Além do Olhar

Além do Olhar Nana Pauvolih

Resenhas - Além do olhar

Narlaine.Souza 17/04/2023

Amor e superação
Linda história do Ramon e da Marcela. Muito importante abordar o assunto inclusão de pessoas deficientes, as dificuldades que todos tem para ter acesso e principalmente o preconceito. Esse livro só não foi melhor pq a autora, na tentativa de dar volume ao livro foi muito repetitiva nas cenas. A Daniela foi um personagem que achei do início pra o meio do livro q iria aprontar com o casal por ciúmes ou inveja, no entanto ficou vagando como um fantasma enchendo as páginas do livro. Enfim, pelo amor do casal e da força de vontade do Ramon valeu a pena fazer essa viagem literária.

Vanna10 03/04/2023

Importante?
Gosto de ler esse tipo de livro porque nos faz lembrar o valor das coisas?

Normalmente enquanto damos uma voltinha pelo centro, nunca paramos para imaginar assim ? nossa com essa calçada aqui, fica impossível um cadeirante circular ?. Acho curioso o poder do livro de nos fazer refletir, agora eu estou imaginando a dificuldade diária de pessoas com deficiência.

Sem contar que a gente não dá valor a coisas simples, rotineiras, como andar, enxergar

É tão natural, tão automático, tão simples que só parando para pensar ? e se eu perdesse isso ??? Começamos a ver o verdadeiro valor. Para alguns só o imaginar já é tão difícil que não gostam nem de pensar

Thallycia.Nascimen 23/03/2023

Maravilhoso!!!
Que livro perfeito meu Deus!!!!!!! Amei acompanhar os dois, principalmente a evolução do Ramon que apesar das dificuldades foi lindo de ver.

taifseles 20/03/2023

Pena de quem abandonou.
Eu li esse livro pela primeira vez anos atrás, ainda no wattpad, e fiquei muito feliz de poder reler ele agora. Continuo admirando imensamente esse livro e a forma com que ele me emociona em diversas partes.
A história do Ramon e da Marcella é linda, como todos os livros tem seus exageros e seus dramas, alguns personagens eu tenho certeza que nunca me daria bem na vida real(como a mãe do Ramon) e outros sinto vontade de abraçar.
Sinto pena de quem diz que abandonou o livro em 40% e chama ele de maçante pois eles estão juntos desde o começo do livro, quando na verdade é muito bonito ver a conexão que os dois tiveram desde o começo e a evolução desse amor no meio de tantas situações complicadas.

Com toda certeza vou ler esses livros outras vezes, e garanto que vou me apaixonar em todas elas. É o livro que não vai sair do meu kindle nunca.

Joyce.Gomes 11/03/2023

História incrível, com drama, hot, romance e muita superação.
Gostei de ver a representatividade no livro.
História linda, vale a pena ler, apesar de ser grande.

Gabi 04/03/2023

Poderia ser melhor
Algumas colocações da autora são dadas sem o seu devido estudo e reflexão do tema.
Algumas palavras pejorativas e minimização de algumas pautas me fazem dar essa nota para o livro.

Isabelle.Dias 03/03/2023

Abandonei
E livro é bom no começo, cheguei em 47% super arrastada. Sem vontade de terminar, o casal ficou junto muito rápido e fica no lenga lenga. O livro é muito informativo, mas cansativo. Pensei que ia amar esse livro, mas é uma das piores notas e pior livro de 2023
Viviane168 03/03/2023minha estante
Eu terminei ele mais por curiosidade sobre o tema.Mas li outros da autora e achei todos igual maçantes depois de certo ponto.

Isabelle.Dias 04/03/2023minha estante
Eu comecei a passar as páginas para ver se melhora, mas é horrível kkkk

Nick 13/02/2023

Mais do que uma história de amor: uma lição sobre superação e cumplicidade
Além do Olhar é aquele tipo de livro que você lê uma, duas, três vezes e é como se fosse a primeira. Não tem como não se emocionar com a história de amor de Marcella e Ramon, não se enfurecer com as realidades vividas pelos protagonistas, não se apaixonar pelos personagens secundários e comemorar com cada vitória conquistada. Eu sei que para você, que ainda não conhece a obra, nada disso faz sentido, mas fica comigo até o fim dessa resenha que tudo vai ser esclarecido nas próximas linhas.

