Além do Olhar

Além do Olhar Nana Pauvolih

Resenhas - Além do olhar

Cibele 15/04/2024

Livro bem diferente. O casal fica junto vem rápido. E depois disso tem os dilemas individuais de cada um acontecendo, e eles superando juntos. Aprendi muita coisa, grata pela leitura

Lay 08/04/2024

Marcella e Ramon
Faz alguns anos que tinha comprado esse livro e foi ficando meio que "esquecido" na biblioteca. Apos ler recentemente um livro dessa autora, fui lembrar dele.
Mas olha, que livro longoooooooooooo. O problema nem é exatamente isso, é que foi uma enrolação desnecessária; não era algo dinâmico e interessante. Enrola em torno dos mesmos assuntos.
A ideia é ate boa, gostei que abordou os desafios de um homem com paraplegia com uma mulher que é considerada o sexy simbol, mas a autora exagerou. Em 30% eles ja tinham ficado, o que fez ficar mais cansativo o restante. Se caia um fio de cabelo ela tinha que relatar kkk ?
Eu nao sei como consegui ler ate o fim, pq chegou em um momento q foi so de leitura dinâmica e levei mais tempo q o necessário para finalizar essa leitura.
Infelizmente isso me fez desanimar bastante.
Mas quis ir ate o fim pra entender o q a autora faria...

archeronliessa 02/04/2024

Lindo livro sobre amor e desafios
Quando eu vi a temática do livro já me interessei, e fiquei me perguntando se eu era uma pessoa capacitista e se eu toparia amar uma pessoa paraplégica e viver as dificuldades dela, e eu posso dizer que sim, eu viveria e amaria. O ponto mais perfeito desse livro foi a Marcella nunca ter visto o Ramon como simplesmente um cadeirante, mas sim sempre enxergou o HOMEM que ele é e que acima de tudo ainda é uma pessoa com histórias, vivências, sentimentos e desejos.
Amei ver eles se interessando instantaneamente e lutando com isso. Ramon tão afogado nas próprias inseguranças não cogitava que uma atriz famosa, rica e linda poderia se interessar por ele (eu ficava lendo e gritando ESSA MULHER SÓ QUER TE DAR MEU FILHO).
Ver a construção da autoestima do Ramon foi lindo! Ele se vendo como suficiente e aprendendo a ser generoso consigo mesmo, ao mesmo tempo que evoluía nos tratamentos e dava o melhor de si, mesmo sabendo que nunca seria igual antes, mas feliz com cada passo na jornada?.
Os ensinamentos de vida desse livro são lindos. Até o Ramon encontrando alguém com mais dificuldade que ele se pergunta do porque ele reclama tanto da própria situação, imagine eu que não tenho nenhum problema motor ou físico vendo isso. Foi um tapa na cara.
A cena de violência mais pro final, onde o Ramon se questiona se não tem males que vêm para o bem me fez questionar muitas coisas e achei muito bonita a atitude dele de pensar nisso. Inclusive ódio ao Benjamin.
Daniela também uma sonsa que só aparecia pra encher o saco e ser uma pedante. Mulherzinha fútil! Fiquei feliz do posicionamento do Ramon sobre ela, como ele sempre mostrou como a Marcella era prioridade.
Alfredinho um amorzinho que tô louca pra ler o conto dele, esse romântico incurável.
Marcella é uma mulher de garra, forte e que não ficou de escanteio nesse livro que tem um tema tão central como o pp paraplégico. Mesmo com seus privilégios conseguiu mostrar que tem suas dores e que supera elas todos os dias. Amei essa mulher com força.
Fora a cena dela descendo o cacete no Benjamin que eu fiquei chocada e só lia de boca aberta!
À família do Ramon também pegou um espaço no meu coração; todos fofos, perfeitos e uma verdadeira FAMÍLIA.
Pontos negativos pra mim nesse livro não foram muitos e nem suficientes pra me fazer não gostar, mas existiram:
Acho que ao invés de eles se beijarem pela primeira vez e logo transarem, deveria ter tido uma demora maior entre esses passos pra leitura ficar mais gostosa pra nós obcecadas por romance, e também pra história ser instigante de ler e ser descoberta.
Outro ponto foi um diálogo sobre machismo que existiu entre a Marcella e o Ramon onde a autora quis meter um papo muito estranho que não podemos por rótulos ou falar com convicção sobre machismo, que isso tende a criar um ódio aos homens e colocar eles como possíveis abusadores e que não é assim. Eu discordo porque os homens já comandam tudo e precisamos nos preparar em uma sociedade comandada e feita pra eles, e eu realmente não entendi o ponto do diálogo nesse livro.
De qualquer forma o livro foi uma delícia de se ler, amei demais. Casal fofo que você vê que se ama, que tem fogo e que vai viver junto pelo resto da vida.

Paty Parrela 07/02/2024

Lindo, lindo!
Ahh!!! Como amei, chorei e ri com esse livro maravilhoso da Nana. Onde o amor, a resiliência imperam muito mais que maldade e preconceito vazios.

Conhecer um pouco do dia a dia de um cadeirante, suas dificuldades, não aceitação, sociedade preconceituosa, me fez olhar a vida com outros olhos.
História de Ramon e Marcella é apaixonante. Vale a pena a leitura!

Geo Campos 31/01/2024

Que incrível ver por outro olhar a vida de quem tem limitações.
É triste saber que em muitas realidades quem não tem o poder aquisitivo não tem tantas oportunidades de recuperação

Amor.livros 30/01/2024

Lindo
É um livro enorme, porém a autora tem uma ótima escrita que te envolve e faz a história discorrer de forma gostosa.
Esse livro me fez refletir sobre o quanto somos ignorantes com coisas que não fazem parte do nosso dia a dia.

