Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Lanny 18/02/2016

O melhor
Definitivamente o melhor livro da série na minha opinião. Enquanto os outros eu arrastei a leitura por uma semana, esse eu li em três dias, sendo que quase a metade foi em apenas um.

Claro que tiveram partes arrastadas, excessivamente descritivas e desnecessária como em todos os livros, afinal, essa é uma característica da escrita do autor e não poderia faltar, mas de modo geral as cenas foram mais impactantes e eu sempre queria mais.

O problema foi o tanto de enrolação depois da batalha final. Não havia necessidade de mais cem páginas descrevendo o pós guerra.

E pobre Eragon, o Paolini não teve dó do coitado, não conseguiu nem sequer um beijinho do Arya, até Saphira se deu bem e ele nada. Sacanagem.

Feliz de ter chegado até aqui é uma pena que o filme não tenha emplacado. Seria legal ver na tela Thorn, Shruikan e os outros dragões.
Gabi 14/05/2016minha estante
Ainnn, tem spoiler!!! Estou no fim do livro e ainda tinha esperança do Éragon ficar com a Arya... Pena descobrir assim...

Mauricio 24/05/2014

Um Bom Amadurecimento
Um excelente desenvolvimento para o capítulo final da saga de Eragon Matador de Espectros.
A marcha dos Varden continua seguindo em direção à Uru'Baen, capital do império e lar do rei Galbatorix.
O livro é narrado principalmente pelos pontos de vista de Eragon, que descobre que as previsões do Meninogato Solembum sobre Vroengard lhe trarão a solução para derrotar o temível rei. E de seu primo, Roran, que recebe diversas missões vindas de Nasuada para capturar cidades ao longo do caminho, demonstrando não só uma habilidade fantástica em combates, como a astúcia necessária para vencer essas lutas.

Pode-se perceber nesta obra que a escrita e a forma do autor desenvolver cada cena e cada cenário evoluiu bastante. O desfecho final surpreende tanto pela simplicidade quanto pela originalidade. Recomendo à todos que gostam do gênero ficção fantástica.

Snape 30/11/2016minha estante
Ele diz que quer voltar um dia para eragon.. Talvez não tenha acabado

Malu 15/12/2013

muito bom, porém com o final muito vago
Muito nobre e cheio de surpresas, assim como o restante dos livros. Paolini escreve com uma maestria impressionante, te faz entrar na história e viver o que os personagens vivem.
Porém,não achei o final digno do fechamento de uma saga como essa.

Ibercson 24/04/2020

Top!
Um calhamaço e tanto, mas só eu esperei mais do final?
Recomendo muito toda saga.
Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Só falta esse pra eu terminar a saga. Mas já tem tanto tempo que li os outros que não lembro dos detalhes. Aí tô na dúvida se começo tudo de novo ou só leio Herança.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Poxa pois aconselho começar urgente! É fato que é um calhamaço, mas aproveita a quarentena e só vai!

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Hahahaha. Tenho que terminar os que comecei primeiramente. Tipo O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Artur. Depois talvez eu anime... Kkkkk

Ibercson 27/04/2020minha estante
Tas em que parte do senhor dos anéis?

Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Estou lendo A sociedade do anel ainda, falta mais ou menos 1/3 pra eu terminar.

Ibercson 27/04/2020minha estante
Já conheceu tombombadil e fruta d'ouro?

Viviane @litenatura 28/04/2020minha estante
Sim. Hahahaha

Ibercson 28/04/2020minha estante
Top

Mandy 05/08/2020minha estante
Também esperava mais do final

Noronha 24/04/2017

Ação, muita descrição e um final chato!
A tão esperada conclusão da saga de Eragon e da terra de Alagaesia. Quase 792 paginas, mais de 60% com capitulos claramente criados para encher linguiça e descrições desnecessárias, que aliás foram parte integrante da série. Mais uma vez a quantidade de descrição e bla bla bla, fizeram com que a leitura não fosse feita com tanta atenção, bastando passar os olhos pelas letras.
O que mais gostei nesse livro, foi a maior importância do meu personagem favorito Roran. As inumeras batalhas e cenas de ação, que apesar de serem grandes e muito descritivas, deram prazer em ler. A aparição de Galbatorix, que da as caras. O grande vilão finalmente da as caras. Ele sempre é citado, mas nunca apareceu durante toda a série, neste livro ele finalmente aparece.
Quanto ao final, bem, deixo que vocês tirem suas conclusões, mas eu fiquei extremamente decepcionado e frustrado com o final. Leiam e vejam.
Aqui não há mais politicagens e sim muita ação e revelações.

Pontos Fortes: Cenas de ação.
Pontos Fracos: Descrições, blas blas blas desnecessários, final chato e maçante.
Nota final: 5/10
Ana.Paccola 08/05/2017minha estante
Concordo 100%. Fiquei muito frustrada com o final. E realmente Roran rouba a cena sempre que aparece!

mr_reedies 25/01/2013minha estante
Sim! Eu sei o que vc quis dizer com o estar fora da história e da falta de parte romântica! Mencionei isso numa resenha tbm. Fiquei um tanto decepcionado com isso.

Clau Verde 27/05/2020

Amei a saga ! O desfecho foi super legal. A leitura me prendeu do primeiro ao último livro. Vale muito a pena conhecer Eragon, Saphira e todos os outros personagens.

Raquel 03/04/2017

Apesar das últimas 70 ou 80 páginas desnecessárias, o livro é ótimo. Muitos criticam o livro pelo final mas achei um final bom, daria até pra fazer uma continuação com esse final. Terminei com lágrimas nos olhos.

