia, senti que era eu quem estava me despedindo de um amigo que conheci, e, de certa forma, eu estava, já que foi a conclusão da série.
Foi muito bom ter chegado até o final da história, ( mesmo tendo metido o pau no autor e dito que não ia mais eu ler kk) sou feliz por ter acompanhado uma parte da vida de Eragon Matador de Rei.
Oliver 12/03/2022minha estante
Eu larguei. A forma que eles foram escritos, não curti muito. Acabei lendo forçadamente o segundo e depois dele não quis ler mais.

naclaxvz 12/03/2022minha estante
eu já sou adepta a escritas como a do Paolini e mesmo assim sofri um pouquinho quando tava no primeiro livro kkkkk
acho o universo dele muito bem construído, foi por isso que quis terminar. valeu a pena

Oliver 13/03/2022minha estante

Oliver 13/03/2022minha estante
Dos dois que li, apenas Eragon, foi tipo - ÓTIMO - ai quando começou toda a migração de lugar pra outro e se arrasta e se arrasta ? terminei a força ELDEST e larguei o 3. Penso em um dia voltar kk. Só não sei quando. E que bom que você conseguiu concluir kk

Mariana 26/03/2023minha estante
Concordo plenamente com vc em relação ao Galbatorix um vilão tão temido e falado ao decorrer dos livros mas nós nunca temos tempo com ele,o que o torna raso, facilmente odiado

Mariana 26/03/2023minha estante
Eee acho que deram mais atenção para o Roran do que para a própria Saphira.

Kessidy.Kevin 28/03/2023minha estante
Vdd a Saphira é Top... tinha que ter mais dela e do vilão

Wandert 24/06/2021

Herança
Estava tão ansioso pelo desfecho da história, mas sei lá, achei o final um tanto corrido.

No geral, foi muito bom, mas o fim me deixou bem chateado pelo modo.
Harumib 24/06/2021minha estante
Indicaria??

@books_beatriz 24/06/2021minha estante
Amo demais esse livro.

Wandert 24/06/2021minha estante
Indico sim. A saga TD é muito boa.

Bruno William 20/10/2022minha estante
Final desse livro é muito broxante. Achei o autor não explorou nada do vilão. Passou 4 livros falando que ele era o pica e não aparecia nunca. Desde o primeiro livro eu estava esperando ele aparecer e ele só foi me aparecer na metade do 4º livro e ainda morre daquele jeito chatão e sem contar que o final que ele deu para o Murtagh foi muito aleatório também, não gostei nada.
Agora falando da parte romântica, pelo amor de Deus, coisa chata demais. Queria muito que o final fosse clichê e que ele ficasse com a Arya.

Kah 02/11/2022minha estante
Siiiim! Resumiu meus sentimentos, teria até feito mais sentido Murtagh ter ido embora com Eragon, já que meio que ficou subentendido que não havia um lugar para ele na sociedade de Alagaesia

Bruno William 02/11/2022minha estante
Foi exatamente o que eu estava esperando que acontecesse. Pensei que enquanto eles estavam no barco saindo de Alagaesia iria surgir Murtagh e Thorn para ir com eles ajudar na criação dos dragões.
Fiquei bem decepcionado com o final.

Chester 03/12/2020

03 de dezembro de 2012
"Nós não estamos sozinhos, pequenino, disse Saphira."

E assim termina a Saga de Eragon que me proporcionou alguns meses de alegria pelas vitórias, tristeza pelas mortes e despedidas, raiva pelas traições e covardias e, principalmente, orgulho pelos bravos guerreiros que conheci.

A leitura d'O Ciclo da Herança acabou pra mim mas continuará presente para dar exemplos de bravura, boa conduta e amizade.

Eragon e Saphira pela perseverança!
Brom e Jeod pelos ensinamentos!
Garrow; Roran, Katrina e Ismira pela família!
Angela e Solembum pelos enigmas!
Murtagh e Thorn pela superação!
Islanzadí; Arya e Fírnen pelo conhecimento!
Hrothgar e Orik pela força!
Oromis e Glaedr pela sabedoria!
Elva e Farica pela inocência!
Rhunön pela perícia!
E, Galbatorix pela audácia!

