A Marquesa

A Marquesa Nahra Mestre

Resenhas - A Marquesa

Gih 10/06/2018

MARAVILHOSO!!!!
Sarah, jovem de família inglesa tradicional e de importância na época do reinado da Rainha Vitoria, descobre aos 13 anos que está prometida em casamento ao primo Thomas, primogênito da família Hervey e aspirante à político. A notícia frustra os sonhos da jovem, que sonhava se tornar a primeira ministra mulher da história britânica. Sabendo que a sociedade não vê com bons olhos as mulheres que se mostram à frente de seu tempo, ela toma para si a responsabilidade de ser a esposa perfeita para ajudar o marido a alcançar uma posição política de influência. Com o passar do tempo, Sarah continua desenvolvendo as habilidades intelectuais que a tornam conhecida entre os lordes mais importantes da cena londrina e ao mesmo tempo, se prepara para ser uma exímia anfitriã e esposa e tudo isso a leva a alimentar sentimentos pelo futuro marido, que a trata com distância e indiferença.

Thomas não deseja se casar, mas não consegue negar que Sarah pode ajudá-lo a se tornar uma voz a ser ouvida, já que não almeja defender os posicionamentos políticos conservadores de sua família, ele almeja fazer a diferença e para isso, precisa de apoio e influência que Sarah pode lhe conceder, afinal, ela sabe ser muito persuasiva e está acostumada a conquistar tudo que deseja. Mas, será que o maior desejo de seu coração poderá ser concedido?

Para tudo, Brasil! Que história foi essa? Estou muito, muito impressionada com a estrutura dessa história que não é só mais um romance de época, cujo objetivo é mostrar um romance piegas em outro tempo! Não mesmo! Nahra vai além, recompondo o período político de transição da revolução industrial e a quebra de paradigmas de uma sociedade até então, altamente conservadora nas questões sociais, através da vida de personagens principais e secundários, altamente bem construídos, com personalidades longe da perfeição e altamente humanos, reais, palpáveis! Todos os méritos a essa grande escritora, que soube como poucas, construir um enredo de romance que vai muito além do romantismo!

Thaise 27/11/2018

Perfeita até demais...
Sarah sabia desde os treze anos que iria se casar com o seu primo Thomas, então se preparou 4 anos á linguas estrangeiras, comportamentos perfeitos, vestimentas perfeitas, o problema é que Thomas não é o noivo perfeito, mal a vê e quando vai a sua casa presta total atenção a sua irmã mais velha Ann.
Thomas sabia desde criança que se tornaria o futuro marquês, e sabia que teria que se casar, só não sabia que seria com Sarah, preferia que fosse com Ann , mas por conta de sua saúde não é a noiva adequada, e seu avô tem o motivo certo para eles não se casarem, e só conta isso quando vê que seu neto está amando Ann.
Sarah já o amava por isso que aceita toda a rejeição dele, Thomas não é a melhor pessoa para se falar de amor, e seus motivos para se afastar se torna um pouco tedioso. Tudo bem que ser perfeita é bom, mas do jeito que Sarah faz tudo até o que não gosta para agrada-lo se tona chato e até um pouco repetitivo.
Fiquei me perguntando onde estava o romance, ou até mesmo o tema central do livro, pois se passa com tanta pressa que as vezes nos perdemos nos diálogos. O ponto positivo é que o livro a maioria das vezes trata do que chamaríamos mais tarde de Revolução Industrial, o que torna um pouquinho satisfatório em alguns casos.

Fabiana @bibliotecadabia 15/04/2021

Um enredo arrebatador !
RESENHA:Na história do Reino Unido, a era vitoriana foi o período do reinado da rainha Vitória, de junho de 1837 até sua morte em janeiro de 1901. Localiza-se entre o período georgiano e o eduardiano, e a sua segunda metade coincide com o começo da Belle Époque na Europa continental. Alguns estudiosos poderiam estender o início do período à aprovação do Ato de Reforma de 1832, como a marca do verdadeiro início de uma nova era cultural.

