Sussurros na Escuridão

Sussurros na Escuridão H. P. Lovecraft

Resenhas - Sussurros na Escuridão

Avalon 17/08/2020

Vozes estranhas...
Mais um Lovecraft devorado. E, como sempre, eu não sei fazer uma resenha digna de nota...... mas vamos tentar.

Um conto extremamente detalhado sobre a invasão das criaturas alienígenas vindas de Yuggoth observadas por um fazendeiro local, que acaba por se comunicar com um estudioso através de cartas.

Uma ficção-científica tão a frente de seu tempo, com boas doses de angústia, tensão e horror.

Sobre a edição, é boa com um acabamento razoável. Não peca, mas não tem nada de mais... a arte da capa me conquistou com o minimalismo e escolha de cor.
Prof Kaique 17/08/2020minha estante
Eu ate gostei de Lovecraft, mas achei ele um pouco repetitivo (o fazendeiro que encontra com forças alienigenas enquanto é estudado por cientistas é a mesma premissa de "a cor que veio do espaço" por exemplo.
Além disso ele tem essa formula do personagem cético da ciencia que começa a pesquisar ate não poder mais negar o sobrenatural e quando você lê muitos contos dele seguido e pega essa formula você acaba lendo já sabendo como a narrativa vai andar.
É um grande autor que revolucionou o terror com o terror cósmico dele, mas peca nisso.

Avalon 18/08/2020minha estante
Sim, quase sempre é essa mesma fórmula, mas mesmo assim ainda gosto muito dos contos dele. (A Cor que Caiu do Céu é meu conto preferido)

Realmente acaba ficando repetitivo, mas tem muitos autores que tbm pecam nisso e gosto mesmo assim (Dan Brown, por exemplo)

Letícia Vincenzi 02/05/2021

Quando Plutão ainda era planeta
Escrito em 1930-1931, o conto fala sobre seres siderais que apareceram nas montanhas de Vermont, e por conta disso um morador local chamado Akeley entra em contato com o estudioso Albert para contar os seus relatos por meio de cartas.
Gostei muito da forma que Lovecraft narrou a história, conectando o leitor com os pensamentos de Albert, a história em si é muito intrigante, principalmente nas partes das transcrições das cartas.
Ao final do livro, eu achei interessante que o autor nos lembra que Plutão foi recentemente descoberto (fui pesquisar e descobri que foi exatamente em 1930) e como essa curiosidade de Lovecraft por ciência e astrologia tiveram influência nessa combinação de ficção-científica com fantasia que transitam nas suas histórias.

Ângelo Von Clemente 30/08/2020

Um comentário breve, apenas para registro.
É uma leitura leve, e agradável. Admito que o estilo singular das narrativas de Lovecraft tem conquistado minha afeição cada vez mais, a medida em que me permito honrá-las. Acho suas respectivas obras muito apropriadas a fama que lhe é conferida! Sem dúvida, é um autor que eu gostaria de ter conhecido antes!

Marlos 02/10/2021

Inicialmente, é sempre importante lembrar que as obras de H.P. Lovecraft devem ser lidas evitando-se um olhar anacrônico. Valendo lembrar que isso não exclui o caráter racista e xenofóbico do autor, refletido na escrita, mas tão somente ajuda a compreender o contexto social da obra e a interpretação enviesada do autor.

Neste conto, há o relato da descoberta de um posto avançado de mineração de uma civilização oriunda dos confins do espaço, que evita o contato com a humanidade não por medo, mas para não terem o incomodo de subjuga-la.

O enredo se desenvolve durante uma troca de cartas entre dois personagens, onde os relatos de um dos interlocutores nos faz imergir em uma atmosfera de apreensão e medo.

Traz ao leitor a ideia de que a humanidade, além de não estar sozinha no universo, é irrelevante, seja em termos de força ou de erudição.

Sem dúvida, foi um dos contos de horror cósmico mais interessantes até o momento.

aleecardosoo 05/06/2021

Adorei esse livro, sendo o segundo que leio do Lovecraft, estou adorando a como ele traz a história para o leitor nos mínimos detalhes que faz com que essa história fique envolvente e você consiga entrar dentro da cabeça dele e imaginar as cenas como ele estava imaginando. Como dito, a história é super envolvente, muito empolgante, te deixa sempre com a pulga atrás da orelha querendo descobrir a verdade dos acontecimentos. O final (últimas 2 páginas mais ou menos) achei que poderia ter um impacto maior, mas não tira o crédito de ser um incrível livro. Enfim, recomendo!!

price; 12/05/2021

Ainda estou sem palavras.
Me surpreendeu. Confesso que li sem esperar muita coisa (não por conta do autor e sim por meus gostos de leitura), mas confesso que me surpreendi. Não senti medo lendo essa obra, mas a sensação de ansiedade me envolveu a cada página que eu lia, fazendo com que eu quisesse terminar mais rápido a história para descobrir e o seu desfecho e bom, foi um ótimo desfecho, realmente não estava esperando por isso (por mais que tivesse feito inúmeras teorias). Com certeza este livro é, atualmente, um de meus contos favoritos do autor.

