O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas - O VOTO FEMININO NO BRASIL

Giulia.Marques 09/04/2024

É bizarro pensar que não tem nem 100 anos que as mulheres brasileiras puderem ter uma - pequena - voz na políitica. Mais bizarro ainda é perceber que para algumas mulheres do mundo, não tem nem 10 anos.

O livro é uma óitma pedida para quem busca um panorâma geral sobre a história dessa luta tão marcante. Achei que poderia ter pontuado alguns outros temas como mulheres na presidência, mas no geral é um bom livro para começar.

Mah 13/03/2024

Deveria ser lido por todos
É um absurdo saber que não mudou muita coisa. Os homens continuam tratando as mulheres de forma horrível (nem todo homem, mas sempre um homem).

Lamentável descobrir que ainda há lugares no mundo onde as mulheres não podem fazer coisas básicas como estudar e dirigir. E pior ainda é ouvir de mulheres que o feminismo de nada serve, quando sabemos que se nao fosse por isso mulheres nem poderiam ter redes sociais hoje em dia.

A luta continua e sempre vai continuar ?

Karlla.Daltro 06/03/2024

Livro necessário
Com uma narrativa bem didática, podemos conhecer fatos e curiosidades da história pela luta dos direitos femininos no Brasil.

Entre tantas personalidades que são destacadas, sempre cabe à mim destacar LEOLINDA DALTRO, que foi uma professora, sufragista e indigenista brasileira que lutou pela autonomia das mulheres.

Em 1910, juntamente com outras mulheres, fundou o Partido Republicano Feminino e em 1917 liderou uma passeata exigindo a extensão do direito ao voto às mulheres .

Para saber sobre ela e mais um pouco baixem o ebook. É uma leitura rápida, descontraída e acessível.

Prissy021 05/03/2024

O livro, com enfoque no Brasil, apresenta as diversas lutas das mulheres para conquistarem o direito ao voto, tendo, ao final, uma linha do tempo com esse direito conquistado no cenário nacional e internacional. A linguagem utilizada expõe todas as ideias de forma clara e objetiva, não causando o sentimento de cansaço no leitor. Livro de grande relevância para a valorização das conquistas feministas.

danibalden 29/02/2024

Leitura rapidinha sobre um assunto tão importante para nós!
o livro conta com nomes importantíssimos de mulheres que iniciaram o movimento do sufrágio feminino no Brasil. é incrível.

BeatrizEvan 09/02/2024

Uma leitura importante
Embora seja um livro com dados históricos, ele é bem objetivo e simples de compreender.
O que achei muito legal foi terem trazido um pouco do que houve antes das ideias sufragistas chegarem ao Brasil e também a linha temporal da conquista do voto feminino pelo mundo.
É realmente chocante saber que as mulheres negras sul africanas só puderam votar em 1994 e as da Arabia saudita em 2015.
Hoje em dia parece tão comum mulheres na política que esquecemos que um dia não foi assim e essa conquista é mais recente do que parece.
Um livro muito bom para entender um pouco melhor como e quando tudo aconteceu.

Emanuele.Trentin 02/02/2024

Muito bom principalmente se gosta de história principalmente do Brasil, além de contar sobre um direito que muitos anos não existia pras mulheres.

frnclzntt 16/01/2024

Ótimo livro, várias das informações eu não tinha conhecimento e achei ótimo colocar em uma linha do tempo.

Gessica 10/01/2024

Um livro curto e bem informativo sobre a jornada que as mulheres do século XIX tiveram que enfrentar para ter acesso a um direito (pra nós hoje tão simples) que na época era negado a elas pelos motivos mais estapafúrdios possíveis.

NathDuda 04/01/2024

Elementar
Não lembro porque meu eu do passado escolheu esse livro para ser lido, mas agradeço a ele.
Pouca coisa me deixa tão satisfeita quanto a acessibilidade das coisas e é exatamente isso que esse livro proporciona. Poderia citar diversos escritores ou clássicos que são extenuantes exatamente pela forma de sua escrita. Erudito demais e até certo ponto eu diria pedante também. E é exatamente o contrário disso que vemos nessa leitura.
E, que leitura, meus amigos!
Claro que algumas coisas são deixadas de lado e tal, mas é um livro de poucas páginas.
Aparece homens sim, mas também aparece muitas mulheres e sua significância para o direito que hoje temos.
O que mais me chamou atenção foi como compatível e semelhante é a condição da mulher e do pobre, sabe?!
Me assustei o fato de eu não ter percebido tamanha semelhança com as condições impostas a eles.
Enfim, deixo aqui uma frase que falei no momento que eu lia o fato de defenderem que a mulher era inferior e incapaz, exatamente, porque o básico, isto é, a educação e outras coisas, eram negados a elas:
"A educação é uma luta de castas. Antes, mais do que hoje, das mulheres; hoje, mais do que antes, dos pobres".

Samira 18/12/2023

Muitas reflexões em torno do direito ao voto feminino
Essa foi uma leitura que me proporcionou aprendizado com informações que não fazia ideia como por exemplo que o direito ao voto as mulheres tivesse sido concedido no governo de Getúlio Vargas e acredito ser uma obra que nos leva a muitas reflexões em torno de todo o processo que as mulheres passaram ao longo da história em busca dessa conquista do voto pra hoje em dia diria ser algo tão simplificado e ao mesmo tempo indiferente pela confusão que é a política no geral nos dias de hoje.

Drica 04/12/2023

Interessante
Livro interessante e de fácil compreensão. Narra a longa batalha das mulheres pela conquista do direito ao voto. É assustador lembrar que isso aconteceu praticamente ontem. É fascinante conhecer as sufragistas mencionadas no livro e compreender o quanto foram cruciais nessa luta.

fefa_book 02/11/2023

Necessário!!!
Este livro é mais que necessário. Creio que o mundo deveria lê-lo. Além da escrita fácil e informativa, a quantidade de conhecimentos e informações que absorvi dele não tem como descrever. Uma coisa que tenho pra falar... O ser humano precisa evoluir muito e muito rápido.

Nayonara 28/08/2023

Um livro bem completo e de fácil leitura, adorei que tem uma mini biografia das pessoas que são citadas

Felipe 20/08/2023

O Voto Feminino no Brasil
Sempre muito bom aprender mais sobre a história dos movimentos no Brasil e no mundo. E com o voto feminino não foi diferente. As mulheres precisaram se impor e muito para ter esse direito, que deveria ter sido algo natural, mas em uma sociedade patriarcal, nada é natural.

Nesse livro conhecemos mulheres importantes no cenário nacional que fizeram valer a sua voz e levaram esse debate para frente para que todas as mulheres, hoje, pudessem ter a liberdade de escolher os seus representantes.