Este livro conta a história de um grande violoncelista brasileiro, Ramon Martinez, que, depois de uma grande tragédia, perde o movimento dos membro inferiores. Ramon era o tipo de homem que queria engolir a vida. Alta astral e com um futuro promissor na música, ele sente tudo indo por água abaixo quando se vê preso em uma cadeira de rodas pelo resto da vida.

Marcella Galvão é uma atriz em ascensão. Dona de um grande talento e símbolo sexual, ela batalhou muito para ser alguém na vida. Foi com grande esforço que conseguiu se tornar uma das maiores artistas do país. Mas nem tudo é o que a mídia apresenta. Apesar de ser linda, rica e bem sucedida em sua carreira, Marcella carrega profundas feridas dentro da própria família e nem toda fama do mundo é capaz de curá-las.

Ramon e Marcella travavam suas próprias batalhas, mas quis o destino uni-los para algo inimaginável.

Quando Ramon é convidado para contribuir em um novo filme sobre a grande violoncelista brasileira, Celine Bravo, ele não imaginava que sua vida ia mudar completamente. Quando Marcella aceitou interpretar a musicista, ela não imaginava que seria arrebatada pelo sentimento mais forte do mundo: o amor.

Bom, já deu para perceber que o enredo aqui é bem diferente. Ela, uma mulher sensacional, linda, símbolo sexual. Ele, um grande violoncelista, amargurado com a vida que tem sobre uma cadeira de rodas. Eu simplesmente amo esse livro por tantos motivos. O primeiro é o mais óbvio. É um romance diferente. Não se trata apenas do amor entre os protagonistas. Mas sim de uma relação que envolve descobertas, aceitação, adaptações e cumplicidade. Em nenhum momento a Marcella enxergou o Ramon como só um cadeirante. Ele era um homem atraente, que despertou seu interesse pela intensidade e causou admiração pelo imenso talento com o violoncelo. Ramon, apesar de ter um começo difícil, foi um personagem sem igual quando escolheu se abrir. Forte, determinado, carinho e devoto a mulher que estava ao lado. O romance é algo único, mas tem muito mais.

Nana fez um incrível trabalho de pesquisa nessa obra. Temos um livro recheado de informações importantes sobre os deficientes e como o nosso país ainda é despreparado para dar uma vida digna a essas pessoas. A obra é de 2018, mas não temos grandes evoluções nas problemáticas apresentadas. É impossível ler as dificuldade do Ramon e não se emocionar e chatear com tudo que um cadeirante passa. Comprar um simples buquê de flores se mostrou uma verdadeira provação e isso não é coisa de ficção. Todos os dias, os cadeirantes enfrentam situações de perigo e vergonha, algo que foi muito bem exposto no livro e que a gente consegue sentir em cada página. Bato palmas para autora pela sensibilidade de trazer o assunto à tona de forma leve, mas sincera.

Além disso, o livro tem a marca conhecidíssima da querida Nana Pauvolih. Muitooo erostismo! Para quem ama esse estilo (como eu!), vai ter bastante disso aqui. É bem menos do que vemos em suas outras obras e talvez foi isso que tenha me feito favoritar Além do Olhar. Eu adoro uma boa safadeza, mas não quando o livro se resume só a isso. A discussão social, o romance, o drama, um pouco de ação e o erostimo foram na conta certa para criar uma história incrível. É uma pena que até hoje nenhuma editora se interessou em trazer essa obra prima para o livro físico, mas temos um acalento: a Galeria Distribuidora comprou os direitos de adaptação e irá levar Marcella, Ramon e a turma toda para as telonas!!! Muito merecido. Aguardando ansiosamente com o refri e pipoca na mão.

Larissamsa 11/02/2023

Superação e amor verdadeiro
Primeiro contato com a autora e que escrita fantástica e sensível.

Esse livro me marcou em cada página.
A cada acontecimento eu me emocionava, me alegrava, me questiona, aprendia, refletia, me encantava e percebia as inúmeras perspectivas.

Favoritado com certeza, me apaixonei pelos personagens principais e pela maioria dos secundários (principalmente pela família do Ramo e as sobrinhas da Marcella).
O enredo foi muito bem construído e me trocar emoções completamente diferente a medida que eu avançava na história.

