Os Ovos Azuis da Serpente

Os Ovos Azuis da Serpente Roberto Marcos

Resenhas - Os Ovos Azuis da Serpente

Camila 02/07/2021

PLOT TWIST
Em Os Ovos Azuis da Serpente conhecemos o condomínio Parque dos Pardais e nele vivem 4 moradores, Bella Flor (caçadora de prazeres), Bizel (Aprendiz de bruxa), Bento (Quase-morto) e Benjamin (Insaciável ganhador de dinheiro). Os moradores são bem reclusos em suas casas, não se falam, mal são vistos andando pelo bairro, criando uma aura de mistério no condomínio.

A sinopse só é uma pontinha do iceberg. Intercalando e dedicando cada capítulo para um dos personagens, vamos descobrir que esses moradores têm mais coisas em comum que apenas morar no mesmo prédio.

A escrita do autor pode estranhar no começo, Roberto tem uma escrita rebuscada, bem diferente do que eu estou acostumada. O livro é bem descritivo, fazendo um paralelo com o presente e o passado dos personagens, assim gradativamente vamos conhecendo cada um deles. Todos têm um passado calejado que reflete as pessoas que se tornaram.

É uma leitura que precisa se atentar aos pequenos detalhes, o autor vai plantando várias dicas no passar das páginas. E no final ele nos surpreende com um ótimo plot twist que eu dúvido alguém adivinhar.

🚫Lembrando que há alguns momentos que tocam em assuntos bem pesados e que podem dar gatilhos.

Analuz 16/10/2020

Em Os Ovos Azuis da Serpente, somos apresentados a 4 protagonistas que, ao mesmo tempo em que são misteriosos para conosco e entre eles mesmos, têm sua vida curiosamente entrelaçada, seja por fatos da atualidade ou do passado. Progressivamente, conhecemos cada um desses adultos e o porquê de serem reconhecidos por determinadas alcunhas.

Tudo se passa majoritariamente em um único ambiente: o condomínio Parque dos Pardais, construído para atender a elite da sociedade mineira no início do século XX, mas que hoje é habitado apenas pelos nossos peculiares personagens.

A primeira é Bella Flor, a caçadora de prazeres. Prostituta de aproximadamente 27 anos (aliás, a profissão nunca é mencionada, mas o livro deixa mais que explícito esse fato), sente que sua vida está estagnada. Apesar de adulta, nunca superou a perda da irmã mais nova (que ao morrer, levou consigo um segredo terrível), com quem compartilhava o sonho de abandonar a provinciana cidade de origem, Ribeirão das Onças, e se mudar para a mais urbanizada Santa Clara dos Cristais, onde habita atualmente. Ela mais se esconde do que propriamente mora naquele prédio, já que não é dada a receber visitas e nem a revelar o modo como "ganha a vida".

Diferentemente de Bella Flor, que atende a todas as características de uma excomungada da sociedade, temos Benjamin, o fazedor de dinheiro, que nas impressões da própria primeira protagonista é uma pessoa bela e apessoada (ainda que esta não o conheça, de fato). Benjamin é uma pessoa que definitivamente teve sorte na vida ao ser apadrinhado na juventude pelo tio rico, adquirindo para si a máscara de um adulto sisudo, frio e direto que trabalha em uma casa de câmbio. Calculista e desprovido de remorso, ele aplica essas características em suas negociações financeiras, pois sua verdadeira vocação é ganhar dinheiro. Quem o vê, logo percebe a dimensão de sua riqueza pela quantidade de marcas que ele ostenta em sua indumentária. Mas, assim como Bella Flor, ele também tem lá os seus segredos e os motivos para permanecer morando em um singelo edifício, ainda que na cobertura.

A terceira moradora misteriosa é Bizet, a aprendiz de bruxarias, que detém o conhecimento de ervas e compostos naturais, assim como o preparo dessas substâncias. Bizet atende visualmente a todos os arquétipos de uma pessoa gótica: roupas escuras, acessórios pesados e o comportamento noturno, gerando boatos sobre sua "esquisitice", já que tudo o que é diferente incomoda.

