Um Banquete Para Hitler

Um Banquete Para Hitler V.S. Alexander

Resenhas - Um Banquete Para Hitler

Marcos 14/03/2019

Magda Ritter é uma jovem alemã que está em busca de seu primeiro emprego. Mandada do interior, onde sua família morava, para a capital, Berlim, para morar com uma tia, logo ela percebe que o clima político ronda a cidade com muita força. O governo que acaba de tomar o poder está ganhando cada vez mais adeptos. Um governante conquistador está deixando a nação cada vez mais orgulhosa e feliz de seus feitos durante o combate histórico que acontecia. Estamos em 1943, no meio da Alemanha nazista.

Sua tia logo a alerta que, em virtude dos homens estarem indo à guerra e as mulheres destes estarem tendo que ocupar diversos campos de trabalho, conseguir um emprego não é fácil e as vagas que estão disponíveis são sempre para ocupações que pagam muito pouco e onde se trabalha muito. Além disso, caso não esteja alistada ao partido nazista, ela provavelmente não conseguirá nenhum tipo de ocupação. Magda se vê tendo que entrar para um campo que nunca gostou: a política. Lá, ao comentar que precisava trabalhar, uma integrante sugere a ela a única ocupação que sobrou: a de provar a comida que era servida ao Fürher, o próprio Adolf Hitler.

Após passar por treinamentos de segurança própria, de como deveria dar sua vida para defender a de seu líder e de como diferenciar todos os tipos de venenos, plantas, cogumelos e pós possíveis usados em alimentos que poderiam levar alguém à morte, além de, claro, ter uma grande introdução da filosofia nazista em sua cabeça, Magda começa a trabalhar lado a lado do ser humano mais tirano que já existiu. Ela começa a perceber que, mesmo as pessoas que lhe são de confiança, já começam a ter desconfiança de que ele não está mais em suas faculdades mentais e de que as coisas que ele faz são desumanas. Magda então, usando das armas que consegue e de sua inteligência, tentará fazer algo que poderá colocá-la para sempre na história do mundo.

Um Banquete para Hitler é um romance que mescla ficção e história numa mesma narrativa. De fato existiram provadoras da comida de Hitler na vida real, mas nenhuma se chamou Magda Ritter nem há provas de que algumas delas foi responsável por fazer o que a protagonistaa fez no livro. Outros personagens também seguem esse mesmo formato de narrativa.

Sempre gostei de livros sobre Segunda Guerra Mundial e gostei bastante da premissa e do desenvolvimento desse. O ou a autora (que usa um pseudônimo e cuja identidade não foi revelada), tem uma narrativamuito envolvente e sabe mesclar bem os momentos de drama, suspense e ação, além de ter feito uma boa pesquisa histórica antes de escrever.

Recomento a todos que gostem de livros com essa temática e para quem estiver interessado em saber mais sobre como se deu o momento mais triste da história da humanidade sob o ponto de vista do governo nazista.

Caroline.Weise 29/01/2019

Livro sensacional
Indico esse livro para quem gosta das histórias sobre a segunda guerra, pois me deixou sem palavras. Envolve acontecimentos reais com ficção e me senti presa na história onde levei apenas dois dias para terminá-lo.
Inclusive apresentou curiosidades que eu não sabia sobre o hittler e o partido nazista.

