Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Ramiro Catelan 07/07/2013

A herança que resta é a estafa
Sou fã de literatura fantástica há 10 anos. Acompanho desde a adolescência a saga Eragon, quando ainda era conhecida como Trilogia, e não Ciclo da Herança. O problema já começou com essa mudança. Li Eragon e Eldest, por volta dos 15/16 anos, com animação, apesar de o segundo ter alguns momentos bastante tediosos. Sempre achei a mitologia, os arquétipos e a construção do universo da Alagaësia interessantes, apesar das óbvias referências à obra de Tolkien e à saga Star Wars, com alguns elementos clichês.

Alguns anos depois, chegou ao Brasil a tradução de Brisingr, livro que devoreii com igual empolgação, apesar de torcer o nariz para a transformação da trilogia em "ciclo". Brisingr, mesmo com seu grande volume, é um livro veloz, fluido, de fácil leitura. Porém, já neste livro percebe-se o que, em Herança, seria uma marca forte, pegajosa: a enrolação. O terceiro livro do Ciclo da Herança já continha elementos que poderiam ser dispensados. Ficava, já, evidente a procrastinação da historia com vistas a vender mais com o lançamento de quatro, e não três livros, estratégia hoje em dia muito em voga no mercado cinematográfico hollywoodiano.

Então, em 2012, veio Herança. Me questionei se não foi o efeito da idade, do amadurecimento e da diversidade de leitura que desenvolvi, pois o começo da leitura foi difícil. Não tem nada a ver comigo, pensei melhor. Ainda gosto de literatura fantástica, mesmo a mais infanto-juvenil, apesar de ter ampliado meu leque de leituras desde a adolescência. O grande problema de Herança já foi citado nos parágrafos acima: a enrolação.

E a falta de enredo. Com essa falta de enredo, colocou-se, no texto, uma batalha atrás da outra, como que para preencher o vazio que a história foi tomando. Os conflitos interpessoais, as tramas políticas e outros elementos interessantes foram colocados em segundo plano, talvez porque Paolini pense que seus leitores sejam ávidos por uma batalha atrás da outra. Eu adoro cenas de batalha. Fizeram parte da minha infância, da minha adolescência. Mas o que temos aqui é um exagero.

Esse exagero tornou a leitura arrastada. Demorei dois meses para finalizar o livro. Sinto que Paolini se perdeu no meio do caminho e, na falta do que dizer, foi enchendo espaco ora com batalhas ora com a descrição de minúcias absolutamente irrelevantes para a história. Sério, metade do livro vai nessa onda. Longas descrições de jantares, de diálogos internos ridículos, de caminhadas que não levavam a lugar algum. Isso deixa uma impressão de que o texto é estático, não se move, apesar de tantas batalhas.

Personagens interessantes, como Angela, simplesmente foram usados como deus ex machina e dispensados quando não tinham mais serventia. Creio que isso foi consequência da falta de enredo. Pensando melhor agora, Brisingr e Herança poderiam ser condensados num livro só. Não se perderia muita coisa.

O que mais me marcou no livro, afora a encheção de linguiça, foi o final. Decepcionante. Não darei spoilers, mas, quando chega-se, afinal, à resolução do conflito da saga - muito fraca, a meu ver -, Paolini simplesmente gasta quase CEM páginas com... Nada. Cem páginas de pura enrolação, que poderiam ser condensadas em, sei lá, vinte, no máximo.

O final não é convincente. Não faz sentido. Me pareceu que a inspiração abandonou Paolini e foi substituída pela ânsia de vender mais livros, culminando em batalhas, batalhas, batalhas, descrições tediosas, mais descrições tediosas e longas. Elementos legais foram deixados de lado. Sacadas que apareceram no meio da história, que poderiam ser muito bem aproveitadas, foram mal utilizadas. Senti meu tempo e minha expectativa serem arrancados. Não pretendo ler nada mais vindo do autor, depois deste livro. Uma pena.

site: http://abstraindoarealidade.wordpress.com/
Ca 15/06/2014minha estante
Sei que parece ridículo, mas achei o sofrimento da Nasuada desnecessário. Se o Galbatorix odiava tanto os feiticeiros, a troco do que ele iria infernizar a vida da dita cuja que não tem nada a ver com a rixa dele?
Mais alguém aqui além de mim desejou que ela fosse abduzida por aliens e só voltasse no fim do livro?

Isis Costa 13/03/2021

Uma bela conclusão para uma rica saga
Que conclusão bela e rica para o Ciclo da Herança! Ter acompanhado Eragon do começo da sua vida onde era um fazendeiro até o final se tornando esse grande Cavaleiro de Dragão!

Achei maravilhoso em como o autor se preocupou em amarrar as pontas soltas, solucionar os mistérios que foram apresentados no primeiro livro da saga, além de dar finais para os personagens.

