O novo Czar

O novo Czar Steven Lee Myers

Resenhas - O Novo Czar

Jhanade 07/10/2021

Um livro que devorei.!
O livro é bem direto, mostra a frieza de Putin, sua lealdade e sua fome de ascenção. Sonhando em ser um grande agente espião da KGB e nunca conseguindo se dedica ao setor administrativo das repartições. Como sempre muito calado e atento a tudo, se torna um homem de confiança daqueles que mandavam e comandavam a Rússia. Vai aos poucos minando os poderosos e subindo cada vez mais, tanto no descontentamento como na admiração de muitos no governo. Putin, é um gênio da articulação política, não à toa, permanece com mão de ferro dirigindo a Rússia na direção que ache melhor.

vanessamf 16/07/2022

Perspectiva Ocidental e Parcial
Embora traga muitas informações importantes, este livro é, em sua grande parte, uma colagem de todas as matérias jornalísticas ocidentais que saíram a respeito de Putin e da Rússia pós anos 2000. Portanto, mostra, invariavelmente, a perspectiva externa da Rússia (que na maioria das vezes é negativa). Assim, o autor falha ao realmente nos revelar quem é Putin ou explicar seu poder e popularidade, preenchendo esta lacuna com achismos da cabeça dele, tentando induzir o leitor a ter uma imagem de um presidente louco e déspota ao invés de realmente trazer os fatos e permitir que nós possamos inferir quem ele realmente é. Fora que na maioria das vezes ele contradiz suas teorias (que provariam a ideia de que Putin é um czar) quando se obriga a apresentar os fatos. Desse modo, recomendo que se leia com a devida cautela e enxergue a realidade nas entrelinhas.

Daniela200 13/07/2023

Uma narrativa detalhada e bem construída sobre a biografia de Putin. Uma viagem no tempo, conhecendo e entendendo a relevância e particularidades da gestão russa.

JoAo366 23/03/2024

Putin sob as lentes do ocidente...
A partir do momento em que Putin torna-se um player no tabuleiro geopolítico, o que pretendia ser uma biografia declina para uma análise depreciativa. Não que não ajam razões para criticá-lo – longe disso -, mas o ímpeto em fazê-lo é tão grande que em muitos trechos do livro a hipocrisia é patente. É fundamental que o leitor compreenda que, como qualquer obra do gênero, o livro tem sua perspectiva – nesse caso, uma perspectiva ocidental.

O evidenciado nessa minha curta impressão não pretende depreciar a obra inteira. Apesar dos reparos, há fatos relatados e análises honestas. Em suma, recomendo a leitura.