Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Ceh 29/09/2010

Lançamento
previsto para fev de 2011.
Naty 05/10/2010minha estante
no brasil ou lá fora? o.O
eu já tenho os outros 3 volumes da série, estou acabando de ler o segundo e gostaria de saber se essa data é a do Brasil ou n ;]

Vincent Law 09/10/2010minha estante
Bom... O mapa da obra > http://www.eldunari.com.br/mapa/index.html

Tudo sobre o novo livro, é encontrado aqui...
> http://www.eldunari.com.br/forum/index.php?s=934a18b4cd75171c779fe1cdc79bed0f&act=idx

E aqui, cidades e províncias, com ótimos detalhes...
> http://www.eldunari.com.br/forum/index.php?showtopic=8&st=0&p=44&#entry44

Tudo indica, que o livro lance em Novembro de 2010, lá fora. Aqui, fevereiro de 2011. Esta minha hipótese. Espero ter ajudado, Naty.
_____________________________________
Uma grande obra de Fantasia.

Ceh 13/10/2010minha estante
No Brasil!

Araújo 16/10/2010minha estante
Nossa, Vincent! Essas informações sobre o livro que você deixou, eu desconhecia. Espero que chegue logo no sosso país.

Luísa 28/11/2010minha estante
Gente, esse não vai ser o livro. Não há nada sobre esse livro no alagaesia.com, que é um site oficial sobre a série. E pelo que eu pesquisei, Eldunari é uma fanfic.

Diko 22/01/2011minha estante
Igor, estive este final de semana na livraria Saraiva do Shopping Eldorado (SP), conversei com um dos rapazes da loja que esteve nas Feira do livro, conversou com editores e etc, e o mesmo me disse que este livro sai sim em Fevereiro, sem data certa para lançamento mas no mês de Fevereiro.
Não contente com sua resposta, conversei com uma amiga minha que trabalha na ISTOÉ, que entrou em contato com a editora e a mesma confirmou o lançamento do livro no mês de Fevereiro de 2011, porém sem nenhuma data.
2 hipóteses, ou eles já estão de saco cheio dos leitores enchendo o saco e falam a primeira data que vem na cabeça, ou finalmente o livro chegará realmente no mês citado!
Obrigado

Skeat 25/01/2011minha estante
realmente, tudo o que li sobre o lançamento é que será lá pro fim deste ano lá nos EUA e provavelmente começo do ano que vem aqui, não seria fevereiro de 2012 não?

E essa capa e o título do livro, eu vi em um fórum(não lembro qual) era um concurso que o fórum estava fazendo, para os fãs dos livros criarem uma capa e um título para o volume IV do ciclo, para depois votarem qual ficou melhor e esse foi o que ganhou...

Diko 01/02/2011minha estante
Skeat... então agora você já me confundiu!
Mas como disse está previsto para Fevereiro de 2011!
Mais como diria meu amigo bêbado:
"Vai SABA"
Escritores doidos e editoras mais doidas ainda!

Diko 15/02/2011minha estante
Então... quando ligamos na editora... a mesma diz que o livro será lançado agora em Fevereiro!
Na Bienal do livro também foi dito que seria lançado em Fevereiro... e agora?

Sayumi 27/02/2011minha estante
O Christopher nem terminou de escrever o livro ainda O_O
?Book Four is still in progress. As usual, each plot point seems to expand as I write it, but I think when you read it you?ll agree that the story was worth the wait. I just finished a scene that included a stone table, a brazier filled with glowing coals, a man with impeccably groomed fingernails, and a black cloak. Thank you for your patience as I finish this manuscript. I think of you often as I pen this tale.?

E nem tem nada na Random House, que é a editora do ciclo nos EUA. E também não tem nada em blogs americanos.

Lozinha 22/03/2011minha estante
e ai cade?

Ron 23/03/2011

TÍTULO E CAPA ATUALIZADOS PARA OS VERDADEIROS!
Foi anunciado HOJE, que o quarto livro da série será lançado no dia 8 de novembro nos EUA e o título será Inheritance (Herança, no Brasil). A capa também é a oficial e mostra o dragão verde.

Previsão de lançamento no Brasil pela editora Rocco: 2012!
Evandro Luiz 29/03/2011minha estante
Valew demais cara.... essa informação foi util.
Validei a informação no site http://www.alagaesia.com/#/home

Rafa 03/04/2011minha estante
se bobeia vou até ler em inglês preciso urgente le ele
aushuashaushuashasuhasuh

timezin 07/04/2011minha estante
quase certeza que vou ler em inglês, justamente por que vai demorar pelo menos uns 2 meses pra lançarem aqui no brasil.

Carol 25/04/2011minha estante
Aleluia!!