Após os acontecimentos em Brisingr, Eragon começa a rumar mais diretamente à cidade de Uru'baen, local onde o Rei mora. Como Eragon ainda se sente insuficiente para confrontar Galbatorix, há divagações sobre as melhores formas de lidar com a situação.

Diante disso, nós “retornamos” ao Livro 1 do ciclo, no qual Solembum, o menino-gato de Angela, revela certo enigma. Enquanto parte do enigma garantiu a Eragon a espada Brisingr, a segunda parte ainda permanecia um mistério, o qual finalmente foi solucionado e se mostrou de extrema importância de uma forma geral.

Ao contrário dos livros anteriores, em Herança existe essa urgência em tornar o protagonista mais poderoso para enfrentar Galbatorix e seu dragão negro. E graças ao mistério do primeiro livro, essa solução se mostrou rápida e necessária.

Por outro lado, meu medo após a leitura de “Brisingr” realmente ocorreu: Galbatorix era poderoso demais. De modo que, infelizmente para mim, o confronto com o rei não foi tão satisfatório quanto poderia ser. Não entrarei em detalhes, apesar do mundo imaginar o resultado, mas eu esperava um duelo infinitamente melhor.

No mais, achei incrível como Paolini criou esse desfecho da história com muitas batalhas, dúvidas, medos e erros dos nosso personagens. Mas também rendenção, força, superação, amadurencimento para outros. Um final digno a esse universo lindo que o autor criou.
E ficarei aqui, sonhando com algum filme ou seriado baseado na obra!
Ana @blogamorporlivros 28/04/2021minha estante
Digo o mesmo sobra a última batalha. Apesar de não ter sido ruim, também tinha uma expectativa melhor de como ela seria.

O positivo é que é não é uma batalha óbvia, e cada linha te deixa preso até você entender o que vai acontecer.

João 29/03/2020

Iniciei essa saga a uns 15 anos (sim, tô velho), e foi um prazer concluí-la.
Este último, sob minha ótica, trouxe um desfecho satisfatório, sem pontas soltas, mas deixou a desejar um pouco na ?batalha final?.
Me arrastei em alguns trechos onde o excesso de descrição acabou sendo um pouco cansativo.
No geral, recomendo para os fãs de fantasia!
Ju 27/05/2020minha estante
15 anos? Acho que quase te entendo, haha. Li a primeira vez em 2009 e ainda não tinha o último livro. Comprei o último, reli os primeiros e tive um contratempo que me impediu de começar o quarto. Agora estou reiniciando a série, muitos anos depois, espero que dessa vez dê certo, hahaha.

João 27/05/2020minha estante
Li Eragon em 2005 e concluí agora. A experiência foi muito bacana. Queria muito ver como seria o desfecho. Vc vai gostar, no geral!! Rsrs

fabio.orlandini 10/10/2021

Aventura do começo ao fim
Esse livro fecha o ciclo e é interessante como o autor fecha todas as pontas. Gostei muito da leitura, principalmente da evolução do Eragon. Roran, a herbolaria, Murtagh também são personagens que ficarão para sempre na minha memória.

92360 07/06/2016minha estante
Ótima resenha, resumiu bem os pontos bons e ruins. Você escreveu exatamente o que eu estava pensando sobre esse livro, sobre como a batalha final com o Galbatorix foi tremendamente mal executada, como o Eragon é infantil e como tem muito blábláblá e mimimi nessa estória. Essa série tinha muito potencial para ser excelente, uma pena.

Leticia.Azevedo 10/03/2021

Vou sentir saudade
Mal posso acreditar que essa trajetória acabou para mim, mas estou torcendo muito por Eragon, Saphira e todos os amigos que fiz nesse caminho. Não tenho palavras para dizer o quanto amei e estou emocionalmente abalada. Super recomendo essa saga que é cheia de mistérios e maravilhas, vocês vão amar assim como eu! Sé onr sverdar sitja hvass!!!

anoca 13/07/2021minha estante
????????????????

anoca 13/07/2021minha estante
parece que vc entrou na minha cabeça e escreveu exatamente oq eu penso amg

Elane.Magre 16/08/2021

Agora a pergunta que não quer calar.
Por que Christopher?
Como eu disse nos outros livros, tem uma ótima história mas bem arrastando, e nesse último livro esperei vê mas no final dele e não teve.

luccaspe5 21/03/2021

foi um encerramento fraco para essa grande história. me desapontou em alguns momentos e me deixou irritado com a enrolação na escrita de paolini. porém só levo coisas positivas dessa serie que foi tão importante para mim.

Tefis 05/04/2022

Finaliza com maestria a saga deixando todos os personagens cpm encerramentos dignos. Acredito que a forma como as situações se desenvolveram foram as mais corretas.

