Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Mauricio 24/05/2014

Um Bom Amadurecimento
Um excelente desenvolvimento para o capítulo final da saga de Eragon Matador de Espectros.
A marcha dos Varden continua seguindo em direção à Uru'Baen, capital do império e lar do rei Galbatorix.
O livro é narrado principalmente pelos pontos de vista de Eragon, que descobre que as previsões do Meninogato Solembum sobre Vroengard lhe trarão a solução para derrotar o temível rei. E de seu primo, Roran, que recebe diversas missões vindas de Nasuada para capturar cidades ao longo do caminho, demonstrando não só uma habilidade fantástica em combates, como a astúcia necessária para vencer essas lutas.

Pode-se perceber nesta obra que a escrita e a forma do autor desenvolver cada cena e cada cenário evoluiu bastante. O desfecho final surpreende tanto pela simplicidade quanto pela originalidade. Recomendo à todos que gostam do gênero ficção fantástica.

Grazi 27/08/2012

Final esperado, mas nem por isso menos amado
É difícil admitir, pois amo muito Ciclo A Herança, mas eu li o livro todo com a sensação de "já sabia que isso ia acontecer". Apesar deste detalhe, eu adorei como o autor conduziu a história e ligou todas as "pontas que estavam soltas" no enredo desde o primeiro livro. Não me surpreendi, mas também não me decepcionei. Continuo recomendando demais a saga, é ótima.

Ibercson 24/04/2020

Top!
Um calhamaço e tanto, mas só eu esperei mais do final?
Recomendo muito toda saga.
Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Só falta esse pra eu terminar a saga. Mas já tem tanto tempo que li os outros que não lembro dos detalhes. Aí tô na dúvida se começo tudo de novo ou só leio Herança.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Poxa pois aconselho começar urgente! É fato que é um calhamaço, mas aproveita a quarentena e só vai!

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Hahahaha. Tenho que terminar os que comecei primeiramente. Tipo O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Artur. Depois talvez eu anime... Kkkkk

Ibercson 27/04/2020minha estante
Tas em que parte do senhor dos anéis?

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Estou lendo A sociedade do anel ainda, falta mais ou menos 1/3 pra eu terminar.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Já conheceu tombombadil e fruta d'ouro?

Viviane @litenatura 28/04/2020minha estante
Sim. Hahahaha

Ibercson 28/04/2020minha estante
Top

Mandy 05/08/2020minha estante
Também esperava mais do final

Ana Paula 16/03/2019

4,5 Estrelas - Sem pontas soltas, amém
SEMANA ESPECIAL CICLO DA HERANÇA

Herança, o quarto volume da série Ciclo da Herança, de Christopher Paolini (2011)

Classificação: 4.5 estrelas

E então, a esperada conclusão da fantástica série. Expectativas altas, muito para ser narrado e amarrado, diferentes histórias e pontos de vista para abordar. Christopher Paolini consegue realizar tudo com maestria: todas as promessas e acontecimentos dos livros anteriores que haviam ficado sem explicação ou esquecidos, foram abordados (exceto um que colocarei mais abaixo após um aviso de spoiler!), todas as personagens tiveram, de uma forma ou de outra, seu final.
E, bem, ele conseguiu colocar todos os problemas que surgiriam em seu devido lugar, deu uma alternativa para a manutenção da paz - porque não é algo imutável, como ele mesmo demonstrou.
Durante as últimas páginas, estava emocionada. Cheguei a chorar, confesso. Me apeguei a tudo: a Eragon, Arya, Nasuada, Murtagh e a Orik, a Saphira, a todos.
O que mais me agradou foi que o livro conseguiu demonstrar que estava tudo sendo pensado desde o primeiro livro, tudo que acontecia tinha um plano e um rumo. Um diálogo sem importância no primeiro volume? Retomado aqui e se mostrando de grande valia. Christopher se mostrou um autor digno de palmas, é isso que digo.
Uma coisa que me desagradou nesse livro - e por isso as 4.5 estrelas - foi o fato que a grande batalha em si acaba lá pela página 600. Só que depois, as consequências, tomadas de atitude e finalizações dos personagens, duram mais quase 200 páginas! Quer dizer, isso por si só não seria ruim - sabemos que o estilo de escrita de Paolini é extremamente descritivo, não esperaria outra coisa - mas, apesar de tantas páginas, senti que algumas coisas foram corridas enquanto outras arrastadas por demais.
Para você que não leu os livros ainda, essa resenha acaba aqui, se não quiser se aventurar pela parte onde discorro com alguns spoilers.

[SPOILER, não diga que não avisei!]

[SPOILER, não diga que não avisei!]

