A Cor que Caiu do Céu

A Cor que Caiu do Céu H. P. Lovecraft

Resenhas - A Cor que Caiu do Céu

Marlos 24/09/2021

Esse livro traz uma pequena coletânea de contos de autoria de H.P. Lovecraft.

Nos contos, somos ambientados em uma atmosfera de vulnerabilidade e impotência em relação aos horrores oriundos de entidades provenientes do profundo espaço ou de outra dimensão, cuja existência teve inicio muito antes de humanidade e se prolongará até muito tempo depois, até por que, " Em diferentes éons, até a morte pode morrer".

É muito interessante o fato do autor buscar elucidar a vulnerablidade humana ao colocar os protagonistas como religiosos exemplares ou pessoas detentoras de muito conhecimento ou astúcia, sendo subjulgados sem qualquer possibilidade de resistência.

São contos escritos em uma outra época, e que tem uma abordagem social enviezada, mas considerando unicamente o sentimento de terror evocado, são muito bons.

Letícia Vincenzi 22/04/2021

Indo direto ao ponto, o conto ?A cor que caiu do céu? é sensacional, tanto que por ser o primeiro do livro acaba ofuscando os dois últimos "Ele" e "O horror em Red Hook", que também são bons, no entanto incomparáveis ao primeiro.
Vinícius 24/04/2021minha estante
Tem um filme novo dele que é bem legalzinho até https://filmow.com/a-cor-que-caiu-do-espaco-t268855/

MWeirich 10/02/2022

Este livro nos trás três contos, dois deles muito, muito bons!

Achei os contos envolventes, nos trazendo um terror psicológico e uma ficção científica muito complexa e atual.

Adorei!

Carla.Floores 19/12/2023

Impalpável
Foi minha primeira experiência com H. P. Lovecraft.
Bom, pelo menos a cor se pode ver, diferente de espíritos. Gostei na narrativa, instigante, me prendeu.
Como fugir de uma cor? E aqueles que tem discromatopsia? Muda alguma coisa a forma como o observador enxerga a cor ou não? hahaha
Vi coisa parecida em Star Trek - Enterprise, então imagino que esse conto tenha servido de inspiração pra muita produção literária, cinematográfica e outras artes.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 30/12/2023

Escrito em 1927, A Cor que Caiu do Céu foi um marco na transição de Lovecraft à ficção científica e um dos contos preferidos do autor.Nesta história, Lovecraft nos transporta para Arkham, um pequeno vilarejo em Massachusetts que será palco de uma história tenebrosa. Um narrador anônimo relata eventos que ocorreram a uma família logo após a queda de um misterioso meteorito de cor inominável, que transforma para sempre a vida do vilarejo. Ele ouve as lendas das pessoas da cidade e conhece Ammi Pierce, que vive ali desde os "dias estranhos" e é a única pessoa que conhece e ainda vive perto da charneca queimada.Trata-se de uma narrativa envolvente, rica em detalhes e descrições, onde o horror se faz presente em cada palavra, e que mergulha o leitor em um clima de mistério e terror cósmico.Nos outros contos deste volume, você poderá conferir por que Lovecraft é fonte certa para os roteiristas, escritores e artistas que o utilizam como referência em muitas de suas obras

Leticia2513 10/08/2021

a cor que caiu do céu
O livro possui três contos, oq eu mais gostei foi a cor que caiu do céu, assim que comecei a ler não consegui mais parar tanto pela curiosidade quando pela escrita do Lovecraft, conto favorita do

JoAo366 18/07/2021

A cor que caiu do céu
Bem, essa leitura foi muito boa, mas não me prendeu tanto quanto as outras, a história é boa, mas, não me prendeu muito

CervejaGeladinha 22/04/2021

Saga Lovecraftiana 2/3
Assim como o primeiro livro que li, não me prendeu muito. Esperava mais dos contos de Lovecraft, que não são ruins, porém também não são excepcionais. Novamente fiquei com a sensação de serem histórias muito interessantes no começo e meio, mas com finais fracos e inconclusivos. Ainda tenho mais um livro de contos de Lovecraft para ler, mas não sei quando terei o interesse e disposição necessários. Sinceramente, comecei A Cor Que Caiu do Céu há um tempo e pensei em abandonar a leitura, mas terminei de uma vez para poder iniciar um livro mais interessante.