Neste cenário vamos conhecer a história de Sarah e Thomas, um autêntico romance de época. Com uma escrita excepcional, carismática, além do cuidado que a autora teve em retratar os costumes, tradições e roupas da época, trazendo legitimidade ao enredo.

Apesar de se tratar de um romance, o “romance” em si neste livro ficou como ‘pano de fundo’, pois, a maneira que a autora construiu a personagem Sarah, se destacou em toda a história, com sua personalidade sagaz, inteligência, força, e ao mesmo tempo exala feminilidade, delicadeza, doçura e sensatez.

Em uma época, que o machismo imperava de forma cruel, e a mulher não tinha nenhum destaque na sociedade, a não ser se casar, ser mãe e dona de casa. Foi muito interessante como a autora aborda todo o brilhantismo de Sarah, não que ela seja perfeita, pelo contrário, ela possuiu suas inseguranças e medos, entretanto, percebe-se que apesar disso, e de todas as limitações que as mulheres tinham há época, ela consegue escrever sua história, mesmo que a sombra de seu par.

Um livro instigante que enaltece não apenas a mulher, e a necessidade de igualdade, mas, que todos os seres humanos são seres que pensam, questionam e merecem ser tratados com igualdade, independente de raça, cor, gênero, religião ou qualquer outro tipo de motivação que as pessoas julgam ser o suficiente para segregar alguém.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadabia/

Jeane Correia 09/03/2021

A marquesa é um romance de época envolvente com uma pegada hot. O livro narra a história de Sarah Anson que aos treze anos foi prometida ao primo Thomas Harvey. Alguns anos mais tarde ela debuta e casa com ele. Porém, ele não lhe promete amor, pois é contrário a sentimentos.
Durante a trama Sarah se esforça para ser uma esposa adequada para Thomas, digamos até que perfeita. Assim, ela acaba usando artifícios por vezes inapropriados para aquela época para conquistá-lo.
Nossa protagonista é um mulher bem diferente, muito a frente de seu tempo. Ela sabe e gosta bastante de política, tem a língua afiada, uma personalidade forte e sabe o que quer.
A escrita é leve e bem fluída a gente nem percebe o tempo passar, narrativa muito bem "amarrada".

Luciana.Sayuri 02/08/2023

Em poucas horas reli esse livro. Lembro que na primeira vez foi mais angustiante, mas dessa vez foi uma leitura tão gostosa. Foi muito bom reler. Dessa vez vou ler toda a saga.

SueSouza 12/01/2021

Hello Pockets!!

Hoje vamos apresentar 5 motivos para ler o livro a Marquesa da autora Nahra Mestre, o livro foi o vencedor na votação da Leitura Coletiva do grupo #sociedadeliterariaCP, e é a primeira vez que lemos romance de época no grupo.

Vamos aos motivos:
1- Romance de época escrito por autora nacional, não se passa no Brasil, mas vale a pena conferir a história.

2- Personagens bem desenvolvidos tanto os principais como os secundários (tem um secundário muito amor), com problemas reais da época.

3- Personagens femininas fortes e determinadas.

4- Enredo bem desenvolvido, com leitura leve e fluida (muito gente já acabou antes da meta)

5- intrigas familiares e plot garantido.

Carol Guimarães 16/04/2024

Primeiro livro da autora que leio e gostei muito.
Com um enredo que fala sobre casamento arranjado e a conquista gradual do amor.
Sobre segredos guardados e enfim revelados.
Amei a Sarah, quando soube do arranjo de casamento ela aceitou e se apaixonou pelo noivo. Buscou gostar dos interesses dele sendo os mesmos dela, ela é muito espirituosa e cresceu em uma família não convencional.
Queria ter me apaixonado pelo Thomas mas achei ele muito simples pro meu gosto então ele não foi um mocinho que amei.
Culpa da Sarah que é dona do livro. :)
Amei os personagens secundários e estou super torcendo por eles e ansiosa pra ler suas histórias.
A escrita da autora me cativou.
Recomendo a leitura.