OBRIGADO!

?Ouça com atenção, pois lhe direi duas coisas: quando chegar a hora e você precisar de uma arma, olhe embaixo das raízes da árvore Menoa. Depois, quando tudo parecer perdido e o seu poder não for suficiente, vá a pedra de Kuthian e diga o seu nome para abrir o Cofre das Almas.?
Desnorteada 09/12/2020minha estante
Mas tem o livro O garfo a bruxa e o dragão que se passa depois que a guerra acaba. (?????)?

Chester 09/12/2020minha estante
Já li também. Mas lá em 2012 não tinha ainda rsrsrs. A resenha é antiga.

Desnorteada 09/12/2020minha estante
Ah, sim (???)

Laila 22/11/2011

Há muito tempo que esperávamos a tão aguardada conclusão do Ciclo da Herança de Christopher Paolini. E nesse dia 08 de novembro de 2011 pudemos matar a nossa curiosidade. Muitos dos que leram afirmam terem se decepcionado com a obra, eu não. Eu amei, cada palavra, cada desfecho, cada situação. Não havia outra forma melhor de Paolini tê-la feito e ele conseguiu concluir sua obra nos deixando aquele gostinho de mistério e o pronunciamento de um possível livro 5. Será?

Pois eu sou uma das que esperarão ansiosamente que Paolini continue a sua saga. Ele com certeza, deixou muitos engates interessantes que poderão dar início à novas aventuras. Eu realmente gostaria que ele continuasse, eu realmente espero que ele o faça.

Em Herança, Eragon continua em busca de uma forma para matar o temível Galbatorix, isso enquanto Nasuada comanda o exército dos Varden para cada vez mais perto de Urû’baen. Apenas agora as palavras de Solembum vão surtir resultados e enfim Eragon poderá ter uma chance.

Muitas das nossas dúvidas são sanadas, enfim pudemos saber quem será o Cavaleiro do ovo verde, qual lado Elva tomará, o que acontecerá a Murtagh e quem será o novo rei da Alagaësia, entre diversas outras coisas.

Fiquei um pouco chateada com o final nada óbvio. Acho que o autor precisava ter se esforçado um pouco para se diferenciar de Tolkien, já que a maior crítica à sua obra é de se assemelhar à Senhor dos Anéis. Agora os críticos de plantão terão mais um motivo para falar do Ciclo da Herança, e desta vez, não posso deixar de lhes dar razão.

Exceto esse pequeno aspecto, eu adorei a obra. Apesar de gigantesco, o livro após suas primeiras 200 páginas passa a ter um ritmo tão intenso que o leitor sente dificuldades em parar de ler. Á você leitor que começou a ler e se desanimou com o começo do livro, eu afirmo, persista na leitura que ela valerá a pena algumas páginas à frente.

E não preciso dizer que o livro, ou melhor, a série é muito mais que recomendada! Se você curte fantasia, essa é uma série que você não pode deixar de ler!

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/
Anny Campos 07/02/2012minha estante
concerteza espero um livro 5...se não com o Eragon, pelo menos com a Angela!....

Matheus 01/05/2012minha estante
Há alguma hipotese real de ter o livro 5 ?

Laila 02/05/2012minha estante
Se tiver vai demorar, visto q ele tá escrevendo outra história no momento, rsrs