Veruska 19/01/2019

Um banquete para Hitler
? Procuro evitar livros ambientados na época do nazismo, pelo tanto de sofrimento que a ambição de um homem foi capaz de causar. Mas a capa e o título deste livro me prenderam, e não consegui resistir.
A narrativa é feita por Magda Ritter, uma das quinze provadoras de Hitler - mulheres treinadas na identificação de venenos e que tinham por missão provar qualquer comida ou bebida antes de ser servida ao Führer.
O livro mescla ficção a fatos históricos e, em meio aos conflitos pessoais de Magda, que passa da indiferença ao ódio a Hitler, é possível ter um pequeno vislumbre dos dilemas e convicções daqueles que deveriam servir ao Terceiro Reich. Enquanto alguns são cegamente obedientes e fervorosos adoradores de Hitler, outros, como Magda, veem-se obrigados a servir em silêncio, fingindo lealdade, enquanto passam a compreender a dimensão da crueldade imputada aos inimigos do Führer.
Achei interessante o enredo se ambientar no círculo próximo a Hitler: a rotina nos seus refúgios e seus últimos dias no ?bunker? em Berlim.
Este livro levanta tantos questionamentos sobre aquela época - não muito longíqua - ao mesmo tempo que leva o leitor a viver cada minuto de angústia, sonho e esperança de Magda - que aqui representa tantos alemães daquela época.
Enfim, um livro interessantíssimo de ser lido, com um lembrete: ?O que aconteceu na Alemanha naqueles anos terríveis nunca deve acontecer novamente. Por mais que a humanidade se esforce para fazer o bem, a crueldade permanece?.
TÍTULO: Um banquete para Hitler
AUTOR: V. S. Alexander

Cleyson - @bookseestante 05/01/2019

Todas as refeições de Hitler eram provadas antes por outras mulheres, ele tinha medo de comer algo e morrer envenenado.
Em sua jornada, Magda Ritter nunca imaginou que fosse ter um trabalho desses, mas devido ao caos que está se instalando em Berlim, a mesma precisa partir e morar em outro local; precisa trabalhar e o trabalho como provadora está em suas mãos.

A premissa do livro por si só chamou minha atenção, pude perceber o outro lado da Alemanha, muitos não apoiavam o governo de Hitler, tentavam seguir suas vidas, fazendo de tudo para sobreviver.

❝ Quando me sentei na cadeira, contemplei admirada como uma pequena cápsula de vidro poderia mudar o curso da história, se alguém tivesse de colocar um plano em prática. Hitler não era um herói para mim, mas não ousei falar o que eu pensava.❞

O livro é narrado sob o ponto de vista da Magda, uma mulher que tinha uma vida comum, mas que devido à Guerra foi perdendo tudo aos poucos. Em seu local de trabalho chamado “Berghof” ela compreendeu que tudo que sabia sobre a guerra era uma ilusão, mortes, torturas, falta de humanização eram um dos ingredientes de uma ditadura vil e hedionda.

O livro é ficcional, os elementos inseridos trazidos pelo autor servem apenas para deixar a história mais elaborada. Foi baseada na história de uma mulher chamada Margot Woelk, uma provadora de Hitler, ela manteve seu segredo até completar 95 anos. “Um banquete para Hitler” não conta a vida da senhora Woelk, embora o autor tenha escrito algumas cenas relacionadas às experiências dela.

Ter entrado em contato com esse livro, se formos falar de tempo, me fez perceber que isso aconteceu ontem. Em algumas cenas do livro, observei alguns campos de concentração, especificamente, o “Bromberg.Ost”, um direcionado às mulheres onde eram submetidas a coisas terríveis.

Uma guerra tem proporções gigantescas, destrói e aniquila vidas. Nunca refleti sobre a importância da paz como deveria até ler esta obra. Precisamos dela, mas devido à ganância do homem e sua fome pelo poder, só nos resta torcer para que outra guerra assim não exista nunca mais.

❝ Você será desprezado como o maior demônio da história. A menção a Adolf Hitler trará vergonha sobre essa nação, não glória. Seu nome será insultado enquanto a espécie humana habitar a Terra.❞

Luciana Souto de Oliveira 12/12/2018

Eu gosto muito da temática de livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas devo admitir que esta história foi a mais diferente que já li sobre o assunto, vez que fora narrada por uma personagem que estivera ao lado de Hitler, participando do seu dia-a-dia, enquanto milhares de pessoas tentavam sobreviver ao inferno do holocausto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma época infernal para muita gente, Magda Ritter, alemã, teve que deixar seus pais e se mudar para Berchtesgaden, para morar com um casal de tios, pois o seu pai, apesar de ser capaz de dar a vida pelo Führer, suspeitava que as coisas ficariam insustentáveis, em Berlim, por conta da guerra. E ele tinha razão...

