Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Naka 01/08/2021

Acabando de ler, percebo que a série toda é mais ou menos...
Avisando logo que pode conter Spoilers. Recomendo ler a resenha depois de ter terminado de ler o livro!!!

Acabei de acabar a ler a série e achei bem mais ou menos. É uma tetralogia com muitos e muitos problemas e enredo. Mas, tenho que lembrar, que ainda sim, eu gosto da série e tenho um carinho muito especial por ela. Vamos lá, começando o textão rs.

Então, no geral foi uma leitura gostosa em alguns momentos. O universo é muito interessante. O sistema de magias também é muito interessante e um novo elemento sobre o “verdadeiro nome” dos seres vivos ou das coisas. É extremamente legal, o verdadeiro nome acaba dando poder até mesmo para coisas inanimadas.

O protagonista Eragon é um menino que vai crescendo e ele é longe de ser perfeito. Comete inúmeros erros e em alguns momentos falhas de caráter. Acho extremamente legal. Pois se trata de uma narrativa de formação, onde a criança vai lá e cresce. Enfrentando dificuldade e errando, acertando, aprendendo... Crescendo...

Porém, nem tudo é um mar de rosas. Há muitos problemas na obra, como a falta de desenvolvimento de alguns personagens. Acho que o autor acaba esquecendo de desenvolver muitos personagens interessantes apara desenvolver “demasiadamente” o mundo em que eles vivem. Além de ser 4 livros enormes com páginas (e capítulos) de pura enrolação e linguiça. Muitas vezes, ele acaba descrevendo demais as coisas/situações pra história avançar pouco ou quase nada.

Também, teve um suposto “romance” entre Nassuada e Mutargh bem no último livro. Coisa que eu achei meio desconexo e pasmem. Não tem uma explicação plausível sobre isso (não que tenham que explicar os sentimentos, mas do nada!?). Achei uma demora para o rei Galbatorrix aparecer para acabar tudo num piscar de olhos. Achei que seria uma batalha extremamente épica com pelo menos uns 8 ou 10 capítulos eles lutando e não. Eragon treinou e treinou para ele nem batalhar direito. Mas enfim... Isso, sem falar nas inúmeras pontas soltas.

Foram 4 livros. Na minha opinião, o primeiro foi muito bom e eu favoritei. O segundo foi uma leitura gostosa, mas em alguns momentos cansativos. O terceiro livro eu já tinha desistido de ler e fui empurrando com audio livro. O quarto livro foi interessante em alguns momentos mas estava bem cansativo. Na verdade só li o último livro porque meu amigo falou que era bom e arrisquei.

O final me agradou. O romance que não deu certo de primeira mas o livro deixa isso para nós pensar como o futuro vai ser (indo mais para o lado negativo). Os caminhos que os personagens decidiram trilhar, o caminho que Eragon escolheu para ele a partir daquele momento. Na minha opinião foi agradável. Gostei muito.

Ainda que eu tenha passado a maior parte reclamando da série na resenha. Eu tenho um carinho especial e o final, não deixou de me tirar algumas lágrimas.

Ana Paula 16/03/2019

4,5 Estrelas - Sem pontas soltas, amém
SEMANA ESPECIAL CICLO DA HERANÇA

Herança, o quarto volume da série Ciclo da Herança, de Christopher Paolini (2011)

Classificação: 4.5 estrelas

E então, a esperada conclusão da fantástica série. Expectativas altas, muito para ser narrado e amarrado, diferentes histórias e pontos de vista para abordar. Christopher Paolini consegue realizar tudo com maestria: todas as promessas e acontecimentos dos livros anteriores que haviam ficado sem explicação ou esquecidos, foram abordados (exceto um que colocarei mais abaixo após um aviso de spoiler!), todas as personagens tiveram, de uma forma ou de outra, seu final.
E, bem, ele conseguiu colocar todos os problemas que surgiriam em seu devido lugar, deu uma alternativa para a manutenção da paz - porque não é algo imutável, como ele mesmo demonstrou.
Durante as últimas páginas, estava emocionada. Cheguei a chorar, confesso. Me apeguei a tudo: a Eragon, Arya, Nasuada, Murtagh e a Orik, a Saphira, a todos.
O que mais me agradou foi que o livro conseguiu demonstrar que estava tudo sendo pensado desde o primeiro livro, tudo que acontecia tinha um plano e um rumo. Um diálogo sem importância no primeiro volume? Retomado aqui e se mostrando de grande valia. Christopher se mostrou um autor digno de palmas, é isso que digo.
Uma coisa que me desagradou nesse livro - e por isso as 4.5 estrelas - foi o fato que a grande batalha em si acaba lá pela página 600. Só que depois, as consequências, tomadas de atitude e finalizações dos personagens, duram mais quase 200 páginas! Quer dizer, isso por si só não seria ruim - sabemos que o estilo de escrita de Paolini é extremamente descritivo, não esperaria outra coisa - mas, apesar de tantas páginas, senti que algumas coisas foram corridas enquanto outras arrastadas por demais.
Para você que não leu os livros ainda, essa resenha acaba aqui, se não quiser se aventurar pela parte onde discorro com alguns spoilers.