Lehh 23/07/2011minha estante
Não gostei do nome Herança pro livro no BR, deveriam ter mantido o nome original, acho que perde um pouco a característica dos outros livros, Inheritance ficaria muito mais bonito ao lado dos outros 3...

ps: como demora pra lançar esse livro, já adiaram várias vezez =/ espero que seja realmente bom, ansiosa pra ler =D

Aldemir Pedro 02/10/2011minha estante
Acredito que essa informação seja falsa
até onde sei o livro será lançado esse ano
dia 8 de Novembro, ou seja, próximo mês.

Waguiinho 14/12/2011minha estante
Aleluia²

Camila 05/02/2012minha estante
Recentemente mandei um e-mail para a Rocco e a resposta que recebi foi a seguinte:

Oi,Camila, tudo bem?

Muito obrigada pelo seu email! O quarto e último livro do Ciclo da Herança
será lançado em agosto, e será um dos nossos destaques na Bienal de 2012!

Um abraço,

anisios 14/03/2012minha estante
Finalmente. \0/

Flôr 26/07/2012minha estante
Olá Pessoas.
A capa é verdadeira mesmo!
Eu comprei essa semana na 2ª ou 3ª e acabo de recebê-lo. Constava no site a previsão de entrega em 30 dias, mas eis que chega. Creio que erraram, pois a data de lançamento oficial é 01.08.2012, não?!

Abraços.

PatyCullen 27/07/2012minha estante
Bom, eu trabalho numa livraria, só vi o livro agora, dia 24-07. já está na minha reserva pra comprar, poxa demorou tanto! adorei a capa!

Tabmagnetic2 01/08/2012minha estante
AHHHHHHHHHHHHHH O meu chegou hoje!

Ibercson 24/04/2020

Top!
Um calhamaço e tanto, mas só eu esperei mais do final?
Recomendo muito toda saga.
Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Só falta esse pra eu terminar a saga. Mas já tem tanto tempo que li os outros que não lembro dos detalhes. Aí tô na dúvida se começo tudo de novo ou só leio Herança.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Poxa pois aconselho começar urgente! É fato que é um calhamaço, mas aproveita a quarentena e só vai!

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Hahahaha. Tenho que terminar os que comecei primeiramente. Tipo O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Artur. Depois talvez eu anime... Kkkkk

Ibercson 27/04/2020minha estante
Tas em que parte do senhor dos anéis?

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Estou lendo A sociedade do anel ainda, falta mais ou menos 1/3 pra eu terminar.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Já conheceu tombombadil e fruta d'ouro?

Viviane @litenatura 28/04/2020minha estante
Sim. Hahahaha

Ibercson 28/04/2020minha estante
Top

Mandy 05/08/2020minha estante
Também esperava mais do final

Bia 26/05/2017

O melhor livro de todos!
Tenho medo de escrever uma resenha que não mostre o quão maravilhoso é essa obra de Paolini. Mas vamos lá.
Esse livro tem tudo o que eu esperava desde o início da saga: Luta, sangue, dragões, duelos de inteligência: tudo! Os personagens que já me eram tão queridos desde o início, se tornaram ainda mais nesse desfecho.
Já disse várias vezes e vou repetir: AMO A FORMA COM QUE PAOLINI NÃO DEIXA PENDÊNCIAS!
Li em várias resenhas (sou curiosa, não aguentei esperar) que o livro em si era bom, mas o final deixou a desejar. Não poderia discordar mais. Achei de uma inteligência fora de compreensão.
Eu queria aquele final? Não. Se eu pudesse escolher, escolheria os casais lindos e felizes para todo o sempre. Mas os personagens fizeram o que tinham que fazer. E tenho a impressão que os casais serão lindos e felizes, porque o sentimento que nutriam era forte e visível demais para que morresse a míngua. Não. Acho apenas que eles fizeram o que deveriam após uma guerra: tiraram um tempo para si. Ninguém é capaz de nutrir um amor profundo por outro, com toda a intensidade que esse sentimento carrega, se estiver marcado demais pela batalha e desestabilizado. Para amar, a pessoa (e aqui me refiro aos personagens) tem que estar bem e plena.
Outra coisa que li demais nas resenhas foi que as páginas seguintes ao final da batalha foram desnecessárias. GENTE QUAL O PROBLEMA DE VOCÊS??? Eu queria mais páginas. Saber mais...
Enfim, amei a leitura. Foi longa? foi! Foi cansativa? Foi, mas qual guerra não é? Mas em compensação queria que tivesse uma continuação, nem que fosse pra dizer "e Eragon cumpriu seu destino como cavaleiro de dragão e foi feliz ensinando os novos cavaleiros". Mas, me contento com a impressão que tive do final e com a continuação que deixei na minha imaginação.
Renatinha 09/08/2018minha estante
FINALMENTE ACHEI uma resenha que definiu minha sensação com esse livro! Achei maravilhoso! Obrigada por colocar em palavras o que eu senti! Aliás, o Christopher falou que vai voltar a esse universo em algum momento! Vamos esperar! Rs

Acompanho ele no Twitter e ele já escreveu 90 páginas de alguma coisa HAHAHA

Bia 09/08/2018minha estante
Aí mds, que notícia maravilhosa

Super maravilhosa!