Rafael 18/09/2012

O Ciclo da Herança é uma série marcante pela simplicidade da narração como também pela complexidade de certos elementos, como o cenário bem desenhado e a óbvia influência de Tolkien na elaboração dos personagens. É preferível falar do conjunto da obra que de suas partes, soa mais coerente. Isso evita comentar as brechas de enredo (entenda-se aprofundamento dos personagens) que foram deixadas pelo autor para momentos posteriores assim como facilita a caracterização da trama e personagens. Em Eragon, temos uma história de aventura e fantasia protagonizada por um rapaz simples e pacato que abruptamente vê seu mundo se transformar. Durante uma caçada encontra uma pedra diferente, que viria a se tratar de um ovo de dragão. Subitamente, o que era lenda tornou-se verdade e o jovem protagonista, assumindo a responsabilidade de um cavaleiro de dragão (outrora arauto da justiça entre as diversas raças de Alagaësia) inicia uma corrida por sobrevivência, fortalecimento e amadurecimento tendo em vista alcançar o objetivo que lhe foi incumbido: liderar o grupo conhecido como Varden na luta para depor o rei Galbatorix, maior dos cavaleiros de dragão e destruidor da ordem dos cavaleiros. Ao longo da saga, particularmente no segundo e terceiro livros, é destrinchado os papeis e características dos diferentes povos e raças que vivem em Alagaësia (novamente, influencia de Tolkien) e as regras da magia e da língua antiga , estas que serão parte mais presente no livro que lutas com espadas típicas do gênero. Mais sutil, contudo, foi o amadurecimento do protagonista ao longo da saga. Desde o primeiro livro o jovem Eragon é visto como um sonhador: corajoso, porém inseguro. Fica a impressão que o mesmo está constantemente subjugado e que deve sempre se aperfeiçoar para alcançar seus mentores e amigos, estes sempre mais maduros que ele. Notadamente, apesar da pouca idade, seu dragão Saphira consegue ser mais corajosa e sábia que seu cavaleiro a princípio. Porém se percebe um aprofundamento de seu significado e lugar no mundo. Isto é evidente quando o mesmo contempla a idéia do que fará uma vez bem-sucedido em derrotar Galbatorix, qual seu legado. Portanto, a aventura épica do protagonista se estende e dá reviravoltas, acrescenta outros heróis, remove de cena alguns, reserva surpresas. Sem parecer maçante, o autor consegue trazer uma história que cresce como seu protagonista e possivelmente com o próprio autor.
Pedro Borges 24/03/2013minha estante
então, por que duas estrelas?

Rafael 25/03/2013minha estante
Considerei vários aspectos para atribuir essa nota, inclusive pontuando notas diferentes para cada livro, espero que tenhas notado, Pedro. Achei interessante a obra, em muitos aspectos singular, contudo os pormenores da trama e particularmente seu final não me agradaram.

Mariana Ginane 24/02/2015minha estante
Particularmente o final. O Frodo, ops, o Eragon... Sem spoiler u.u

Pedro Borges 24/03/2013minha estante
Realmente, o encontro entre Eragon e Galbatorix foi uma decepção. E toda aquela história dele sair de Alagaesia e se isolar e achei uma tremenda bobagem. "Os dragões vão comer as pastagens dos anões e dos humanos". Ele poderia muito bem ter ficado.

ped5ro 16/01/2015minha estante
Concordo com tudo que você disse. Final me decepcionou muito com uma luta tosca de um dragão "aparentemente" colossal contra 2 que, juntos, não tinham metade da idade dele. Esses altos e baixos da força do Eragon são péssimos. E, talvez, o PIOR de tudo foi ler a morte completamente inútil, desnecessária e sem pé nem cabeça da Islanzadí, que morre pra um lixo de humano. Uma elfa com séculos de idade morre pra um HUMANO, e só pq ele tinha um eldunarí. Aí surge Roran, o Fodarástico e junto com mais algumas pessoas mata o cara. Que cara fdp, sério! Fiquei com mais raiva de ter feito questão da edição normal, sendo que é a mais cara!

João 29/03/2020

Iniciei essa saga a uns 15 anos (sim, tô velho), e foi um prazer concluí-la.
Este último, sob minha ótica, trouxe um desfecho satisfatório, sem pontas soltas, mas deixou a desejar um pouco na ?batalha final?.
Me arrastei em alguns trechos onde o excesso de descrição acabou sendo um pouco cansativo.
No geral, recomendo para os fãs de fantasia!
Ju 27/05/2020minha estante
15 anos? Acho que quase te entendo, haha. Li a primeira vez em 2009 e ainda não tinha o último livro. Comprei o último, reli os primeiros e tive um contratempo que me impediu de começar o quarto. Agora estou reiniciando a série, muitos anos depois, espero que dessa vez dê certo, hahaha.

João 27/05/2020minha estante
Li Eragon em 2005 e concluí agora. A experiência foi muito bacana. Queria muito ver como seria o desfecho. Vc vai gostar, no geral!! Rsrs