LoveStar

LoveStar Andri Snaer Magnason

Resenhas - LoveStar

Reinaldo (Estante X - @reeiih) 09/01/2019

Quando as ideias tornam o mundo pior..
Se tem uma palavra que define bem este livro é peculiar. Ou eu deveria dizer “perturbador”? E porque não as duas? Pois pode acreditar, ao mesmo tempo que o universo criado pelo autor nos fascina por sua inovação tecnológica e científica, também nos assusta e muito, com a proximidade do mundo atual. Não é a toa que falaram por aí que Lovestar “era muito Black Mirror”, pois a diferença entre a obscuridade da trama e dos episódios da série são bem sutis.

Magnason nos proporciona uma distopia diferente das convencionais, ao mesmo tempo que renova a ficção científica sem trabalhar a mesmice de naves espaciais, robôs e os clichês mais conhecidos. Assim como a série Black Mirror, na trama de Lovestar há críticas ácidas e enérgicas ao mundo consumista, 24 horas online, politicamente correto e sedento por poder. E o modo como ele faz isso é nos apresentar duas histórias paralelas. Na primeira, acompanhamos a obsessão do senhor Lovestar em descobrir sempre algo novo, nunca parar de criar. Ele gosta de deixar as ideias consumirem ele, para depois passar elas para outra pessoa e assim ser “possuído” por uma nova e mais ambiciosa. Já no outro extremo da narrativa, temos um casal lutando para ficar junto em favor do amor verdadeiro, enquanto o resto do mundo fica cada vez mais dependente da tecnologia pra tudo: nascer, aprender, se divertir, casar… e morrer!

“Uma ideia é um ditador. Sequestra o cérebro, põe sentimentos e memórias de lado, faz você ignorar amigos e relacionamentos e orienta você na direção de um único objetivo, o de lança-la no mundo.“

Lovestar é um personagem bem estranho. Ele aparenta ser mais recluso, quieto, mas com a mente fervilhando de ideias e possíveis criações. Seu império começou muito cedo, com uma pequena ideia, mas que aos poucos foi ganhando proporções e abrangendo o mundo todo. Em poucos anos, todo mundo conhecia o nome de Lovestar. Ele é quase um deus na terra, o novo Jobs, o novo Einstein. Suas criações estão por todo o lado: anúncios diretamente implantados na mente do usuário, sistema de pontos como créditos no lugar de dinheiro, acesso imediato a qualquer informação em qualquer lugar, e por aí vai. Passa mais tempo na empresa do que com sua esposa. Lovestar vive em função dos outros, não de si mesmo.

Já o casal Indridi e Sigridi da trama chama a atenção pela “desconexão” com o mundo em que vivem. É como se os dois fossem “alienígenas hippies” vivendo em planeta comandado pela alta tecnologia. Eles não fazem parte completamente do sistema, amam-se de verdade e descartam qualquer possibilidade de serem “calculados” para seus pares perfeitos. Diante desse cenário, podemos observar que já aqui o autor faz uma reflexão sobre a sociedade moderna: quando tudo pode ser decidido por números, algoritmos e dados digitais ou aplicativos de relacionamentos, ainda sobra espaço para algo tão ínfimo – mas arrebatador – como o amor verdadeiro? Podemos substituir nossas emoções por matemática pura em todos os sentidos?

“Amor, Deus, flores, pássaros, borboletas e abelhas. Tudo tem substância. O sobrenatural não existe. Sempre encontramos tudo o que procuramos. Em cada canto do mundo as pessoas, seja qual for o motivo, fazem orações. As preces devem ter um destino. Isso não é mais louco que o amor, é?”

Quando se gosta de ficção científica há muito tempo, alguns paralelos não passam despercebidos. A ideia de anúncios que “brotam” na mente do usuário, que são completamente direcionados ao perfil exato de consumidor não é uma novidade. Philip K. Dick já explorou essa ideia em alguns contos, como “Argumento de Venda”, onde anúncios de produtos são constantemente disparados aos usuários. Outras ideias de Magnason, por mais absurdas que possam parecer, já existem na atualidade, como aplicativos de relacionamento, sistemas de pontuação de créditos como moeda (porque não também mencionar as cripto moedas?). O que dizer então de empresas que – de forma omissa – monitoram cada passo dos usuários na rede para conhece-los cada vez melhor (Google? Facebook? Alguém mais?)? E o mais bacana de tudo isso, é que o autor já imaginava essas coisas lá em 2004, quando a internet ainda engatinhava no modo discado.