Por último, temos Bento, o quase-morto quase vivo. Morador possivelmente mais misterioso de todos, já que nunca foi visto, não sai de seu apartamento, não recebe suas encomendas e tem absolutamente nenhum contato com o mundo externo. Ou seja, apenas existe (e por isso a alcunha de quase-morto).

Além dos 4 protagonistas, temos um personagem extra: o zelador do prédio, que é como se fosse a nossa real conexão com a história. De início, o funcionário sabe praticamente tanto quanto o leitor sobre a vida dos moradores, e assim como ele, vamos desvendando curiosamente o que se passa com os personagens (que nem ele mesmo conhece direito, tendo apenas vislumbres de alguns – e visão nenhuma do quase-morto).

Assim, vamos desvendando os mistérios que estes protagonistas aparentemente tão opostos ocultam e o que eles têm em comum além do fato de morarem no mesmo prédio. Em suas idas e voltas ao passado, a escrita de Roberto Marcos é enriquecida de detalhes, ou melhor, de coisas que podem parecer meros detalhes, mas que aos poucos preenchem as lacunas da história e ajudam o leitor a ter um panorama geral de todo o cenário e dos perfis psicológicos dos personagens principais.

Esta é uma leitura que aborda temas pesados, e por isso não recomendo para menores de 14 ou 15 anos, devido a cenas que, apesar de não muito gráficas, conseguem ser explícitas. Também devo alertar que pode afetar àqueles mais sensíveis em relação a gatilhos de abuso sexual. No mais, "Os Ovos Azuis da Serpente" é um drama com traços de thriller psicológico que nos convida a entender melhor o comportamento humano e a pensar nos traumas que as pessoas podem carregar consigo desde a infância e a adolescência, e como eles afetam de diversas formas a vida de uma pessoa.

Livros17 27/01/2021

Antes de falar da obra quero avisar que contém gatilhos: estupro, suicídio e conflitos familiares.

Um livro que te coloca para pensar!

A escrita do autor é rebuscada com o uso de algumas palavras consideravelmente difíceis e por esse motivo em partes acabei ficando meio perdida no começo, mas não somente no vocabulário mas na sua forma de nos apresentar os casos ocorridos, todavia com o avançar da leitura você se habitua e fica mais fácil.

Nessa obra somos apresentados a 4 personagens principais: Bella flor a caçadora de prazeres, Benjamin o ganhador de dinheiro, Bizet a aprendiz de bruxa e o Bento o quase morto.

Eles vivem no Condomínio Parque dos Pardais, cada um no seu respectivo apartamento e o autor vai narrando para nós o como é e o como foi também a vida dos personagens.

Todos tem sua importância em suas peculiaridades e são tão bem construídos para nos mostrar o como tudo está conectado no final.

Os personagens que mais tiveram destaque pra mim foram Bizet e Benjamim.

O autor nos mostra o como fatos e detalhes do passado nas nossas vidas podem implicar em graves consequências no futuro e no decorrer de nosso crescimento e desenvolvimento. Fatos como: traumas na infância irreparáveis, devido a morte de um ente querido e estupro.

A forma como tudo se conecta no final e você recebe aquele plot na cara faz com que a obra seja uma experiência completamente diferente de tudo que eu já havia lido.

Suuper recomendoo!!!