Em Berchtesgaden, Magda teve mais facilidade para encontrar emprego, já que seu tio tinha acesso ao comando do Reich, e, por isso, conseguiu uma entrevista para a sobrinha, que fora escolhida para ser uma das provadoras da comida de Hitler, vez que a possibilidade de envenenamento ao mesmo era um perigo sempre iminente.

Magda não ficou nem um pouco satisfeita com o emprego que arrumou, pois, apesar de ser alemã, não estava de acordo com o que Hitler vinha fazendo com a humanidade e, ao contrário da maioria de seus conterrâneos, não estava pronta para morrer em prol do ditador.

?Seu trabalho é importante, talvez um dos mais importantes no Reich. Você está entre Hitler e a morte. Sempre deve se lembrar disso?.

Ela fora enviada para a morada de Hitler nas montanhas, Berghof, e, no início, teve muito medo do desempenho de suas funções, já que podia morrer a qualquer momento, bastava que algum traidor estivesse infiltrado naquele meio e envenenasse a comida que seria servida a Hitler. Mas, logo se acostumou com os seus afazeres.

No decorrer do trabalho exercido por Magda, ela teve acesso a muita fartura, pois comia tudo do bom e do melhor - embora pudesse morrer envenenada - e fez boas amizades, sendo uma delas com a chefe da cozinha, Cook, que lhe ensinou tudo sobre envenenamento, fazendo de Magda uma exímia provadora e uma pessoa da confiança de Hitler. Em Berghof, Magda também conheceu Karl, um capitão do alto comando do Reich, por quem se apaixonou e que viria a ser, posteriormente, o seu marido.

Assim como Magda, Karl não era de acordo com toda a desgraça que Hitler vinha fazendo à humanidade e, em face da função que sua esposa exercia, ele armou um plano para matar Hitler, envenenando-o; o problema é que talvez eles não fossem os únicos que quisessem ver o Führer morto e muita coisa estava por trás das várias tentativas de assassinato contra Hitler, que podiam estar vindo de onde menos se esperasse.

?Gostei muito dessa história, apesar de ter sofrido um bocado com ela. O foco, aqui, não é o sofrimento passado pelos judeus nos campos de concentração, mas o outro lado da moeda, ou seja, de como era a vida boa de Hitler ? pelo menos a princípio -, enquanto milhares de pessoas estavam sendo massacradas e mortas nos campos de concentração. Como tive ainda mais ódio de Hitler durante tantos momentos dessa leitura... Mas, o interessante foi a forma como a autora nos mostrou a possibilidade de nem todos os alemães pensarem como ele e no desejo que alguns tinham de vê-lo torturado e morto. A protagonista, assim como muitas mulheres alemães, sofreu muito nas mãos de soldados aliados (parte bem pesada do livro), quando já estavam perto de vencer a guerra, como uma forma de vingar o que Hitler fizera com os seus, mas o fato de ter trabalhado diretamente com o Führer sempre ajudara Magda e ela faria uso desse atributo, se essa fosse a única forma de mantê-la viva.

Greice.Felipe 23/11/2018

Um livro muito interessante de ficção da segunda guerra
Achei esse livro um livor muito interessante sobre a segunda guerra e sobre Hitler. O livro conta a história de Magda uma mulher que foi parar por um acaso em um emprego de provadora de Hitler. Ela não tinha muito opinião formada sobre se era contra ou a favor do partido por pura desconhecimento do que realmente estava acontecendo. Ao trabalhar para o Führer acabou tendo conhecimento do que realmente estava acontecendo e teve sua opinião sobre o Hitler e a segunda guerra. Os momentos que ela teve que passar durante o livro reforçou esse lado que Magda quis seguir. Achei o livro muito interessante pois mistura ficção com o que realmente ocorreu na segunda guerra. Me senti muitas vezes na pele da personagem vivendo aqueles momentos junto a Führer e os demais. Quase no final achei que o livro deu uma enrolada e ficou um pouco chato, mas logo conseguiu tomar minha atenção até o fim.

