Mergulho

Resenhas - Mergulho

cinthiaan 23/03/2020

Maravilhoso!
Que livro maravilhoso!
Todos os contos emocionantes. Demais!

Milena @albumdeleitura 15/04/2020

Mergulho
"Naquele momento eu entendi que soltar é a única forma de obter. Naquele instante, eu aprendi a pertencer."

Em sua obra de estreia no meio literário, Silvia Waltrick convida o leitor a fazer um mergulho em sua própria intimidade ao propor, através de crônicas extremamente sensíveis, uma percepção de mundo totalmente diferente.

É assim que embarcamos em uma viagem rumo às (des) conhecidas complexidades da vida, mergulhando em nossa própria mente, alma e coração, como o título sugere.

Permeada por uma montanha-russa de sentimentos, esta narrativa de cunho poético consegue abordar os mais diversos temas, que ganham consistência nas entrelinhas do mar de palavras aqui apresentado, e cumpre o que promete, deixando as emoções tão à flor da pele que o coração chega a errar uma batida!

Intenso, inspirador e familiar, "Mergulho" me proporcionou uma experiência de autoconhecimento extraordinária e foi uma das poucas vezes em que me vi envolvida da mesma forma com todas as crônicas de um livro, sem exceção. Cheguei ao fim da leitura imersa em minhas próprias reflexões, saboreando cada palavra lida e cada detalhe desta obra tão prazerosa e transformadora, que só veio a agregar em minha bagagem não apenas como leitora, mas também como pessoa.

"O Universo é mágico e sabe onde devemos ser plantados. Onde temos o que aprender e ensinar. Onde temos que crescer. Onde precisamos maturar."

É por isso que sou muito grata à literatura, de forma geral, por permitir que eu me reinvente a cada história que leio e a cada lição que aprendo. Se você é assim como eu, leia esse livro e descubra porque eu o favoritei com louvor.

"Gratidão para sempre. Pelo pior e o melhor de mim, que agora me pertencem."

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2020/04/dica-de-leitura-222.html

Jéssica @DivaLiteraria 04/04/2018

Minha impressão
Preciso começar dizendo que fiquei muito envolvida com a escrita da Silvia e pela maneira como construiu as crônicas em temas tão cotidianos, simples e enriquecedores. Como os 30 textos são diversificados, escolhi dois deles para citar aqui, já que me encantaram de imediato: ‘Barriga negativa’ e ‘Eu gosto de gente simples’. 🌻
Embora eu não seja mãe, o Barriga Negativa me cativou pela aceitação. Sim, minha barriga não é reta como a capa de um livro, mas será que se eu colocar um novo significado ali, eu não vou me amar mais? Para autora, perceber que aquela parte do corpo era um meio para acolher, aquecer e formar proporcionou um novo olhar, um mergulho, um convite para se reconectar com o Eu. Mostrei este texto para quatro mulheres mães, elas adoraram. Silvia, obrigada por deixar minhas amigas mais confiantes, já que somos do time das barrigas positivas =) Mas se você é do time das barrigas negativas, vem ser confiante coma gente também, tudo bem?
🌹
Já na segunda crônica, nos é apresentado aquele tipo de pessoa plena, fiel a si mesma. Você já as viu por aí, são aquelas pessoas diferentes. Aquela garota que você olhou na rua e estava usando uma blusa sem sutiã. Aquele pai que exibi sem nenhum preconceito as unhas que a filha pintou de rosa e glitter com esmero ou aquela mãe que incentiva os filhos a brincarem de cozinha (né @kellycrisge ?). São aquelas pessoas verdadeiramente felizes. Gente simples, gente como a gente. Diferentes. Concordo com a Silvia em muitos pontos, em especial: “Eu gosto de gente simples. Que dá abraço apertado e beijo beijado.”. Fica aqui, cara leitora, um vale abraço para você usar quando a gente se ver pessoalmente, tá? 🌺
📖 Ao terminar a leitura, eu senti como se nós duas tivéssemos passado uma tarde agradável numa sala confortável e arejada, num dia lindo desses que dá aqui em Floripa, conversando e tomando um café sem açúcar. Obrigada pela conversa, me abriu novos olhares. ❤️
Parabéns pelo lindo trabalho que vocês fizeram nessa edição, equipe @editorainverso . 😘

site: https://www.instagram.com/p/BhKvTzYgHFp/?hl=pt-br&taken-by=livrosdajehdicas
Ariana.Bookstagram 05/04/2018minha estante
Vou colocar na minha listinha (enorme) para ler um dia desses ?

Jéssica @DivaLiteraria 05/04/2018minha estante
Ary, está rolando sorteio dele lá no meu IG, espia lá ;)
Espero que vc goste da leitura, pq eu amei ;)

Ariana.Bookstagram 05/04/2018minha estante
Je, o que seria IG??