- Vai ser assim para sempre. Nós dois juntos, em tudo. Sabe o quanto eu te amo?
- Sei. Eu te amo também. Da mesma maneira.

Paty Campos 24/01/2023

"Pequenas coisas tornavam a vida melhor.
Grandes sentimentos faziam a vida ser completa."
Amei fazer essa leitura.??

Bruna 22/01/2023

Foi um desafio ler esse livro, um tema totalmente diferente do que está no meu radar. Marcela simplesmente magnífica! E o Ramon? Um cavalheiro, do jeitinho dele, mas é! Sou apaixonada nesse romance.

Mysticeti 14/01/2023

O amor só cresce
Li esse livro quando ele ainda estava no wattpad (ou seja, há muitos anos atrás) e já voltei nele diversas vezes desde que o li pela primeira vez.

É um dos livros de romance mais importantes que eu já li. Serve pra abrir a mente e começar a refletir sobre uma minoria da sociedade que luta por acessibilidade e respeito.

Eu não sei com são as pesquisas que a Nana faz para montar seus livros, mas eu simplismente acho excepcional como ela consegue trazer realidade de uma maneira simples, mas que impacta de formas absurdamente válidas.

O Ramon é um violoncelista que tomou um tiro pelas costas e ficou paraplégico. A Marcella é uma atriz famosa que é simplismente um furacão por onde passa.

A química entre os dois explode de uma maneira tão crua que dá pra quase sentí-la enquanto vc lê o livro.

É uma história que se torna única e bonita pois a realidade do Ramon é muito abordada. Ele lidando com as inseguranças com o próprio corpo, com a sua condição, com as dores que estão sempre presentes desde que ele tomou o tiro e passou por várias cirurgias.

O amor entre os dois cresce rápido e forte, e muita gente vai tentar minar isso durante a história, mas mesmo assim o final feliz vem.

(As cenas eróticas são FENOMENAIS)

Recomendo 100%

Toque.leitura 22/12/2022

Superação
Esse livro da Nana me surpreendeu, nunca tinha lido nenhum livro com personagens cadeirantes.
A forma como ela trabalhou com o Ramon, mostrando todo o sofrimento a quase depressão e a força de vontade de continuar vivendo apos a tragedia.
A forma como a pessoa certa e tudo na vida, Marcella mostrou a Ramon que era possivel viver bem mesmo em uma cadeira de rodas.
Eu amei muito mesmo.

Recomendo a leitura.

ana's readings 27/11/2022

não me agrada muito
sendo direta e reta, a história não tinha conteúdo o suficiente pra um livro de +700 páginas, lá pelo meio já estava cansativo e tive que insistir pra conseguir terminar; eles ficam juntos logo no começo e daí em diante é basicamente o ex de cada um deles perturbando; acho que a autora, na tentativa de mostrar que realmente se deu o trabalho de pesquisar sobre cadeirantes/pcd/paraplégicos, se perdeu um pouco e exagerou deixando muito descritivo e com termos técnicos o que dificultou a fluidez da leitura; outro ponto é que alguns personagens tiveram uns papos tortos que me faziam querer gritar BOLSONARA!!
as três estrelas são pelo casal fofinho ?
Rose 27/11/2022minha estante
Você pelo menos terminou, eu não consegui. Abandonei.

ana's readings 27/11/2022minha estante
eu vi tantos comentários bons sobre esse livro que decidi que ia terminar de qualquer jeito mas confesso que foi difícil

Jess 11/11/2022

Rico em detalhes
Já li alguns livros da Nana e entre todos este foi o que achei mais profundo. Ela entra em muitos detalhes sobre a realidade de um paraplégico, sobre o sofrimento do protagonista em relação a deficiência e as dificuldades na rotina. Enquanto lia a história eu me sentia fazendo parte da adaptação dele com a nova realidade. O casal de protagonistas é bem forte e com muita maturidade. O drama dos dois se desenrola a partir de dificuldades ?reais? e não baseado apenas em ciúmes ou obsessão, como já li em outros livros da Nana. Só não dei 5 estrelas porque a leitura começou a ficar longa demais. Mesmo que alguns acontecimentos fossem realmente necessários... Mas parecia que o livro não chegaria ao fim nunca rs