[SPOILER, não diga que não avisei!]

[SPOILER, não diga que não avisei!]

Se você está aqui, já leu essa série e deve estar tão embasbacado quanto eu. Arya uma Cavaleira? Achei muito corrido esse surgimento dela na Ordem e a apresentação do seu dragão, mas me agradou a ideia. A proposta da existência de Cavaleiros de todas as quatro raças: anões, elfos, humanos e urgals? Justo, meu coração aqueceu com a felicidade dos urgals de serem incluídos, finalmente, como uma raça que merece atenção.
A solução de Eragon de sair de Alagaësia e treinar os novos cavaleiros... Bem, necessária e já sabíamos desde o primeiro volume que seu destino seria voar para longe. Porém, não menos doída. Senti que o final teve de tudo, menos de ser um "final feliz". Nasuada e Murtagh (que surpresa agradável, devo dizer) não tiveram o seu, principalmente não Murtagh; Arya e Eragon também não tiveram o seu, de certa forma; Eragon não encontrou o cinto de Belath, e isso foi algo que me chateou.
De qualquer forma, foi um final maravilhoso, não poderia estar mais contente com a série. Obrigada, @christopher_paolini, pela oportunidade de mergulhar no fantástico mundo que você criou. Obrigada!

JAssica 11/10/2021

Encerramento de uma década!
Demorei 10 anos para concluir a leitura desse livro. Não é uma hipérbole. Em 2021 completei 1 década de procrastinação (alô Guinness World Records?). Eu tinha consciência que me sentiria triste por dizer adeus, mas não imaginava que o encerramento da história em si me deixaria com o coração TÃO apertado.

Depois de 4 tentativas, finalmente disse adeus a Eragon e Saphira. ?

Fiquei decepcionada em muitos pontos, mas confesso que esse desfecho me surpreendeu muito. Afinal, como a própria mensagem do livro, a vida nem sempre é como gostaríamos, mas como deve ser.

Felipe 29/07/2013minha estante
Era para o Paolini ter colocado o galbatorix desde o primeiro livro, ou senão o 2°

Nisy 29/07/2013minha estante
nossa, eu nem sei! só sei que fiquei muito frustrada com esse final viu =(

Fory 26/12/2012

Não há spoiler
Achei fraco.O terceiro livro se sobrepoe a esse.
A maior aventura/ação da saga se dirige para uma coisa,e quando finalmente chega,nessa livro,é passageira,superficial e simples.Esperava mais.
O final é supreendente,já que acontece coisas imprevistas e coisas que esperamos obvias de acontecer não acontece.Contudo,achei triste o final,e sinceramente....Bem que podia ter um apendice falando do futuro,hehe.

Chester 03/12/2020

03 de dezembro de 2012
"Nós não estamos sozinhos, pequenino, disse Saphira."

E assim termina a Saga de Eragon que me proporcionou alguns meses de alegria pelas vitórias, tristeza pelas mortes e despedidas, raiva pelas traições e covardias e, principalmente, orgulho pelos bravos guerreiros que conheci.

A leitura d'O Ciclo da Herança acabou pra mim mas continuará presente para dar exemplos de bravura, boa conduta e amizade.

Eragon e Saphira pela perseverança!
Brom e Jeod pelos ensinamentos!
Garrow; Roran, Katrina e Ismira pela família!
Angela e Solembum pelos enigmas!
Murtagh e Thorn pela superação!
Islanzadí; Arya e Fírnen pelo conhecimento!
Hrothgar e Orik pela força!
Oromis e Glaedr pela sabedoria!
Elva e Farica pela inocência!
Rhunön pela perícia!
E, Galbatorix pela audácia!

OBRIGADO!

?Ouça com atenção, pois lhe direi duas coisas: quando chegar a hora e você precisar de uma arma, olhe embaixo das raízes da árvore Menoa. Depois, quando tudo parecer perdido e o seu poder não for suficiente, vá a pedra de Kuthian e diga o seu nome para abrir o Cofre das Almas.?
Desnorteada 09/12/2020minha estante
Mas tem o livro O garfo a bruxa e o dragão que se passa depois que a guerra acaba. (?????)?

Chester 09/12/2020minha estante
Já li também. Mas lá em 2012 não tinha ainda rsrsrs. A resenha é antiga.