Eder 08/08/2021

Ótima surpresa
Fui ler o conto sem ter expectativa por causa das avaliações, mas acabei me surpreendendo. O Chamado do Chtulhu é bom, mas esse, na minha opinião, é o melhor.
Um fazendeiro, chamado de Henry Akeley começa a se comunicar com o nosso narrador, que é Albert Wilmarth, a partir de cartas. Wilmarth é um professor de literatura na cidade de Arkham ( cidade fictícia criada por Lovecraft), e Akeley mora em Vermont, em um local muito próximo a montanhas. Akeley narra acontecimentos sobre sussurros que houve todas as noites próximo a casa dele, narra que os cachorros latem muito todas as noites. Tendo que passar isso por toda noite, ele começa a acreditar que os sussurros vindos da escuridão são de algo que não seja do nosso mundo, algo macabro e distante, das lendas mais antigas criadas por povos e tribos. Pensando nisso, ele começa a narrar o que acontece para Wilmarth por meio das cartas, até que uma hora, enfim, ele decide convidar Wilmarth para ir a Vermont ver ele mesmo as criaturas, que segundo ele vem do nono planeta do sistema solar, Yuggoth. É essa a sinopse, não me aprofundei muito para quem ler ter a sua própria experiência ( li sem saber nada da sinopse), e achei ótimo. O final é épico, e eu jamais esperava, pela primeira vez Lovecraft consegue me deixar arrepiado. Isso é Lovecraft, não tenho nada a reclamar: Investigações a coisas estranhas desconhecidas a grande parte dos seres humanos, alienígenas vindos de outro planeta, fatos arrepiantes apresentados, suposições sobre coisas inimagináveis, um final épico e marcante... Recomendo a qualquer um, acredito que mais pessoas vão gostar que desgostar.

Paloma405 14/04/2020

Conheci o Lovecraft
Primeiro livro que li do autor e, combinado com uma trilha sonora de horror, tive sentimentos ansiosos que me fizeram parar várias vezes em meio aos capítulos. Não por medo, mas pela sensação de que o protagonista estava encrencado. A leitura me fez querer mais de Lovecraft, pois nosso primeiro contato foi sensacional.
Jonebom 23/06/2020minha estante
Qual era a trilha sonora?

Wilza.Alves 26/08/2020

Lovecraft consegue transmitir toda a aflição e angústia dos personagens para o leitor, mesmo com pouco diálogos e praticamente toda história sendo contada através de cartas, é uma leitura fluída e rápida. Tornou-se meu conto favorito do autor e deveria ser leitura obrigatória para os amantes do gênero, pois é nítida a influência que ele exerce nas narrativas contemporâneas que se aventuram no terror psicológico.

Jjklauraa 30/03/2023

Mais ou menos
Esse não é o tipo de terror que eu gosto, então nao foi um livro que gostei muito. Eu só conseguir gostar no final, achei o final bacana

Coelho Cabaço 18/10/2022

Suspense Incrível
Lovecraft era um escritor incrível, ele realmente sabia fazer um bom suspense, eu simplesmente fiquei vidrado no livro, lendo ele sem nem conseguir parar
NEM COMIA MAIS, SÓ LIA ESSE LIVRO

pena que o final é completamente ridículo e quebrou um pouco a minha experiência com o livro, mas mesmo assim vale muito a pena ler

Thaina.Gonçalves 02/05/2020

Leitura muito boa
História que vai cativando quem está lendo, o mistério e as descrições são muito bons.

alie ;D 26/06/2021

Não é ruim, mas eu tinha grandes expectativas...
Esse livro foi uma nova experiência para mim, sempre tive curiosidade sobre as obras do Lovecraft devido a grande popularidade dele. Comprei o box ?Cósmico Maldito? e resolvi começar pelos contos.

Primeiro, o livro possui quatro contos no total. O principal ?Sussurros na Escuridão? foi muito interessante, no começo é chatinho mas logo depois prende o leitor com um leve suspense, eu gostei bastante do final e da fantasia dos aliens.

Dos três restantes, meu favorito foi ?Dagon? pelo motivo de ter uma linguagem mais acessível, de modo que esse apresenta descrições mais simples e compreensíveis; enquanto os outros dois são extremamente confusos. No entanto, é compreensível pela época e tudo o mais.

Por fim, foi uma leitura razoável, mas espero que o próximo livro traga mais do ?horror? que foi prometido.

kristiansx 23/07/2021

Tive muitas expectativas
Foi meu primeiro contato com HP Lovecraft e eu esperava algo diferente, não consegui me adaptar muito à leitura, mas me deu curiosidade de saber como ele escreve em livros mais longos, já que vi pessoas falando que os contos não tem tanta profundidade que as estórias, obviamente.
Thais645 23/07/2021minha estante
Isso também aconteceu comigo em "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos". Não consegui me conectar às histórias de jeito maneira, e achei um ou dois contos razoáveis e interessantes.

kristiansx 24/07/2021minha estante
fiquei um pouco decepcionado, não vou negar, mas acho que a culpa tá mais em mim mesmo KKKKKKKK

Akemi Lima 29/12/2020

Ótima leitura
É um conto que desde o início atiça a curiosidade do leitor para saber o que vem em seguida, com uma riqueza de detalhes assustadoras, quem está lendo consegue imaginar os personagens, além de todo o desespero, angústia, pavor, é claro o horror cósmico imposto por H.P Lovecraft em mais uma obra onde os personagens principais da trama questionam sua sanidade diante de algo que vai além do que eles podem suportar.