Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Bruno William 20/10/2022minha estante
Final desse livro é muito broxante. Achei o autor não explorou nada do vilão. Passou 4 livros falando que ele era o pica e não aparecia nunca. Desde o primeiro livro eu estava esperando ele aparecer e ele só foi me aparecer na metade do 4º livro e ainda morre daquele jeito chatão e sem contar que o final que ele deu para o Murtagh foi muito aleatório também, não gostei nada.
Agora falando da parte romântica, pelo amor de Deus, coisa chata demais. Queria muito que o final fosse clichê e que ele ficasse com a Arya.

Kah 02/11/2022minha estante
Siiiim! Resumiu meus sentimentos, teria até feito mais sentido Murtagh ter ido embora com Eragon, já que meio que ficou subentendido que não havia um lugar para ele na sociedade de Alagaesia

Bruno William 02/11/2022minha estante
Foi exatamente o que eu estava esperando que acontecesse. Pensei que enquanto eles estavam no barco saindo de Alagaesia iria surgir Murtagh e Thorn para ir com eles ajudar na criação dos dragões.
Fiquei bem decepcionado com o final.

Folhadpapel 30/01/2022

Corre que o dragão tá solto!
“Herança” finaliza incrivelmente “O Ciclo a Herança”. Após os acontecimentos do volume anterior, a marcha para Uru’baen assume papel principal na trama. A dominação das principais cidades do império e a busca por meios de derrotar Galbatorix se tornam o foco de todos os aliados dos Varden. Assim como as resenhas anteriores, vamos por núcleos:
Eragon passa boa parte do livro procurando esses meios de derrotar o Rei e se aperfeiçoando como Cavaleiro de Dragão. Nos volumes anteriores, Solebum, o menino-gato, revelou a Eragon um enigma do qual ele conseguiu decifrar metade para conseguir o material para forjar Brisingr. A outra metade do enigma ainda continua misteriosa e o Cavaleiro não consegue decifrá-la. Aqui somos apresentados a um Eragon mais maduro, e mais melancólico. Vemos o importância do peso que eles carregam e como eles, ao fim de tudo, se tornariam ou apenas mais uma ameaça ao reino ou um empregado. Esse dilema do que fazer no pós-trama é um dos pontos centrais do personagem desse livro.

Roran continua sendo enviado para diversas missões, porém agora com o objetivo de manter sua esposa e sua filha seguras derrotando Galbatorix. Os capítulos dele servem para dar mais ritmo ao livro, e ao meu ver funcionaram extremamente melhor do que em “Brisingr”, e para nos dar uma visão “de baixo” nas grandes batalhas.
Nasuada, assim como os outros personagens, expõe um amadurecimento. Ela parece mais centrada nesse livro e tem um arco importantíssimo, mesmo com menos capítulos próprios ela é um destaque.