Paulyne 18/11/2018

Impossível de largar!!!
Durante a Segunda Guerra, alguns homens eram convocados para servir o exército e as mulheres precisavam cumprir a parte delas.

Magda Ritter por sua vez, personagem principal, optou por trabalhar a serviço do Führer, pois a outra opção não estava à seu alcance. Seu tio conseguiu uma indicação de vaga para Magda trabalhar na Berghof, lugar no qual Hitler vivia.

Então Magda foi sem saber ao menos a qual serviço se prestaria, apenas ficou admirada por ser um serviço próximo a Hitler. Para os arianos, Hitler era uma espécie de símbolo, alguém tão importante quanto qualquer um. Para eles, Hitler seria a solução e a salvação para todos problemas.

"Você deve trabalhar ou encontrar um marido. O Reich precisa de bebês fortes do sexo masculino para o futuro serviço." (p. 22)

Porém quando ela chega na casa é encaminhada para realizar cursos para identificação de venenos nas comidas, então por um instante ela se deparou com o que estava lidando: sua própria vida a serviço de outra.

"Este é o Omphalotus olearius. Cresce na Europa. Raramente é mortal, mas pode causar doenças graves. É bem parecido com o Canthaellus cibarius, um cantarelo que cresce aqui como um fungo. Tem o gosto picante." (p. 47)

Assim como o gosto, ela precisava saber distinguir o cheiro, a cor, a textura, todas características que poderiam indicar de fato se um alimento poderia ser fatal. Magda faria esse trabalho junto com outras quatorze mulheres, assim haveria menos chance de Hitler ser envenenado em seus refeições.

Por mais que Magda estivesse perto de Hitler, o partido nazista em si ocultava tudo o que realmente estava acontecendo a serviço do Führer. A partir de um relacionamento dela com um capitão, ela teve conhecimento das atrocidades que vinham acontecendo. O capitão a mostrou uma foto de Auschwitz retratando os inúmeros mortos que ali haviam e explicou o que realmente estava acontecendo no país, como o Holocausto.

Em consequência disso, Magda e o capitão começaram a tramar alguns planos contra o Führer a fim de tomarem suas próprias providências.

Por mais que o livro gire em torno disso, vários aspectos da Segunda Guerra são abordados no livro. Numa cronologia linear do início até o final da guerra. A personagem tem diálogos com Hitler e sua família, incluindo a esposa dele, o que acaba dando mais veracidade na estória.

O livro é ficcional, porém baseada em fatos reais. O autor, que optou por utilizar um pseudônimo, criou seu enredo de acordo com o que foi relatado por essa mulher que resolveu contar sua história muito depois de tudo acabar.

Notas do autor: "A senhora Woelk manteve sua profissão em segredo até completar 95 anos. Ela disse ao repórter que, por décadas, tentou esquecer as lembranças de seus dias com Hitler, mas que "elas sempre voltavam a me perseguir de noite". Um banquete para Hitler não conta a vida da senhora Woelk, embora eu tenha baseado várias cenas do romance em suas experiências. O romance também não se destina a ser uma biografia velada de sua vida." (p. 298)

O livro tem 300 páginas em capítulos curtos e fluídos que cativam o leitor cada vez mais. Todo capítulo acontece algo, por mais que seja um livro voltado para história por se tratar de guerra, também é recomendável para leitores de suspense e biografia.