Aline Palmeira 21/02/2019minha estante
Concordo com o sentimento. O final teve um sabor agridoce. Queríamos uma coisa mas etendemos que foi exatamente como deveria ter sido.
No entanto, o autor deixou uma ou duas pontas soltas. Espero que de fato nos presenteie com mais Alagaësia.

Renatinha 27/02/2019minha estante
Aline, o livro novo já saiu nos EUA! EM BREVE CHEGA PARA A GENTE!

Bia 01/03/2019minha estante
AÍ MDS! Já to indo procurar!

Renatinha 07/03/2019minha estante
Vai lá

Aline Palmeira 23/03/2019minha estante
?

Karol 31/07/2012

Após loooooooooooooongos anos...
Finalmente! Depois de 3 anos, 8 meses e 5 dias chegou às minhas mãos Herança, do Christopher Paolini. A última parte do Ciclo a Herança. A conclusão da história de Eragon Matador de Espectros e Saphira Escamas Brilhantes e, na sinceridade, eu não poderia imaginar final melhor!

Ok, não é ÉPICO como poderia ser. Mas é muito bem conduzido, coerente dentro do mundo que Paolini criou e, principalmente, dentro do seu modo de escrever.

Quem não leu os três primeiros livros não deve passar daqui, ok? Não vão estragar a leitura de vocês porque há spoilers sobre os livros anteriores.

Pois bem. O livro começa alguns dias após o término do outro. Depois de conquistarem Feinster, os Varden marcham para Belatona, a próxima cidade a ser conquistada. Eragon e Saphira estão fracos e sem a presença de Oromis sentem-se abandonados. Glaedr permanece em choque após a morte de seu cavaleiro e seu Coração dos Corações (Eldunaru) não é de grande ajuda como está, recolhido em sua dor.

Os planos estão no papel e a estratégia traçada. De Belatona para Dras-Leona, de Dras-Leona para Uru’baen. Porém, se Eragon mal consegue dar conta de Murtagh, como conseguirá matar o rei, que possui centenas de Eldunarí e teve anos para aprimorar seus dons de guerra? Tal dúvida perturba o sono tanto do cavaleiro e seu dragão quanto o de pessoas próximas a ele, como Nasuada e Arya.

Nesse ínterim, Roran cresce entre os Varden e seu nome começa a se tornar uma lenda. Mas esse não é o desejo de seu coração. Ele quer apenas que essa guerra sangrenta termine logo e ele possa voltar para casa com sua Katrina e o bebê que ela espera. Além disso, a magia que permeia a guerra o perturba. Como lutar uma guerra em que o adversário tem o poder de controlar as mentes dos mais fracos? Como vencer tal injustiça da natureza?

Para que ninguém entre em desespero, já adianto: todas as questões relevantes (que eu considero relevantes, pelo menos) são respondidas em Herança. A maioria tem dicas em outros livros, o que deixa claro que Paolini tinha esse fim em mente desde o primeiro volume, especialmente no que se refere aos conselhos de Solembum. O menino-gato é um dos grandes responsáveis pelo fim que leva a trama.
Há um ou outro personagem novo que é relevante para a trama mas, no geral, Paolini mantém as estruturas de sua história focadas no arco principal. Há algum indício de romance também, mas essa não é a praia do autor, pelo que notei. Seu único casal até então, Katrina e Roran, não conseguiu me despertar empatia alguma e eu já tinha perdido as esperanças, quando um casal improvável, mas não inesperado “acontece”. Meu coração de menina sonhadora ficou muito animado com essa possibilidade. Acho que vocês vão gostar também.

Quanto a Galbatorix e Shruikan... Bom, o dragão é exatamente o que eu esperava. Insano, perturbado, com a mente destruída. Já o Rei me pareceu menos letal e mais maluco do que imaginei. Ele é até meio paciente, explica tooooooooooooooodos os seus planos para seus inimigos antes do ápice, como um idiota. Fala sério, né, amigão? Depois de três livros tentando capturar Eragon e Saphira sem sucesso era de se esperar que eles lhe diriam “não” novamente. Criatura inocente. Galbatorix, por incrível que pareça, mantém suas esperanças de maneira intensa. Dá até vontade de rir em algumas situações.

Elva finalmente toma sua decisão, Ângela continua engraçadíssima e Arya coerente. Nasuada, como sempre, é uma das melhores personagens do livro. É claramente imperfeita e tem problemas com o poder, e isso a torna tão interessante. Orik tem uma participação bastante pequena e o Rei Orrin tem um destaque inusitado. É engraçado o soberano de surda.