Minha opinião:
Nesse livro tudo parece encaixado. É inegável que essa série é um grande experimento de escrita para o autor e a cada volume ele testava uma coisa nova na história, algumas bem sucedidas enquanto outras não acrescentavam em nada na história. Porém ao finalizar a série percebo que essa jornada de experimentações fez com que “Herança” possuísse um ritmo legal de se acompanhar, e uma sequência legal de acontecimentos que deixaram o livro mais dinâmico.
Nesse livro tudo parece encaixado. É inegável que essa série é um grande experimento de escrita para o autor, que a cada volume ele testava uma coisa nova na história, algumas bem sucedidas enquanto outras não acrescentavam em nada na história. Porém ao finalizar a série percebo que essa jornada de experimentações fez com que “Herança” possuísse um ritmo legal de se acompanhar, e uma sequência legal de acontecimentos que deixaram o livro mais interessante.
Boa parte das pontas soltas e tramas passadas são fechadas e revisitadas em certos momentos, e, no fim, a sensação que passa é de que essa história que nós acompanhamos por mais de 2500 páginas é somente um arco da história desse universo, e que se o autor um dia decidir voltar para esse mundo, ele ainda pode escrever mais umas milhares de páginas sem se tornar repetitivo.
Confesso que fiquei um pouco surpreso com o modo como a batalhada final se sucedeu, esperava uma grande batalha com cenas épicas, mas fiquei satisfeito com o modo como ela ocorreu. Nos volumes anteriores, Eragon estava correndo para se tornar minimamente capaz de lutar contra um personagem descrito como todo poderoso, com conhecimentos vastos no campo da magia e com uma centena de anos nas costas, e no fim vemos que essa balança de poder não fica bem ajustada, o que ao meu ver foi uma coisa boa.
Me perguntaram se eu indico a leitura, e a resposta é sim, porém com ressalvas. Se você é um leitor assíduo de fantasia e já leu muita coisa do gênero, você não vai encontrar grandes surpresas nesses livros, as referências são bem claras e o que diferencia esse universo de tantos outros pode não ser o suficiente para você inicialmente, porém com o decorrer dos livros essa diferenciação fica mais forte e você consegue ver esse mundo como um universo próprio e com um sistema de magia particular.

site: https://www.instagram.com/p/CS7fcfWLe50/

Juli.Sampaio 18/11/2022

QUERIA MAIS
O desfecho do ciclo da herança, tudo termina bem. Confesso que senti falta no desenvolver de alguns personagens e relacionamentos, e o final chega a ser decepcionante. Mais livros eram necessários, ou no mínimo mais capítulos.

Kaline 22/01/2022

Eu amei! Foi uma das poucas histórias que conseguiu me prender ultimamente. Vou sentir saudades, mas fiquei sabendo que tem um livro de contos então fico o pouco mais feliz. O final pra mim é um tanto difícil de dizer se gosto ou não. Esperava um pouco mais de felicidade, tudo ficou muito triste. Porém, não foi um final ruim. Foi diferente de tudo que já li, o que é bom mas não me deixa menos triste. Algumas coisas na escrita me irritam: descrições de cenários (não conseguia entender nenhuma) enrolar um monte pra dizer uma coisa que poderia ser dito de forma simples (isso é algo que senti em todos os livros, não apenas nesse). Enfim, senti todo tipo de emoção lendo essa saga; raiva, tristeza, alegria, medo. Mas foi tudo valeu a pena, foi um experiência maravilhosa. ??

Bruna.Oliveira 23/05/2022

Que final, eu não sabia nem o que esperar, sabia o que iria acontecer mas não conseguia imaginar como as coisas aconteceriam e tudo foi genial.
Com certeza uma das melhores sagas que eu já li, demorei pra terminar esse livro porque não queria dizer adeus aos personagens.

Victor Silva 02/05/2020

A batalha final  entre os cavaleiros e seus dragões chega finalmente. Eragon e Saphira aprenderam muito durante suas caminhadas juntos ao longo da história,e a amizade dos dois está sólida. Um final diferente do que eu imaginava,porém me agradou muito.

Luciano Fernand 09/11/2012

Melhor livro da saga mas falta amadurecimento para o autor
Melhor livro da saga. O autor é muito criativo mas escorrega um bocado nas descrições do cenário que me faziam voltar várias vezes para entender algumas coisas e terminei por não entender muitas tendo que criar um cenário genérico na minha cabeça. Levando em conta que ele é extremamente novo, vou continuar lendo seus livros e esperar que melhore essa parte. Ponto alto são os combates que ele descreve com tanta perfeição que vc luta junto com o personagem. Pontos baixos são as péssimas descrições dos cenários e a construção dos diálogos, que apesar de interessantes, às vezes soam muito "bobos" para a situação que estão inseridos.
Ronaldo 22/11/2012minha estante
Concordo que o autor tem que amadurecer, estou terminando a saga agora e ainda estou esperando um grande impacto.