Nininha 29/01/2024

Amei
Um livro emocionante, envolvente e muito gostoso de ler. Com personagens bem construídos e intensos.
Ramon e Marcela, que casal mais lindos, e muito emocionante ver o desenvolvimento do amor deles.
Ramon é um violinista no auge, com tudo para viver e após uma apresentação Ramon foi atingido em assalto e fica paraplégico.
Uma história de superação e como não deve desistir depois de acontecimentos tristes.
A autora abordou um assunto de maneira muito delicada e emocionante.
Super recomendo a leitura.

Carla1153 28/01/2024

Amor e superação
Além do olhar

É a história de amor entre Ramon e Marcella. Mas não só o amor lindo deles, mas uma história de luta, superação e esperança.
Ramon, um violoncelista famoso, fica paraplégico e cadeirante após receber um tiro num assalto. Com sua vida completamente diferente,após o acidente, tem de se adaptar às mudanças.
Conhece Marcella uma atriz famosa e de sucesso e é atração avassaladora. A história deles é recheada de intempéries e vão ter de lutar para ficarem juntos. Trabalho, ex, família, justiça entre outras coisas.
Mas como falei, é uma história emocionante cheia de surpresas boas também , luta e superação.
Esse é um dos livros preferidos da vida!

Rosangela Thomaz 28/01/2024

Um romance maravilhoso que fala da vida de um artista que vira cadeirante. Ele nos mostra o seu dia a dia e nos fala do preconceito com o seu namoro com uma mulher bonita e sem problemas de locomoção! Um livro envolvente é lindo! Amei ler!

Mi Giorf 27/01/2024

Além do olhar
Não é só uma história de amor, mas também de superação. A vida pode mudar de uma hora pra outra e depende primeiro da própria pessoa se entregar ou lutar.

PatiC 21/01/2024

Nesse livro acompanhamos Ramon, um violoncelista reconhecido internacionalmente e com grande sucesso ter sua vida totalmente alterada após um tiro que o deixa paraplégico, e o quanto isso altera inclusive a sua percepção, quase 3 anos depois ele tenta recomeçar e nesse momento o projeto de um filme onde ele será consultor e músico ele conhece Mercella uma atriz muito famosa e bonita, mas acima de tudo muito forte e com uma personalidade marcante, eles acabam se envolvendo, e a autora consegue mostrar maravilhosamente os medos e traumas de cada personagem, além do romance se formando e desenvolvendo.

Me interessei por esse livro devido ao personagem Ramon aparecer brevemente no livro "O Dia Em Que Você Chegou", e como havia gostado da história e a autora havia desenvolvido muito bem, achei que esse também seria bom, porém este acabou superando as minhas expectativas.

MarcinhaLeitora 20/01/2024

Vida que volta
No nosso dia-a-dia realizamos tarefas cotidianas que nem nos damos conta, tais como: segurar objetos, ouvir sons, ver cores e pessoas, respirar, cheirar, correr e andar.
Nem percebemos quão venturosos somos por poder exercer essas pequenas e simples atividades.
Perder uma delas pode interferir em nossa liberdade de ir e vir, desencadear frustrações e inseguranças, inclusive pode até ao extremo de desistir de viver.
Essa história é forte e envolvente, mostrando que existem vários tipos de pessoas, as que lutam e se erguem, as batalhadoras que valorizam tudo que tem, as que são mimadas e querem tudo de presente, os egoístas que só enxergam os próprios prazeres, os que lutam e são felizes por poderem lutar, os que amam e se doam sem esperar retorno, os brutos e raivosos que só querem um alvo para despejar suas infelicidades.
É uma miríade de personalidades, desejos e sonhos díspares.
Ramon quebrado e meio desencantado encontra em Marcella uma força motriz que o faz olhar dentro de si mesmo e encontrar o homem que sempre foi e é.
Marcella está sobrecarregada e precisa de um porto seguro onde se apoiar e eis que acha tudo em Ramon.
Mas o mundo não é perfeito, não são só os dois vivendo nele.
Perigos, trapaças, brigas, desafios, mágoas e muita dor ainda estão no caminho.
Superação e volta por cima ou o fim de tudo?
Recomendo esta história com muito carinho.

Roberta Silva 01/01/2024

O livro aborda temas como amor, superação, preconceito e acessibilidade. Nana Pauvolih faz um trabalho minucioso de pesquisa para retratar com realismo a realidade de uma pessoa com deficiência. A autora também chama a atenção para a falta de acessibilidade no Brasil, o que dificulta a vida de pessoas com deficiência.

Pontos positivos:

História envolvente e bem escrita;

Personagens complexos e bem desenvolvidos;

Temas importantes abordados de forma realista;

Pesquisa minuciosa sobre a realidade de pessoas com deficiência.

Pontos negativos:

Alguns leitores podem achar que o romance entre Ramon e Marcella acontece muito rápido;

O livro é um pouco longo, o que pode cansar alguns leitores.

Conclusão:

Além do Olhar é um livro que traz uma mensagem de esperança e superação. A história de Ramon e Marcella é inspiradora e nos faz refletir sobre a importância do amor e da aceitação.

Recomendação:

Recomendo o livro para quem gosta de romances, histórias de superação e livros que abordam temas importantes.

Morenah 20/12/2023

Um livro simplesmente maravilhoso, como sempre Nana Pauvolih nos entregando uma história cheia de sentimentos, transmitindo perfeitamente o que cada personagem sente , com personalidades complexas e envolventes. A história te cativa a cada palavra, e tem um final de aquecer o coração.