Desnorteada 09/12/2020minha estante
Ah, sim (???)

Renata 25/10/2012

Christhopher Paolini nos enrolou um pouco, mas, enfim, Herança: um final digno para a saga de Eragon.
Não vou dizer que fiquei totalmente feliz com o destino dos personagens, mas as coisas aconteceram como deveriam. Não é um "Felizes para sempre", mas terminou da melhor maneira possível.
Em Herança, Eragon Saphira já são adultos e não há mais como adiar o confronto direto com Galbatorix, mas o autor soube conduzir a história para que todos estivessem no jogo, apesar do foco ser a batalha entre os dois cavaleiros. Mas também existe Murtagh, que não é um vilão.
Dentro de um livro de fantasia, Christopher resolveu as coisas de uma maneira bem real. Ele não criou nada de novo para que surgisse uma brecha por onde Eragon pudesse escapar. Óbvio que existe uma grande surpresa, mas está tudo de acordo com o que já foi dito.
Quanto aos personagens, é difícil dizer sem dar spoilers. O que eu posso adiantar é que algumas das minhas ideias se confirmaram. São essas: "Roran é um herói"; "É um erro gostar tanto de Murtagh"; "Arya é mais difícil do que parece" e, é claro, "É tudo uma questão de magia!"
Fiquei feliz por alguns personagens e também sofri muito por outros. Porém, como eu disse, só poderia ser assim. Christopher Paolini de o jeito dele para tudo. A história se fecha sem fios soltos e à altura de toda o ciclo.

Kayan 21/06/2020

A terra é redonda! Até o Eragon sabe!
Aqui temos a conclusão da historia em grande estio (talvez não tão grande assim).
Pra ser justo, a métrica da leitura te puxa para um fim grandioso, onde o Cavaleiro do dragão negro vai ser (finalmente) desafiado, mas na minha opinião (minha apenas) o fluxo da batalha poderia ter sido melhor. Ainda assim todas as cenas são incríveis, em destaque a cena em que o vinculo de Eragon e Saphira está mais forte que nunca.

Vidon 27/02/2020

Decepcionado, mas não surpreso
Herança encerra o Ciclo de forma insossa com protagonista ainda não muito cativante

Confesso que se passaram muitos anos desde que li Brisingr e isso já é motivo o suficiente para não conseguir me encantar com esse livro. Somando isso ao fato de que tive contato com autores mais maduros que Paolini, Herança não me brilhou aos olhos, principalmente com suas descrições vazias, protagonista que não tem muito carisma e que busca justificar sua decisão final para TODOS os líderes dos povos de Alagaesia - individualmente - sem apresentar argumentos estruturados, mostrando que ele próprio não estava certo de sua escolha.

Gostaria de ter finalizado a saga a anos atrás, quando provavelmente teria apreciado mais o desfecho da história de Eragon e Saphira. Infelizmente, o resultado foi nada surpreendente. Ao menos fica a sensação de dever cumprido ao finalizar a leitura de uma série que esteve presente na minha adolescência.

Zele 29/03/2020

Melhor final impossível!
Amei a saga e este último livro fecha com chave de ouro! História muito bem desenvolvida, a evolução dos personagens foi muito boa!

Tiago 01/03/2016

Abandonei o livro três vezes antes de conseguir pegar o ritmo dele, Christopher tem um serio problema com a narrativa, ou eu tenho um sério problema com ele pois o motivo por ter me arrastando tanto para começar a gostar do livro é o mesmo que me fez quase desistir de eldest, são muitos detalhes, uma história que não se desenvolve e muita, muita, muita encheção de linguiça, só persisti porque tinha botado muita expectativa e por ter acompanhado a história desde minha infância!

Mas agradeço por ter terminado, não podia deixar de saber o fim dessa história e diga-se de passagem, ele fez um ótimo trabalho. Depois que o livro ganha ritmo você fica ansioso para saber como se desvendara todo o destino da Alagaësia e que, apesar de acontecer o obvio, foi feito com maestria. Da metade pro fim o livro é muito bom, te prende, tem várias acontecimentos e muita ação, só senti um pouco de falta de saber mais sobre a Ângela, mas faz parte do mistério!

Snape 30/11/2016minha estante
Ele diz que quer voltar um dia para eragon.. Talvez não tenha acabado

Lia 05/12/2021

Conclusão inesperada
Demorei dois meses pra terminar esse livro devido ao tamanho e as correrias da vida. E hj, lendo a ultima pagina, sinto um misto de sentimentos pois saudade ja é imensa

O final foi inesperado e satisfatório, a forma que tal grande personagem iria morrer me questionava desde o segundo livro pois parecia td impossível.
Ao todo foi um otimo final da saga e to bem feliz de ter participado dela