Achei bacana como o autor constrói as críticas ao mesmo tempo em que nos leva a conhecer os dois lados da moeda. Enquanto Lovestar é calmo e seguro, focado em encontrar uma ideia que nunca antes fora descoberta ou criada, também acompanhamos o casal Indridi e Sigridi vivendo cada vez mais pressionado, esgotado e forçado a se curvar perante o sistema. De um lado, tudo é paz e perfeição, do outro lado, é caos e desgraça. E as coisas vão ficando cada vez mais tensas conforme se encaminha para o final, pois o criador desse mundo altamente tecnológico aparentemente encontrou a última grande ideia do mundo. Porém, com todo o sistema sobrecarregado, quais as consequências dessa última inovação? Será que Lovestar criaria a primeira – e bem sucedida – utopia?

“As pessoas ficavam eternamente esmagadas no presente, pelo peso do futuro, por cima da pressão do passado, e as coisas não melhoravam nada. As escolhas se multiplicavam e o arrependimento aumentava em relação direta até que as pessoas não conseguiam mais se mover e se embaraçavam numa rede invisível.”

Por este motivo a trama do livro se mostra perturbadoramente atual. Escrita há 14 anos, onde a maioria das tecnologias atuais nem existia ainda, o autor já conseguia fazer uma grande síntese do mal que a tecnologia desenfreada poderia proporcionar. Alertava também para a crescente dependência que teríamos da conexão 24 horas na internet, nossa insassiável busca pelo ‘mundo ideal’ e pela acomodação que o consumismo nos proporcionaria. Na verdade, se observarmos bem, há algum tempo vários autores tem escrito histórias com esse background. Jogador Número Um, de Ernest Cline e recentemente adaptado para o cinema, bate na mesma tecla: um futuro onde o consumismo esgota os recursos naturais e o que sobra é viver um mundo ilusório proporcionado pela alta tecnologia, pois o mundo real se tornou feio e triste.

Sem dúvida foi uma das melhores leituras que fiz em 2018 e vale a indicação para todo mundo que ama ficção científica, distopia, ou mesmo procura por livros que discutem questões existenciais / tecnológicas. O receio que eu tinha em ler o livro e me deparar com um romance bobo se quebrou logo no começo quando comecei a perceber a “bizarrice” que era aquele mundo futurista. Já de início absorvemos o tom obscuro da história e junto com o Lovestar vamos caminhando para um final assustador – porém puramente crível. E, ao mesmo tempo em que tememos pelo futuro do mundo, também aprendemos com Indridi e Sigrid que é possível lutar contra o sistema, se manter íntegro, único e, principalmente, humano.

site: http://resenhandosonhos.com/lovestar-andri-snaer-magnason/

Acervo do Leitor 28/05/2018

LoveStar de Andri Snaer Magnason | Resenha | Acervo do Leitor
Cresça. Estude. Se forme. Namore. Ame. Sofra. Expie. Deseje. Consuma. Respire… morra! O interminável e sufocante ciclo da vida está cada vez mais veloz. São tantas coisas para serem vividas e sentidas que não há mais tempo a perder. A transferência de informações devem ser rápidas, as conexões intermináveis e as baterias inesgotáveis. Na ânsia de um mundo mais conectado e prático um homem fez o impossível. Conseguiu conectar a humanidade através apenas do pensamento livrando-nos dos fios, cabos e carregadores. Prepare-se para uma visão insana e provocativa do futuro. Onde não haverá mais espelhos e telas negras, onde um homem ousou ser Deus tornando-se o diabo. Bem vindo a realidade de LoveStar!

“Uma ideia é um ditador. Sequestra o cérebro, põe sentimentos e memórias de lado, faz você ignorar amigos e relacionamentos e orienta você na direção de um único objetivo, o de lança-la no mundo.”

O futuro é agora. LoveStar é o gênio por trás dessa nova realidade. Cansado da vida limitada por cabos e fios ele conseguiu conectar a humanidade através do estudo dos pássaros e borboletas, que há muito se comunicam perfeitamente através de “ondas”. Não há mais limite para o homem. Vida, amor e morte foram redefinidos por este louco inventor venerado como um deus. Tudo que você deseja assistir ou consumir ao alcance das lentes de seus olhos. Está arrependido de alguma atitude? Você agora pode consultar o “Regret”, um programa que calculará as probabilidades das consequências da escolha não feita, sempre desastrosas, assim lhe tirando o fardo e a angústia da incerteza. Não sabe se é a pessoa certa ao seu lado? A “InLove” calculará o par perfeito para você em qualquer parte do globo, unindo as nações através do amor. Acha a morte deplorável? Não há mais a necessidade de ser enterrado. A “LoveDeath” enviará seu corpo para o espaço tornando-o uma estrela para que seus familiares enlutados possam se maravilhar com o fim. Está endividado? Você pode quitar suas dívidas virando uma propaganda ambulante. O futuro chegou. É insano, prático e irresistível.