Dos dois personagens que merecem parágrafos próprios, vou começar pela reclamação: Roran é um mala. Sério. Não sei por que raios o Paolini insiste em mostrar o ponto de vista de Roran, simplesmente não sei. Não é legal, não faz sentido e atrasa o livro umas duzentas páginas. Eu não consigo suportar as passagens do Roran. Na minha releitura vou pular todas, juro pra vocês. INSUPORTÁVEL. É o ponto baixo do livro.

Murtagh. Murtagh é um dos meus personagens favoritos desde o primeiro livro. É o anti-herói, é o Severo Snape de Paolini. Se há um personagem que demonstra claramente a extensão do poder escravagista de Galbarotrix, esse é Murtagh. Mesmo sem um ponto de vista próprio ele domina boa parte do ápice da história. E acredito que um ponto de vista dele seria muito melhor aplicado à história do que a chatice do Roran. Se fosse para escolher entre um dos “irmãos” de Eragon, ficaria com Murtagh sem pensar duas vezes. Melhor evolução de toda a série.

Para concluir, digo apenas que Paolini foi mestre, mesmo que não tenha sido genial. Ele optou pela coerência ao fim de sua série, mantendo aquela cara de Terra Média com Star Wars. Há surpresas na trama, mas não há surpresas no que se refere aos personagens e suas atitudes. Não espere mudanças drásticas de opinião ou grandes momentos melosos. Isso não tem. Mas tem um final digno de ser lido e espaço para novas histórias no mesmo universo. Quem sabe daqui a alguns anos não voltamos para a Alagaësia nas costas de um dragão verde? Ou até de alguma cor diferente? Valeu a espera. Leiam tranquilos.
Ademar 12/08/2012minha estante
Gostei muito do livro mais ao contrário da Karol aí em cima,não curti muito o final,mais é questão de gosto mesmo,essa foi a saga mais torturante por que passei, quase 4 anos de espera por esse ultimo livro então acho que eu esperava muiiiiito do livro vamos ver talvez com o tempo eu goste mais do final,enfim sensação de alegria e tristeza ao mesmo tempo ao terminar o livro,e espero que algum dia possa voltar a alagaësia e saber o que aconteceu depois desse final bem Senhor dos Anéis... PS: Arya é a elfa mais ruim de jogo que já conheci,li,vi em filmes e etc... uauhauhah

danielluna 22/08/2012minha estante
Comprei o livro em inglês de tão ansioso que estava.

De um modo geral, gostei muito do livro, menos algumas partes de Roran. Quanto a Murtagh, acho que foi coincidência demais ele se 'conseguir' se rebelar no clímax da história. Ficou forçado.

O modo como Eragon derrotou Galbatorix foi surpreendente, nunca iria prever aquilo e o final... foi o esperado né. Eragon indo embora.

Rafael 24/08/2012minha estante
Sem o ponto de vista de Roran o livro ficaria sem contexto. Era preciso mostrar um ponto de vista de alguém que não pudesse usar da mágia. Roran representa a visão do povo com relação }à história.

Sr.Lohan 29/10/2012minha estante
No segundo livro as melhores partes são a de Roran, já neste realmente é um atraso, totalmente desnecessária.

Felippe.Paiiva 30/08/2016minha estante
Eu teria vivido muito bem sem as partes do Roran em varios momentos desse livro (e de Eldest, q são onde tem os momentos mais chatos dele, com o mimimi do Eragon ter 'matado' o pai) e tbm acho q ele (o autor) deferia ter colocado povs do Murtagh, mas ñ sei se você sentiu, mas eu senti q o Paolini nunca soube trabalhar bem o personagem, o q me faz pensar isso:
1º Em Eldest o cara some, só pra aparecer no final como vilão, o que achei bem obvio. Nos outros livros,ele aparece bem pouco,principalmente no Brisingr.
2º Depois da luta final, ele e Thorn vão embora e não voltam na calmaria q foi as ultimas 100 (acho) paginas do final.
Isso para mim foi um dos poucos defeitos em Herança, junto com o já sitado por vc (povs do Roran) e a parte super mega hiper desnecessária do Eragon com o Sloan no final (parte essa q passei sem medo nenhum), ñ sei vc mas não suportei esse personagem ter ficado vivo.

Amanda Caldeira 30/07/2018minha estante
Eu até aceitei, mas queria um final mais alegre... Ficou aquela sensação de "nadou, nadou e morreu na praia" =/

Simone Teodoro (mone) 06/09/2018minha estante
Chorei muito também, desejava sim um final mais feliz, afinal ele finalizou como descreveu desde primeiro livro, que não seria como prevíamos.
Mas o livro, a história muito bem descrita e sofri com cada personagem.

Amanda Caldeira 06/09/2018minha estante
Siiiiim, ele deixou abertura para criar novas histórias, espero que ele faça isso e nos dê uma conclusão mais feliz pra todos

Simone Teodoro (mone) 20/09/2018minha estante
Concordo

Aline Palmeira 21/02/2019minha estante
Sim, o final foi adulto e agridoce. Uma despedida difícil.