Os Livros e Filmes da Bá 16/02/2020

Suspense com drama psicológico
No geral: O Roberto tem uma escrita bem peculiar, muito interessante. É um livro lento, as coisas nos são entregues sutilmente, sem ir direto ao ponto. Mesmo sem uma trama explícita, a leitura nos prende, pois queremos saber o que vai se desenrolar.
Resenha: vamos espiar a vida de quatro personagens muito estranhos, são verdadeiros misantropos, vivendo cada um em um andar do antigo edifício Parque dos Pardais. Cada capítulo vai apresentá-los a nós e conforme vamos avançando na leitura, segredos insuportáveis vão sendo descortinados. Todos os quatro vieram de uma cidade interiorana chamada Ribeirão das Onças, todos possuem o nome com a letra inicial B, e todos têm a idade por volta de 27 anos. A vida de cada um é mostrada a nós, suas mazelas, seus segredos, seus traumas e o detalhe é que não fazemos ideia do esses reclusos moradores fazem dentro de seus apartamentos, pois a narrativa é em maior parte sobre o passado deles e o presente é algo vazio e deprimente, é exatamente essa a sensação. Mais para o final haverá um acontecimento que mudará o rumo da narrativa e mostrará uma verdade dura, absurda, porém bem realista.
RECOMENDO A LEITURA.

Amanda Azevedo 01/04/2019

Suspense dramático que explora várias facetas do ser humano.
Os ovos azuis da serpente, livro publicado em 2017 de forma independente pelo autor mineiro Roberto Marcos, traz a história de quatro personagens um tanto peculiares e, ao nos apresentar a vida de cada um deles, o autor consegue levantar questionamentos necessários e muitas vezes incômodos.

Conhecemos Bella Flor (A Caçadora de Prazeres), por trabalhar como prostituta é uma mulher que recebe olhares incriminadores e comentários hostis por parte de muitos — talvez até do próprio leitor. Ela possui alguns critérios para selecionar os seus clientes e não cobra pelos programas que faz. Aos poucos vamos conhecendo melhor a sua história e as suas motivações. Benjamin (O fazedor de dinheiro), personagem pragmático, sistemático que ganha a vida emprestando dinheiro a jurus altíssimos. Bizet (A aprendiz de bruxarias) herdou bastante conhecimento esotérico da sua avó — sobre magia e plantas medicinais. Por essa razão ela é tida por bruxa, assim como algumas de suas ancestrais. Bento (O quase morto quase vivo) que vive — praticamente — num estado vegetativo. Mas não porque tem alguma doença e sim porque vive na inércia, em momentos de contemplação.

Esses quatro personagens — juntamente com o porteiro 'faz tudo' — são os únicos moradores de um mesmo edifício — o edifício Parque dos Pardais. Por morarem no mesmo prédio imaginamos, a princípio, que se eles não são amigos são, pelo menos, conhecidos. Mas não. Eles sequer se veem, não têm um mínimo de convivência. E, essa privacidade é possível porque em cada andar do prédio, tem apenas um apartamento.

Como não poderia deixar de ser, existe muito boato na vizinhança acerca da vida dessas pessoas, muito se especula sobre as vidas tão reclusas que levam. O próprio porteiro do prédio — Antonio Taiobeiras — sempre que tem uma oportunidade aproveita para bisbilhotar a vida dos demais moradores do prédio.

Então, esses personagens que, em um primeiro momento, parecem tão diferentes entre si, têm algo em comum: o isolamento, a solidão. Mas não só, vamos descobrindo, aos poucos, o que os conecta. Acontecimentos traumáticos, assassinatos, vidas de aparências onde tentavam transmitir algo que não eram. À medida que avançamos na leitura somos surpreendidos mais e mais com os fatos que surgem; muito mistério envolve a vida de todos eles.

Nós começamos a conhecer melhor esses personagens tão misteriosos quando acontece um assassinato no prédio onde moram. Eles começam a receber ameaças, a receber umas cartas misteriosas. Quando tudo se revela eu vivi um misto de sensações. Porque temos contato com certas atitudes do ser humano que conseguem ser fascinantes e assustadoras ao mesmo tempo.