“Aí teremos Amor, Morte e Deus num só lugar! Já ouviu algo assim antes? Teremos um bilhão de visitantes por ano. A humanidade unida na Terra, calculada pela InLove, lançada pela LoveDeath e, por fim, todos com linha direta para a LoveGod. Estamos falando de LoveWorld.”

No meio deste mundo conectado encontramos Indridi e Sigrid. Jovens, apaixonados e conectados à moda antiga. Contra a maré e abrindo mão de carreiras e facilidades, eles apenas querem curtir a vida juntos. Mas LoveStar e sua empresa “InLove” tem outros planos para Sigrid. Segundo eles seu amor encontra-se em outro lugar, e a vida de ambos irá ruir. Em uma realidade que aproxima quem está longe por vezes afastando quem está perto Ingridi se verá sem amigos tendo que correr atrás de um sonho perdido contra todo o sistema vigente. Tudo poderia ser resolvido de forma mais fácil se o idealista LoveStar ainda se preocupasse com os desejos dos “mortais”. Porem o homem que recriou o mundo ainda deseja fazer a humanidade a sua imagem e semelhança, mas para isso ele precisa se encontrar com o seu “criador” ou com Aquele/aquilo que liga todas as coisas. Correndo atrás da origem da vida LoveStar irá se deparar com o inimaginável… e chegará o fim. Mas após todo “apocalipse” uma nova humanidade floresce ou não? O que restará de um planeta onde o amor se esfriou, as relações são descartáveis e todos se acham uma estrela quando não houver ninguém mais interessado em assisti-las?

“Mas Indridi teve a grande sorte de nascer num tempo de incertezas, quando ninguém mais sabia exatamente como definir um indivíduo. Indivíduos precisam criar sua própria definição de indivíduos, diziam os individualistas, e assim a questão estava resolvida.” “

SENTENÇA

Segundo livro deste ambientalista islandês publicado pela editora Morro Branco é simplesmente insano! Com “A Ilusão do Tempo”, livro anterior, André Snaer (autor) já havia conseguido tirar o leitor da “zona de conforto”, mas com essa premiada obra ele irá explodir sua mente. Pense em todos os bons episódios da série de ficção científica/distópica BlackMirror (Netflix) e coloque todos em um liquidificador acrescentando acidez, dois dedos de humor, um raciocínio raro e eleve a décima potência! O resultado será essa perturbadora obra. Nunca o futuro pareceu tão palpável, indigesto e assombroso. Um livro para ler, refletir, se perturbar e se encantar.

site: http://acervodoleitor.com.br/lovestar-resenha/

Paloma | @ourbookself 18/01/2019

expectativas atingidas em parte
O fato de que eu acredito em almas gêmeas e AMO livros de ficção científica foi decisivo para construir toda uma expectativa nessa história maluca, expectativas que foram atingidas em parte.
Esse é um mundo que eu simplesmente não consigo explicar para vocês. Andri pegou todos os problemas que o consumismo atual causa no ambiente e nas pessoas e elevou tudo isso a décima potência, criando uma historia cheia de elementos incríveis.
Essa foi a parte das minhas expectivas que foram atendidas. O autor é ambientalista então muitos dos elementos abordados na construção dessa loucura fizeram o maior sentido para mim, criando assim uma grande crítica a nossa condição atual de viver.
A outra parte não atendida foi com relação as almas gêmeas. Indridi e Sigrid na verdade são tão protagonistas dessa história quanto as outras personagens que também estão ali. Acho que a sinopse peca um pouco ao citar essa questão com tanto louvor sendo que ela é apenas uma parte da história e não o todo.
Sinto que o mundo em si me conquistou mas a história dentro dele não alcançou todo o meu amor. Com certeza recomendo esse livro simplesmente por ser um dos mais doidos e bizarros que eu já li, retratando histórias interligadas por situações das mais originais e críticas importantíssimas.
Com certeza ficarei de olho nesse autor, pois sua criatividade é digna disso.

Maiani - @minhavidaforadeorbita 21/03/2019

Vou organizar em tópicos, para não me perder em divagações, já que esse livro que me colocou para pensar e questionar parte das minhas atitudes.

Primeiro ponto a ser observado desde a primeira página do livro é sobre a nossa suscetibilidade ao marketing e consumismo. Nesse mundo sem fio criado pelo autor, esse fato se torna ainda mais assustador, pois as propagandas são extremamente personalizadas e com alto poder de convencimento.