Laila 22/11/2011

Há muito tempo que esperávamos a tão aguardada conclusão do Ciclo da Herança de Christopher Paolini. E nesse dia 08 de novembro de 2011 pudemos matar a nossa curiosidade. Muitos dos que leram afirmam terem se decepcionado com a obra, eu não. Eu amei, cada palavra, cada desfecho, cada situação. Não havia outra forma melhor de Paolini tê-la feito e ele conseguiu concluir sua obra nos deixando aquele gostinho de mistério e o pronunciamento de um possível livro 5. Será?

Pois eu sou uma das que esperarão ansiosamente que Paolini continue a sua saga. Ele com certeza, deixou muitos engates interessantes que poderão dar início à novas aventuras. Eu realmente gostaria que ele continuasse, eu realmente espero que ele o faça.

Em Herança, Eragon continua em busca de uma forma para matar o temível Galbatorix, isso enquanto Nasuada comanda o exército dos Varden para cada vez mais perto de Urû’baen. Apenas agora as palavras de Solembum vão surtir resultados e enfim Eragon poderá ter uma chance.

Muitas das nossas dúvidas são sanadas, enfim pudemos saber quem será o Cavaleiro do ovo verde, qual lado Elva tomará, o que acontecerá a Murtagh e quem será o novo rei da Alagaësia, entre diversas outras coisas.

Fiquei um pouco chateada com o final nada óbvio. Acho que o autor precisava ter se esforçado um pouco para se diferenciar de Tolkien, já que a maior crítica à sua obra é de se assemelhar à Senhor dos Anéis. Agora os críticos de plantão terão mais um motivo para falar do Ciclo da Herança, e desta vez, não posso deixar de lhes dar razão.

Exceto esse pequeno aspecto, eu adorei a obra. Apesar de gigantesco, o livro após suas primeiras 200 páginas passa a ter um ritmo tão intenso que o leitor sente dificuldades em parar de ler. Á você leitor que começou a ler e se desanimou com o começo do livro, eu afirmo, persista na leitura que ela valerá a pena algumas páginas à frente.

E não preciso dizer que o livro, ou melhor, a série é muito mais que recomendada! Se você curte fantasia, essa é uma série que você não pode deixar de ler!

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/
Anny Campos 07/02/2012minha estante
concerteza espero um livro 5...se não com o Eragon, pelo menos com a Angela!....

Matheus 01/05/2012minha estante
Há alguma hipotese real de ter o livro 5 ?

Laila 02/05/2012minha estante
Se tiver vai demorar, visto q ele tá escrevendo outra história no momento, rsrs

Rafael 18/09/2012

O Ciclo da Herança é uma série marcante pela simplicidade da narração como também pela complexidade de certos elementos, como o cenário bem desenhado e a óbvia influência de Tolkien na elaboração dos personagens. É preferível falar do conjunto da obra que de suas partes, soa mais coerente. Isso evita comentar as brechas de enredo (entenda-se aprofundamento dos personagens) que foram deixadas pelo autor para momentos posteriores assim como facilita a caracterização da trama e personagens. Em Eragon, temos uma história de aventura e fantasia protagonizada por um rapaz simples e pacato que abruptamente vê seu mundo se transformar. Durante uma caçada encontra uma pedra diferente, que viria a se tratar de um ovo de dragão. Subitamente, o que era lenda tornou-se verdade e o jovem protagonista, assumindo a responsabilidade de um cavaleiro de dragão (outrora arauto da justiça entre as diversas raças de Alagaësia) inicia uma corrida por sobrevivência, fortalecimento e amadurecimento tendo em vista alcançar o objetivo que lhe foi incumbido: liderar o grupo conhecido como Varden na luta para depor o rei Galbatorix, maior dos cavaleiros de dragão e destruidor da ordem dos cavaleiros. Ao longo da saga, particularmente no segundo e terceiro livros, é destrinchado os papeis e características dos diferentes povos e raças que vivem em Alagaësia (novamente, influencia de Tolkien) e as regras da magia e da língua antiga , estas que serão parte mais presente no livro que lutas com espadas típicas do gênero. Mais sutil, contudo, foi o amadurecimento do protagonista ao longo da saga. Desde o primeiro livro o jovem Eragon é visto como um sonhador: corajoso, porém inseguro. Fica a impressão que o mesmo está constantemente subjugado e que deve sempre se aperfeiçoar para alcançar seus mentores e amigos, estes sempre mais maduros que ele. Notadamente, apesar da pouca idade, seu dragão Saphira consegue ser mais corajosa e sábia que seu cavaleiro a princípio. Porém se percebe um aprofundamento de seu significado e lugar no mundo. Isto é evidente quando o mesmo contempla a idéia do que fará uma vez bem-sucedido em derrotar Galbatorix, qual seu legado. Portanto, a aventura épica do protagonista se estende e dá reviravoltas, acrescenta outros heróis, remove de cena alguns, reserva surpresas. Sem parecer maçante, o autor consegue trazer uma história que cresce como seu protagonista e possivelmente com o próprio autor.
Pedro Borges 24/03/2013minha estante
então, por que duas estrelas?