Reconheceu, naquela incerteza, e com aflição, o coração incerto que tinha, bem como outras fraquezas que pulsavam, embora continuasse aceitando o desafio de levar adiante o saco vazio de suas convicções, mesmo que ele pesasse mais do que se imaginava capaz de suportar. (Página 320)

Essa história conta com um final bastante surpreendente, mas não só o final. Várias revelações vão sendo entregues aos poucos e somos surpreendidos em vários momentos da leitura. E os mais importante: são acontecimentos surpreendentes que fazem sentido. Que quando acontecem, paramos pra pensar nas coisas que lemos anteriormente e percebemos que pequenas pistas foram colocadas ao longo das páginas.

Uma leitura que nos faz pensar na importância das relações e, ao mesmo tempo, na fragilidade delas — relações de uma forma geral, mas principalmente as relações familiares. Interessante também nessa leitura são as controvérsias que o autor insere na história, que nos fazem pensar bastante nessa questão do equilíbrio, que tudo tem dois lados, que existe mais de uma versão sobre um mesmo fato, mais de um ponto de vista; percebemos isso através do narrador. Porque em um momento lemos uma coisa e, passadas algumas páginas, lemos algo novo que desmente o que foi dito antes. Temos um narrador não confiável — ou um narrador tendencioso. Isso até convida o leitor pra uma leitura mais atenta.

Aliás, é uma leitura que demanda mais atenção dos leitores, pois é uma leitura densa, lenta. E isso se dá porque a história é construída por uma narrativa muito rica em detalhes. Mas é bastante satisfatório caminhar pelas páginas, conhecer aos poucos a história de vida de cada um dos personagens, compreender melhor as motivações por trás de cada ação, por trás de cada escolha que eles fizeram ao longo da vida.

É, sim, uma obra complexa, mas é totalmente compreensível que seja assim. Porque fala sobre a vida de algumas pessoas e o ser humano, por si só, é bastante complexo. Então se você se propõe a contar histórias de vida, a complexidade acaba, muitas vezes, sendo um caminho natural. Se eu fosse definir Os ovos azuis da serpente em poucas palavras diria que é um suspense dramático que explora várias facetas do ser humano.

site: https://www.amandazevedo.com.br

Ju Cabral 15/07/2019

Os ovos azuis da serpente
OS OVOS AZUIS DA SERPENTE (PARCERIA)
AUTOR: ROBERTO MARCOS
NOTA: ⭐⭐⭐⭐/ 520 PÁGINAS

A leitura de Os Ovos Azuis da Serpente, do autor Roberto Marcos, chegou com a intenção de me desafiar e desafiou. Completamente diferente dos livros que eu geralmente leio, Os Ovos Azuis da Serpente conta a história de quatro personagens que vamos conhecer ao decorrer da narrativa.

Bella Flor, a caçadora de prazeres, é alvo de mexericos e olhares hostis na cidade por ser uma prostituta conhecida por não cobrar pelos programas; Benjamin, o fazedor de dinheiro, ganha a vida emprestando dinheiro a juros altíssimos; Bizet, aprendiz de bruxaria, herdou muito conhecimento esotérico de sua avó e por isso é tida como bruxa; Bento, o morto quase vivo, vive na inércia, em um estado vegetativo que não tem nada a ver com doença. O que esses personagens tem em comum? A solidão, o isolamento, a privacidade.

Eles moram no edifício Parque dos Pardais, juntamente com o porteiro/faz tudo Antonio Taiobeiras. A vizinhança e o porteiro são extremamente curiosos e adoram criar boatos ou bisbilhotar a vida desses moradores misteriosos.

E para quem olha de fora pensa que eles ao menos são conhecidos ou amigos entre sim, mas não tem nada disso.

Ao decorrer da história vamos descobrindo que essa vida de solidão se dá por conta de acontecimentos dolorosos do passado que afetaram o presente de cada personagem.

Os mistérios da vida deles vão sendo desvendados quando acontece um assassinato no prédio Parque dos Pardais e é quando eles começam a receber cartas misteriosas com ameaças. O final é surpreendente e de deixar qualquer um sem fôlego.