Outro fator super interessante é como uma empresa pode dominar a nossa vida e nos tornar totalmente dependente dela. A LoveStar se tornou a "dona" do mundo, praticamente tudo de importante que acontece é movido por um dos braços da empresa; você morreu, a LoveDeath cuida disso; quer ter certeza das duas decisões? Ligue na Regreat; Seja confiante que a LoveStar já está procurando seu par perfeito.

Agora o que mais gostei foi como uma ideia pode transformar uma pessoa, deixar de ser uma coisa positiva para se transformar em problema para os outros. O próprio LoveStar escreveu um livro sobre ideias (dentro da trama) e fala sobre como uma ideia pode ser perigosa, como ela domina a pessoas, até que seja concluída.

Apesar de ser uma história com diversos aspectos positivos, a narrativa não é fluida e intuitiva. É preciso muita atenção para perceber as mudanças temporais e de pontos de vista; mas em contrapartida, as descrições desse universo são espetaculares, leria um livro a mais para conhecê-lo melhor. Outro aspecto negativo é que os personagens não são cativantes, e no meio do livro isso acaba atrapalhando o ritmo de leitura, já que você não está interessado neles.

Esse é um livro totalmente diferente, com muitas questões para serem pensadas, mas que não agradará à todos. Super recomendo para quem gosta de sair da zona de conforto, conhecer sociedades diferentes, mas bizarramente parecida com a nossa.

Jayne L. Oliveira 18/06/2020

"Isso é muito Black Mirror!"
Publicado pela Editora Morro Branco, em 2018, "LoveStar" foi anunciado como "mais Black Mirror do que Black Mirror" e eles não estavam errados quando o descreveram assim.

LoveStar é um empresário enigmático e obsessivo (ele nunca desiste de uma ideia) que ganhou sua fortuna após libertar a humanidade de dispositivos e cabos: depois de decodificar o funcionamento da frequência das ondas usadas por pássaros durante a migração, tornou qualquer aparelho de comunicação desnecessário e sua empresa (chamada LoveStar) passou controlar todos os aspectos da vida humana, como amor e morte.

O serviço Remorsos, por exemplo, permite que as pessoas eliminem suas dúvidas sobre caminhos que não foram seguidos (sabe aquele "e se?" que a gente sempre tem em mente?), os mortos são enviados aos céus e explodidos em um grande espetáculo de luzes e o serviço inLove une casais perfeitos.

Indrid e Sigrid não foram calculados para ficarem juntos, mas têm certeza que a aprovação da empresa não passa de formalidade até que Sigrid é destinada a outra pessoa e, enquanto tenta reconquistar sua amada, Indrid acaba na rota dos planos de LoveStar: a empresa tenta expandir seus negócios ao mesmo tempo em que o empresário busca desvendar mais uma ideia: ele quer descobrir para onde vão todas as orações - afinal, já imaginou se as preces dos fiéis fossem respondidas? E se ele tivesse o controle delas?

A introdução do leitor no universo de "LoveStar" é excelente, é a antecipação do caos (tem coisa mais agradável e desesperadora para uma leitora de distopias?), mas ao invés de encontrar uma sociedade em pânico e em um mundo caótico, o que o leitor vê são pessoas mais felizes e conformadas com a vida que vivem, que não percebem (ou não ligam) para a dependência que criaram da tecnologia e das soluções de LoveStar.

Então por que esse livro permanece uma incógnita tão grande na minha estante se ele parece excelente e exatamente o tipo de coisa que eu correria para comprar, ler e espalhar por aí? Boa pergunta.

Pode ser porque “LoveStar” passa por vários aspectos do mundo em que vivemos: o consumo desenfreado, a perda completa de individualidade, o impacto e comportamento de influencers, o excesso de publicidade e informação, os algoritmos que controlam até com quem nos relacionamos ou a existência de megalomaníacos donos de empresas privadas e milionárias que controlam grande parte do desenvolvimento tecnológico atual. Quer um exemplo? Para mim, é impossível ouvir falar no Elon Musk e não pensar em toda destruição que acontece na narrativa de Andri Snaer Magnason

Apesar de tudo isso, não gosto de como o autor escolheu conduzir a história: há elementos de conto de fadas e várias referências às obras clássicas da ficção científica o que faz com que a linha narrativa do Indrid seja completamente bizarra e roube um espaço que eu preferia que fosse usado para desenvolver melhor as motivações e loucura do LoveStar.