Viviane @resenhasdaviviane 15/11/2018

Olá meus amores, tudo bem?
Hoje eu trouxe a terceira resenha do Projeto Mais Amor em 2018, e novamente ela está bem atrasada, porque fiquei estudando para o mestrado e esqueci de escrever as resenhas, me desculpem!

Se você acompanha o blog, sabe que eu não tenho costume de ler romances de época e o projeto, foi criado justamente para me ajudar a conhecer novos livros e sair da "caixinha literária" que eu vivo, por isso, tenho que confessar que esse livro me deu uma nova visão sobre o gênero e me surpreendeu muito.
Por isso, me indiquem romance de época, parecido com "A Marquesa"

Sinopse: Nos palcos da aristocracia inglesa do século XIX, Sarah Granville Anson descobre, ainda muito jovem, que foi prometida para o primo Thomas Hervey, futuro marquês de Bristol. Enquanto ela se prepara para ser a esposa perfeita, Thomas torna-se cada vez mais contrário a qualquer tipo de sentimento. Uma dama apaixonada, que faz de tudo para conquistar o amor do futuro marido, ainda que com artifícios inapropriados para a sociedade conservadora em que vive. Um cavalheiro marcado pelo passado, avesso ao amor, mas que se vê envolvido pelos encantos de Sarah a cada dia. Quando Thomas se der conta de que ela é o amor de sua vida, pode ser tarde demais.Um romance de época, que retrata uma mulher à frente de seu tempo e que levará o leitor (a) a uma deliciosa viagem pela Era Vitoriana.Você irá se apaixonar. |Páginas: 203| Ano: 2018| Gênero: Romance| Editora: Portal|*e-Book cedido pela autora para resenha|COMPRAR|

Resumo

A jovem Sarah Granville vem se preparando para o casamento com o seu primo Thomas Hervey desde os 13 anos, ele é oito anos mais velho que ela e, será o marquês de Bristol, por isso precisa de uma esposa perfeita. Quando ela descobriu que estava prometida à Thomas, começou os preparativos para ser essa esposa e estar a altura do seu amado! Começou a frequentar reuniões politicas com o pai, estudar vários pensadores proibidos da sua época, formando a sua opinião sobre diversos assuntos e com o passar dos anos, começou a ser admirada por muito parlamentares da cidade.
"Tinha consciência de que nunca poderia ter uma carreira política, era uma mulher, mas gostava de se imaginar no parlamento. Naquela tarde seus sonhos foram esmagados pela realidade cruel da sociedade inglesa; “devo me casar e me tornar uma égua parideira”. Pelo menos se casaria com um futuro parlamentar, talvez Thomas permitisse que ela o ajudasse em sua carreira."
Aos poucos Sarah foi se apaixonando por Thomas e, acreditando que a força do seu amor e as suas atitudes, conquistariam o rapaz mesmo, ele o tratando com frieza e insignificância. Com sua personalidade forte e inteligência ela consegue a maioria das coisas que deseja, em alguns momentos ela parece ser mimada e faz drama para conseguir o que deseja, em outros utiliza de toda a sua inteligência para conseguir. Mas, para conquistar o seu amado ela, fará coisas proibidas para as damas da alta sociedade.
“— Fui instruída a ter pulso firme e impor respeito. Disseram-me que, uma vez que a princípio não me fizesse respeitar, dificilmente conseguiria tal feito em uma segunda oportunidade.”
Thomas Hervey é um homem lindo, rico, cobiçado pelas mulheres da cidade e muito rancoroso! Guarda em seu coração tantas tristezas e segredos familiares que, não acredita no amor, principalmente, em casamentos arranjados. Desde cedo sabe que será o marquês de Bristol e por isso, tem responsabilidades que precisam ser cumpridas, sua vida é controlada pelo seu pai e agora, está sendo obrigado a noivar com uma "criança" para ter herdeiros mas, o que ele queria mesmo era a sua liberdade.
"Se ao menos pudesse escolher a própria esposa... bufou conformado. Passaria os próximos dias acompanhado da prima irritante, o consolo seria a presença angelical da doce e frágil Ann."
Depois de alguns anos de noivado, problemas familiares e várias outras questões que são apresentadas na história Thomas e Sarah fazem um acordo para que o casamento aconteça, onde a lealdade é fundamental para que tudo dê certo. O que acontece depois do casamento é que realmente impressiona, as atitudes da jovem Sarah diante dos problemas que vão aparecendo e a maneira como ela resolve cada um deles, demonstra ousadia e maturidade, e acaba impressionando o marido.