Infelizmente ainda não foi publicado outros livros desse autor no Brasil, então se você ainda não leu esse, já pode incluir na lista! Posso dizer que foi um dos melhores livos que já li e quero muito ler os outros do autor o quanto antes possível!

Fabi | @psamoleitura 12/11/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você sabia que na segunda Guerra Mundial, além de diversos acontecimentos trágicos, algumas mulheres eram contratadas para doar suas vidas em nome do país – mais especificamente para Hitler?

Vou começar essa resenha dizendo que este livro me impactou em diversos momentos. “Um banquete para Hitler” conta a história de Magda Ritter que estava entre as 15 mulheres que precisavam provar a comida de Fuhrer antes dele mesmo. Ou seja: qualquer veneno ou circunstâncias poderiam leva-las a morte. E afinal, como ela entrou para este mundo?

Ela queria sair de casa, ser independente e começaria a busca por um emprego. O problema que naquela época, a Guerra estava acontecendo. Não haviam tantas opções de trabalho no local e um certo dia, ela chegou em um local onde estavam contratando. Até o momento, Magda não sabia qual seria sua função, apenas sabia que era apta para a mesma. Quando descobriu que serviria sua vida ao Hitler, seu mundo praticamente desmoronou.

Magda nunca foi aliada a nenhum partido, porém não apoiava as ideologias de Hitler. Seus pais não ficaram orgulhosos também dessa decisão, mas viram como ela estava servindo ao seu país. O que ninguém desconfiava era que ela tinha um grande segredo e ninguém sabia, exceto seu marido. Se alguém descobrisse, ela estaria morta.

Foram longos dias com medo de saber se aquele dia seria sua última refeição, o seu último dia. A Guerra estava intensificando e os Aliados queriam ver Hitler morto. Tudo estava um caos e a cada momento, tudo piorava. Muitos momentos complicados e delicados são mostrados nessa intensa história. Você está preparado para grandes emoções?

💭

Como disse no começo dessa resenha, este livro teve um grande impacto em minha vida. Confesso que amo histórias passadas na Segunda Guerra Mundial, pois mostra um mundo no qual já conhecemos várias vezes nas aulas de histórias, mas de uma forma mais intensa e um outro lado que, muitas vezes, desconhecemos. Isso é um dos pontos que mais me desperta interesse nesse tipo de leitura.

Então nem preciso dizer a forma como eu amei este livro, não é mesmo? Eu tinha muita expectativa nele e fiquei muito feliz que todas foram atendidas. O livro flui de uma forma impressionante e você nem percebe as horas passando, quando vê, já chegou no último capítulo. A escrita de V.S. Alexander é formidável! Sem contar que em cada final de capítulo, ele instiga o leitor a continuar e descobrir todos os segredos e mistérios que aconteceram ao redor de Hitler.

Alguns momentos do livro eu senti vontade de chorar pois fiquei imaginando as cenas e era algo realmente forte. Mulheres que sofreram muito naquela época e eram vistas apenas como objeto sexual para os homens. Consegue imaginar uma sociedade tão machista assim? Infelizmente ainda temos alguns pontos para abordar em pleno século XXI, mas isso não vem ao caso neste instante. Mas este livro mostra um outro lado da Guerra, um lado talvez mais difícil de engolir.

Agora sobre a personagem criada por V.S Alexander... que personagem forte! Eu no lugar dela não saberia como enfrentar diversas situações. E referente ao segredo que ela escondeu por tanto tempo, já era algo que eu esperava conforme a leitura avançava, mas nada tirou a beleza do livro e o choque como tudo ocorreu porque vai além desse grande suspense.

Então, sim, eu recomendo “um banquete para Hitler” para aqueles que gostam de narrativas na Segunda Guerra; para aqueles que gostam de conhecer um outro lado da história, para aqueles que simplesmente tem curiosidade em iniciar no gênero ou está com extrema vontade de ler este livro. O livro é arrasador em diversos pontos e você precisa estar preparado para fortes emoções!

site: https://www.psamoleitura.com/2018/10/resenha-um-banquete-para-hitler.html

Carol / www.carollivros.com.br 03/10/2018

Um livro que merece ser lido
Apesar de ser ficção, houve estudo para a construção e, também, traz uma reflexão: quem estava com ele, trabalhando em suas necessidades pessoais diárias, desconhecia suas atitudes governamentais...