Rafael 25/03/2013minha estante
Considerei vários aspectos para atribuir essa nota, inclusive pontuando notas diferentes para cada livro, espero que tenhas notado, Pedro. Achei interessante a obra, em muitos aspectos singular, contudo os pormenores da trama e particularmente seu final não me agradaram.

Mariana Ginane 24/02/2015minha estante
Particularmente o final. O Frodo, ops, o Eragon... Sem spoiler u.u

Pierri 24/04/2020minha estante
Kkkk...todo mundo esperava um romance e acabou decepcionado!! Mas ainda gostei do conjunto da obra.

Mandy 05/08/2020minha estante
Também não gostei

Rafa 24/07/2017

Um excesso aqui, uma falta acolá
O quarto e último livro da saga de Eragon – O Ciclo da Herança – foi proporcional ao restante da saga. Herança parte de onde fomos deixados em Brisingr, em meio à batalha, e batalha é a palavra que certamente resume o volume. Ao longo de quase 800 páginas nós somos imersos na guerra contra o Império de Galbatorix, vindos da Campina Ardente, até culminar na chegada a Uru’baen. Algumas revelações pouco esplendorosas são feitas, ainda que importantes, nesse ponto o contraste com os volumes anteriores é a maior praticidade em detrimento do excesso de mistérios e enigmas vistos anteriormente.
Quando eu falo de proporcionalidade me refiro à característica da obra: longa, permeada de descrições, inúmeros detalhes de lutas e batalhas e reflexões pessoais por parte do protagonista. E nisto, acredito que o autor tenha errado a mão. Praticamente não nos deparamos com um substantivo que não seja acompanhado de um adjetivo, na maioria das vezes, redundante ou repetido. O mesmo acontece com as descrições de paisagens e pessoas, já feitas antes, mas que o autor volta a repetir quase como se quisesse tatuar essas imagens na nossa mente, muitas vezes limitando a capacidade imaginativa do leitor. Essas descrições repetitivas funcionam mal principalmente com relação a alguns personagens que acabam por não conquistar a simpatia do leitor (pelo menos não a minha), como, por exemplo, Arya que em cada cena que aparece é descrita com seus cabelos esvoaçantes e sua expressão, parecendo a mim que o autor quer nos convencer de todo modo que a personagem é encantadora e admirável como Eragon a vê. O ponto, eu acredito, é que os personagens precisam sim ser descritos, mas, como mencionei, é preciso dar margem a imaginação do leitor para que nós possamos criar uma figura simpática dos personagens. É isso o que acontece com os personagens secundários, sem ponto de vista, como Murtagh, Galbatorix, Glaedr, Orik, entre outros. Nós não temos tanta informação a respeito do que eles pensam e de sua personalidade, mas nós podemos imaginar com base nas informações presentes e tanto gostar como detestar.
Para mim, ao longo da leitura de todo o Ciclo, o que mais me chateou é o fato de eu não conseguir simpatizar de forma alguma com o protagonista e o último volume não apresenta nada de novo a respeito de Eragon que me fizesse mudar de ideia. Ao longo da saga, praticamente tudo foi dado de “mão beijada” ao personagem, ele praticamente não desenvolveu nenhuma capacidade ou habilidade com excelência pelo próprio esforço e sim por transformações mágicas e magia no geral. Além disso, parece haver quase uma obsessão do autor com machucados, o personagem a cada passo que dá se arranha, se machuca, sente dor.
Em contrapartida, seu primo Roran, ainda que valendo-se de algumas proteções mágicas concedidas por Eragon, que o mantiveram vivo em muitas ocasiões, desenvolveu sua força física, habilidade em combate e inteligência estratégica sozinho, através dos seus inúmeros desafios. Talvez a real intenção do autor fosse essa mesma: que nós admirássemos mais os humanos comuns do que aqueles cheios de poderes. Alguns podem dizer que as aventuras do Roran foram surreais, mas na verdade são as mais plausíveis, tudo o que ele fez eram coisas possíveis de serem feitas por alguém como ele e é claro, nem todas teriam permitido que ele sobrevivesse, mas é onde entra a proteção mágica concedida pelo primo.
Nós temos bem menos contato com alguns outros personagens, mais presentes nos volumes anteriores, como Murtagh, Nasuada, Orik, ainda que os dois primeiros tenham tido sua vez em meados do livro.
[CONTÉM SPOILER]
Alguns mistérios não foram solucionados, como o caso de Angela, a herbolária, fato que o autor menciona nos agradecimentos. Eu não acho negativo que o mistério a respeito dela tenha ficado em aberto, mas sim que sua participação não tenha correspondido ao que prometia em Brisingr.
Por fim, acredito que a batalha final contra o invencível Galbatorix, que por 100 anos ninguém ousava desafiar, não foi proporcional ao seu marketing. Poderia ter sido um conflito mais acirrado e, arrisco dizer, seria até plausível que ele sobrevivesse. Ainda assim, acredito que a Alagaësia ainda terá muitos problemas com certas criaturas cujos ovos não foram encontrados e estavam próximos de eclodir. Infelizmente, não será nosso Cavaleiro de Dragão Eragon a lidar com esses problemas, como vimos, ele resolveu partir para sempre da Alagaësia sem motivos realmente plausíveis, ainda que insistentes.
Enfim, essa resenha não são somente pontos negativos. Eu realmente gostei da saga e mergulhei na sua fantasia. Admiro muito a ousadia do autor em investir no uso de idiomas (ainda que inspirados em muitas línguas nórdicas ou tolkienianas), no trabalho com raças diversas (ainda que os elfos, em particular, sejam muito pouco simpáticos e interessantes como os da Terra-Média), etnias, gêneros, com a capacidade de descrição de cenas muito específicas, como as de batalha, a consistência do seu estilo e a não entrega ao “fan service”. O universo dos dragões pareceu pela primeira vez ter algum protagonismo literário e isso é muito positivo. Quem leu claramente percebeu as inúmeras referências e inspirações do autor, em Tolkien principalmente, positivas, mas também prejudiciais em alguns aspectos, principalmente por ser inevitável comparar.