Quanto mais o tempo passa, mais eu quero conseguir discutir os vários aspectos desse livro, e acho que isso mostra o quão atual e impactante ele é. Mas eu não consigo me decidir, sinto que é uma discussão que ainda não foi finalizada e talvez nem seja. Eu gosto muito de alguns pontos de "LoveStar" e quando lembro de outros, tenho vontade de chorar de tão ruins (ele é uma incógnita, lembra?).

site: https://www.instagram.com/livroseletricos/

Camila - @darkbookslibrary 25/07/2019

As Corporações Lovestar surgem para revolucionar nosso estilo de vida. Adeus fios, adeus sofrimento afetivo, adeus podridão, adeus pessoas com defeitos de caráter. Tudo é passível de manipulação, todos são influenciados. Indridi namora Sigrid a cinco anos e sete meses, incrivelmente apaixonados o relacionamento deles desmorona quando Sigrid é ‘calculada’ como alma gêmea de outro homem. Ao perder seu verdadeiro amor Indrid então embarca em uma jornada onde a empresa mais influente do globo é sua maior inimiga.

Quando dizem que esse livro tem vibes de Black Mirror não é mentira. Mostrando um futuro em que as mídias sociais ganharam proporções inimagináveis e que os influencers estão em todos os lugares fazendo seu trabalho para divulgar absolutamente tudo e qualquer coisa, o livro tem um ‘q’ de terror.

Sim, o universo criado por Magnason é aterrorizante, as pessoas não tem pensamento crítico próprio, são influenciadas em todas as suas decisões, não apenas nas mais simples, mas em questões ambientais, emocionais e até mesmo existenciais. Se isso não é aterrorizante, não sei mais o que poderia ser.

Com experimentos científicos incríveis e cheio de ideias das mais variadas formas, Lovestar, apesar do nome, não é puramente uma história de amor, não da forma comum pelo menos. A história é contada por duas vertentes, basicamente, a do casal Singrid e Indridi, e do fundador da Lovestar, que atende pelo mesmo nome da sua empresa. Isso facilita que o leitor trace um paralelo entre a ideologia da empresa e a forma como ela de fato afeta o ciclo da vida das pessoas.

O fim é absolutamente chocante e inacreditável, em momento nenhum dá para prever o que vai acontecer nessa história.

Lovestar é exasperador, é perturbador, é meloso, é doido, é intenso, é inacreditável! Um livro que os fãs de scifi e de Black Mirror vão amar.

site: https://www.instagram.com/darkbookslibrary/

Izabel Wagner 04/06/2020

Favorito da Vida !!!
"O fascínio humano pelas possibilidades e promessas contidas no universo científico e tecnológico não pode, e nem deve ser categorizado como mero desafio ou maldição atual. Necessita ser percebido pelo caminho tortuoso e repleto de reviravoltas, percorrido desde os últimos suspiros do período que hoje conhecemos por Idade Média, quando homens ousaram voltar os olhos para todos e cada um dos elementos que compõem o mundo, buscando respostas para segredos que iam desde os mistérios da existência de minúsculos organismos até o movimento das estrelas.

Desde então consolidamos uma forma única e, por tantas e tantas vezes excludente, de pensar. Percebemos e desvendamos o mundo de forma lógica, racional e absurdamente cunhada no conhecimento matemático, físico, químico e biológico. A expansão dos limites do conhecido possibilitou descobertas incríveis que permitiram a cura e erradicação de doenças além do estabelecimento das leis que, acreditamos, regem uma parte do universo. Mas tudo isso também admitiu a maior exploração do universo natural, resultando no crescimento do poder destrutivo da humanidade.

Os quadros e catástrofes são mundialmente conhecidos. Criamos bombas atômicas, destruímos reservas inteiras, somos os principais responsáveis pela extinção das espécies de animais e plantas e, não seria surpresa alguma descobrir que todos aqueles sobreviventes se encontram confusos e perdidos em meio a tamanha manipulação e interferência humana. Mas somos curiosos, criativos e nosso olhar aguçado almeja pelo encontro com novas descobertas, novos conhecimentos que podem vir a transformar e reconfigurar toda a realidade como a conhecemos e, é por isso que mesmo em meio ao caos de nossa interferência, produzimos uma quantidade incomparável de aparatos, produtos e tecnologias capazes de manter o consumo e a ordem sócio econômica nos eixos.

Neste contexto, é completamente plausível que algum dia indivíduos abandonem seus aparelhos móveis para dependerem, única e exclusivamente, de pequenos computadores instalados nos centros nervosos de seus próprios corpos. Estes computadores, por sua vez, permitiriam que empresas analisassem sua personalidade, confeccionando propagandas que atendessem cada “necessidade”, o que, consequentemente, viria a elevar as taxas de venda. Da mesma forma, a base de dados coletados acerca das características de cada indivíduo, proporcionaria às escolas e universidades um método único e prévio de seleção de candidatos; possibilitaria que programas calculassem seu par perfeito com base em conceitos estritamente científicos; admitiria que empresas acessassem remotamente seu sistema, recolhendo dados sobre sua vida ou mesmo vindo a alugar seu corpo para campanhas publicitárias.

