Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Raquel 03/04/2017

Apesar das últimas 70 ou 80 páginas desnecessárias, o livro é ótimo. Muitos criticam o livro pelo final mas achei um final bom, daria até pra fazer uma continuação com esse final. Terminei com lágrimas nos olhos.

23/11/2012

É o final da saga de Eragon e os Varden contra Galbadorix.
A história é empolgante, cheia de mistérios resolvidos e outros sem solução que deixarão saudades e dúvidas para sempre.
O final é surpreendente e muito emocionante, vale a pena conferir todos os livros desta saga, que é o crescimento de Eragon e um exemplo de como ele cresce e se torna um cavaleiro realmente.

Jéssica 14/10/2013

O crescimento do autor é palpável. Visivelmente a narrativa parece encontrar ponto solido e de ação, no entanto apesar de gostar muito continuam existindo pontos que, na minha opinião, enfraquecem a leitura para uma pessoa mais ácida... Eu relevo embora sinta algum desconforto e pule partes intermináveis sobre personagens secundários que parecem querer se tornar tão centro da história quanto Eragon. A distribuição dos capítulos tornaria os demais personagens muito mais interessantes se não fossem dispostos todos amontoados de repente.. enquanto você anseia por saber do núcleo principal.
Outros pontos questionáveis são a mudança precoce de tons de livros e o vilão principal Galbatorix se apresentando.
Quanto ao primeiro citado sinto-me perdida... quando espero que me contem com calma alguns motivos principais( como sobre a doença misteriosa de Oromis) ela aprece jogada em um capitulo que mostra que se Eragon tivesse perguntado antes não teria nenhum problema em ter sido contado, como se o mistério não fosse necessário, mas em outros livros anteriores aquilo era um assunto intocável... Minha curiosidade morreu da forma como foi contada essa parte do personagem mais importante da saga para mim(que sempre fui tão fã de Oromis =()
Ou seja, enquanto eu me acostumei com um ritmo de leitura suave, pego um livro que só tem ação e as partes que precisam ser explicadas são colocadas como se estivessem personificadas e correndo junto com os demais personagens, sem tempo de fazer conexões mentais do leitor com o que conhece da saga.
Partindo para o segundo ponto o vilão não me surpreendeu até agora. Sua primeira aparição foi simples na verdade, nada que chegasse a me dar alguma aflição. Vilões com "inteligencia" não são raros, distorcendo a verdade para que lhes convenha, torturando e sendo muito confiantes em si próprios quanto a vitória suprema. Não posso criticar com fervor portanto, uma vez que estou acostumada a encontrar personagens assim.
Por fim, não vejo nenhum outro cavaleiro de dragão verde por hora e isso me preocupa bem... já estou na metade do livro e era hora de surgir para que pudesse ser introduzido com calma no enredo e assim o leitor se identificar, se é que de fato existe mais um dragão, estou aguardando
Por hora, apesar das criticas, como acompanho a série desde muito antes do filme, fico cativada com meus antigos personagens e aquele mundo. É interessante ver como Eragon cresce mentalmente, embora tenham os clichês da super força e velocidade, mas a mentalidade dele muda deixando o leitor adequado com seu crescimento interior, pois apesar do clichê citado, o personagem sabe das suas limitações e sofre consequências por elas.
Finalizando, é reconfortante ler o ultimo livro. As batalhas são bem estruturadas, dentro do contexto criado pelo autor, e são interessantes. Alguns destinos de algumas personagens permanecem um mistério provando que o autor conseguiu implantar uma curiosidade no leitor que se estende até o momento atual de onde estou, na metade do livro. Alguns personagens consigo prever, outros me escapam completamente tal como Elva.

Paloma Salvan 17/09/2016

Essa resenha é apenas um resumo do que eu senti quando li o livro.
Apesar de achar que a história é envolvente, não consego deixar de pensar que o autor podia ter resumido a série em volumes menores, deixando a narrativa menos cansativa.
Realmente gosto muito da série e dos personagens, porém acho que o autor pecou nessas continuações.

mr_reedies 25/01/2013minha estante
Sim! Eu sei o que vc quis dizer com o estar fora da história e da falta de parte romântica! Mencionei isso numa resenha tbm. Fiquei um tanto decepcionado com isso.

Andy 25/01/2013

Que as estrelas brilhem com fulgor em seu céu pelo resto de sua vida...
Por diversos momentos me imaginei sentindo o vento no rosto montado em um dragão, onde eu poderia ver o mundo inteiro e ser tão poderoso que apenas algumas palavras em um idioma desconhecido transformassem as coisas a minha volta... Ahh! Como é bom sonhar...

Esse livro me emocionou em alguns pontos, depois de quatro livros você acaba sentindo uma certa tristeza por saber que acabou; mas foi muito boa essa experiência.