Tem resenha no blog e realmente indico! Leitura gostosa, fluida. ;)

site: http://www.carollivros.com.br/2018/09/um-banquete-para-hitler.html

Suka 03/10/2018

Costumo falar que livros que traz como pano de fundo a Alemanha de Hitler mexe comigo e isso é fato, seja ele baseado em fatos reais ou ficção. E eu sempre choro.
Não foi diferente com esse livro, que apesar de o autor ter feitos várias pesquisas para a construção de seu romance e trazer datas e momentos que o Führer viveu, é uma ficção.
Iremos conhecer a história de Magda Ritter, uma jovem que ao ir viver na casa dos seus tios acaba conseguindo um trabalho como uma das provadoras de Hitler, ao chegar no seu destino ela será ensinada a como identificar venenos nos alimentos e não havendo a identificação ela é obrigada a comer para que depois o próprio Hitler possa se alimentar. Um trabalho perigoso, mas um trabalho, era assim que ela via sua situação. Até conhecer Karl Weber capitão da SS, os dois irão se apaixonar, mas até isso é proibido dentro do reinado de Hitler. Assim que começa haver cumplicidade entre eles, Karl conta o que de fato acontece nos campos de concentração. Magda já não era a favor do que o Führer fazia e junto com Karl e alguns outros pensarão em possíveis formas de assassinar Hitler.
Ambos passarão por momentos bem difíceis em suas vidas, mas com alguns privilégio diferentemente do povo alemão.
É uma história emocionante de se ler, de leitura fluída e instigante. Recomendo a todos que gostam de romance e história. Confesso que demorei para lê-lo, porque eu não queria descobrir o que aconteceria com os personagens, estava muito apegada a eles já e por se tratar de uma época em que a morte estava sempre presente pra mim foi uma leitura mais densa.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

Bia Sousa 20/09/2018

SURPREENDENTE
Em Um Banquete Para Hitler, conheceremos Magda Ritter, uma jovem que teve a sua vida devastada pelo nazismo, mas o terror que ela viveu era diário, o horror lhe era servido.

“Eu não era uma adivinha, mas me perguntei quão grave minha situação poderia se tornar como uma trabalhadora no Reich.”

Devido ataques aéreos no período da Segunda Guerra Mundial, os pais de Magda decide mandá-la para a casa dos seus tios, simplesmente para ter mais segurança para a filha querida. Assim que chegou na casa dos seus tios, acabou ganhando uma condição para morar lá, Magda teria que trabalhar, mas como se sabe, nesse período não era nada fácil conseguir um emprego sem estar associado ao Pardido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Magda se vê pressionada pela tia e acaba se associando a Liga do Reich, e em poucos dias ela foi chamada para trabalhar, era algo secreto, mas ela não imaginava que emprego era esse.

“Algumas pessoas não conseguem sentir cheiro de cianeto. É uma característica genética. Você tem sorte de conseguir; caso contrário, teria que encontrar outro trabalho.” Fiquei chocada com o meu infortúnio. Se eu tivesse mentido sobre o cheiro, poderia ter sido designada como cuidadora da cozinha ou outra tarefa menos perigosa. Em vez disso, através da minha ignorância sobre venenos, tinha garantido meu emprego como provadora.”

Nossa protagonista iria trabalhar diretamente com Hitler, ela seria uma das provadoras, uma pessoa de confiança de Adolf Hitler. Como muitos já sabem, Hitler desconfiava de tudo e de todos, e seu maior medo era morrer envenenado. Sim, esse medo também passou a acompanhar Magda, a morte lhe era servida todos os dias.