Se tudo o que foi dito não é assustador o bastante, imagine que uma única empresa tenha poder e controle sobre todos os elementos citados, sendo capaz de controlar quem você ama; aquilo que compra; quais serviços são mais indicados para cada pessoa; quando uma população deverá efetivar a próxima atualização de software, mantendo-se integrada ao sistema e hábil a acessar todos os elementos que compõem a sociedade. Quão assustador seria se esta mesma empresa realizasse testes genéticos, produzindo animais que nunca existiriam sem a cruel interferência científica, mas que você não pode se recusar a admirar ou mesmo comprar? Está é a LoveStar."

* Trecho da resenha previamente publicada no Estante Diagonal *

site: http://www.estantediagonal.com.br/2018/09/lovestar-andri-snaer-magnason.html

Nandsland 08/08/2018

EU NÃO TENHO PALAVRAS!
Sério. Eu realmente não tenho palavras.
O livro é tão original, tão único e tão absurdo que você em nenhum momento consegue ver para onde está indo. De início a leitura é bem devagar, porque você quer absorver todas as ideias do Lovestar. Depois tudo ocorre muito diretamente, a escrita não é linear. Em um capítulos vemos a história do mundo, outra conta uma trajetória do Lovestar e outra acompanha o casal, além de personagens coadjuvantes no final.
Eu to muito sem reação. Totalmente em choque. LEIAM ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS

Delirium Nerd 21/08/2018

Lovestar
Em um futuro distópico, o misterioso LoveStar, dono das Corporações LoveStar, supostamente liberta a população mundial de tecnologias e dispositivos, implantando sensores de comunicação em pássaros que voam e fazem o trabalho que emissoras de televisão, rádio e a internet antigamente faziam. Pessoas que possuem dívidas, e que precisam se manter, são pagas para exercerem a mesma função, anunciando propagandas para quem passa em vias públicas. O novo lançamento da Editora Morro Branco, escrito pelo ambientalista islandês Andri Snaer Magnason, é uma crítica ao consumismo desenfreado e à alienação à qual as pessoas se submetem quando não procuram questionar o próprio governo.

A Corporação LoveStar manipula a vida de todos, do nascimento à morte e, com os relacionamentos amorosos, não poderia ser diferente: casais não podem mais ser formados espontaneamente; LoveStar calcula os gostos e a personalidade de cada pessoa e, em algum momento da vida adulta, a combina com alguém parecido, com o qual a outra parte viverá em plena felicidade. Indridi e Sigrid é o casal de protagonistas que, incondicionalmente apaixonados, encontram-se em uma situação muito complicada quando Sigrid, a namorada do rapaz, é calculada e pareada com outro homem. Os dois, a partir de então, farão de tudo para continuarem juntos.

A obra é pontual ao abordar a falta de livre arbítrio. Por almejarem a plena felicidade, as populações são obrigadas a cederem ao que LoveStar entende como correto. A paixão espontânea é vista como algo que foge às regras e merece repressão, ao contrário dos relacionamentos arranjados que são considerados sadios e promissores. Andri reimagina um futuro não muito diferente do que vivemos, e é certeiro quando o faz. A escrita do autor adiciona elementos absurdos ao cotidiano de pessoas que se parecem muito com nós mesmos, para enfatizar quão problemáticas são determinadas situações.

O trabalho gráfico da edição evoca tons de rosa e ilustrações de nebulosas nas folhas de guarda, tornando a obra sensorialmente rica. O projeto editorial possui muitas mulheres envolvidas, o que é muito positivo para a realização desta incrível aventura sci-fi!

site: https://www.instagram.com/p/BlJSgYun04P

JCarlos 03/09/2018

Poético. Humorado. Distópico. LoveStar
Segundo livro lido desse islandês, e não houve decepção.
Magnason cria uma bela e humorada distopia, onde uma sociedade conhece o verdadeiro sentido da conectividade, ainda que desprendida de fios.
Embora seja comum nos dias atuais, o Wi-Fi, os aplicativos de relacionamento, as redes sociais e outros meios trazidos pela tecnologia, principalmente na era da grande rede, é bom lembrar que o livro foi escrito em 2002, portanto, meio que uma visão interessante do Magnason, pois prevê situações que hoje nos são bastante comum, ressalvadas as proporções.
LoveStar começa meio como uma poesia, isto é, você sente isso pelo tom da leitura. Em um avião, um homem atravessa o Atlantico, com uma semente em suas mãos. E o que ele não sabe é que estaria morto em quatro horas. Esse homem é LoveStar, fundador das Corporações LoveStar.
A trama toda se intercala entre os momentos finais de LoveStar e o amor entre Indridi e Sigrid, dois jovens amantes que lutam para ficarem juntos, em conflito contra um sistema que escolhe o par perfeito, por compatibilidade, tudo isso mesclando-se a uma Islândia distópica, onde não existem fios, onde os dados viajam através de pássaros e borboletas.
Achei uma leitura bastante original e curiosa, um tanto quanto diferente do que estou acostumado, mas, ainda assim, em compasso com o papel da boa literatura de ficção, que é trazer novas probabilidades e situações que fogem ao nosso cotidiano, fazendo-nos refletir nas consequências de cada ação.
Leiam.