Pamela Chris 12/03/2012

Uma pena q acabou...
Metade do livro se passa em meio a estratégias de guerra, obviamente, com os Varden a avançar para alcançarem o Império. Os capítulos de Roran não me agradaram, e antes que me taquem pedras, vou me explicar: ele é um guerreiro, então tudo a sua volta se passa em cenas de batalha e percepções estratégicas. Eu fiquei boiando, porque cenas de batalhas não são mesmo o meu forte.
Nessa última jornada aparece um mistério atrás do outro, onde uns são desvendados, outros deixam a desejar. Principalmente por causa de Angela. Mas quem é essa mulher que Safira descreve como “mente velha e rosto jovem”. E por que os Urgals a chamam de Devoradora da Lua (porque eu devorei a lua, ora!)? Acho que ela é uma das personagens mais intrigantes, sábias e misteriosas do livro. Afinal, não é qualquer que consegue provar, usando sapos, que sapos não existem. Vou sentir falta dela...
Felizmente matei minha saudades de Eragon e finalmente descobri o que significa o conselho de Solembum, principalmente que está atrás dele. Acredito que todos que acompanharam o ciclo são capazes de desvendar esse mistério, mas não vão acreditar até ler com seus próprios olhos.
Em meio à jornada, há a possibilidade de vencer Galbatorix. Será que isso é mesmo possível, com ele tão poderoso e com a ajuda de centenas de corações dos corações? E porque ele tem se isolado por tanto tempo? O que está tentando descobrir? Acredito que todos que prestaram a atenção na dica de um Ra’zac têm a resposta...
Tudo muda de rumo quando uma pessoa importante é raptada e Eragon parte em busca de algo que pode tanto ajudar quanto ser uma armadilha. Há a possibilidade de um romance impossível e finalmente uma vaga esperança brota no coração do Cavaleiros...
A linguagem é desejosa, o enredo contagioso, e nos surpreende até à última página. E espero que todos estejam preparados para a despedida, porque ela é única.
Sentirei muita falta de todos, humanos, elfos, anões, dragões e até mesmo dos Urgals. E acredito que todos que lerem o ciclo se apaixonarão por ele tanto quanto eu.
Sé onr sverdar sitja hvass

www.pamelachris.blogspot.com
Felipe 01/08/2012minha estante
Concerteza até a série mais apaixonante que eu já li.
Pena e alivio dividem-me no final da série, por que aguentar mais uma eternidade por um livro do CP seria agonizante.
Mas o livro, foi satisfatorio, desvendando inumeros misterios e dando "pano pra manga" pra muitas outras historias.

Rafael 24/08/2012minha estante
Discordo quando você diz que nos surpreende até a última página. Talvez, tirando o fato de como galbatorix morreu, a única coisa que tem de surpresa é o que acontece com sloan. Pq venhamos que arya ser a cavaleira do dragão que sobrava era o mais esperado.

Leonardo 15/01/2013

"Nós não estamos sozinhos, pequenino" disse Saphira.
Christopher Paolini fez com que a espera de conhecer o poderoso vilão do ciclo Herança valesse a pena. Finalmente, Galbatorix é apresentado e o encontro dele com Eragon é inevitável. O último livro é fantástico e consegue prender o leitor do começo ao fim. No final, os capítulos entre dois personagens são intercalados, cada um deles terminando em uma situação realmente crítica, deixando o leitor realmente curioso para saber, enfim, o desfecho dos protagonistas da história. Eragon, juntamente com os Varden, chegou onde jamais pensou em chegar. Paolini fez com que o final Império x os Varden, assim como Eragon x Galbatorix fosse marcante e inteligente.

Israely.Bezerra 27/05/2020

Levei 8 anos pra terminar essa série e eu realmente to emocionada com o final, como os agradecimentos do Christopher, é muitíssimo difícil acreditar que chegou ao fim. Eragon fez parte da minha infância e entrou no início da minha vida adulta e eu posso dizer que valeu muito a pena todo esse tempo que eu levei pra finalizar. Existem coisas nesse livro que eu jamais entenderia se tivesse finalizado mais nova.

O final de Eragon supera as expectativas, alguns falam para melhor e outros para pior. Eu diria que o final foi o mais óbvio e ao mesmo tempo mais inesperado possível, e não poderia ter sido mais incrível. A verdade é que Herança é uma saga onde o romantismo que normalmente existe em outras sagas não existe, e as coisas são mais sólidas e realistas, e eu fico muito feliz de ler um livro onde tudo vai muito mais além do que se vê. É necessário um pouco de sensibilidade pra entender que a vida é muito mais e que essa série é gigante e genuína.

Só tenho a agradecer por essa obra e acho que todo mundo deveria ler Eragon uma vez na vida antes de morrer.