site: http://dear-never-let-me-go.tumblr.com/post/163367562650/resenha-herança
Sario Ferreira 25/01/2019minha estante
Li só a parte sem spoilers, porque estou na p 475 aind, com certo esforço para não abandonar a leitura. Em Herança, o mundo acaba movendo a trama do herói e não o contrário, pois há mesmo uma séria de conveniências de roteiro. A descrição excessiva está cansando e a quantidade de símiles que o autor usa incomoda.

Sario Ferreira 25/01/2019minha estante
Ficaram alguns erros no comentário, pois escrevi do celular.

João 29/03/2020

Iniciei essa saga a uns 15 anos (sim, tô velho), e foi um prazer concluí-la.
Este último, sob minha ótica, trouxe um desfecho satisfatório, sem pontas soltas, mas deixou a desejar um pouco na ?batalha final?.
Me arrastei em alguns trechos onde o excesso de descrição acabou sendo um pouco cansativo.
No geral, recomendo para os fãs de fantasia!
Ju 27/05/2020minha estante
15 anos? Acho que quase te entendo, haha. Li a primeira vez em 2009 e ainda não tinha o último livro. Comprei o último, reli os primeiros e tive um contratempo que me impediu de começar o quarto. Agora estou reiniciando a série, muitos anos depois, espero que dessa vez dê certo, hahaha.

João 27/05/2020minha estante
Li Eragon em 2005 e concluí agora. A experiência foi muito bacana. Queria muito ver como seria o desfecho. Vc vai gostar, no geral!! Rsrs

Juliana 13/09/2013

Acompanhei a saga desde o início e vi o quanto a escrita de Paolini melhorou no decorrer da saga. Li também com satisfação a transformação do Eragon fazendeiro ao Cavaleiro de Dragão destinado a matar o tirano. Esse desenvolvimento foi convincente e perfeitamente real, do meu ponto de vista.

Entretanto, o livro não me agradou. Talvez isso seja resultado das declarações que o autor fez enquanto escrevia o livro. Paolini disse que teve "problemas pessoais, profissionais e criativos.

Para um leitor atento, isso ficou muito claro. O principal embate entre os personagens, na minha opinião, não foi nada original e, principalmente, nada emocionante. Eragon e Arya demoraram tanto para ficar frente a frente com Galbatorix que eles mereciam uma luta mais épica, um climax mais bem desenhado. O ápice da minha revolta é perceber que o rei tinha um dragão ali que não passou de figurante!! Fiquei muito decepcionada.

Muitos pontos também ficaram sem explicação e me deixaram com aquela sensação de incompletude. Nunca saberemos o destino de Murtagh, sobre os Razac e se a perda do cinto de Beloth, o sábio teria algum papel mais importante na saga ou não.

E para concluir, o final tolkieniano só mostra que seguir a fórmula é o caminho mais rápido para acabar com alguma coisa.
Rogerio 12/02/2014minha estante
As informações sobre o cinto, Murtagh, Raz´ac e etc, podem servir futuramente para outros livros. Além de que, sem mistério, fica tudo muito chato... eu gosto dos autores que deixam algo para os leitores divagarem, nem tudo precisa ficar claro! Quanto a escrita de Paolini, tem muito a melhorar, a construção de alguns personagens deixou a desejar, Arya por exemplo nunca me pareceu muito real, e o excesso de descrição afeta negativamente a narrativa também.