Maria Fernanda 21/09/2018

QUANDO VOCÊ ACHAR QUE FINALMENTE TÁ ENTENDENDO ALGUMA COISA, VAI VER QUE NÃO TÁ ENTENDENDO NADA
Vamos começar dando uma geral sobre do que se trata esse livro DOIDO: LoveStar é uma empresa gigantesca que dominou o mercado mundial. Não sobrou nenhuma área da vida em sociedade que não seja controlada por alguma de suas subsidiárias. A inLove, por exemplo, calcula os pares perfeitos, enquanto, a LoveDeath, fica com as questões funerárias. Isso só para citar as duas principais.

E é claro que por trás dessa corporação megalomaníaca existe uma mente. Um idealizador. Aquele que teve a ideia. (Se bem que ele diria que foi ela que o teve...) LoveStar é também o nome dele. Pseudônimo, na verdade. E o enredo vai acompanhá-lo em seu futuro, passado e presente ? sim, porque a linearidade da história vai e volta, sobe e desce, pula e dá cambalhota ?, mostrando o que o move e o que o levou a começar tudo isso.

"As pessoas que têm ideias são as mais perigosas do mundo porque estão prontas para correr o risco. Elas só querem ver o que acontece; o pensamento delas não vai além disso." (p. 93)

Mas essa também é a história de um simples proletário, Indrid, que vivia a sua vidinha tranquilamente até vê-la completamente bagunçada quando a sua namorada, Sigrid, é calculada pela inLove para outra pessoa. Porque, quando você é calculado, veja bem, você não tem escolha. Se a inLove encontrou o seu par perfeito, por que não ir até ele? Claro que não seria porque existe todo um aparato burocrático e midiático só aguardando para assegurar que, sim, você vai. Não... Seria porque, por mais apaixonado que você esteja por outra pessoa, vai perceber que isso não é real. Só a inLove é.

Dito isso, vocês acham que já deu pra ter uma ideia geral sobre o que é LoveStar? Sim? Mais ou menos? E se eu disser que, contando tudo isso, mal deu pra arranhar a capa do livro, quanto mais chegar ao miolo?

Antes de mais nada, serei sincera ao dizer que eu não gostei do enredo em si, da história que ele conta. Pensem num negócio sem pé nem cabeça! Experienciei vários níveis de (não) entendimento, começando por "quê?", passando por "ahhh, tá", esbarrando em "WHAT THE ACTUAL FUCK?" e travando em "meu deus, o que é que tá acontecendo?" Ler LoveStar foi como sair andando por uma cidade desconhecida com zero 3G pra poder acessar o Google Maps, e, pra piorar, sem fazer a menor ideia de aonde eu queria chegar. É o melhor que eu posso fazer para tentar descrever essa leitura, e ainda assim vocês não vão conseguir entender.

E agora é o momento em que eu digo que, CONTUDO, curti bastante o livro. *BOOM*

Acontece que, pra mim, Andri Snaer Magnason criou uma obra em que o personagem principal é o conceito. Durante a leitura, me pareceu que o objetivo do autor é fazer com que a gente deixe a ação em segundo plano e preste atenção à ambientação, entenda o contexto que cerca LoveStar e Indrid (e todas as outras pessoas que aparecem em um momento ou outro) e reflita sobre como vários aspectos do que parece ser apenas um delírio futurista muito doido (e tão Black Mirror!) já podem ser encontrados com uma facilidade assustadora no nosso dia a dia: "pregoeiros", "hosts secretos", manipulação genética. O progresso pelo progresso. O avanço tecnológico simplesmente porque é possível avançar.

Mas, para onde estamos avançando?