Com o tempo, ela acaba se acostumando com o trabalho e passa a ter mais contato com algumas pessoas que trabalham para o Führer, ali ela passa a perceber que nem todos se simpatiza por Hitler, mas a grande maioria o idolatrava e acreditava que apenas ele traria a salvação da nação.

“Você e outras experimentam a comida do Führer. Seu corpo é oferecido em sacrifício ao Reich no caso de a comida estar envenenada.”

Depois de uma tentativa de envenenamento que Magda descobriu, ela passou a ser uma pessoa querida por Hitler, mesmo ele não sabendo que a grande vontade dela era matá-lo com as próprias mãos.

Sobre o que acontece com Hitler muitos já sabem, mas o que me encantou nesse livro foi ver como era a vida do Führer e de quem vivia ao seu redor. Comida, lazer e outras regalias era tido de sobra, enquanto muitas pessoas passavam fome e não conseguiam dormir devido aos bombardeios, durante a leitura pude perceber o quão Hitler era maquiavélico, apesar de na minha opinião ser muito inteligente (pena que utilizou a sua inteligência para o mal).

“Estremeci. Minha vida pode acabar aqui. Nem mesmo os bombardeios em Berlim tinham me obrigado a enfrentar minha mortalidade de maneira tão brutal. A ideia de que eu poderia morrer por Hitler me atordoou.”

O horror vivido por Magda e o medo que ela sentia diariamente me tocou por diversas vezes (em vários momentos da leitura tive que dar um tempo para digerir os acontecimentos). Mortes, ameaças, abuso de poder, e o que mais me chocou foram como as pessoas eram tratadas e as cenas de estupros.

Além disso, acompanharemos o romance de Magda e Karl, que me emocionou demais, mas já adianto que o núcleo principal do livro não se diz respeito ao romance. Ah, esse é o primeiro livro que tem a Eva (esposa de Hitler) como personagem, gostei muito de conhecer ela.

“Como todos na Alemanha podiam olhar para o outro lado? Me perguntei se aqueles que viviam nas cidades ou em fazendas nos arredores dos campos conseguiam sentir o cheiro de carne queimada. Será que olhavam para os céus quando os flocos cinza caíam sobre eles? Como podiam não saber o que estava acontecendo e, se o sabiam, por que não se importavam? Onde estavam as pessoas que precisavam se mobilizar com indignação e horror contra o que o nosso governo estava fazendo?”

A história contada nesse livro foi inspirada na de Margot Wölk, que apenas aos 95 anos decidiu contar os horrores que viveu e sobre ter trabalhado para Adolf Hitler.

Em diversos momentos da leitura me via fazendo várias pesquisas sobre esse período horroroso que foi Nazismo, então se você gosta de livros que se passam nesse período, que seja ficcional, mas ao mesmo tempo tem um fundamento real, esse livro é ideal para você, e como vocês já devem imaginar, eu amei demais essa leitura.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/08/08/resenha-um-banquete-para-hitler-v-s-alexander/

Sylvia 16/09/2018

Minhas impressões
O livro é baseado na história de Margot Woelf que, por alguns anos, trabalhou como provadora de comidas para Hitler. Nesse romance o autor usa da licença poética pra misturar ficção e realidade, misturando personagens reais e fictícios em uma trama que envolve vingança e romance, tendo os horrores da guerra como pano de fundo.

Magda Ritter é a heroína que narra a história. Com uma escrita leve, o autor consegue nos colocar dentro da cabeça de Magda, enquanto ela arquiteta seu plano para matar Hitler.

Enquanto lia, só conseguia pensar que o autor trouxe à tona o desejo de todos nós: matar o Führer, caso tivéssemos tido a chance. Envenenar sua comida. Cravar-lhe uma faca no peito, um tiro na cabeça, plantar uma bomba em seu bunker, enfim, tudo o que não conseguiram. Sem saber quando é verdade e quando é ficção, vamos torcendo pra que Magda mate-o o mais rápido possível, mesmo sabendo que não foi o que aconteceu na realidade. Por fim, fica aquele questionamento: "e se"?