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 24/07/2013

Despedindo-se de Cavaleiro e de seu Dragão
Para quem acompanhou a saga de Eragon e Saphira desde o primeiro livro, é impossível se despedir do "Ciclo da Herança" sem um certo pesar. Em "Herança", Christopher Paolini demonstrou mais uma vez ser um grande nome da literatura fantástica, e é notável seu amadurecimento no desfecho da série. Ele nos fez cair de amores pela história dos dragões e seus Cavaleiros e nos trouxe um mundo onde raças diferentes como humanos, elfos, anões e urgals, outrora inimigos, agora se unem com um só propósito: lutar contra Galbatorix, o grande vilão da história, que criou enorme curiosidade nos leitores por só aparecer no último volume da série.
Em partes, o final era esperado, mas o autor conseguiu surpreender com algumas descobertas no decorrer do livro e com o caráter das personagens que honram seus deveres acima de tudo (incluindo sua própria felicidade) e o leitor mais sensível corre sérios riscos de lacrimejar ao final da narrativa. Resta a esperança de que Paolini volte a nos brindar com outras histórias na Alagaesia, e talvez nos dê notícias de Eragon, Saphira, Arya, Roran, Nasuada, Angela e tantos outros personagens que fizeram parte dessa aventura.
Uma certa melancolia nos apodera ao final de qualquer série que tenha-nos apegado, mas essa em especial, deixou um mundo tão vasto e tantas personagens interessantes que é difícil dizer adeus simplesmente. No final, demonstrou ser não só um livro de fantasia, mas um livro com apelo filosófico em algumas passagens, que podem ser transferidas para o "mundo real" e nos faz pensar e aplicar o que aprendemos em nossas vidas. Por isso ele se torna tão especial. Por isso a leitura dessa saga vale muito a pena.

Betinho 04/12/2012

O Ciclo Termina
A história demora um pouco para envolver o leitor, principalmente porque esse livro era originalmente parte do terceiro mas foram separados por causa do tamanho, então ele é uma continuação direta. Caso o terceiro livro tenha sido lido recentemente, esse problema não ocorre, obviamente.

O fim do ciclo é bem interessante, apesar disso ele é basicamente a história do caminho de Eragon e Saphira até Galbatorix, o que acaba sendo uma ideia meio exaustiva ao longo do livro, felizmente tudo é compensado ao chegar no final, Christopher Paolini concluiu a saga de forma bastante inteligente, de uma maneira que só ele teria pensado nisso.

O livro em si é ótimo, se a saga já foi inciada, recomendo bastante que seja terminada, o final é uma mistura de sentimentos entre alegria e tristeza, e eu apreciaria muito que Paolini fizesse um epílogo para essa incrível história.

Bia Haack 08/10/2012

Enfim, a Herança.
Kvetha Fricäya,

Depois de tantos anos, Paolini publica o final do "Ciclo da Herança", e por causa do tempo, não pude evitar de reler os 3 livros anteriores antes de mergulhar no último volume. E hoje, não me arrependo de ter gasto tanto tempo relendo, relembrando, me maravilhando com o que havia esquecido e me emocionando novamente.
Agora, sobre o livro "A Herança", posso garantir que, para os fãs dos livros anteriores, o final da saga não deixou a desejar. Paolini manteve sua qualidade de escrita - embora as descrições não tenham sido tão longas, dando um ar mais dinâmico ao livro - e conseguiu cativar o leitor a terminar o livro antes que percebesse.
Como fã da saga, sou um pouco suspeita para falar, mas considero essa série uma das melhores que li. Não vou negar o que o livro não tem clichês ou um âmago no mínimo semelhante ao de Star Wars... entretanto, foi um ótimo conjunto de clichês. Eragon, mesmo com sua personalidade difícil, conseguiu cativar e mostrar que cresceu bastante ao longo da história, e a escrita do autor consegue nos envolver com a história e os sentimentos dos personagens. As descrições das batalhas, dos artefatos, das lendas, das lições, tudo faz com que Alagaësia pareça tão real quanto o nosso próprio mundo. A história foi bem construída, teve (quase) todas as suas "pontas" cortadas e o final, apesar de triste, foi condizente com o que Eragon se tornou.
Terminei hoje o livro, com muita dor e sentindo aquele velho vazio pós série fantástica... espero que Paolini continue a nos maravilhar com mundos tão interessantes quanto Alagaësia.

Sé onr sverdar sitja hvass.

Renata 04/05/2015

Maravihoso! :D
Olha, eu realmente não sei o que pensar desse final. Foi extremamente intenso... teve partes que eu já esperava, partes que desagradaram e partes que eu me surpreenderam, como o destino de Galbatorix (que eu vi muita gente que reclamou, mas eu gostei e achei muito coerente; a batalha final foi muito emocionante e, mesmo com a cabeça doendo e os olhos ardendo de tanto ler, não consegui deixar para depois. Amei.
Quanto ao destino de Eragon e Arya, eu já sabia mais ou menos como seria, e eu posso dizer que eu até que gostei. Preferia que eles tivessem tido um final diferente, mas, da forma como aconteceu foi bastante comovente e tocante... mais íntimo que qualquer beijo ou cena de sexo.
Quanto ao destino de Murtagh, até que eu gostei... mas o de Eragon me deixou chateada, acho que ele merecia um pouco mais; não achei que ele teve seu final feliz.
Mas no geral, foi muito bom; Paolini conseguiu produzir um ótimo desfecho para a única história com esse tema mais medieval que eu li e gostei em toda a minha vida.