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2019

LoveStar, o enigmático e obsessivo fundador das Corporações LoveStar, desvendou o segredo para transmitir informações em frequências emitidas por pássaros, finalmente libertando a humanidade de dispositivos e cabos, e permitindo que o consumismo, tecnologia e ciência tomem conta de todos os aspectos da vida diária.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592795313

Amanda @litera.pura 18/06/2018

Mais resenhas em @litera.pura
As Corporações LoveStar dominaram praticamente todas as áreas da vida das pessoas. Eles coletavam informações para traçar o perfil de cada um, e assim mostravam anúncios justamente daquilo que você estava procurando. Desenvolveram um sistema onde os pais de crianças problemáticas tinham a opção de resetá-las ou, em outras palavras, substituí-las por outra de igual aparência, mas personalidade melhor. Se o pior acontecesse, eles eram os responsáveis por levar os corpos direto para o espaço, onde se transformariam em lindas estrelas cadentes, mudando completamente a idéia triste e sombria que todos tinham da morte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tudo que a LoveStar fazia era para o bem da humanidade... e para lucrar, é claro. Um dos setores da companhia era a inLove, capaz de achar o par perfeito de cada um. Depois de calculados, os casais se juntavam e se apaixonavam à primeira vista, vivendo felizes para sempre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Indridi e Sigrid eram o casal perfeito. Nunca se cansavam de ficar juntos e todos ao redor admiravam (ou se enjoavam) do amor que demonstravam sentir. O fato de ainda não terem sido calculados pela inLove não mudava nada, pois tinham certeza que eram o par ideal. Até o dia em que a carta chegou... era uma carta da inLove, avisando que o par ideal de Sigrid estava esperando por ela. Bastava uma curta viagem para que ela encontrasse o verdadeiro amor de sua vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto a vida do casal perfeito desmoronava, a LoveStar caminhava para o seu mais ambicioso projeto. Algo que mudaria para sempre a humanidade, capaz de descobrir os desejos e tristezas mais profundos e secretos de cada um. Mas qual é o preço a se pagar por tanta ambição?

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Tati 26/10/2020

A ideia do livro é bem interessante, mas não conseguiu ganhar o meu coração.

instagram: @minhasecretapoesia 23/08/2018

Andri solta asas para a imaginação, assim como abre nossos olhos para a realidade
"LoveStar" nos leva direto a uma sociedade repleta de inovações, controle, dependência e tecnologia. LoveStar é um empresário que ficou famoso ao criar uma empresa que leva seu próprio nome, realizando diversos estudos sobre a vida das pessoas, baseados em ondas, sendo um deles o cálculo de um par perfeito para qualquer pessoa. Ele também controla a LoveDeath, empresa bizarra que torna corpos mortais estrelas no céu, através de lançamentos em foguetes. ⠀

Não obstante, propagandas são agora parte da fala do ser humano. Nesse meio, temos Indridi e Sigrid, um casal que foi calculado com outras pessoas, possuindo assim sua relação abalada pela LoveStar. E é nesse contexto que temos um romance em meio a um mundo tecnológico bem construído. ⠀

"Isso é muito Black Mirror" - apesar de ter assistido somente um episódio da série, foi exatamente dele que eu me lembrava a cada virada de página. Diferente. Insano. Por vezes perturbador. Essas são algumas palavras que vieram à mente quando pensei em "LoveStar". Uma história hilária, mas com um toque de algo real: a evolução versus alienação da sociedade. LoveStar é uma empresa que controla o ir e vir das pessoas, todos seus passos e as torna dependentes de seu serviço. ⠀

A escrita de Andri continua totalmente instigante. O autor foi além. Ele já demonstrou no livro um pouco do que o futuro pode, talvez, nos revelar. Mesmo algumas coisas na trama parecendo absurdas (como a própria empresa LoveDeath), a dependência humana à tecnologia já é atual, então é de se imaginar que, com o passar dos anos, a sociedade se torne cada vez mais atualizada. E essa história veio para deixar aquele ponto de interrogação na mente do leitor. Será que essa "realidade" está tão longe assim? ⠀

O controle de grandes empresas, as informações captadas para a realização do mesmo, tudo isso não está muito longe da realidade atual. LoveStar, o fundador de toda essa tecnologia inovadora e conflitante, também se sente, por vezes, dominado por ela - o livre arbítrio é algo longe do imaginável. ⠀

O autor revela uma grande crítica social entre as páginas dessa história, mostrando como os velhos costumes, ainda que seja o mais simples, vão se perdendo com essa nova era tecnológica. Nessa história, a ciência é capaz de tudo - até de encontrar a sua cara metade. Apesar de tantas evoluções no âmbito da ciência e tecnologias, essa nova sociedade é marcada por males ainda maiores que as anteriores: consumismo desenfreado, valorização do instantâneo e de coisas fúteis e é nesse cenário que o casal se destaca. ⠀

Recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de histórias que abordam tecnologias e uma linha de imaginação bem criada e desenvolvida. O autor, mais uma vez, não decepciona.

▒ Resenha publicada no instagram @minhasecretapoesia ▒