Se você está aqui, já leu essa série e deve estar tão embasbacado quanto eu. Arya uma Cavaleira? Achei muito corrido esse surgimento dela na Ordem e a apresentação do seu dragão, mas me agradou a ideia. A proposta da existência de Cavaleiros de todas as quatro raças: anões, elfos, humanos e urgals? Justo, meu coração aqueceu com a felicidade dos urgals de serem incluídos, finalmente, como uma raça que merece atenção.
A solução de Eragon de sair de Alagaësia e treinar os novos cavaleiros... Bem, necessária e já sabíamos desde o primeiro volume que seu destino seria voar para longe. Porém, não menos doída. Senti que o final teve de tudo, menos de ser um "final feliz". Nasuada e Murtagh (que surpresa agradável, devo dizer) não tiveram o seu, principalmente não Murtagh; Arya e Eragon também não tiveram o seu, de certa forma; Eragon não encontrou o cinto de Belath, e isso foi algo que me chateou.
De qualquer forma, foi um final maravilhoso, não poderia estar mais contente com a série. Obrigada, @christopher_paolini, pela oportunidade de mergulhar no fantástico mundo que você criou. Obrigada!

Aninha 04/09/2015

Fim
Só Deus sabe como chorei desde as 20 ultimas páginas!!! Surpreendente ,não poderia terminar melhor!!

Gisele 29/03/2020

Melhor final impossível!
Amei a saga e este último livro fecha com chave de ouro! História muito bem desenvolvida, a evolução dos personagens foi muito boa!

Snape 30/11/2016minha estante
Ele diz que quer voltar um dia para eragon.. Talvez não tenha acabado

Vidon 27/02/2020

Decepcionado, mas não surpreso
Herança encerra o Ciclo de forma insossa com protagonista ainda não muito cativante

Confesso que se passaram muitos anos desde que li Brisingr e isso já é motivo o suficiente para não conseguir me encantar com esse livro. Somando isso ao fato de que tive contato com autores mais maduros que Paolini, Herança não me brilhou aos olhos, principalmente com suas descrições vazias, protagonista que não tem muito carisma e que busca justificar sua decisão final para TODOS os líderes dos povos de Alagaesia - individualmente - sem apresentar argumentos estruturados, mostrando que ele próprio não estava certo de sua escolha.

Gostaria de ter finalizado a saga a anos atrás, quando provavelmente teria apreciado mais o desfecho da história de Eragon e Saphira. Infelizmente, o resultado foi nada surpreendente. Ao menos fica a sensação de dever cumprido ao finalizar a leitura de uma série que esteve presente na minha adolescência.

kauzzara 26/03/2020

Final super triste, quando o Eragon descobriu que ia pra longe pensei que fosse tipo uma metáfora não achei que ele ia mesmo. O livro teve um final ótimo apesar de triste.

Forye 26/12/2012

Não há spoiler
Achei fraco.O terceiro livro se sobrepoe a esse.
A maior aventura/ação da saga se dirige para uma coisa,e quando finalmente chega,nessa livro,é passageira,superficial e simples.Esperava mais.
O final é supreendente,já que acontece coisas imprevistas e coisas que esperamos obvias de acontecer não acontece.Contudo,achei triste o final,e sinceramente....Bem que podia ter um apendice falando do futuro,hehe.

Jack 29/02/2012

Muitas páginas e pouca história
"O cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que todos esperavam. Mas eles conseguirão derrotar o malvado rei e restaurar a justiça em Alagaësia? E se conseguirem, a que custo? Esta é a tão esperada e surpreendente conclusão da série O Ciclo da Herança,best-seller mundial."
Você encontra isso em N sites, porém a verdade é que é um livro pequeno, foi regular comparado a Eragon e Brisingr, e foi inferior a Eldest também, mas é um fim e como todo fim: termina quando estava ficando bom, muitas não são reveladas e é triste e dolorido.
Jack 29/02/2012minha estante
Bora gente, dá um up!

Venson 03/02/2014minha estante
Eu penso que não teve nada disso justamente porque não se trata de um livro de romance. Cada um teve o destino que escolheu ter, e foram felizes por isso.

Além do mais, me parece que a cultura dos elfos é muito complexa pra se esperar "bitoquinhas" de despedida. Com certeza a Arya, como Cavaleira de Dragões, deve fazer muitas visitas ao novo lar dos Cavaleiros.

Se querias finais bonitinhos, provavelmente procurou no lugar errado.

Lanny 18/02/2016

O melhor
Definitivamente o melhor livro da série na minha opinião. Enquanto os outros eu arrastei a leitura por uma semana, esse eu li em três dias, sendo que quase a metade foi em apenas um.

Claro que tiveram partes arrastadas, excessivamente descritivas e desnecessária como em todos os livros, afinal, essa é uma característica da escrita do autor e não poderia faltar, mas de modo geral as cenas foram mais impactantes e eu sempre queria mais.

O problema foi o tanto de enrolação depois da batalha final. Não havia necessidade de mais cem páginas descrevendo o pós guerra.

E pobre Eragon, o Paolini não teve dó do coitado, não conseguiu nem sequer um beijinho do Arya, até Saphira se deu bem e ele nada. Sacanagem.

Feliz de ter chegado até aqui é uma pena que o filme não tenha emplacado. Seria legal ver na tela Thorn, Shruikan e os outros dragões.
Gabi 14/05/2016minha estante
Ainnn, tem spoiler!!! Estou no fim do livro e ainda tinha esperança do Éragon ficar com a Arya... Pena descobrir assim...