O amor que Sarah sente por Thomas é tão grande que ela, começa a conquistá-lo nos pequenos detalhes, como: fazendo o almoço para os convidados deles, organizando detalhes da casa, conversando com o criados como pessoas e não como escravos, apresentando ideias interessantes para resolver os problemas financeiros da família, entre outros assuntos, coisas que a mãe do dele nunca se importou em fazer: demonstrar amo pela família.

Minha Opinião
Esse é o primeiro livro da série Damas Perfeitas, escrito pela autora Nahra Mestre, que possui uma escrita simples, fluída e muita história para contar. Consegui perceber que a autora realizou um estudo bem detalhado da época, dos seus problemas, das questões culturais e como a sociedade era organizada, e trouxe tudo isso para o seu livro, com uma ótima história. Ele não possui aquela enrolação inicial das séries, começamos o livro conhecendo os personagens, sabendo que existem problemas entre eles e logo depois descobrindo os segredos, cada um mais "cabeludo" que o outro. Não posso falar muito da diagramação do livro físico porque, realizei a leitura através do aplicativo kindle mas, pelas fotos que vi em alguns blogs a edição está apaixonante.

Quando eu comecei a leitura desse livro, tinha certeza que seria um clichê bem bobinho e sem profundidade mas, o que encontrei foi uma história de amor e superação mais forte que a barreira do tempo ou do orgulho. Fiquei chocada com o cuidado e devoção que a Sarah demonstrou ao Thomas, durante todos os anos de noivado e após o casamento, mesmo quando estava claro que ele não tinha nenhum interesse nela, ainda assim, a jovem fazia o possível para agrada-lo mas, sem perder a sua essência. Nesse ponto, eu fiquei triste ao imaginar quantas meninas/jovens foram obrigadas a se casar pelas suas famílias e viveram vidas infelizes naquela época, nem tiveram o prazer de se apaixonar pelos seus maridos.

Todos os personagens desse livro são descritos de maneira muito única e com muita personalidade, nenhuma das mulheres da história são totalmente submissas aos maridos, são mulheres ousadas e com atitudes algumas boas outra ruins e, o que mais me impressionou foi que as mulheres não são "objetos de decoração", elas tem um papel importante na história assim como, as empregadas que são descritas com tanta personalidade que eu ficava ansiosa para saber o que estava acontecendo com elas. O final do livro foi deixado em aberto como era esperado, mas, algumas questões importantes foram solucionadas e teve até algumas mortes.

site: http://resenhasdaviviane.blogspot.com/2018/09/resenha-16-marquesa-nahra-mestre.html