Eu não acho Christopher Paolini melhor do que Tolkien, mas merece ser aplaudido pelo mundo que criou... Alagaësia me pareceu um lugar fantástico e através de suas palavras me proporcionaram momentos de muito prazer que com certeza não esquecerei tão cedo.

Mateus 26/08/2012

Um final impressionante para a saga Herança, sem dúvida. Talvez um pouco inferior em relação aos outros no que diz respeito ao quanto envolve o leitor, e com um final um pouco clichè, conseguiu ainda assim ser emocionante e estimulante. Recomendado aos fãs da saga, sem dúvida alguma.

Bárbara 30/04/2014

Depois de anos aguardando para o lançamento de Herança, finalmente ele foi lançado. Há muito tempo eu já vinha especulando sobre o que poderia acontecer.
Me emocionei bastante com o livro, principalmente por ter acompanhado toda a trajetória de Eragon e Saphira e por ver como eles evoluíram, de um jovem fazendeiro e seu dragão inexperiente, para um cavalheiro honroso e valente e seu dragão poderoso.

Caroline.Maia 16/10/2016

Depois de tanto tempo, valeu a pena!
Desde que li Eragon me apaixonei pela escrita do Christopher Paolini, apesar de serem longas e até cansativas (principalmente, por causa da quantidade de detalhes em que ele se atém).
Cometi o erro de demorar muito para ler a conclusão desta série. Sofri muito no começo do livro e por sorte o autor coloca uma um capítulo em que resume os outros três livros da série, o que dá um ótimo ponto de partida (Obrigada, Christopher). Depois deste comecinho complicado, a leitura degringolou.
O livro é muito bom e conseguiu concluir bem a história. Ele não deixou nenhuma ponta solta e infelizmente o final não foi o que muitos fãs da série desejavam, mas foi bem compreensível o rumo que as coisas tomaram.
Uma leitura longa (quase 800 páginas), mas compensou demais! Se você gosta de heróis, dragões, feiticeiros e um quê de "moral da história", esse livro é pra você!

Descontrolados 10/10/2013

COMEÇOU COM ERAGON... E TERMINA COM HERANÇA
Não muito tempo atrás, Eragon – Matador de Espectros, Cavaleiro de Dragão – nada mais era do que um pobre menino de fazenda. Seu dragão, Saphira, não passava de uma pedra azul na floresta. Agora, o destino de toda uma civilização repousa sobre seus ombros.

Longos meses de lutas e treinamentos trouxeram vitórias e esperança, assim como perdas dolorosas. Mas a verdadeira batalha ainda está por vir: eles precisam enfrentar Galbatorix. Quando o fizerem, terão de ser fortes o suficiente para derrota-lo. Se eles não puderem fazer isso, ninguém poderá. Não haverá segunda chance.

O Cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que qualquer um ousou imaginar. Será que conseguirão derrubar o rei do mal e estabelecer a justiça na Alagaësia”

Só a primeira frase da sinopse já deixou a mim, e acredito que a vários outros fãs, com lágrimas nos olhos. É estranho pensar no fim de uma saga que você ama, você sempre espera que ela te acompanhe por toda sua vida. O Ciclo da Herança foi uma das sagas que eu quis para minha vida, mas eu não me arrependo de ter chegado ao fim, pois seu fim me permitiu momentos maravilhosos lendo um dos melhores livros que eu, mesmo sendo uma leitora voraz, já tive o prazer de ler.

Começando do começo: a capa segue o padrão da série, o título em dourado, a capa colorida e um dos dragões do livro a estampando. Em Eragon, era a preciosa Saphira quem estrelava a capa, em Eldest, o destaque foi para o poderoso Thorn, Brisingr deu espaço ao ancião Glaedr, Herança traz o terceiro dragão da nova geração. Prometo que antes de fechar o livro vocês saberão algumas coisas sobre ele, que não cabe a mim revelar.

A narrativa segue o padrão que Paolini criou, intercalando o personagem em foco nos capítulos. Vemos Eragon, sempre ocupado tentando se desenvolver como Cavaleiro, e tendo suas longas conversas com Saphira. Acompanhamos o manejo político, graça e coragem de Nasuada, que prossegue sendo uma líder para ninguém botar defeito. Sentimos na pele a batalha com os desafios passados por Roran em seu caminho como Martelo Forte. E até mesmo a força e selvageria de Saphira, nos é trazida por um capítulo incrível durante o ataque a Dras-Leona. Isso tudo somada a presença sempre formidável da elfa Arya, da hebolária Angela – na minha opinião uma das personagens que mereciam um livro para si –, do poderoso dragão Glaedr, do confuso e ainda assim incrível Murtagh, e do sempre bem-humorado Rei Orik.

A leitura se torna muito fluida e até mesmo desesperada com esse método intercalado, pois há uma certa ruptura que sempre se dá em acontecimentos drásticos. E isso torna o livro viciante. O nome do primeiro capítulo resume bem o ponto central desse livro: Ao Ataque. Nele vemos como os Varden cada vez mais fecham o cerco a capital Uru’baen, atacando e tomando posse de diversas cidades que estão no caminho.