Jéssica @DivaLiteraria 06/04/2018minha estante
Ary, opa, Instagram

Fabi | @acervoencalhado 05/07/2018

Marcante
Com sensibilidade, Silvia pincela suas percepções e sentimentos acerca de relacionamentos, mudanças, redescobertas, depressão, perdas, violência doméstica, separação, abuso sexual, vida, morte, doença e sorte.

ºººººººº

Tal como poemas, acho bem difícil resenhar um livro de crônicas. Acho que suas mensagens tocam as pessoas de forma muito particular, única.

No meu caso, prefiro as crônicas, até. Acho que essa relação com o dia a dia, sem deixar de fora as emoções, cria uma afinidade maior.

Por isso, vou deixar aqui a recomendação para que leiam esse livro lindo que, assim como seu título sugere, é um mergulho na alma, nas emoções, em si mesmo.

"Parecia homem, mas não era. Sentia-se mulher, mas não era. Não cabia nos rótulos, nos gêneros, no mundo. Tinha ouvido falar que alma não tem sexo e que espírito não tem polaridade. Desejou pertencer a esse planeta sem etiqueta."

site: https://www.instagram.com/euvceumlivro/

Luuh Thompson 23/08/2018

Resenha
Uma obra simplesmente magnifica!!!

O livro foi publicada pela Editora Inverso, uma obra que te faz emocionar do começo ao fim e te faz sentir um pouco de tudo, um misto de sentimentos, o que adorei demais.

As crônicas falam um pouco de tudo que acontece na nossa vida, fala de animais, da natureza, do amor, de viagens, do abuso, do nosso corpo, da depressão, dos sentimentos, como eu li num site, você irá encontrar o exato ponto entre o doce e o amargo.

Como o próprio titulo diz, vai fazer você mergulhar, literalmente, pelo conteúdo incrível apresentado em cada crônica. Não parei de ler um segundo e grifei muitas frases que eu super adorei, comecei a pensar e analisar muitas coisas em minha vida depois que li.

Super INDICOO!!!

Quotes no blog.

site: https://mocalliteraria.blogspot.com/

mans 07/04/2020

'Mergulho' usa contos como meio para atingir sensibilidade nas letras
Comecei a leitura de Mergulho sem saber -- ou entender -- o que encontraria ali. Numa rápida folheada, antes de mergulhar nas letras da autora Silvia Waltrick, me deparei com alguns poemas, alguns textos mais longos, em formato de crônica. O que seria Mergulho? Uma mistura de narrativas? Um livro mais sensorial, que explora formatos para contar algo apenas linear?

Nada disso. A obra da autora Silvia Waltrick, advogada de Florianópolis, não se prende em estéticas, formatos ou embalagens. Elegante e sensível, a autora se vale de crônicas e de breves e inesperados poemas para convidar o leitor a um mergulho em sua sensibilidade. Cada texto, geralmente não maior do que duas páginas, promove reflexões, pensamentos, emoções.

Assim como ressaltamos no excelente Microscópio, também da editora InVerso, tamanho não é documento. É possível encontrar um caminhão de sensibilidade, amor e dedicação mesmo em textos curtos, curtíssimos. A mesma premissa vale para Mergulho. Waltrick, com uma prosa que é quase poesia, traz situações do cotidiano e as transforma em letras elegantes e delicadas.

Situações como o se descobrir sexualmente, sobre a tal "barriga negativa", sobre a infância. Tudo está ali nas sensações da autora catarinense, com uma qualidade literária acima da média.

Dentre as crônicas apresentadas no livro -- são 30, que passam voando! -- podemos nos ver nas letras, enxergar melhor Silvia, entender mais sobre nós mesmos. O título não é à toa. É um mergulho, de fato, na psiquê humana. No nosso comportamento em sociedade, na nossa memória, nos nossos desejos e até nos nossos medos. Um mergulho, assim, que vai fundo.

É perceptível, porém, que algumas vezes Silvia entrega textos excepcionais e, depois, intercala com outros inferiores -- ainda que a qualidade, no geral, se mantenha altíssima. Não é um erro, já que é normal intercalar dessa forma. No entanto, é difícil manter a concentração. Mais de uma vez me peguei pensando no texto anterior enquanto já devorava, sem pensar muito, o seguinte.

Dessa forma, deixo uma dica: se quiser se embrenhar nas delicadezas de Mergulho, faça-o aos poucos. Explore a narrativa com calma, serenidade, como a narrativa de Silvia exige. Não vá de uma vez. Leia um texto por noite, para ficar traçando paralelos entre você e o que foi dito. Garanto: a experiência será ainda mais interessante, particular e profunda. Vale a pena a leitura.

site: https://www.esquinadacultura.com.br/

Micaeli9 30/05/2020

A sensibilidade nesse livro e? ta?o grande que me fez reler algumas partes, foi uma leitura muito boa e cheia de falas sobre o cotidiano.