Menu Para a Semana

Menu Para a Semana Amanda Hesser

Resenhas -

Camila Faria 09/08/2018

Quem hoje em dia tem tempo de sobra para planejar e preparar as próprias refeições, todos os dias? Acredito que algumas poucas pessoas organizadas e iluminadas. A proposta do livro Menu para a Semana é voltada para o restante esmagador da população, que quer muito comer bem, mas tem pouco tempo para cozinhar durante a semana. Dá uma olhada nesse cenário e veja se você se identifica:

“Você está voltando pra casa depois de um dia de trabalho e, de repente, se dá conta de que nem pensou no jantar. Tem só alface murcha e restos de frango na geladeira, e está tarde pra passar no mercado. Pra piorar, você ainda tem que ajudar as crianças com a lição de casa e lavar a roupa. O desânimo vem. Você se encontra nessa situação mais vezes do que gostaria“.

Quem nunca, não é mesmo gente? :/

O livro foi escrito por Amanda Hesser e Merrill Stubbs, editoras do incrível Food52, uma comunidade virtual para cozinheiros de todos os níveis, com mais de 30 mil receitas e uma loja virtual com produtos para casa e cozinha que é um sonho. Mesmo trabalhando com um conteúdo tão gastronômico, as duas perceberam que sobrava pouco tempo para cozinhar as refeições do dia-a-dia ~ e que acabavam pedindo pizza com mais frequência do que gostariam. Foi assim que surgiu a ideia e a vontade de criar cardápios semanais variados e sazonais, que pudessem ser feitos no final de semana.

Funciona assim: cada menu foi pensado para render 5 jantares (e alguns almoços). Você vai precisar fazer uma compra grande, de modo a estar preparado para entrar na cozinha de uma vez só. As autoras disponibilizaram uma lista de compras bem organizadinha, no início de cada menu, para facilitar a nossa vida. Idealmente, os cardápios foram criados para serem feitos de uma só tacada, mas é claro, ficamos livres para dividir o trabalho em mais de um dia, da maneira que funcionar melhor para cada um.

A ideia é realmente ótima: entrar na cozinha uma vez por final de semana (por aproximadamente 3 horas no total, ou menos caso alguém esteja te ajudando) e resolver o cardápio da semana inteira. Maravilhoso! As receitas são todas lindas e muito apetitosas, o que aumenta ainda mais a vontade de cozinhar – as fotos do James Ransom ajudam muito! Os menus foram pensados para alimentar uma família de quatro pessoas, mas as receitas podem facilmente ser adaptadas para mais ou para menos (que é o meu caso), para atender as suas necessidades. Dá até para cortar um ou dois pratos, caso você ache a quantidade de comida um pouco exagerada (ou caso você vá comer fora durante um ou dois dias daquela semana).

Um pequeno problema que eu identifiquei enquanto folheava e planejava o meu primeiro menu-teste do livro: alguns cardápios são MUITO estruturados num ingrediente (ou prato) específico, então, caso você tenha dificuldade de encontrar esse produto na sua cidade/supermercado local, isso vai acabar atrapalhando o seu planejamento. Um exemplo: o primeiro menu tem 4 pratos cujo ingrediente central é o merguez, uma salsicha feita com cordeiro e harissa. Complicado para quem não tem acesso fácil a esses dois ingredientes e para quem não está acostumado a fazer substituições intuitivas na cozinha. Por esse motivo eu considero esse livro mais avançado, definitivamente não ideal para um cozinheiro iniciante.

De maneira geral eu fiquei bem impressionada e satisfeita com o livro, que além de lindo (a capa é dura!), tem receitas belíssimas ~ não deixem de experimentar o Salmão Assado com Maionese de Ervas e o Cookie Crocante de Aveia. É realmente um ótimo guia para quem deseja economizar tempo na cozinha, mas também te permite explorar as receitas individualmente, se você preferir assim. Perfeito!

site: http://naomemandeflores.com/menu-para-a-semana/