Yaya 09/09/2015

Incrível,Emocionante e Magico
É assim que eu resumo essa serie, que cativou e nos predeu por quatro maravilhosos livros e fechou com chave de ouro o ciclo da herança, apesar do fim não ter agradado a todos (Ninguém esperava esse fim admito, fomos todos enganados...) Foi um final épico para uma história épica, com gostinho de quero mais, porque de certo modo não foi um fim, mas o começo de uma nova história, de novas aventuras, mas agora cabe a cada um nos imaginar o que virá a seguir. Essa foi uma bela História, repleta de Magia,Dragões e cavaleiros que viverá por muitos e muitos anos em nossos corações.

Sé onr sverdar sitja hvass (Que suas espadas continuem afiadas)
Catharine 30/10/2015minha estante
Ótima resenha!
A série me prendeu do início até o fim. O ultimo livro me deixou encantanda com a batalha e o desenrolar da historia que foram maravilhosos. Porém o destino de Eragon e Murthag (como você já disse) decepcionaram.
Queria que a saga não acabasse ou que que o Christopher Paolini escrevesse outro livro com um final mais feliz para os personagens que citei, mas como nada disso vai acontecer vou fazer o que você disse e imaginar o que virá a seguir.

Sé onr sverdar sitja hvass (Que suas espadas continuem afiadas)

Sekhmet 07/11/2021

Razoável
Eu diria que pelo menos 2/3 deste livro é encheção de linguiça completamente irrelevante para a história, e o 1/3 que realmente tinha algo a ver com a história foi tão subdesenvolvida por causa disso que parecia apressado e insatisfatório.

Um desses momentos desnecessários envolvem Roran, viajando por meio reino, para vencer uma batalha em menos de uma semana. E para que? Qual era o real motivo disso? A cidade não era um objetivo importante, e não acrescentou nada demais à história de Roran. E foram mais de 100 páginas nesse enrolo. E outras 100 páginas sobre a tortura de Nasuada. Totalmente desnecessário.

Tem alguns bons momentos, mas está tão perdido no meio dessas histórias desnecessárias que se tornam irrelevantes.

Uma pena, por que eu gostei dos livros anteriores e esperava um bom final.

Rafael 24/08/2012minha estante
Sinto ele não ter explorado o vasto enredo que ficou pra trás, tomara que ele continue com uma continuação com outro personagem como principal.

Nathan Soares 28/01/2021

Chega ao fim a Saga de Eragon, Cavaleiro de Dragão e Saphira, seu dragão, ligados por mente e coração. O Ciclo da Herança conclui sua trama muito bem elaborada, com personagens bem construídos e locais minuciosamente trabalhados. O Mundo criado por Paolini é um dos mais incríveis que podemos encontrar.

Flor 23/01/2021

Ótima conclusão
Chega ao final o Ciclo Herança com um livro que consegue acabar muito bem. As aventuras prendem a atenção do começo ao fim.

Ibercson 24/04/2020

Top!
Um calhamaço e tanto, mas só eu esperei mais do final?
Recomendo muito toda saga.
Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Só falta esse pra eu terminar a saga. Mas já tem tanto tempo que li os outros que não lembro dos detalhes. Aí tô na dúvida se começo tudo de novo ou só leio Herança.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Poxa pois aconselho começar urgente! É fato que é um calhamaço, mas aproveita a quarentena e só vai!

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Hahahaha. Tenho que terminar os que comecei primeiramente. Tipo O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Artur. Depois talvez eu anime... Kkkkk

Ibercson 27/04/2020minha estante
Tas em que parte do senhor dos anéis?

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Estou lendo A sociedade do anel ainda, falta mais ou menos 1/3 pra eu terminar.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Já conheceu tombombadil e fruta d'ouro?

Viviane @litenatura 28/04/2020minha estante
Sim. Hahahaha

Ibercson 28/04/2020minha estante
Top

Mandy 05/08/2020minha estante
Também esperava mais do final