Thais645 23/09/2022

A história mais assustadora de horror que já li
A cor que caiu do céu é de longe a história mais assustadora que já li. H.P. Lovecraft é um mestre da escrita (apesar de ter sido supremacista branco e suas histórias estarem inundadas de trechos racistas e xenofóbicos).

Brub.costa 12/05/2023

Bom começo pra entrar no horror cósmico
Eu acabei escrevendo bem pouco sobre mas achei que esse livro merecia uma resenha melhor.

Embora tenha todas as questões com o nome do Lovecraft, lendo esse livro a gente entende o porque o cara virou uma das referências pro gênero de terror.

embora esse conto seja "pequeno" ele te causa uma sensação de estranheza que eu nunca senti. Nunca tive contato com o terror nos livros, mas, acredito que depois desse conto eu comece a adentrar nesse gênero. Lovecraft consegue construir uma história que vai te deixando tenso aos poucos, e, na minha sincera opinião, o terror é absolutamente coeso. Uma "coisa" que não é desse mundo e começa a interferir no ambiente de uma forma completamente distorcida do que nós conhecemos, é realmente o que poderia acontecer se caso algo lá no universo existir.
Então, achei que o autor soube colocar horror no ponto certo e que deixa você refletindo sobre o céu e os infinitos mundos, e até com receio de olhar para as estrelas a noite.

Dukharloz 19/03/2021

O livro contém outro dois contos curtos além do que nomeia esta edição: "Ele" (1925) e "O Horror em Red Hook" (1925). Os classifico respectivamente como: (1) obra prima; (2) mediano e (3) ótimo!

Vale ressaltar que em 2019 foi lançado o filme "A Cor que Caiu do Espaço", inspirado nesta história fantástica. A versão cinematográfica tem muitas diferenças da obra original (até porque, além de outras coisas, é impossível ser 100% fiel ao mundo cósmico indescritível de Lovecraft), que faz com o que ler um ou assistir o outro em qualquer sequência não irá atrapalhar em nada a experiência, mas sim deixar com mais vontade de fazer as duas coisas!
Para amantes do terror, ambas as obras são recomendadas.

yara 30/08/2020

?as coisas moviam-se e mudavam e voavam, e os ouvidos vibravam diante de impulsos que não eram inteiramente sons. algo estava sendo tirado dela, estava sendo extraído dela, e algo, que não deveria estar ali, prendia-se a ela, nada se aquietava durante a noite, até paredes e janelas deslocavam-se.?

como segundo volume da primeira coletânea de escritos lovecraftianos organizados pela editora pandorga, confesso ter sido seduzida por uma singela impressão positiva em relação ao meu primeiro contato com o autor. como narrado aqui, tive uma imensa dificuldade inicial quanto à finalização do exemplar anterior, pois em quase todos os contos o simples fato de ser negro foi expresso como sinônimo de uma belicosa marginalidade interior e a origem da maioria dos inacreditáveis fatos remetia a uma distorcida cultura africana. apesar dos pesares, descobri no último conto da obra (a casa abandonada) o motivo do imortalizar de lovecraft - fator que motivou a continuidade da minha leitura.

com mais lirismo e menos ódio, confesso sentir uma maior simpatia perante o segundo volume da coletânea. mediante a presença de meros três contos (a cor que caiu do céu, ele e o horror em red hook), pude degustar a essência de um nato horror cósmico, avançar desesperadamente as páginas para ir de rápido encontro com o desfecho das narrativas e sentir aquela natural (e maravilhosa!) inquietação quando a gente lê um terror bem escrito.

em detrimento de seu caráter agressivamente etnofóbico, julgo delicado admitir gostar de h. p. lovecraft, mas me assumo apaixonada por algumas secções de seus escritos.