O grande desafio para todos os personagens parece ser estar à altura da batalha para qual estão marchando e fazer o melhor para ajudar. Razão pela qual Eragon tem treinos de esgrima com os elfos para aprender a ler seu adversário e atacar nos pontos fracos. Também o motivo para Roran ir a cavalo sem parar até chegar a uma cidade onde deve ajudar no cerco. E se me permitem um momento de fã, uma conclusão que eu tive nesse livro foi que Roran se prova um herói melhor que o próprio Eragon, pois nada tem de especial fora sua força de vontade e amor por sua família.

As coisas ficam paradas no livro apenas quando Eragon lembra dessa frase que Solembum disse para ele quando o conheceu: “Quando chegar a hora e você precisar de arma, olhe embaixo das raízes da árvore Menoa. Depois, quando tudo parecer perdido e o seu poder não for suficiente, vá até a pedra de Kuthian e diga o seu nome para abrir o Cofre das Almas.” Lembram de Brisingr? Quando Eragon precisa de uma espada e acha o aço especial sob as raízes da árvore de Menoa? Então, a partir disso ele pressente que tudo parece perdido e fica que nem um maluco caçando essa Pedra de Kuthian.

Só depois de uns bons capítulos focados na busca de Eragon pelo Cofre das Almas, é que chegamos a batalha final que esperamos por quatro livros. Eu lembro que demorou para me ocorrer, mas em certo momento eu pensei: Nossa, finalmente Galbatorix vai aparecer. Porque ele nunca tinha dado as caras, eu juro que pensava na possibilidade dele nem existir.

Os Varden, os Guerreiros de Surda, os Elfos, os Anões, os Urgals e os Meninos-Gatos estão unidos para enfrentar o exército de Galbatorix, e se você parar para refletir talvez pense que não faz sentido: não tem como o rei ter gente suficiente para derrotar esse povo todo junto. Mas tem sentido sim, porque ele tem uma coisa que ninguém mais tem: magia inesgotável.

Tirando essa pequena dúvida que pode surgir, batalha final é sensacional, dramática, intensa. Eu chorei lendo porque a batalha não se passa apenas num plano físico, mas também no plano psicológico. Eragon já é um livro com grandes batalhas mentais, e grandes testes do caráter dos personagens, isso se mostra, mais do que nunca, nessa batalha. Nela, todas as nuances de personagem que temos nos livros se mesclam e podemos ver a verdadeira essência de cada um. Nessa batalha, você não experimenta apenas a sensação de espada contra espada, mas a sensação psicológica de ver seus companheiros lutando e sendo mortos, de achar que não pode vencer, e de tentar com todas as suas forças fazer a diferença. E muito disso tudo é passado para nós pela narrativa focada em Roran, que, mesmo sem ser Cavaleiro de Dragão, é um dos guerreiros mais impressionantes sobre os quais já li.

Após a batalha, muitas decisões tem que ser tomadas e eu acho que o curso que as coisas tomam é o mais lógico e plausível possível. Conheço pessoas que ficaram insatisfeitas com o final, mas eu só acho que aconteceu o que deveria acontecer. Eu só não gostei muito do ultimo Cavaleiro de Dragão. Eu esperava que outra pessoa fosse o último Cavaleiro e eu achei meio forçado/clichê ser a pessoa que foi. Mas tudo bem, nem tudo rola como a gente quer.

No final do livro temos, como sempre, o guia de pronúncia, o glossário e os agradecimentos do autor. Uma coisa que eu gosto sobre o Paolini, no início do agradecimento ele fala um pouco sobre como foi escrever o livro, e agradece aos leitores, eu considero muito isso porque forma uma conexão real com quem está lendo. Ah, e ele diz que planeja algum dia voltar a Alagaësia, vamos torcer para que sim.

Sé onr sverdar sitja hvass

(Que suas espadas continuem afiadas)

Por Elisa Maghelly

site: http://programadescontrolados.com/resenha-heranca/

Eli Lima 08/03/2013

COMO TODOS OS 3 LIVROS DA SAGA, É EXCELENTE, VIBRANTE E COM DESFECHO BOM.
GOSTARIA DE PEDIR AO CRISTOPHER PAOLINI, PARA EMPENHAR-SE COMO PROFESSOR DOGEOR RR MARTIN(CUJOS LIVROS SÃO CANSATIVOS, LONGOS E QUE COM O ENREDO EXCELENTE QUE TEM, NAS MAOS DE UM ESCRITOR DE VERDADE, SERIAM ÓTIMOS)
PARA AQUELES QUE AINDA NÃO LERAM A SAGA HERANÇA, RECOMENTO COMO UMA LEITURA MUITO AGRADÁVEL