Lucas Testa 12/05/2014minha estante
Realmente, livro muito fraco. Cheio de explicações infantis e resoluções bobas. Levei semanas para terminar o 4º livro, ao contrário do que aconteceu com os primeiros da saga que devorei em poucos dias. Infelizmente um tremendo livro caça níquel, tudo poderia ter terminado no 3º volume sem grandes problemas.

Pedro Borges 24/03/2013minha estante
Realmente, o encontro entre Eragon e Galbatorix foi uma decepção. E toda aquela história dele sair de Alagaesia e se isolar e achei uma tremenda bobagem. "Os dragões vão comer as pastagens dos anões e dos humanos". Ele poderia muito bem ter ficado.

ped5ro 16/01/2015minha estante
Concordo com tudo que você disse. Final me decepcionou muito com uma luta tosca de um dragão "aparentemente" colossal contra 2 que, juntos, não tinham metade da idade dele. Esses altos e baixos da força do Eragon são péssimos. E, talvez, o PIOR de tudo foi ler a morte completamente inútil, desnecessária e sem pé nem cabeça da Islanzadí, que morre pra um lixo de humano. Uma elfa com séculos de idade morre pra um HUMANO, e só pq ele tinha um eldunarí. Aí surge Roran, o Fodarástico e junto com mais algumas pessoas mata o cara. Que cara fdp, sério! Fiquei com mais raiva de ter feito questão da edição normal, sendo que é a mais cara!

Pamela Chris 12/03/2012

Uma pena q acabou...
Metade do livro se passa em meio a estratégias de guerra, obviamente, com os Varden a avançar para alcançarem o Império. Os capítulos de Roran não me agradaram, e antes que me taquem pedras, vou me explicar: ele é um guerreiro, então tudo a sua volta se passa em cenas de batalha e percepções estratégicas. Eu fiquei boiando, porque cenas de batalhas não são mesmo o meu forte.
Nessa última jornada aparece um mistério atrás do outro, onde uns são desvendados, outros deixam a desejar. Principalmente por causa de Angela. Mas quem é essa mulher que Safira descreve como “mente velha e rosto jovem”. E por que os Urgals a chamam de Devoradora da Lua (porque eu devorei a lua, ora!)? Acho que ela é uma das personagens mais intrigantes, sábias e misteriosas do livro. Afinal, não é qualquer que consegue provar, usando sapos, que sapos não existem. Vou sentir falta dela...
Felizmente matei minha saudades de Eragon e finalmente descobri o que significa o conselho de Solembum, principalmente que está atrás dele. Acredito que todos que acompanharam o ciclo são capazes de desvendar esse mistério, mas não vão acreditar até ler com seus próprios olhos.
Em meio à jornada, há a possibilidade de vencer Galbatorix. Será que isso é mesmo possível, com ele tão poderoso e com a ajuda de centenas de corações dos corações? E porque ele tem se isolado por tanto tempo? O que está tentando descobrir? Acredito que todos que prestaram a atenção na dica de um Ra’zac têm a resposta...
Tudo muda de rumo quando uma pessoa importante é raptada e Eragon parte em busca de algo que pode tanto ajudar quanto ser uma armadilha. Há a possibilidade de um romance impossível e finalmente uma vaga esperança brota no coração do Cavaleiros...
A linguagem é desejosa, o enredo contagioso, e nos surpreende até à última página. E espero que todos estejam preparados para a despedida, porque ela é única.
Sentirei muita falta de todos, humanos, elfos, anões, dragões e até mesmo dos Urgals. E acredito que todos que lerem o ciclo se apaixonarão por ele tanto quanto eu.
Sé onr sverdar sitja hvass

www.pamelachris.blogspot.com
Felipe 01/08/2012minha estante
Concerteza até a série mais apaixonante que eu já li.
Pena e alivio dividem-me no final da série, por que aguentar mais uma eternidade por um livro do CP seria agonizante.
Mas o livro, foi satisfatorio, desvendando inumeros misterios e dando "pano pra manga" pra muitas outras historias.

Rafael 24/08/2012minha estante
Discordo quando você diz que nos surpreende até a última página. Talvez, tirando o fato de como galbatorix morreu, a única coisa que tem de surpresa é o que acontece com sloan. Pq venhamos que arya ser a cavaleira do dragão que sobrava era o mais esperado.

Daniela Euzebio 07/09/2018minha estante
Amanda, sua resenha é muito completa. Também adoro de paixão essa saga e me apeguei muito aos personagens. Como você comentou na minha resenha, também fico muito na expectativa por uma continuação. Inclusive, saiu um boato logo depois que o autor lançou o último livro dizendo que ele mesmo confirmou um quinto livro para a saga, mas não sei se é verdade. Tomara que ele lance mesmo.

Amanda Caldeira 07/09/2018minha estante
Tomara mesmo!!!! Torço pra isso rs