O livro diz muito a importância de relações entre os seres humanos. O autor soube mostrar o seu ponto de vista com relação a fragilidade humana diante de problemas causados por atritos entre as pessoas. O livro tem uma narrativa detalhada que a primeira vista causa uma estranheza no andamento da leitura, mas que também é essencial para compreender as motivações de cada atitude dos personagens.

Os Ovos Azuis da Serpente é um livro para ser apreciado aos poucos e com bastante atenção, principalmente no enrolar e desenrolar da história. É uma drama sobre o ser humano.

Beto Bavutti 25/10/2019

História perturbadora.
A história do livro se passa em Santa Clara dos Cristais, cidade fictícia da região de Minas Gerais.
4 habitantes de Ribeirão das Onças, por motivos diversos, mudam-se para Santa Clara dos Cristais e todos vão morar no condomínio de apartamentos Parque dos Pardais.
O prédio de apartamentos tem 6 andares, um apartamento por andar, sendo que os dois primeiros andares ficam desocupados, e do terceiro ao sexto andar moram os ex-habitantes de Ribeirão das Onças.
Os 4 moradores não se falam, não se vêem, e tampouco conversam ou dão satisfação para o porteiro Antônio Taiobeiras, que mal os vê na sua rotina diária.
No apartamento 300 mora a primeira das personagens, Bella Flor, a caçadora de prazeres, que só é vista à noite trabalhando nas ruas.
No apartamento 400 mora Bizet, a aprendiz de feiticeira, que herdou da avó, Erminia Flores, o conhecimento de elaborar poções mágicas, curas milagrosas e venenos potentes.
No apartamento 500 mora Bento, o quase-morto. Desse morador pouco se vê, pouco se escuta, e ele passa quase despercebido.
E por último, no apartamento 600, mora Benjamin, o fazedor de fortunas, elemento fundamental da história, agiota que ganha a vida e se torna extremamente rico por explorar as pessoas em contratos de empréstimo abusivos. Ele é o síndico do condomínio e o único que troca poucas e raras palavras com o porteiro.
O que une esses 4 moradores é o passado em Ribeirão das Onças e os abusos sexuais sofridos ou presenciados na infância.
A trama do livro trata de conhecer esses personagens e tentar, ao longo das 514 páginas, estabelecer o tipo de vínculo que existiu entre eles no passado, mas principalmente o vínculo no presente.
O desenrolar da trama é lento, a escrita do autor é rebuscada, um tanto prolixa, mas o resultado é um bom livro, que traz um plot sensacional e perturbadoramente inesperado. O autor dá dicas desse plot ao longo de sua escrita, mas confesso que não desvendei totalmente os mistérios antes da solução final.

skuser02844 27/10/2020

Resenha @livros_e_flores_
Nesse livro vamos conhecer quatro moradores do Parque dos Pardais. Bella Flor uma mulher cheia de miste?rios, amargurada com a vida, e que esconde muita tristeza desde o suici?dio da irma?.

Benjamin um homem que acumula muitas riquezas, mas tem um passado sombrio.

Bento um quase morto que na?o sai de seu apartamento.

E Bizzet a aprendiz de bruxarias, uma mulher que sempre anda de preto.

Todos eles vem da mesma cidade do interior, e mesmo que nunca tenham se visto, possuem o mesmo sobrenome.

O livro vai contando os acontecimentos das vidas dessas pessoas, e costurando um na vida do outro.

Esse livro conte?m conteu?do sensi?vel (Suicido e abuso sexual)

Esse livro e? surpreendente, estava tudo mais ou menos o?bvio desde o inicio mas eu sou pe?ssima em desvendar segredos (rs), o final tem um plot twist de cair o queixo, e a escrita - mesmo que na?o ta?o fluida pois o livro conta com linguagem rebuscada - e? viciante.
Super recomendo. Para adquirir entre em contato com o autor.

Bia.teca 12/12/2020

O livro todo se passa contando a vida de cada pessoa do prédio, e no final mdsssss fala de um mistério que eu fiquei QUE????????