Construcionismo Social

Construcionismo Social Kenneth Gergen...

Resenhas - Construcionismo Social

mayaraliye 13/02/2021

Cumpre bem a função de um livro introdutório
O livro é curtinho, possuindo menos de 120 páginas, e com uma linguagem bastante simples e facinho de entender, os autores conseguem transmitir algumas das principais ideias construcionistas sociais de uma forma bastante ilustrativa, mesmo que essas ideias sejam, a princípio, contra intuitivas e mais complexas do que aparentam ser (pelo menos essa é a minha impressão da filosofia construcionista social, apesar de a amar cada vez mais). A leitura do livro foi bastante flúida, conversando com conteúdos que carrego comigo em minha bagagem pessoal e profissional, além de me guiar à reflexões para além dos conteúdos propostos no livro. Sem dúvidas este livro se tornou um daqueles coringas que terei sempre ao meu lado para que, sempre que precisar, eu possa acessa-lo com facilidade.

camilabonse 07/07/2023

Didático até demais
O livro funciona como uma introdução às ideias do movimento construcionista social e, de fato, cumpre bem esse propósito. Achei que a forma como foi escrito banalizou ou encurtou algumas discussões que poderiam ser mais aprofundadas. De forma geral, a leitura é extremamente fácil, o que não considero como totalmente positivo, devido ao motivo citado acima. Mas é sem dúvida um ótimo livro.

Irani.Pereira 12/10/2019

preciso ler o livro

Tamara 12/09/2020

Leitura essencial para relações humanas
Um livro simples de ser lido, mas profundo em suas colocações. Amplia o olhar sobre si e sobre o mundo de uma forma irreversível (para os dispostos).

Trechos que destaco:
"Nada é real, a menos que as pessoas concordem que assim o seja." (p. 20)
"O discurso da mente nasce do diálogo." (p. 47)
"Entendemos nossa vida em grande parte a partir das histórias nas quais somos os protagonistas." (p. 56)
"(...) se criamos um mau momento entre nós, esse momento é tão somente uma forma de ser, o resultado de uma maneira de construir o mundo e de nos construir um ao outro, sendo possível, por tanto, buscar alternativas." (p. 72)
"Devemos localizar ou criar práticas eficazes para amenizar as diferenças, cruzando fronteiras e estabelecendo novas relações." (p. 110)

site: https://tamarapsi.wordpress.com/