Carla @estantedacarlinha 09/10/2018

Lady Sarah foi prometida em casamento a seu primo, Lord Thomas, com apenas 13 anos de idade. Apesar de tê-lo visto muito pouco ao longo dos anos, Sarah se preparou para ser a sua esposa perfeita. Além dos afazeres de uma marquesa, Sarah também estudou muita política e economia, assuntos que lhe interessavam demais. Assim, além de exercer seu papel social com maestria, Sarah também se tornou uma jovem inteligente, brilhante e extremamente a frente de seu tempo. Apesar de ter se mantido afastado de Sarah o máximo que pôde, com medo de se machucar, quando finalmente se casaram, Thomas percebeu a joia rara que era Sarah. Resta apenas saber se ele superará seus medos e admitirá isso para si mesmo e para Sarah (que acredita ser impossível agradar o seu marido).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu adorei muito esse livro. Como vocês sabem, amo um bom romance de época e com esse não foi diferente. Na verdade, fiquei bem impressionada pela Nahra ser uma autora brasileira e escrever uma história de época ambientada em Londres no século XIX com tamanha maestria. Sarah é forte, inteligente e decidida e adorei isso nela. Os outros personagens também me conquistaram demais, inclusive o Thomas e o David. O único detalhe que me incomodava (mas só um pouco) era a Sarah dizendo que estava ali para agradar/obedecer ao marido e Thomas dizendo que gostava dela obediente. Mas, apesar disso, eles sempre faziam o contrário do que diziam: ou seja, ela fazia o que queria e quando queria e ele adorava quando ela estava sendo empoderada, então ficou tudo bem!

anolrepe 01/10/2018

Encantador
Primeira história que leio desta autora, gostei bastante,amo história com mocinhas determinada e a frente de seu tempo ,um mocinho que faz de tudo pra conquista-la, é curtinho e também apresenta outros personagens que viraram história

Pâm 06/08/2018

Romântico e envolvente
Amei gente. Que livro fofo.
Romântico na dose certa, é daqueles que você não larga até acabar( meus preferidos) e a maneira que a autora deixou as partes picantes ficou ainda melhor rs.
Super indico, pra quem queira passar horas apaixonantes.

Marcilene1 17/06/2018

Simplesmente perfeito! Nada mais a declarar... 😍❤️

Joice 22/05/2018

Muito mais que um livro de Época!!!
O que dizer sobre este livro,

Meu primeiro livro de época, que em pleno século XIX soube trazer questões tão atuais, onde tudo era questão de preceitos, tradições, mulheres deveriam ser subservientes aos homens e não, já naquela época existiam mulheres como Sarah a frente do seu tempo, idéias, pensamentos e coragem para enfrentar o mundo onde só homens tinha voz e poder!
A marquesa foi um sopro de uma leveza e encantamento onde só a Nahra pode fazer e fez com propriedade!!!
Amo tua escrita!!!
Ansiosa pela continuação da série Damas Perfeitas

Cris @cristinadaitx 28/04/2018

Mais um livro maravilhoso da autora!
Um acordo nupcial é formalizado no intuito de trazer benefícios a duas famílias. Sarah, com apenas 13 anos, é prometida ao seu primo Thomas. Sua apreensão com o casamento se desfaz quando ela o vê pela primeira vez e se apaixona. Ela usa os quatro anos que terá até a realização do casamento para tornar-se a esposa perfeita para ele. Mas este processo só acentua ainda mais sua personalidade. Ela torna-se uma mulher forte, a frente de seu tempo, inteligente e apaixonada por política.
Todas essas características são motivo de admiração entre os homens que conhece e que a cobiçam. Mas não para Thomas, que já decidiu que não quer se entregar ao amor, pois um segredo de família e a relação conturbada de seus pais o tornaram frio e sem sentimentos.
Mas o que Thomas não esperava era que Sarah o fizesse rever suas convicções sobre o amor e o casamento. E isso o faz entrar em um conflito pessoal, pois não consegue resistir aos encantos e a inteligência de sua linda esposa. E quando ele não tem mais dúvidas de seu amor, o segredo de suas famílias vem a tona, e isso põe em risco seu casamento. Thomas então, terá que mudar seu comportamento com todos a sua volta e provar a Sarah que é capaz de ser amável, gentil, carinhoso e justo. E principalmente, mostrar a ela que Sarah é seu verdadeiro amor.