Livro fácil de ler, leve (na medida do possível) e criativo, que faz com que não nos esqueçamos do que a maldade humana é capaz.

Simone de Cássia 11/09/2018

Normalmente não gosto de livros que mesclam ficção com realidade... sempre fico em dúvida tentando descobrir até onde vão os fatos e onde começa a imaginação. No geral é um bom livro; traz uma nova faceta do nazismo por retratar algo bem do núcleo, da intimidade de sua elite, sem que pra isso tenha que fazer defesa desse horror. Um ponto ou outro achei um pouco forçado (aí pesa a ficção...ou não?!), mas cumpre o papel até mesmo pedagógico de dar a conhecer algo da rotina dos algozes da humanidade.

Helana O'hara 08/09/2018

Um livro impactante
Temos que começar falando da capa belíssima, uma mulher com uma xícara em mãos. Já traduz um pouco do que esperar do livro.
Um Banquete para Hitler é um livro com cerca de 300 páginas e 23 capítulos.
E claro, uma nota importante este livro teve como base a história real de Margot Woelk, embora o livro seja uma ficção, o autor usou de muito o que Margot relatou em sua história.

Conhecemos aqui Magda Ritter, uma jovem simples filha de um trabalhador industrial e uma mãe devota ao Führer, ela vive em casa sem se preocupar com nada. Sua família acha necessário que ela começa trabalhar e ficar longe do perigo. Acaba sendo enviada pelos pais para Berchtesgaden, em questões de segurança e vai morar com seus tios. O problema é que ela foi bem recebida pelo tio, um oficial simpatizante de Führer, mas sua tia nem tanto.
Passam dias, ela decide procurar um trabalho.
Não foi difícil conseguir um, Magda acaba então sendo uma das empregadas pessoais de Hitler, ou melhor, uma das 15 provadores dele. Todas as 15 mulheres foram contratadas para provar toda e qualquer comida que iria a mesa dele, para afins de que algo esteja envenenado, afinal de contas a vida de uma outra pessoa era menos importante caso morressem. E ali Magda conheceu pessoas de influências, via Hitler de perto, conviveu com ele.
No meio de toda tensão de viver a beira da morte, ela conheceu oficial Karl Weber, se apaixonou por ele e conheceu um lado do governo tão cruel quanto ela poderia imaginar – querendo então vingar-se de alguma forma.
Acredito que a maior sacada do autor foi misturar ficção com fatos reais, trazendo ao leitor uma história intrigante, mirabolante, mostrando mais uma vez os perigos que uma sociedade comandada por um líder cruel sofria.
Magda por sua vez foi uma protagonista exigente, decida que aprende de forma dura e fria como se vingar de Führer de uma forma justa.

Por vários momentos fiquei nervosa com algumas situações que Magda se encontrava, a tensão da vida dela era grande e conviver no olho do furacão deixava muito pior.
Na medida que o livro iria tomando seu rumo, em suas últimas páginas, o nó na garganta ficava mais apertado. O desespero, a desgraça foi jogada para o leitor e consequentemente sabemos que as mulheres sofram as que mais sofreram, parte que o livro deixou evitante.
Um Banquete para Hitler, foi um livro impressionante, impactante que nos mostrar a cruel realidade do Nazismo que muitos fecham os olhos.
Lu 11/10/2018minha estante
undefined

Luciana 04/09/2018

Um banquete para Hitler
O que dizer desse livro maravilhoso sem soltar spoiler? Me prendeu da primeira até a última página e quando acabou fiquei querendo mais. O livro é uma mistura de realidade com ficção que vc se pergunta se realmente tem ficção no meio de tanta realidade. Vale muito a pena ler!!!